Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Maceió: Onde Se Hospedar, O Que Fazer E Mais Dicas!

Nos últimos anos, o Nordeste brasileiro se destacou no setor turístico de todo o Brasil e, entre as suas cidades mais visitadas, temos a incrível cidade de Maceió!

Capital do estado de Alagoas, Maceió se destaca no Nordeste brasileiro pela cidade calma, mar verde, águas cristalinas e barreiras de corais que fazem com que as praias se tornem verdadeiras piscinas naturais.

Apesar de ser uma capital menor em tamanho e número de habitantes, por lá se encontra um bom número de hotéis de boa qualidade, restaurantes recomendados e praias paradisíacas, conquistando, assim, cada vez mais turistas de todo mundo.

Maceió é uma cidade tranquila, com uma orla arborizada, praias de águas esverdeadas e uma atmosfera acolhedora no geral.

Também chamada de caribe brasileiro, fica impossível não querer conhecer esse paraíso.

Pensando nisso, selecionamos algumas informações sobre essa cidade e região, tais como onde ficar, o que fazer, onde comer e tudo o que você precisa saber para fazer essa viagem incrível, além de várias dicas importantes!

Vamos conferir?!

O que fazer em Maceió

Não pense que por ser uma capital menor, Maceió faz feio na hora de entregar uma boa infraestrutura para seus turistas! Isso porque a cidade investe pesado para entregar o melhor para os seus visitantes.

Além disso, ela também possui pontos turísticos belissímos sendo, claro, as praias, o maior deles.

Considerada uma das cidades do Nordeste mais visitada por turistas, a capital alagoana possui muitas atrações turísticas e atividades para aproveitar bastante a cidade.

Portanto, confira algumas delas e descubra qual desses pontos turísiticos é o mais adequado para a sua viagem!

Praias de Maceió

Como mencionado, as praias de Maceió são o seu maior atrativo. Não para menos, elas possuem águas cristalinas e até mesmo uma boa infraestrutura para lidar com turistas.

Além disso, é importante ressaltar que a cidade de Maceió é protegida por um recife, permitindo, então, que a costa possua inúmeras piscinas naturais e praias de areia branca, com palmeiras e águas claras.

Dessa forma, temos uma seleção com as principais praias e piscinas da região que você não pode deixar de visitar. Confira abaixo!

Praia do Francês

Imagem Com Praia Do Francês
Praia do Francês
Fonte: dicasdeviagem.com

Localizada um pouco afastada da cidade, mas que pode ser facilmente acessada de carro ou com empresas de turismo, a Praia do Francês é uma das praias mais bonitas de toda região e também uma das mais famosas.

Ela se situa mais precisamente no município de Marechal Deodoro e é cercada por uma barreira de corais, permitindo a formação de praticamente uma piscina, quando a maré está baixa. Suas águas são calmas e ótimas para toda a família, inclusive crianças.

Veja também: O Que é Seguro Viagem?

Por lá, é possível encontrar quiosques com várias comidas e bebidas, além de barracas vendendo vários petiscos e comidas locais.

No entanto, é importante ressaltar que ela é uma das praias mais visitadas da região e, por isso, no fim de semana, o local enche bastante.

Praia da Paripueira

Se você quer aproveitar uma praia com águas tranquilas e uma excelente infraestrutura para turistas, saiba que a Praia da Paripueira é uma das melhores opções para você!

Também mais afastada da capital, cerca de 30 km de Maceió, a Praia da Paripueira é bem extensa, com várias palmeiras e areia fina.

Por lá, é até possível se hospedar em alguma pousada, se você procura algo mais isolado da cidade e mais tranquilo.

Muitos barcos de pescadores também ficam na região e algumas barracas com venda de passeios. Os atrativos turísticos são as piscinas naturais que são formadas quando a maré está baixa.

Nas piscinas será possível admirar peixes, corais e ouriços, além de mergulhar em águas cristalinas.

Os passeios até as piscinas valem muito a pena e são a principal atividade da praia. E os dias de maior movimentos são aqueles que as empresas de turismo levam as pessoas para estas piscinas.

Caso não queira curtir a praia com tantos turistas, é recomendado visitar durante a semana, pois o movimento é menor e, normlamente, as empresas de turismo não estão fazendo seus guias habituais.

Praia de Ponta Verde

Imagem Com Praia De Ponta Verde
Praia de Ponta Verde
Fonte: tripadvisor.com

Uma das principais praias da cidade, localizada na área nobre, é a Praia da Ponta Verde. Sua longa orla arborizada possui diversos quiosques para curtir o mar durante o dia e também à noite.

Com um mar azul cristalino, ela não somente é uma das praias mais bonitas de Maceió, mas também de todo o Nordeste. Por isso, não é difícil entender porque ela é tão procurada parta turismo!

O local é bom também para passear de bicicleta e caminhar.

Confira também: Os 5 Melhores Seguros de Viagem

É possível também encontrar por lá os dizeres “Eu amo Maceió” para registrar aquela foto icônica. As águas calmas da região são um grande atrativo, variando a paisagem na maré alta e baixa.

No período de maré alta, a força das ondas chega até molhar parte do calçadão e muita gente aproveita para pular dali direto para o mar.

O pôr do sol ali também é lindo e é um ótimo local para tirar várias fotos, se bronzear e tomar uma bebida geladinha. Mas, cabe ressaltar que em alguns períodos do ano há o acúmulo de algas na água. 

Praia da Jatiúca

Uma das praias urbanas mais lindas do país é a Praia da Jatiúca com suas águas verdes. Sua orla é bem extensa e possui ondas fortes. Por lá, também é possível encontrar barracas de praia e toda uma infraestrutura com quiosques de comidas e bebidas para o turista.

Há boas opções de lanches e drinks, sendo uma boa opção comer uma tapioca no fim da tarde, quando a praia fica mais vazia e sossegada.

Pelo mar agitado, muitos surfistas gostam de pegar ondas no local, bem como turistas apreciam tomar sol pela manhã. 

Além do belissímo mar, a praia também está rodeada por bares, restaurantes e diversos outros estabelecimentos, já que é uma das praias mais urbanas da cidade.

Super indicada para quem deseja curtir o melhor do dia e da noite de Maceió, a Praia de Jatiúca é uma excelente pedida, especialmente devido a sua boa localização.

Praia da Garça Torta

Imagem Com Praia Da Garça Torta
Praia da Garça Torta
Fonte: exploraai.com

Além das praias urbanas, Maceió também conta com algumas praias mais distantes e até mesmo desertas, sendo perfeitas para quem deseja curtir o sol e o mar na mais plena tranquilidade.

Sendo assim, para quem procura silêncio e sossego, uma boa sugestão é a Praia da Garça Torta. É um local mais tranquilo, com casas de temporada, hotéis e resorts na região.

Dizem que, na década de 80, muitos artistas e intelectuais recorriam a essa praia para curtir a sensação de misticismo e se conectar.

O visitante tem acesso a barracas com petiscos, drinks e comidas típicas. O clima é agradável, com longa faixa de areia, coqueiros e águas claras. Um verdadeiro paraíso!

Além de tudo isso, o lugar também conta com diversos barcos, pois é comum que os pescadores estejam pescando na região. Assim, é mais uma bela visão para você apreciar!

Praia de Pajuçara

Outra praia bastante conhecida em Maceió é a Praia de Pajuçara. O local é bem estruturado e possui calçadão para caminhada, aparelhos para ginástica, ciclovia para bicicleta e amplas sombras promovidas pelas árvores e coqueiros que enfeitam a orla.

À noite também costuma ser bem frequentado, com barzinhos e restaurante na orla. É de Pajuçara que partem as jangadas rumo às tradicionais piscinas naturais da região, onde se pode relaxar e ver vários peixes nas águas cristalinas.

Não deixe de fazer esse tipo de passeio, pois é incrível e único. Ele é recomendado para toda a família e é geralmente é feito quando a maré está baixa, em um trajeto com cerca de 20 minutos mar adentro.

Os turistas são deixados pelas jangadas no banco de areia onde a partir dali podem curtir o visual paradisíaco. É possível mergulhar para ver diversos peixes e corais, além de descansar no banco de areia no meio do oceano.

Para a experiência ser completa, é necessário, antes de tudo, consultar o período de maré baixa. Então fique atento e confira a Tábua de Marés, antes de programar o seu passeio de jangada e mergulho nas piscinas naturais de Pajuçara.

Lagoa Mundaú

Imagem Com Lagoa Mundaú
Lagoa Mundaú
Fonte: maceio.al.gov.br

O nome Alagoas surgiu pelo fato do estado conter belas lagoas, como a Mundaú e a Manguaba.

A Lagoa Mundaú é belíssima, tem 60 quilômetros quadrados de superfície e é lugar da tradicional pesca alagoana. Ela se localiza na parte Sul da cidade e faz margem com outros municípios próximos.

Da Ponte Divaldo Suruagy é possível tirar lindas fotografias e admirar a paisagem, com seus mangues, peixes e moluscos, principalmente o tradicional molusco sururu, prato mais famoso da região.

Da ponte, também é possível admirar o encontro da água doce da lagoa com a água salgada do mar.

Por lá se pode dar um mergulho na chamada Prainha e também realizar o Passeio das 9 ilhas, que, a bordo de um catamarã, o turista pode conhecer alguns pontos da lagoa e apreciar o pôr do sol ao fim do dia.

As embarcações saem do bairro das rendeiras do artesanato filó, o Pontal da Barra.

Mas, cabe ressaltar que muitos viajantes tem criticado esse passeio por vários motivos, como falta de manutenção dos barcos, lentidão e demora no trajeto, não poder parar nas ilhas e ser uma atração bem cansativa.

Vale lembrar também que a lagoa anda bastante poluída e está negligenciada em seus cuidados.

A região também vem sofrendo impactos ambientais com atuação imprudente da extração do sal-gema, situação esta que tem se agravado nos últimos anos, com o afundamento de bairros inteiros, realocação de moradores e geração de uma verdadeira região fantasma, como o Bairro Pinheiro e o seu entorno.

Esportes em Maceió

Além das praias e diversos pontos turísticos, Maceió também possui uma forte cultura do esporte, que se reflete de diversas maneiras.

Maceió possui o Estádio Rei Pelé, conhecido popularmente como “Trapichão”, com uma infraestrutura completa para futebol, atletismo e transmissão de jogos por TV ou rádio, bem como tem capacidade para 19 mil torcedores e permite visitação.

Atualmente, o município tem dois grandes times de futebol: o Centro Sportivo Alagoano (CSA) e o Clube de Regatas Brasil (CRB).

Quando estes dois times se encontram, acontece o “clássico das multidões”, evento que movimenta a cidade durante a semana que antecede a partida e quando o dia do jogo chega.

Outros esportes se destacam também por lá, como o rugby, natação, atletismo, ciclismo, mergulho e surf.

Aliás, se você curte surf e kitesurf, saiba que diversas praias de Maceió são perfeitas devido às fortes ondas e ventos, sendo o lugar perfeito para você praticar!

Noite em Maceió

Maceió possui uma série de bares, restaurantes, boates, clubes e diversos outros lugares que deixam a noite da cidade mais agitada.

As festividades e eventos realizados na cidade anualmente atraem uma enorme quantidade de turistas. Os principais eventos são: Maceió Forró e Folia, Maceió Verão e o extinto evento carnavalesco Maceió Fest.

Sem falar nas festas de natal e ano novo, como o Réveillon Absoluto, o Réveillon Paradise, o Allure e o Réveillon Celebration.

Jatiúca pode ser considerada o point da vida noturna em Maceió, onde se concentra vários bares e restaurantes, principalmente na antiga avenida Amélia Rosa, que hoje se chama Antônio Gomes de Barros.

Atrações históricas e culturais

Para aproveitar melhor as atividades culturais e que resgatam a história da região, é bom conhecer melhor um pouquinho da formação da cidade.

Nos séculos XVI e XVII, europeus e portugueses começaram colonizar a região, onde ficavam os índios tupis.

Os navios portugueses atracavam onde hoje se localiza o porto do bairro do Jaraguá, local em que eram carregadas madeiras das florestas litorâneas. 

Com o desenvolvimento da região, a cidade de Maceió foi desmembrada em 1839 da antiga Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, atual cidade de Marechal Deodoro.

Ficou popularmente conhecida como Paraíso das Águas por suas águas claras e calmas, além da cor verde paradisíaca.

Possuindo belas praias e piscinas naturais, a cidade cresceu bastante com a exploração do turismo, que até hoje é uma das principais fontes econômicas do município. Além de receber turistas de diversas partes do Brasil e do mundo, Maceió também recebe muitos navios e cruzeiros em seu porto.

É interessante, então, explorar alguns monumentos e museus importantes, que contam mais da história da cidade, como o Mirante da Sereia, o Memorial Gogó da Ema, o Memorial Teotônio Vilela, o Memorial à República.

Além disso, também podemos visitar o Museu Palácio Floriano Peixoto (com mobiliário do final do século XIX e início do século XX), o Museu Théo Brandão (grande acervo de arte popular), o Teatro Deodoro, o Museu do Esporte, entre outros.

Vale lembrar também do Museu da Imagem e do Som que mantém parte da memória maceioense registrada em fotos, fitas K-7 e fitas de vídeo, assim como Museu de História Natural – UFAL, que é parte da Universidade Federal de Alagoas.

Bairro do Jaraguá

Para entender mais da história de Maceió, vale dar um pulo no bairro do Jaraguá, onde é considerado o berço da cultura da capital alagoana.

A arquitetura do século XIX ainda se mantém de pé e em conservação, com prédios originais da época de sua fundação e são testemunho vivo do passado.

Como comentamos, a história da cidade começou neste bairro, quando ainda era o principal porto da cidade. Suas ruas e construções foram testemunhas do crescimento do comércio nacional e internacional, e do desenvolvimento de Maceió.

Por lá, encontra-se ainda o APA – Arquivo Público de Alagoas, que dispõe de uma rica coleção de impressos, manuscritos e documentos originais do século XVIII referentes à história do estado.

Sendo assim, visitar o bairro do Jaraguá é como uma viagem no tempo, onde você conhecerá as principais histórias e contos de Maceió, além de deslumbrar como era a arquitetura da cidade no século XIX.

Bairro Pontal da Barra

Imagem Com Bairro Pontal Da Barra
Bairro Pontal da Barra
Fonte: tripadvisor.com

Outro bairro que vale a visita é o famoso bairro das rendeiras, o Pontal da Barra. O artesanato está intimamente conectado à cultura e tradição do povo alagoano, então separe um tempo para conhecer esse bairro onde vivem muitas rendeiras que tecem o filó.

Além do filó, também é possível encontrar artesanatos com palha, madeira, couro, entre muitos outros. Por lá, você facilmente encontrará uma lembrancinha incrível de Maceió, para guardar uma recordação desse lugar tão incrível!

Falando em artesanato, é bom ressaltar os vários locais de comercialização da cultura e artesanato da cidade. Podemos citar as famosas feirinhas que são ótimas para realizar compras. As principais são: Feirinha da Pajuçara, Feirinha do Mercado Central e do Pavilhão do Artesanato.

Região com vários polos turísticos

Por ter proximidade com outros polos turísticos, fica a sugestão de estender a viagem por mais alguns dias na região para explorar lugares interessantes na vizinhança, como Maragogi, São Miguel dos Milagres e Barra de São Miguel.

Por serem regiões que cresceram nos últimos anos, elas também possuem uma boa infraestrutura para turistas e, para te ajudar nessa viagem, confira um pouco mais sobre elas!

Maragogi

Um dos destinos mais procurados de Alagoas é Maragogi, que fica cerca de 124 km de Maceió. A cidade é bem pequena, mas tem um litoral deslumbrante, banhado pela Costa dos Corais, com piscinas naturais e uma área de proteção ambiental.

É um ótimo passeio para toda a família, para descansar e curtir as belas praias com coqueiros e águas cristalinas. Maragogi é um bom lugar para aproveitar a culinária alagoana e fazer passeios de barco e de buggy.

Não deixe de conhecer a Praia de Antunes, Praia de Barra Grande, Praia de Peroba, Praia do Xaréu, entre outras lindas praias na região.

Por ser uma área bastante atrativa e visitada de Alagoas, Maragogi pode ter preços bem salgados durante a alta temporada e, por isso, é necessário que você programe bem a sua viagem!

Para isso, separamos alguns conteúdos para que você conheça mais sobre Maragogi. Confira:

São Miguel dos Milagres

Imagem Com São Miguel Dos Milagres
São Miguel dos Milagres
Fonte: Wikipédia

Localizado a mais ou menos 96 km de Maceió, São Miguel dos Milagres tem tido muitas visitas de turistas nos últimos anos. E não é por menos, a beleza da região é incrível, com praias paradisíacas, águas esverdeadas e ambiente pacato e sossegado.

Os pontos turísticos mais fortes são as piscinas naturais, que situam bem próximo da costa (em torno de 1,5 km) e possibilitam mergulhos para ver corais e peixes coloridos.

As praias mais famosas e merecem a visita são: Praia do Toque, a Praia Porto da Rua e a Praia da Barra do Camaragibe.

Também sendo uma região bastante visiatada de Alagoas, São Miguel dos Milagres possui uma boa infraestrutura para receber turistas e, para te ajudar na sua viagem até lá, confira alguns materiais sobre a cidade:

Barra de São Miguel

Indo para o Sul, você poderá visitar Barra de São Miguel, que fica a 30 km de Maceió. Por lá se localiza outras praias famosas, como a Praia do Francês, que já citamos aqui, e a Praia do Gunga.

A cidade é bem tranquila e pequena, tendo um pouco mais de 8 mil habitantes. Por lá, você vai encontrar sossego e um ambiente tranquilo para descansar e relaxar. As águas das praias são bem calmas e é um dos destinos mais frequentado pelos alagoanos.

Com mar esverdeado e águas bem claras, o lugar é um verdadeiro paraíso tropical, cercado por uma grande barreira de arrecifes. Lá é permitido o banho de mar, bem como o mergulho na maré baixa para admirar a beleza no fundo do mar.

Tanto este destino como os demais citados podem ser feitos de bate e volta de Maceió, como passeio de um dia inteiro ou também para se hospedar no local. Há muitas agências de turismo que fazem os passeios, mas eles também podem ser feitos por conta própria.

Para que você consiga ter uma viagem tranquila em Barra de São Miguel, confira alguns textos essenciais sobre a cidade:

Onde ficar em Maceió

A cidade contempla bons hotéis, assim como resorts de qualidade na região. Pensando que pode ser difícil escolher onde é melhor se hospedar, selecionamos para te ajudar alguns dos melhores hotéis de Maceió:

  • Acqua Suítes – Localizado na Praia de Pajuçara, tem 4 estrelas e vista para o mar. Possui piscinas para adultos e crianças, academia, estacionamento, salão de jogos, parque infantil, brinquedoteca, serviço de concierge, bem como de passadeira e acomodações aconchegantes.
  • Hotel Brisa Suites – Também situado na Praia de Pajuçara, de frente para o mar, possui restaurante panorâmico, café da manhã na cobertura, Wi-Fi gratuito, piscinas e terraço. Os quartos são bem equipados, com opção de quarto para alérgicos.
  • Flix Hotel – Bem próximo a Praia de Jatiúca, com 4 estrelas, dispõe de serviço de translado, serviço de quarto, café da manhã continental e buffet, banheira de hidromassagem e business center. Há ainda piscina, bar, restaurante, lounge, cafeteria e estacionamento.
  • Best Western Premier Maceió – Sendo um hotel 5 estrelas e se localizando na Praia de Pajuçara, oferece restaurante com almoço e jantar, além de serviço 24 horas. Possui quartos de frente para o mar, piscinas, terraço, isolamento acústico e camas grandes.

Agora, veja algumas opções dos melhores resorts de Maceió e região:

  • Pratagy Beach All Inclusive Resort – Wyndham – Situado próximo as piscinas naturais de Pratagy, é um resort all inclusive, com entradas incluídas na diária para o Parque Aquático do Pratagy. Bem pé na areia, possui piscina, parquinho, academia, bar, restaurante, quartos diferenciados e atividades para a toda a família.
  • Salinas Maceió All Inclusive Resort – Localizado na Praia de Ipioca, dispõe de 28 mil m² de atrações de lazer e entretenimento. Há por lá piscinas, quadras, salão de jogos, brinquedoteca, spa, bar e restaurante, tendo também acomodações de vários tipos e tamanhos. Recebeu prêmio pela qualidade e bom atendimento, e todas as refeições estão inclusas na diária.
  • Ipioca Beach Resort – Também situado na Praia de Ipioca, tem 5 estrelas e também parceiras com diversos estabelecimentos da cidade. Possui piscinas, playground, spa, restaurantes, salão de jogos, mini cinema, bar e área comum para descanso. Oferece quartos aconchegantes e diversas atividades para a família inteira.
  • Jatiúca Suíte Resort by Slaviero Hotéis – Próximo a Praia de Jatiúca, de frente para o mar e entre belos coqueiros, dispõe de 62 mil m² de complexo de lazer, sendo possível usufruir das atrações do anexo Jatiúca Hotel & Resort também. Lá se encontra piscinas, spa, quadras esportivas, área para crianças, academia, jacuzzi, restaurante, terraço e áreas e salas independentes.

Onde comer em Maceió

A culinária alagoana é muito rica, com opções de peixe, camarão, lagosta, tapiocas, carne de sol com nata, queijo coalho, baião de dois, cuscuz de milho, paçoca sertaneja, galinha à cabidela, entre outras iguarias.

A cidade possui restaurantes de diversos tipos, com preços para todos os bolsos. Na região da antiga avenida Amélia Rosa não deixe de comer um bom churrasco no Black Beer Parrilla ou no Rock & Ribs.

Além disso, é possível saborear massas e pizzas nos restaurantes Maria Antonieta e Armazém Guimarães, curtir uma comida típica no Panela Alagoana e beber um drink nos bares Mar e Brasa, El Lugar e Tapanacê Brewpub.

Boas sugestões também são os restaurantes Bodega do Sertão e Massarella, assim como as lanchonetes The Black Beef e Tapioca Maria Bonita.

Uma alternativa para um bom self-service é o restaurante Casa de Mainha, com bom custo-benefício. Para comer camarões, o Imperador dos Camarões é uma ótima indicação.

Já o restaurante Janga é uma boa para quem curte frutos do mar. Há na cidade também opções de menu internacional e todos os gostos.

Assim como em outras cidades do Nordeste, o que não falta em Maceió são opções incríveis para degustar o melhor da comida regional!

Sendo assim, não deixe de aproveitar os pratos e iguarias incríveis na sua viagem, pois um dos grandes pilares das capitais nordestinas é a sua culinária inigualável e impecável.

Quando ir em Maceió

Maceió é uma cidade quente, com temperaturas médias mensais oscilando em torno de 25º C. O ideal, então, para ir visitar a cidade, é durante o ano todo.

O período chuvoso é do início de abril e final de agosto, assim como maio, junho e julho, aumentando consideravelmente as chuvas no inverno. Talvez seja a época do ano que você vai aproveitar menos as praias e as piscinas naturais.

Falando em piscina natural, a dica é viajar o período de maré baixa, já que é nessa época que se formam as piscinas naturais e as praias ficam ainda mais bonitas. Portanto, confira sempre a tábua de marés antes de fazer as malas.

Se você quer evitar épocas de muito movimento e praias lotadas, fuja de datas no verão e os meses das férias. A alta temporada na região costuma ser de novembro a fevereiro.

Quantos dias ficar em Maceió

O número de dias ideal de uma viagem é muito particular, variando muito de pessoa para pessoa. Mas, indicamos no mínimo 4 dias em Maceió, como um feriado prolongado ou as férias para aproveitar bem a cidade e todas as atrações turísticas.

Agora, caso você deseja aproveitar com mais calma e tranquilidade, sugerimos ficar por lá 7 dias. E, para aproveitar os polos turísticos da região, a dica é estender a viagem por mais 3 dias pelo menos.

Lugares mais afastados serão necessários de pelo menos um dia para fazer o percurso de ida e volta para a capital alagoana.

Sendo assim, é recomendado que você compreenda qual a sua intenção em Maceió para, assim, conseguir definir um período interessante para a sua viagem!

Como chegar em Maceió

Maceió fica no no Nordeste brasileiro, no estado de Alagoas, que é um estado relativamente pequeno. Alagoanos e nordestinos, portanto, conseguem acessar facilmente a região via terrestre. Até porque a capital alagoana se localiza próxima de outras capitais nordestinas.

Por ser uma capital, há diversas formas de chegar até Maceió, de ônibus, carro e avião.

Por isso, confira algumas maneiras de chegar em Maceió:

De ônibus

Para chegar via terrestre, uma opção econômica é ir de ônibus. A rodoviária de Maceió se localiza em um ponto de fácil acesso na cidade e de lá chegam ônibus de vários lugares, principalmente de outras cidades do Nordeste.

Várias empresas de ônibus fazem o trajeto até a capital alagoana, partindo das principais cidades do país. As capitais mais próximas são Recife, em Pernambuco e Aracaju, em Sergipe.

Além disso, vale citar que a própria rodoviária de Maceió oferece ônibus e até mesmo bate e volta para diversos polos turísticos e, por lá, você já poderá agendar o seu translado para outros lugares!

De Carro

Outra opção por terra é ir de carro. A BR-101 e a AL-101 são as duas principais rodovias para se chegar em Maceió. A BR-101 passa pelo interior do estado do Alagoas. Já a AL-101 passa pelo litoral e é ideal para quem quer parar em algumas cidades ou praias ao longo da viagem. 

Porém, fica a ressalva do trajeto da AL-101: há muitos buracos, e a falta de sinalização não deixa a estrada nas melhores condições. Logo, evite transitar durante a noite, principalmente para acessar praias vizinhas, como as de Pernambuco ou Maragogi e São Miguel dos Milagres.

Para quem está vindo das capitais vizinhas ou de qualquer parte do Nordeste, é uma boa vir de carro porque o percurso não é muito longo e costuma sair mais barato que as passagens aéreas.

De avião

Agora, se você prefere a comodidade dos aviões ou se vai partir de um estado fora do Nordeste, a melhor opção é chegar no Aeroporto de Maceió, chamado Aeroporto Zumbi dos Palmares.

Ele é de pequeno porte, mas é novo e moderno, tendo voos contínuos com origem em diversas cidades do país e funcionando 24 horas por dia.

Aeroporto de Maceió está situado a mais ou menos 25 km da Praia Ponta Verde, região central onde se localiza vários hotéis. O trajeto até essa região pode ser feito com táxis ou com motoristas de aplicativos que operam na cidade.

O trajeto até o aeroporto é um pouco distante, então programe-se e saia com antecedência. Muitas vezes há trânsito ao longo do caminho, que acaba atrasando a viagem.

No aeroporto também é possível alugar um carro para chegar até a cidade e também para se locomover durante a estadia na região.

Outra alternativa de chegada em Maceió é pelo Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, que se localiza a 250 km de distância.

É mais longe, mas talvez há mais opções de voo para Recife, sendo uma opção a considerar, ainda mais se os turistas vão aproveitar outras praias, como as do Sul de Pernambuco e as do Norte de Alagoas.

Dúvidas frequentes sobre Maceió

Para deixar a sua viagem mais confortável, separamos algumas dúvidas comuns sobre Maceió, para que você saiba tudo sobre ela ainda de viajar. Confira!

Qual o melhor período para ir em Maceió?

Como falamos, Maceió pode ser visitada o ano inteiro, pois lá sempre faz calor e as temperaturas giram em torno de 25º C. Mas, a alta temporada, que é quando a maioria das pessoas vão, correspondente ao período entre novembro e fevereiro.

Nessa época chove menos e também venta com pouca frequência. O sol é mais forte e o verão faz a cor do mar ficar mais bonita, em tons verdes-esmeralda. É bom ir também na época de marés baixas, para aproveitar as piscinas naturais.

Quanto custa um passeio de Maceió para Maragogi?

Há diversas agências de turismo que fazem o passeio até Maragogi e ele custa em torno de 110 reais por pessoa. Geralmente, crianças não pagam e o passeio só funciona no período que a maré está baixa (até 0,5 m).

O que é melhor Maragogi ou São Miguel dos Milagres?

As duas cidades são ótimas opções para se conhecer partindo de Maceió. As praias são lindas e imperdíveis. Se for levar em conta a distância e o pouco tempo que você tem na viagem, opte por São Miguel dos Milagres que está mais próxima da capital.

Por lá, o passeio será mais tranquilo também, sem aglomeração, e com menos estrutura. Agora, se você prefere algo mais badalado e bem turístico, a melhor escolha é Maragogi.

Em qual praia se hospedar em Maceió?

Se está buscando agito e estrutura turística, com quiosques, barracas e pistas de caminhada, é melhor optar se hospedar na orla central de Maceió, nas regiões de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

Agora, se você procura descanso e sossego, mas sem esperar infraestrutura, escolha as praias mais afastadas da capital alagoana, como a Praia da Garça Torta.

Quando faz frio em Maceió?

Praticamente não faz frio em Maceió. O mês mais frio do ano em Maceió é agosto, com a máxima de 28º C e mínima de 22º C, em média.

A estação fresca permanece de 16 de junho a 6 de setembro, com temperatura máxima diária em média abaixo de 28º C. Mas, a cidade permanece com temperaturas quentes, sendo a mínima de 21º C durante o dia e 17º C de madrugada.

Dicas para Viagem

Maceió já é um dos destinos mais visitados do Nordeste e, sendo assim, é claro que não faltam turistas na cidade durante o ano inteiro.

Sendo assim, para você curtir esse paraíso gastando o mínimo possível, o Cupomzeiros separou uma série de dicas incríveis para você economizar na sua viagem!

Para começar, para que você tenha uma viagem tranquila, temos um artigo te ensinando como economizar numa viagem! Com ele, você poderá viajar para qualquer lugar, sem precisar gastar muito para se divertir!

Além disso, os sites para comprar passagens aéreas baratas irão te ajudar a encontrar voos acessíveis para Maceió em qualquer época do ano!

Em relação à hospedagem, nosso artigo de como conseguir desconto em hotéis traz dicas e truques incríveis para você gaste o mínimo possível na hora de se hospedar nos melhores hotéis da cidade.

Por fim, saiba que usar essas dicas é uma boa maneira de montar um roteiro turístico incrível e barato, que irá garantir férias incríveis numa das cidades mais belas e visitadas do Nordeste!

Considerações Finais

Enfim, é isso o que temos para falar de Maceió. Aproveite nosso guia, monte seu roteiro e faça uma excelente viagem!

Gostou desse artigo? Deixe aqui sua opinião nos comentários e compartilhe com os amigos. Até mais!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.