Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quais Os Melhores Vinhos Tintos Secos? Conheça o TOP 5

O vinho tinto seco é uma bebida de cor rubi que contém menor teor de glicose, mais precisamente até quatro gramas por litro (4g/l).

Seu baixo teor de açúcar é resultado do processo de fermentação das uvas sem adição extra de açúcar (permanecendo apenas o doce da própria uva). E, por isso, o esperado é que esse vinho não tenha doçura tão perceptível.

É um vinho que agrada a diversos paladares, assim como os vinhos brancos, e que é produzido em várias partes do mundo, com uvas de castas múltiplas. Se você quer comprar bons vinhos, pegue sua taça de vinho e vamos conferir a seguir os melhores vinhos tintos secos da atualidade!

Top 5 Melhores vinhos tintos secos

O vinho seco é feito a partir de uvas da família Vitis vinífera (uvas europeias ou “uvas nobres”) e Vitis Labrusca. Hoje em dia, há uma variedade considerável de uvas categorizadas como Vitis vinífera. Destacam-se, entre as mais famosas: Malbec, Merlot, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir.

Vinho Santa Helena Reservado Malbec

Em 750 ml, o Vinho Santa Helena Reservado Malbec é um dos vinhos tintos secos mais vendidos hoje em dia. Ele é produzido em Mendonza, na Argentina e tem 13% de teor alcoólico. Não contém glúten e pode ser harmonizado com churrasco, empanadas, risotos e pizzas.

A sua temperatura de serviço é de 14º a 16ºC. Seu sabor é frutado, macio e leve. É um vinho jovem e equilibrado, fortemente expressivo devido à uva Malbec e com fruta fresca. É agradável e fácil de beber. O aroma é de frutas vermelhas, ameixa e especiarias. Já seu visual é um vermelho rubi com traços violáceos.

Vinho Chileno Reservado Cabernet Sauvignon

Produzido pela Concha Y Toro, o Vinho Chileno Reservado Cabernet Sauvignon é uma ótima escolha de vinho tinto seco.

Esse vinho vem em garrafas de 750 ml e é feito no Vale Central, no Chile, com a uva Cabernet Sauvignon

Tem coloração vermelho rubi intenso, com reflexos violetas, aroma e sabor marcante e agradável.

Com teor alcoólico de 13%, ele não contém glúten. Pode ser harmonizado com carnes grelhadas, de forno, queijos e embutidos.

Vinho El Enemigo Malbec

O Vinho El Enemigo Malbec é uma bebida de qualidade e vem em garrafas de 750 ml. É da marca Mirocy e é feito em Mendonza, na Argentina.

Seu teor alcoólico é de 13% e ele é produzido com a uva Malbec.

A sua safra é de 2021 e ele é maturado 14 meses em barricas de carvalho francês, sendo 70% novas. O sabor desse vinho contém notas de ameixa-preta com café gourmet mocha, caramelo, groselhas doces e cerejas. Já o aroma é de cerejas pretas, alcaçuz, carvalho e terra.

Vinho Chac Chac Viña Las Perdices Malbec

Com teor alcoólico de 14% e produzido com uvas Malbec em Mendonza, na Argentina, o Vinho Chac Chac Viña Las Perdices Malbec é um ótimo vinho tinto seco, da safra de 2020.

Sua temperatura de serviço é de 18ºC e sua estimativa de guarda é de 4 anos. Ele é envelhecido por 6 meses em barricas de carvalho francês e americano, sendo possível ser harmonizado com carnes vermelhas, peixes ou massas. Essa bebida tem uma cor rubi intensa, aroma de ameixa e morango, assim como notas de frutas, taninos macios e toques suaves de baunilha em seu sabor. Sua garrafa é de 750 ml.

Vinho Gato Negro Merlot

Por fim, mas não menos importante, selecionamos o Vinho Gato Negro Merlot, de 750 ml, como um dos melhores vinhos tintos secos atualmente. Ele possui 13,3% de teor alcoólico, cor vermelho rubi intenso e é feito com uvas Merlot. Seu fabricante é a Viña San Pedro, do Chile. Há outros vinhos da mesma vinícola com outras uvas, como Malbec, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, etc.

Seu sabor é suave e frutado, com notas de baunilha e aroma de ameixa, amora e especiarias. No paladar se sente uma deliciosa sensação, corpo médio, taninos suaves e um final agradável. Harmoniza-se com risotos, massas e pizza.

Como escolher o melhor vinho tinto seco

Hoje em dia, há muitos vinhos tintos secos. Então, para escolher qual realmente é o melhor para você, leve em conta algumas questões, como quais uvas são utilizadas na produção, se Malbec, Merlot, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, entre outras.

Veja também qual região e qual país onde o vinho foi produzido. Atualmente, diversos países pelo mundo produzem deliciosos vinhos tintos secos. Analise ainda se é um vinho jovem ou reserva. Para isso, veja a sua safra. Isso indicará o ano em que a uva utilizada para produzir o vinho foi colhida. Vale ressaltar que vinhos mais jovens podem ser consumidos entre 1 e 3 anos, a contar da data da safra.

Observe ainda as avaliações de especialistas, as descrições do seu sabor, aroma e visual. Sommeliers experientes e consumidores frequentes são uma boa base para se conhecer melhor um vinho tinto seco.

Verifique o teor alcoólico, para decidir entre vinhos mais fortes ou mais fracos. Geralmente, vinhos tintos secos variam entre 12,5% e 14%. Veja ainda a temperatura de consumo para degustar de forma adequada. Em geral, varia de 10 e 18ºC a temperatura de serviço.

Ademais, as garrafas de vinhos tintos secos costumam vir com 750 ml. Porém, existem também versões comercializáveis com 1 litro.

Além disso, analise, antes de comprar, o preço. Vale ainda ficar de olho se o site da compra é confiável e seguro, para não cair em golpes ou fraudes.

Dessa forma, então, sempre é indicado adquirir vinhos nos sites que classificamos como melhores sites para comprar vinhos, do mesmo modo que selecionamos as lojas para comprar adegas de vinhos.

As pessoas também perguntam

Como harmonizar os vinhos tintos secos?

Os vinhos tintos secos podem ser consumidos sozinhos ou acompanhados. E, para uma boa harmonização, sugerimos acompanhá-lo de pratos feitos com carnes vermelhas, peixes ou massas.

Um macarrão à bolonhesa, por exemplo, fica bem harmonizado com um vinho tinto seco, assim como ele acompanha de forma ótima um prato de mariscos bem preparado.

Em dias mais frios, escolha uma sopa para aquecer e combine com um bom vinho tinto seco. Opções mais aveludadas, como um Merlot, cai bem com massas, ou quem sabe uma pizza. 

Outra dica é que pratos gordurosos vão melhor com vinhos de acidez elevada, já que essa característica da bebida enriquece o sabor da gordura e deixa o prato mais agradável. E lembre-se ainda que a temperatura de serviço de vinhos tintos secos variam de 10 a 18ºC.

Quais uvas são usadas em um vinho tinto seco?

As uvas utilizadas na produção de um vinho tinto seco podem definir o sabor e o aroma que a bebida terá. Assim, existem muitos tipos de uvas que geram vinhos tintos secos e cada uma possui uma particularidade específica. Confira a seguir as principais características de algumas uvas:

  • Cabernet Sauvignon: Tem cor rubi avermelhada, casca grossa rica em taninos que deixam a boca mais seca após o gole de vinho. O sabor varia conforme a região de cultivo.
  • Merlot: De origem francesa, essa uva é a segunda mais cultivada no mundo. Ela costuma ter aroma de frutas vermelhas, mas tem notas de especiarias, como baunilha, canela, chocolate e café, quando o vinho é envelhecido em carvalho.
  • Malbec: Com cascas mais escuras, essa uva produz um vinho concentrado de cor vermelha intensa e robusta, quase roxa. Seu aroma pode ser de frutas vermelhas ou floral.
  • Pinot Noir: Tem sabor leve e coloração vermelha suave. É uma das uvas mais difíceis de cultivar.

Quais são as melhores marcas de vinhos tintos secos?

Listamos algumas nesse artigo, mas as melhores marcas da atualidade são: Concha y Toro, Viña Bouchon, Santa Helena, Viña San Pedro, Bodegas Esteban Martín, Casal Garcia, etc.

Considerações finais

Enfim, você conferiu aqui nossas escolhas de compra dos melhores vinhos tintos secos da atualidade, selecionados rigorosamente, levando em consideração a qualidade, marca e lista dos vinhos mais vendidos.

Os vinhos tintos secos são produzidos a partir de uvas Vitis vinífera e Vitis Labrusca. Após esmagar essas uvas, é iniciado o processo de fermentação, quando parte do açúcar existente nas uvas é transformado em álcool pelas leveduras. Essa etapa pode ser feita nas próprias garrafas, em barricas de madeira, ou cubas de inox.

O resultado é de vinhos tintos secos marcantes e saborosos. Mas vale lembrar que há outras opções excelentes de vinhos no mercado, como vinhos rosés, vinhos do Porto, vinhos chilenos e de outras nacionalidades. É só escolher qual você mais gosta!

Você também pode se interessar por:

Enfim, se você gostou deste artigo, deixe um comentário e compartilhe com quem vai se interessar por essa publicação!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.