Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Penedo, Alagoas: Guia Completo (Hospedagem, Turismo...)

Penedo, Alagoas, é um destino incrível. Com esse guia completo de Penedo, vamos te ajudar a fazer com que sua viagem fique mais inesquecível ainda.

Penedo fica a 145 km da capital do Estado de Alagoas, Maceió, cerca de 2 horas e 15 de viagem. Esse destino fica entre Alagoas e Sergipe, e oferece as mais variadas atrações e lugares maravilhosos para conhecer.

A maioria das pessoas visita Penedo por ser uma das cidades históricas mais importantes do Brasil. Penedo também é conhecida como a capital do baixo São Francisco.

Sobre Penedo, Alagoas

Penedo fica no interior do Alagoas, e muitas pessoas optam por chegar lá a partir de Maceió ou de Aracaju, que fica em Sergipe, mas também é bem perto de carro.

Localizada às margens do Velho Chico, esse é um destino turístico cheio de beleza natural, cultura e arquitetura. Suas ruas de paralelepípedos e casarões preservados do período colonial vai te fazer viajar no tempo.

Penedo atrai pessoas de todo canto por sua herança histórica, que conta a história ao período colonial brasileiro em cada um dos seus cantos por abrigar igrejas centenárias, como a Catedral de São Francisco de Paula e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, que, além disso, são perfeitas para quem ama arquitetura. Além disso, o Museu do Paço Imperial e o Sobrado da Baronesa são locais imperdíveis para conhecer a história do Brasil e da região alagoana.

Além de sua herança histórica, Penedo é perfeita quando falamos sobre sua beleza natural. O Rio São Francisco é o maior espetáculo da região, e oferece passeios de barco que você não pode deixar de fazer.

Além disso, Alagoas consegue te oferecer destinos maravilhosos.

Se sua intenção for fazer um belo tour pelo estado, confira as informações mais interessantes sobre Maceió no nosso Guia Completo de Maceió, Alagoas, e também confira as melhores pousadas que você pode encontrar por lá. Se preferir, também listamos os melhores resorts dessa região!

Saiba mais sobre esse destino nesse artigo, em que falamos sobre o que fazer por lá, onde comer, onde se hospedar e muito mais!

O que fazer em Penedo?

Centro histórico

Imagem Com Centro Histórico
www.tripadvisor.com.br

O centro histórico de Penedo é muito bonito e carrega grande importância histórica.

Lá você vai poder visitar os mais variados museus, igrejas e casarões coloniais que remontam o passado dos séculos XVIII e XIX.

A diferença desse centro histórico é que tudo fica bem em frente ao Rio São Francisco. É claro que tudo vira um cenário único.

A dica é iniciar a caminhada da orla. Outra sugestão é uma foto no letreiro da cidade, uma lembrança que não pode faltar.

Você pode fazer esse passeio sozinho ou buscar tours guiados em agências. Os locais podem te dar informações muito interessantes sobre cada pedacinho desse lugar.

Catedral São Francisco de Paula

A Catedral São Francisco de Paula é um ícone histórico importante em Penedo.

Construída no século XIX e concluída mais especificamente em 1859, a sua arquitetura neoclássica vai te deixar encantado. Você vai poder admirar seus detalhes artísticos, como vitrais e esculturas.

Lá você vai ter como passar momentos de tranquilidade e contemplação, o que pode fazer todo sentido para o seu estilo de viagem.

Museu do Paço Imperial

Imagem Com Museu Do Paço Imperial
www.tripadvisor.com.br

O Museu do Paço Imperial é um ponto turístico imperdível em Penedo.

Esse edifício histórico abriga exposições que contam a história da cidade e da região. Foi lá que várias autoridades residiram no passado, na época do Império.

O museu abriga tanto exposições permanentes quanto temporárias que contam a história de Penedo, então faça questão de procurar saber o que vai estar acontecendo nas datas da sua viagem.

Lá você vai saber de tudo desde o período colonial até os dias atuais. Os visitantes ficam livres para explorar salas temáticas, onde são exibidos os mais diversos artefatos, fotografias e documentos que mostram a cultura, a arte e o patrimônio dessa região maravilhosa.

Além disso, o museu oferece atividades educativas e culturais. Imperdível.

Sobrado da Baronesa

Quer saber como vivia a aristocracia?

O Sobrado da Baronesa é o lugar perfeito para o seu passeio. Esse ponto turístico é uma construção histórica que pertenceu à influente família Barão de Penedo.

O sobrado foi restaurado com muito cuidado e transformado em um museu para que a memória e da época e o estilo de vida não se percam da história.

Ao visitar o Sobrado da Baronesa, os turistas podem percorrer os vários cômodos ricamente decorados, que cotam com móveis antigos, além de poderem apreciar objetos de época como retratos familiares e fotografias históricas.

É uma oportunidade única de viajar no tempo e se sentir no século XIX.

Faça um passeio pelo Rio São Francisco

Imagem Com Rio São Francisco
www.guiaviagensbrasil.com

Existem passeios que partem de várias partes do sul do estado de Alagoas, inclusive de Penedo, para que você conheça o Rio São Francisco.

É uma das melhores coisas que você pode fazer por lá, o que inclui passeio de Catamarã ou barco. Há passeios mais rápidos e há pacotes que podem durar um dia inteiro, e que incluem refeições e visitas pelas cidades.

Inclusive, quem não fica em Penedo, muitas vezes, consegue conhecer a cidade dessa forma.

Complexo turístico da Fazenda União

O Complexo turístico da Fazenda União é o lugar ideal para quem quer ficar em meio à natureza exuberante de Penedo.

Essa fazenda é centenária, e o complexo oferece diversas atividades e atrações para os visitantes. Os turistas podem explorar as trilhas ecológicas, podem fazer passeios de bicicleta, andar a cavalo ou simplesmente desfrutar da tranquilidade de um ambiente rural.

Lá você também vai ter acesso a restaurantes que exaltam os pratos típicos da região, e você vai poder saborear a autêntica culinária alagoana. O Complexo turístico da Fazenda União é um passeio imperdível!

Mirante da Seresta

O Mirante da Seresta é um dos locais mais emblemáticos de Penedo: É lá que você vai conseguir ter uma vista panorâmica da cidade. Fica bem no alto de uma colina, e de lá você vai ter uma visão única e privilegiada tanto do Rio São Francisco quando da sua arquitetura colonial.

A dica é ir até lá apreciar o pôr do sol. O espaço é super agradável e conta com bancos e áreas verdes ao ar livre, onde os visitantes podem ficar tranquilos apreciando a vista.

Praça 12 de abril

Imagem Com Praça 12 De Abril
www.flickr.com

Se tem um lugar em que você consegue, realmente, sentir a atmosfera de Penedo, esse lugar é a Praça 12 de abril. É um verdadeiro ponto de encontro e de convívio social entre moradores e visitantes. Essa praça é rodeada por belos casarões coloniais e palmeiras imperiais, acaba se tornando um lugar ideal para sentar em um dos bancos, conversar com os locais, observar a vida cotidiana e admirar a beleza histórica dessa cidade.

Além disso, a praça conta com uma feira de artesanato que você vai adorar conhecer. Quem sabe você não leve para casa produtos locais, como peças de cerâmica, rendas e bordados, para ter sempre um pedacinho de Penedo perto de você.

Praias próximas a Penedo:

  • Praia do Peba: A Praia do Peba fica em Piaçabuçu e é considerada uma das praias mais bonitas do sul do Estado de Alagoas, e fica a apenas 30 km de Penedo. O cenário impressiona pelo mar, pela areia, as dunas e os coqueiros.
  • Destaca-se também a Praia do Pontal do Coruripe, que fica no município com o mesmo nome, com águas quentinhas tipicamente nordestinas, e uma extensão impressionante.
  • A Praia do Pontal do Peba também fica em Piaçabuçu e tem águas bem calmas. Fica bem próxima ao rio São Francisco e, consequentemente, bem pertinho de Penedo.

Onde comer em Penedo, Alagoas

  • Restaurante Cantinho do Sossego: Tem um ambiente aconchegante e tranquilo para toda a família. A culinária é caseira e regional, com pratos típicos da região. São especialmente amados o baião de dois, a carne do sol com macaxeira e o pirão com sururu. Há opções vegetarianas.
  • Restaurante Mestre Cuca: Ótima opção para os amantes da culinária moderna. Esse espaço elegante, para quem deseja sofisticação. A decoração é contemporânea com uma atmosfera agradável aos seus clientes. Sua experiência vai ser ótima e os pratos são feitos com ingredientes fresquinhos e cuidadosamente selecionados. São boas ideias de pedido o risoto de camarão, o filé mignon ao molho de gorgonzola e também a sobremesa de chocolate belga.
  • Restaurante Oratório: Fica em uma antiga igreja restaurada. Os pratos são feitos com ingredientes selecionados, o que resulta em lugar capaz de proporcionar uma excelente experiência para todos os sentidos. Alguns pratos em destaque são o filé de peixe grelhado com molho de maracujá, o risoto de camarão e o nhoque ao molho pomodoro. Conta com uma ampla carta de vinhos para acompanhar as refeições.
  • Restaurante do Alemão: Opção mais versátil para sua estadia em Penedo. O cardápio inclui pratos da culinária brasileira e da culinária internacional, além de ótimas vegetarianas e veganas. Pratos tradicionais como feijoada, filé a parmegiana, frutos-do-mar, petiscos e bobó de camarão são muito pedidos, mas pratos internacionais, como o schnitzel alemão, paella e o risoto de cogumelos também são famosos. Há opções de falafel com molho de tahine e o risoto de legumes para os vegetarianos e veganos. Também se destaca pelo atendimento.
  • Restaurante Solar dos Pirenéus: Localizado em um casarão histórico, oferece uma experiência gastronômica única, com pratos da culinária regional e uma carta de vinhos selecionados. Entre os pratos mais pedidos e queridos estão a paella de frutos-do-mar, o camarão ao molho de maracujá e a carne de sol com pirão de queijo coalho.
  • Restaurante Forte da Rocheira: Fica em um antigo forte militar à beira do Rio São Francisco, e tem vista para lá. A culinária do Forte da Rocheira dá destaque aos pratos da cozinha regional, com foco especial nos frutos do mar frescos e ingredientes da região. A decoração tem como base a história do local, com elementos que remetem ao passado militar desse forte que hoje te oferece uma experiência além da gastronômica.

Pratos típicos de Alagoas para experimentar em Penedo

  • Sururu com Pirão: Esse talvez seja o maior clássico de Alagoas. O sururu é um fruto do mar encontrado nas águas do Nordeste, especialmente na região. Ele e é cozido em um caldo saboroso, e, nesse caso, vem acompanhado de um pirão feito com farinha de mandioca e vários temperos. Não deixe de provar.
  • Baião de Dois: Esse você precisa provar. O baião de dois é um prato feito, basicamente, com arroz e feijão-de-corda. Vem também com carne de sol desfiada, queijo coalho, temperos e cheiro-verde. É uma combinação perfeita. Não deixe de experimentar.
  • Arrumadinho: Este prato com nome bonitinho consiste, basicamente, em uma combinação de feijão de corda, salada vinagrete, carne de sol desfiada, farofa de mandioca e mandioca frita. É uma refeição super completa e muito querida.
  • Peixada Alagoana: É claro que não poderia faltar peixe fresco na lista de pratos mais importantes da região. A peixada alagoana é um prato feito com peixe cozido em um caldo muito temperado servido com pirão e arroz branco, geralmente.
  • Aipim com Carne de Sol: Você sabia que o aipim também é conhecido como macaxeira ou mandioca? Esse é um ingrediente super presente na culinária alagoana. Nesse prato, a mandioca é cozida e servida com uma deliciosa carne de sol desfiada, tudo acompanhado por manteiga de garrafa e queijo coalho. A manteiga de garrafa e o queijo coalho são espetáculos à parte.
  • Cuscuz: O amado cuscuz das pessoas do nordeste é feito de milho é super tradicional em Alagoas. É feito com flocos de milho e combina com os mais diversos acompanhamentos, como ovo, queijo coalho, carne seca, ensopados, calabresa e o que mais você quiser.

Outras informações importantes sobre Penedo, Alagoas

Quanto tempo ficar em Penedo, Alagoas?

Muitas pessoas acabam indo de passagem a Penedo, Alagoas, mas não é recomendado.

Isso porque a cidade tem muitos pontos turísticos interessantes, prédios coloniais lindíssimos e ótimas hospedagens - tanto hotéis como pousadas.

Pense, então, em ficar pelo menos 2 dias completos.

O que fazer a noite, em Penedo?

Que tal curtir um barzinho depois de fazer seus passeios pela cidade? Aqui vão algumas opções para você se divertir a dois, com amigos ou com sua família:

  • Virgulino Bar e Petiscaria: O Virgulino Bar e Petiscaria fica no largo da Fátima, no Centro de Penedo. A decoração tem foco na cultura nordestina. Sua estrutura é elaborada em comparação com outros locais da região e drinks, muitos tipos de cerveja e de destilados, além de muita comida boa.
  • Bar Beira Rio: Na beira do Rio São Francisco, na Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, você vai ter uma vista maravilhosa enquanto curte a atmosfera descontraída desse bar que serve pratos típicos da região, como peixes e frutos do mar frescos, drinks refrescantes e uma variedade de bebidas.
  • Bar do Buraco: O Bar do Buraco é frequentado tanto por locais quanto por turistas e vai te oferecer pratos da culinária alagoana e drinks bem refrescantes. Fica na Rua São Gonçalo, Centro de Penedo.
  • Bar do Bocada: Animado e acolhedor, fica próximo de várias acomodações, na Rua Alberto de Melo, Centro de Penedo. Lá você encontra: ambiente interno e externo, pratos típicos e cardápio de bebidas variado.

Confira também bares como o Telha's Bar, Bar da Detinha e o Boteco do Tuca!

Onde ficar em Penedo, Alagoas:

Muitas pessoas optam por ir a Penedo apenas de passagem, mas perdem de desfrutar mais da cidade e acabam não conhecendo as ótimas acomodações que a cidade oferece.

Lá você vai encontrar tanto hotéis como pousadas para escolher a partir do que você achar mais adequado para sua estadia: custo-benefício, comodidades, proximidade do centro - tem de tudo, apesar de não serem opções tão numerosas.

Confira:

Pousada Encantos de Penedo

A Pousada Encantos de Penedo fica a apenas 300 metros de distância do centro da cidade.

A pousada fica a 500 m da Praça Marinha do Brasil, a 550 da Praça do Raimundinho, a 1,3 km da Praça Senhor dos Pobres e fica próximo de vários restaurantes, como do Restaurante O Pedaço, Restaurante Cantinho do Sossego e Restaurante Mirante da Ilha.

Hotel Encantos de Penedo

Imagem Com Hotel Encantos De Penedo
www.tripadvisor.com.br

O Hotel Encantos de Penedo é considerado fabuloso segundo os hóspedes do booking. Essa hospedagem fica a 2,8 km do centro de Penedo, tem café da manhã incluído, cancelamento gratuito, uma decoração simples, quartos duplos ou triplos, e ótimo custo-benefício.

O hotel fica a 550 m da Praça Santa Luzia, a 1,8 km da Praça Senhor dos Pobres, a 1,9 km da Praça Arizona e fica próximo de vários restaurantes, como do Restaurante O Pedaço, Restaurante Cantinho do Sossego e Restaurante Mestre Cuca.

Pousada Colonial

A Pousada Colonial Penedo fica no centro da cidade. Tem piscina ao ar livre, café da manhã incluso na diária, bar na própria acomodação, decoração rústica e confortável, com móveis de madeira, e muito mais.

Os quartos são climatizados e alguns contam com varanda com vista para o jardim. Como essa pousada fica bem próxima ao centro histórico, é possível visitar a pé locais como a Catedral de São Francisco de Paula e o Museu do Paço Imperial.

Hotel São Francisco

Imagem Com Hotel São Francisco
www.tripadvisor.com.br

O Hotel São Francisco fica a 400 metros do centro, e, por isso, vira uma das principais escolhas dos hóspedes que buscam proximidade. Oferece uma ótima vista da cidade e do rio que a atravessa. Conta com piscina, café da manhã e muito mais. Fica bem próximo aos restaurantes Chico Grande, O Morador e próximo ao Bar do Luizinho Bocada.

Marinas Club

O Marinas Club fica em Brejo Grande, do outro lado do rio. Essa acomodação é também um restaurante que conta com jardim e bar. A recepção funciona 24 horas, o estacionamento é gratuito e o café da manhã é incluído nas diárias. Os quartos são todos equipados e climatizados, têm TV e frigobar, além de varanda em várias unidades. Casais, em especial, adoram essa acomodação, mas podem se hospedar até 6 pessoas.

Ideia de roteiro: Alagoas

Fique 2 ou 3 dias em Penedo

Aplique todas as dicas que demos nesse artigo, e nas nossas outras listas sobre restaurantes, bares, acomodações, etc. em Penedo, e aproveite tudo que essa cidade pode te oferecer: natureza, história, arte e culinária.

Passe 3 ou 4 dias em Maceió

A Capital Maceió conta com uma abundância de praias como o maior atrativo da cidade.

Não deixe de visitar praias famosas como a Praia de Ponta Verde, com sua extensa faixa de areia e águas feitas para banho e a Praia de Pajuçara, onde você não pode deixar de fazer um bom passeio de jangada até as piscinas naturais.

Outra praia incrível é a Praia do Gunga, famosa por suas falésias coloridas e coqueirais exuberantes.

Além das praias urbanas, Maceió também conta com algumas praias mais distantes e até mesmo desertas, sendo perfeitas para quem deseja curtir o sol e o mar na mais plena tranquilidade. Quem busca silêncio e sossego, precisa conhecer a Praia da Garça Torta, onde você encontrará casas de temporada, hotéis e resorts.

Além das praias, você não pode deixar de explorar alguns monumentos e museus importantes, que contam mais da história da cidade, como o Mirante da Sereia e o Mercado Municipal, um lugar animado e cheio de cores, onde os visitantes podem encontrar uma grande variedade de produtos locais, como artesanatos, temperos e frutas da estação.

Além deles, visite o Memorial Gogó da Ema, o Memorial Teotônio Vilela, o Memorial à República. Para saber mais sobre a história de Maceió, vale conhecer o bairro do Jaraguá, considerado o berço da cultura da capital alagoana.

Preparamos um Guia Completo de Maceió para você. Não deixe de conferir também os melhores hotéis de lá.

Fique 3 ou 4 dias em Maragogi

Com certeza você já ouviu falar em Maragogi, que também fica em Alagoas e carrega mais fama que Penedo.

O seu maior atrativo é o litoral sem igual, banhado pela Costa dos Corais, onde se formam lindas piscinas naturais. O lugar é conservado, uma área de proteção ambiental, então seu turismo tem que ser bem responsável por lá.

É um destino maravilhoso a dois, ou para toda a família. Lá você pode descansar e curtir as belas praias de águas cristalinas, ou se aventurar em passeios de barco e de buggy. Dentre as praias, aposte na Praia de Antunes, Praia de Peroba, Praia do Xaréu Praia de Barra Grande, especialmente.

Lá você encontra ótimos Hotéis, Resorts e Pousadas. A culinária também é o forte de Maragogi, então confira os Melhores Restaurantes em Maragogi antes de ir! Temos também um Guia Completo de Maragogi para você.

Quanto às hospedagens, também podemos ajudar com os melhores hotéis em Maragogi, ou bares para você se divertir por esse outro lugar incrível em Alagoas.

Considerações finais

Penedo é um destino excelente para sua viagem, seja qual for seu objetivo: descanso, romance com seu amor, tempo com família ou mesmo um tempo sozinho, afinal, é um destino turístico completo.

Essa cidade combina história, cultura e natureza por conta de sua arquitetura colonial, igrejas centenárias, paisagens naturais deslumbrantes e a população formada por pessoas maravilhosas e receptivas.

Não deixe de conferir nosso guia completo de como economizar na sua viagem e sugestões para economizar nas passagens aéreas, já que as dicas certamente vão poder ser aproveitadas em Penedo, Alagoas.

Não esqueça que você pode visitar esse guia sempre que precisar.

Até mais, cupomzeiros! Curta sua viagem por Alagoas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.