Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Guia completo Domingos Martins, Espírito Santo

Domingos Martins, no Espírito Santo, é a cidade mais conhecida da região das montanhas capixabas, para curtir o friozinho da serra e aproveitar a natureza.

A cidade está localizada na região serrana do estado, cerca de 53 km da capital, Vitória. Então, é um município de fácil acesso e um destino bem legal para se passar um final de semana e/ou feriados.

Por lá, há forte influência das culturas alemã e italiana, influenciando diretamente na culinária, na arquitetura e nos costumes da cidade. Em Domingos Martins, você verá diversos edifícios e casas respeitando a arquitetura enxaimel, tradicional da Alemanha.

Também poderá participar de festas típicas e ver danças que mantêm vivas as culturas alemãs e italianas, tão fortes nessa região.

Ademais, o clima ameno atrai turistas para curtir o inverno entre as montanhas, com uma boa combinação de queijos e vinhos.

Domingos Martins - ES

Com pouco mais de 30 mil habitantes, Domingos Martins é um lugar imperdível para quem busca relaxar e respirar um ar puro em meio à natureza e uma linda arquitetura, a 500 m do nível do mar.

O cultivo do café, a fruticultura, a pecuária e o turismo figuram entre as atividades econômicas mais importantes do município. A região também possui diversas características naturais que atraem os turistas, como o clima montanhoso, as cachoeiras, as trilhas e os parques ecológicos, como o Parque Estadual da Pedra Azul, um dos atrativos mais visitados em Pedra Azul.

Como chegar

O município está localizado na região serrana do estado do Espírito Santo. Ele fica na região das montanhas capixabas e está a cerca de 53 km da capital Vitória. Então não é difícil chegar lá!

Uma das melhores formas de acessar a cidade, a partir de qualquer lugar do país, é pegar um avião das principais cidades até Vitória. A capital tem um ótimo aeroporto internacional, o Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles.

Partindo de Vitória, você poderá contratar um transfer, ou alugar um carro, ou ainda ir de ônibus até Domingos Martins. Já, para ir de carro para o destino, o acesso deverá ser feito pela BR-262.

Agora, se preferir, você também pode chegar de ônibus na cidade. O terminal rodoviário de Domingos Martins fica próximo a área central e de lá partem e chegam ônibus de diversos lugares. Logo, você pode ir para o destino do Espírito Santo ou até partindo de outros estados.

Quando ir para Domingos Martins

Domingos Martins é um destino que pode ser visitado o ano inteiro. No entanto, como a cidade está localizada na região serrana, ela possui um clima mais ameno, combinando muito com as estações mais frias, como o outono e o inverno.

Nessas épocas, as temperaturas são mais baixas, sendo um clima perfeito para reservar um chalé na cidade, curtir a natureza e tudo o que ela oferece. Meses como maio, junho e julho costumam ser os mais agitados na cidade.

Outra sugestão é ir no período que acontecem grandes eventos, como o Festival do Vinho e o Festival de Inverno de Domingos Martins que acontecem nos meses de junho e julho. São eventos tradicionais que reúnem boa música, comidas e bebidas.

Em Pedra Azul, sempre no primeiro fim de semana do mês agosto, acontece a Festa do Morango. Pode ser também uma boa opção para quem quer visitar a cidade. Quem realiza a festa é a Associação Festa do Morango – AFEMO, em parceria com o Conselho Paroquial.

Ademais, em janeiro acontece a Sommerfest, que é um evento muito legal para quem gosta de festas típicas tradicionais, boa comida e chopp de qualidade. O festival reúne manifestações da cultura alemã, marcantes na região, durante praticamente uma semana.

Onde se hospedar em Domingos Martins

Por ser muito procurada, Domingos Martins oferece diversas opções de hospedagens, como hotéis, pousadas, resorts, casas de temporada, etc. Listamos as melhores!

Eco Pousada Quaresmeiras

Imagem Com Eco Pousada Quaresmeiras
www.tripadvisor.com.br

Uma hospedagem interessante é a Eco Pousada Quaresmeiras localizada em Pedra Azul. Ela serve buffet de café da manhã diariamente e dispõe de estacionamento gratuito e Wi-Fi em todas as áreas.

A pousada oferece quartos para famílias, para não fumantes e serviço de quarto. Possui também recepção 24 horas, restaurante com pratos nacionais, parque infantil e área de comum de descanso.

Todos os quartos dispõem de mesa de trabalho, TV de tela plana, banheiro privativo, roupa de cama, toalhas, frigobar, mesa, sofá, ventilador e secador de cabelo. As unidades também incluem guarda-roupa, varanda com vista e área de estar.

Pousada Pedra Azul

Uma das melhores pousadas da cidade fica na BR 262. Estamos falando da Pousada Pedra Azul. Ela é vizinha do Parque Florestal do mesmo nome e possui linda vista, bem ao centro de montanhas, tornando o clima agradável e romântico.

A pousada dispõe de restaurante, academia, piscina, estacionamento gratuito, quadra de tênis e Wi-Fi grátis em todas as áreas. Ela ainda oferece quartos para famílias, para até 4 pessoas, e um café da manhã fabuloso diariamente.

Por lá ainda está disponível um bar, lounge, sauna, pesqueiro, salão de jogos, sala de reunião, sala de TV, recepção 24 horas e serviço de lavanderia.

Todos os quartos possuem ar-condicionado, frigobar, sacada, cabideiro, serviço de quarto e de limpeza, concierge, roupões disponíveis e quartos VIPS. Os quartos também possuem banheiro privativo com secador de cabelo.

Pousada Rua de Lazer

Imagem Com Pousada Rua De Lazer
www.tripadvisor.com.br

Situado na Rua João Batista Wernersbach, a Pousada Rua de Lazer é mais uma sugestão de hospedagem para toda a família. Ela possui opções de acomodações que hospedam até 3 pessoas e oferece quartos muito bem equipados. A localização também é ótima, bem central!

A pousada possui um lounge compartilhado, área de estar e biblioteca. Está disponível também Wi-Fi gratuito em todas as áreas, recepção 24 horas, serviço de quarto e estacionamento privativo.

Todos os quartos da pousada dispõem de ar-condicionado e mesa de trabalho, assim como cafeteira, frigobar e TV de tela plana. As acomodações têm banheiro privativo no quarto e possuem uma decoração divertida e variada. É uma hospedagem bem estilosa e aconchegante!

Sítio dos Lagos

Selecionamos o Sítio dos Lagos como uma pedida também em Domingos Martins. O local fica na Rota dos Ipês e pretende proporcionar conforto, lazer e descanso. Tudo isso em meio a uma paisagem encantadora, rica naturalmente, preservada nos últimos 50 anos por uma família que reinventou o Sítio.

Com vasta área verde, a hospedagem dispõe de piscina, Wi-Fi gratuito, restaurante, bar e um café da manhã continental servido diariamente. Está disponível também churrasqueira, sauna, salão de jogos, lounge, jardim, lagos, estacionamento e trilhas.

Todos os quartos possuem varanda, frigobar e área de estar. Também incluem área para refeições completa com utensílios e mesa. Os banheiros privativos dispõem de banheira e amenidades de banho gratuitas.

Os extras incluem lareira, área de estar ao ar livre e roupas de cama. Há opções de chalés para família, com 2 quartos que hospedam até 6 pessoas.

Chalés Dulce Ville

Imagem Com Chalés Dulce Ville
www.tripadvisor.com.br

Outra sugestão atraente é a hospedagem em um dos Chalés Dulce Ville que ficam na Rod. João Ricardo Schorling. Bem próximo da cidade, mas que precisa de carro para chegar na Rua do Lazer, a hospedagem oferece chalés muito charmosos, feitos de madeira, trazendo um estilo a mais para a sua viagem.

Os proprietários desse estabelecimento oferecem um bom atendimento, com serviço de quarto, café da manhã diário e recepção 24 horas.

O local possui banheira de hidromassagem, piscina, vasta área verde, área de descanso e uma bela vista da montanha.

Os quartos da pousada dispõem de ar-condicionado, TV, lareira, arara para roupas, área para refeições e varanda com vista da montanha. O banheiro privativo inclui amenidades de banho gratuitas e secador de cabelo.

Além disso, algumas unidades possuem banheira de hidromassagem no terraço. Recomendamos!

O que comer e beber

Tanto na região central quanto nas orlas das praias existem vários restaurantes e bares com opções variadas de pratos e bebidas.

Se você é amante da gastronomia e adora experimentar comidas diferentes, você não pode deixar de degustar pratos típicos regionais, bem como aqueles tradicionais da culinária brasileira que já gostamos.

Não deixe de comer a moqueca capixaba. Experimente sucos das frutas da estação e típicas da região, como guaraguatá, bacupari, maracujá, pitomba, pequi. E aproveite para comer um saboroso muxá capixaba para adoçar a vida.

Não deixe de provar também o melhor da culinária alemã, com tendência bem forte na região, como o brezel, salsichas, chucrute, pratos com batatas e porco. Imperdível!

Ademais, há boas opções de pratos da culinária brasileira, como churrasco, pizzas e massas, e culinária internacional, agradando a todos os públicos.

Domingos Martins também possui excelentes e renomadas cervejarias! Veja nossa seleção de alguns dos melhores bares e restaurantes:

  • Restaurante Chopperia Fritz Frida: No centrinho da cidade, o restaurante oferece o melhor da culinária alemã. Os pratos são muito bem servidos e há opções de salsichões, joelho de porco, batatas e mais vários pratos típicos. Há também bons chopps para acompanhar, além de outras bebidas. A decoração é bonita, tem um bom atendimento e o preço é razoável.
  • Cervejaria Barba Ruiva: A famosa cervejaria já levou três medalhas pela melhor cerveja do mundo. Ela produz 10 mil litros de cerveja por mês, em cinco estilos diferentes – Pilsen, Weiss, Stout, Red e Ipa. Localizada na Rodovia João Ricardo Schorling, ela oferece uma experiência completa tanto de gastronomia quanto de cerveja. O Brewpub conta com música atraente e um ambiente ótimo para curtir várias cervejas artesanais. Há opções de diversos tipos de cervejas, bem como porções que harmonizam muito bem com a bebida. Vale a pena experimentar!
  • Aromen Parrila Bar: Além de carnes variadas, a churrascaria possui outros pratos como peixe, frango, risotos e massas. Os pratos são bem servidos e saborosos. Para beber, os drinks são muito pedidos, bem como a boa e velha cerveja gelada. O restaurante possui um estilo alemão, com decoração bonita, deixando o ambiente bastante interessante. Ele se localiza na Vila Germânica, na Rua João Batista Wernersbach, no centro.
  • Empório 85 Wine Bar: O lugar fica no centro, na Avenida Kurt Lewin, e possui diversas opções de bons vinhos e cervejas artesanais. No empório é possível encontrar uma boa diversidade de vinhos, espumantes, queijos, embutidos, azeites, além de pães de produção própria. Outras duas atrações por lá são o Beer Machine e o Wine Machine, com boa variedade de vinhos e cervejas. Há também um moderno Pit Smoker. O atendimento é ótimo e a cozinha oferecem pratos diversos, com opções defumadas, massas e outras comidas atraentes. Com boas bebidas e comidas saborosas, o estabelecimento vale a visita!
  • Restaurante Travoletta: Com uma cozinha italiana e contemporânea, o restaurante é uma boa opção de jantar, almoço, ou para tomar bons drinks. As comidas por lá são muito bem preparadas, com alimentos harmônicos e bem saborosos. O ambiente é super aconchegante, com uma vista linda para Pedra Azul. Inclusive, o estabelecimento se localiza na BR-262 em Pedra Azul. Há opções de massas variadas e pratos com carne. De bebidas, tem disponível chopps, cervejas, refrigerantes, vinhos e sucos variados. Nada como um bom vinho para harmonizar com uma excelente massa. Recomendamos!

Confira outras opções de lugares para comer e beber em nossas listas específicas de Domingos Martins.

O que fazer em Domingos Martins

Domingos Martins está situada entre montanhas, em uma das regiões mais lindas do estado, então paisagens bonitas não vão faltar para admirar.

A cidade possui bons programas no centro, mas também é cercada de trilhas ecológicas e atrações naturais. Aqui você confere os principais lugares para conhecer em Domingos Martins!

Portal da cidade

Quando você chegar no município, a primeira parada vai ser o Portal de Domingos Martins. Inaugurado em 1992, o monumento é o legítimo cartão postal da cidade e ótimo para tirar fotos.

O portal tem estilo colonial e uma arquitetura que encanta os visitantes. O mais bacana que você pode comprar lembrancinhas nas lojinhas de artesanato por lá.

Praça Dr. Arthur Gerhardt

Imagem Com Praça Dr. Arthur Gerhardt
www.tripadvisor.com.br

A Praça Dr. Arthur Gerhardt é uma ótima ideia para um passeio em família. O espaço possui uma boa área verde, com árvores e flores, tudo bem arborizado e bonito. A praça também abriga feirinhas de artesanato e diversos casarões antigos.

É um bom local para dar uma volta com as crianças em uma tarde de sol, bem como admirar a arquitetura da região que é marcante. Não deixe de visitar a Igreja Luterana, que fica bem próxima.

Rota do Lagarto

A Rota do Lagarto é um dos programas mais famosos de Domingos Martins e é uma excelente atividade turística. A rota tem início na BR-282, passa pelas montanhas capixabas e diversas atrações que merecem registro fotográfico.

Durante o circuito, você pode visitar restaurantes (no Quadrado de São Paulino), fazendas e conhecer várias atrações naturais. Além disso, na região há diversas pousadas para se hospedar. Para quem gosta de aventura, é um passeio imperdível!

Parque Estadual da Pedra Azul

Imagem Com Parque Estadual Da Pedra Azul
www.tripadvisor.com.br

Outra atividade na natureza é a visitação ao Parque Estadual da Pedra Azul, criado em 1991. Acreditamos ser um dos lugares mais visitados da cidade e um dos mais bonitos.

O parque fica a 50 km do centro da cidade e abriga diversas espécies de plantas e animais. O local também tem diversas trilhas ecológicas interessantes para boas aventuras. O mais legal que o parque é bem preservado, tem boa infraestrutura, com restaurante, estacionamento e pequenas lojas. Você tem que conhecer esse patrimônio natural!

Zoo Park da Montanha

Situado a 6 km do centro, o Zoo Park da Montanha é o único zoológico do Espírito Santo e merece a sua visita. O local possui mais de 160 espécies de animais e contato com a natureza, reunindo diversas espécies também da flora.

O zoológico cuida muito bem dos animais e é moradia de felinos, primatas e variadas aves exóticas. É um programa para toda a família!

Bosque das Cerejeiras

Imagem Com Bosque Das Cerejeiras
www.tripadvisor.com.br

Ainda na programação aventura e contato com a natureza, selecionamos o Bosque das Cerejas, que se localiza ao lado do Parque Estadual da Pedra Azul. O bosque é ideal para contemplar as flores e lindas paisagens. Durante o inverno, inclusive, é possível apreciar as belas cerejeiras. Não deixe de tirar fotos!

Lavandário de Pedra Azul

Outro lugar lindíssimo é o Lavandário de Pedra Azul, com mais de 16 mil pés de lavanda plantados. É uma propriedade particular muito bonita, perfeita para tirar lindas fotos. A lavanda é uma planta muito conhecida por suas propriedades medicinais e fragrância.

O espaço ainda tem um bistrô e uma lojinha com produtos produzidos a partir da lavanda. Passeio incrível!

Centro e agroturismo

Imagem Com Centro E Agroturismo
www.tripadvisor.com.br

Por último, mas não menos importante, é imperdível curtir a culinária local. Domingos Martins possui diversos restaurantes com comidas típicas e regionais. A cidade é famosa pelo agroturismo, então por lá é fácil encontrar fazendas e casarões coloniais que oferecem diversos produtos típicos.

Nossa sugestão é visitar a Fazenda Carnielli, que oferta delícias especiais produzidas nas montanhas. É imperdível essa experiência!

Outra boa ideia é passear pelo centrinho, que é super charmoso. É aquele centro de cidade pequena, com construções antigas, com arquitetura enxaimel, que lembra muito as casas alemãs. O local possui uma pracinha com parque infantil, diversos bares e restaurantes, bem como uma rua conhecida como a Rua do Lazer, com comércio e estabelecimentos.

Esportes

Para os aventureiros, há vários esportes na cidade, como a pesca e as cavalgadas ecológicas no complexo ecológico Fjordland.

Outra opção é dar um mergulho na cachoeira Cascata do Galo, que é um dos principais pontos turísticos de Domingo Martins. Ótimo para tomar um banho de água doce e renovar as energias. A queda d’água de 70 m de altura no meio da Mata Atlântica forma piscinas naturais entre as pedras e um lugar lindo.

Para quem curte esportes radicais, a descida do Rio Jucu é uma atração à parte. Alguns fazem a descida praticando rafting, para os mais corajosos, ou com boia cross, para quem quer relaxar ou está com crianças. É interessante contratar uma empresa específica para esse passeio.

Ademais, esportes como trilhas, ciclismo, corridas e caminhadas são muito comuns na região, bem como a prática de atividades de alongamento. O clima ameno colabora bastante para esses tipos de esportes.

Como se locomover na cidade

A melhor forma de se locomover em Domingos Martins é de carro, já que as atrações ficam longe uma da outra e há vários bares e restaurantes para conhecer mais afastados.

Então, a nossa sugestão, se você não for de carro, é alugar um, ou usar motoristas de aplicativo, ou mesmo táxis. Há ainda a opção de usar o transporte público, no entanto, os horários dos ônibus não são tão frequentes.

Quanto dias ficar em Domingos Martins 

A resposta para essa pergunta é bem pessoal, mas falando de modo geral, para aproveitar tudo que a cidade oferece com calma, o ideal é ficar 3 dias, pelo menos, por lá.

No entanto, quanto mais tempo conseguir ficar, melhor, pois há muitas opções de restaurantes, cervejarias, bares e outras atrações turísticas na região para aproveitar. E também, como o município é uma boa opção de descanso, quanto mais dias para relaxar, melhor!

Dicas para viajantes de como economizar

Viajar para Domingos Martins, no estado do Espírito Santo, é uma boa maneira de descansar e recarregar as energias. Se você gosta de viajar sempre e quer dicas para economizar, a Cupomzeiros possui todas as informações que você precisa, viajante!

Conheça os 12 Melhores Sites para Comprar Passagens Aéreas Baratas, pois eles te ajudarão a encontrar voos acessíveis para qualquer lugar o ano todo.

Além disso, você pode descobrir Como Conseguir Descontos em Hotéis, e ficar nas melhores acomodações da cidade pagando muito pouco.

Sendo qualquer cidade turística, todo cuidado é pouco com a segurança da sua viagem. Por isso, uma boa opção para garantir a segurança e conforto da sua família é o seguro viagem que, infelizmente, ainda é muito negligenciado por muitos viajantes.

Garanta seu seguro para não ter nenhum perrengue durante seus momentos de diversão e lazer. Além disso, o seguro vai te ajudar a economizar muito, se por ventura você precisar de algum serviço de saúde.

Usando essas dicas, você terá uma viagem incrível para Domingos Martins e outros lugares, mas sem pesar no seu bolso!

Agora, é só comprar as suas passagens aéreas e decolar para onde você desejar!

Considerações finais

Então, é isso tudo o que temos para falar sobre Domingos MartinsEspero que este artigo te ajude a viajar para essa linda cidade, gastando menos e aproveitando mais. Siga nossas dicas deste destino que é Domingos Martins e boa viagem!

Para pegar informações de outros lugares como esse, acompanhe sempre nosso guia de viagens, com excelentes dicas e sugestões de hospedagens, passeios, bares e restaurantes.

Até a próxima, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.