Quais As Melhores Erva-mate para Chimarrão? TOP 5!

66

O chimarrão, assim como os chás, sejam eles de boldo, hortelã ou camomila, são muito populares no Brasil, especialmente na região sul do país. Assim, para você preparar essa bebida tão amada por milhões, o primeiro passo é escolher boas erva-mate para chimarrão.

No mercado, existem diversas opções naturais e práticas delas e, para você encontrar as melhores, separamos as 5 Melhores Erva-mate para Chimarrão!

Bora conferir?

TOP 5 Melhores Erva-mate para Chimarrão

Pensando em te ajudar a ter uma vida melhor, já te indicamos diversos alimentos, como azeites de oliva, azeites trufados, molhos para salada, molhos de alho e até mesmo geleias de pimenta. Hoje, trouxemos 5 opções de erva-mate para chimarrão que, com certeza, irão te ajudar a preparar uma bebida deliciosa!

Erva Mate Ximango

Sendo uma opção super prática e clássica, essa erva-mate da Ximango é uma das mais incríveis dessa lista. Para começar, ela foi embalada a vácuo, justamente para garantir maior durabilidade ao produto.

Feita a partir de folhas selecionadas, ela possui uma trituração mais grossa, ideal para chimarrão mais fortes. Apesar disso, seu sabor é doce e agradável, sendo uma erva-mate indicada para diversas situações. No mais, ela também não possui glúten, nem conta com adição de açúcar.

Erva Mate Tradicional Barão de Cotegipe

Não poderíamos deixar de começar nossa lista com esse produto da Barão de Cotegipe. Sendo uma opção tradicional de erva-mate, ela foi produzida com blend de ervas nativas e cultivados, e sua secagem é realizada com secador rotativo, que garante a erva uma cor e sabor mais intensos.

Além disso, também não há adição de açúcar, ou seja, é um produto extremamente natural. Outro ponto interessante é que o sabor desta erva-mate é herbal fresco, com um toque tostado e defumado que, com certeza, fará diferença no seu chimarrão.

Erva Mate Orgânica Ecobio

Que tal uma opção orgânica de erva-mate para tomar um delicioso chimarrão? Por aqui, temos uma erva da Ecobio, que é 100% natural, indicada para quem quer tomar essa bebida deliciosa e ainda assim se manter saudável.

Sem contar com adição de açúcar, ela possui um sabor forte e marcante, já que foi feita com folhas selecionadas. Além disso, ela não possui glúten ou outros conservantes, para manter o padrão artesanal de produção da erva-mate. No mais, essa erva-mate possui um Certificado de Auditoria, que garante que ela está livre de componentes químicos.

Erva Mate Canarias

Uma das ervas-mate mais incríveis para chimarrão é essa da Canarias. Sendo um produto 100% natural, ela foi confeccionada com folhas selecionadas, sem contar que possui um sabor forte e muito marcante.

Por contar com puras folhas, ela foi fabricada de modo quase artesanal. Além disso, não possui adição de açúcar, garantindo assim, um sabor mais natural e evidente. No mais, ela também é livre de glúten e outros componentes químicos, justamente para que você leve um produto natural para casa.

Erva Mate Moída Grossa Barão Cotegipe

Se você quer tomar um clássico chimarrão, mas também quer evitar o consumo de açúcar, nada melhor do que investir nessa erva-mate da Barão de Cotegipe. Como o próprio nome indica, ela não possui adição de açúcar, ou seja, tem um sabor mais forte e evidente.

Sendo embalada a vácuo, ela possui folhas moídas grossas, que garantem um chimarrão mais forte e saboroso. No mais, é importante dizer que ela é produzida com um blend especial, justamente para valorizar a qualidade das ervas cultivadas.

Afinal, O que é Chimarrão?

O chimarrão é uma bebida tradicional da América do Sul, especialmente associada à cultura gaucha no Brasil, ao Uruguai e a algumas regiões da Argentina e do Paraguai.

Trata-se de uma infusão preparada com erva-mate, uma planta nativa da região, e água quente.

Basicamente, para preparar o chimarrão, você precisará de alguns itens básicos, como uma cuia, uma bomba e a erva-mate, o principal elemento dessa bebida tão adorada por muitos.

Com um sabor forte e marcante, não podemos dizer que o chimarrão é somente um chá, mas uma infusão diferenciada que, na prática, tem um aroma e espessura bem diferentes

Aliás, é importante dizer que o chimarrão é mais do que apenas uma bebida, pois é considero um símbolo de convivência e amizade em muitas culturas sul-americanas. As rodas de chimarrão são momentos sociais em que as pessoas se reúnem para compartilhar a bebida e conversar.

Além disso, a erva-mate é conhecida por seus possíveis benefícios à saúde devido à presença de antioxidantes e estimulantes naturais, como a cafeína.

Por fim, vale ressaltar que a maneira como o chimarrão é preparado e consumido pode variar ligeiramente de uma região para outra e entre os grupos culturais que o apreciam.

Quais os Benefícios do Chimarrão para a Saúde?

Assim como os leites, compostos lácteos e até mesmo as manteigas possuem diversos benefícios para a nossa saúde, não é estranho perceber que o chimarrão também possui vantagens para quem consome, não é mesmo?

Sendo uma bebida 100% natural, ela oferece diversos benfazeres para quem a consome, sendo os principais:

Efeito Estimulante

Para começar, é importante dizer que o chimarrão contém cafeína, embora em quantidades menores do que o café. Assim, a cafeína é um estimulante que pode ajudar a aumentar o estado de alerta e a concentração mental.

Antioxidantes

A erva-mate é rica em antioxidantes, incluindo polifenóis. Basicamente, os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres no corpo, o que pode reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer.

Estimulação do sistema imunológico

Alguns estudos apontam que o consumo de chimarrão pode fortalecer o sistema imunológico devido aos seus compostos antioxidantes.

Sendo assim, quando mais você beber, melhor ficará o seu organismo!

Melhoria da digestão

Acredita-se que o chimarrão tenha propriedades digestivas e pode aliviar sintomas de problemas digestivos leves, como indigestão.

Aumento do metabolismo

Por fim, a cafeína presente no chimarrão pode acelerar temporariamente o metabolismo, o que pode ajudar na queima de calorias e na perda de peso, quando combinada com uma dieta equilibrada e exercícios.

Agora que você já viu quais são os benefícios do chimarrão, já pode separar sua erva-mate e preparar essa delícia o quanto antes!

As Pessoas Também Perguntam

Por ser uma bebida muito comum no sul do Brasil, muitas pessoas nunca tomaram chimarrão e, por isso, tem muitas dúvidas sobre ele. Sendo assim, confira alguns questionamentos básicos que muitos têm sobre ele:

Qual a diferença de erva-mate e chimarrão?

O mate tem características semelhantes ao chimarrão, mas são consumidos de maneira diferente.

Enquanto o chimarrão é tradicionalmente consumido no Sul do Brasil e em alguns outros países da América do Sul, como Argentina e Uruguai, o mate, quando se refere à bebida gelada, é mais comumente associado ao Rio de Janeiro e outras regiões do Brasil.

Quem não pode tomar chimarrão?

O mate não é recomendado para pessoas que devem reduzir o consumo de cafeína, como mulheres grávidas, indivíduos com anemia, problemas de sono, ansiedade, ou pressão alta.

Considerações Finais

O chimarrão é uma das bebidas mais populares do Brasil, e isso não poderia ser à toa. Com um sabor marcante e até mesmo forte, ela possui diversos benefícios para quem toma, sem contar que mantém uma tradição de décadas em toda a América do Sul.

Dessa forma, se você nunca tomou chimarrão, saiba que está perdendo tempo e, agora, chegou a hora de comprar uma boa erva-mate para preparar o seu!

Aliás, você já tomou chimarrão? Diga nos comentários o que achou!

No mais, também temos outros alimentos incríveis para te mostrar, tais como molhos ingleses, manteigas Ghee, cremes de avelã, cocos ralados, cachaças, cappuccinos em pó, vinhos Tempranillo, vinhos tintos secos, vinhos brasileiros e azeites portugueses!

Por hoje é só, mas logo mais voltaremos com novas dicas e recomendações para vocês!

Leia também:

Até a próxima, Cupomzeiros!

você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Tudo bem! Mais detalhes