Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Itacaré: O Que Fazer, Onde Se Hospedar E Outras Dicas

Nos últimos anos, a Bahia vem se destacado devido no turismo aos seus paraísos tropicais, além de diversas atividades culturais e cidades litoraneas incríveis.

Entre as mais populares do estado, temos Itacaré, um pequeno destino, mas com enormes belezas.

Localizada no litoral Sul da Bahia, Itacaré é um dos destinos mais procurados pelos turistas atualmente no litoral baiano e no Brasil.

A cidade está situada entre Ilhéus e a Península de Maraú numa região conhecida como Costa do Cacau. Ela é pequena e calma, sendo rodeada por praias paradisíacas, além de cachoeiras e montanhas em meio à Mata Atlântica.

Itacaré atrai muitos surfistas por causa das grandes ondas, assim como turistas do mundo inteiro que procuram descansar nas lindas praias e usufruir de belas paisagens.

A região conta também com cachoeiras, trilhas ecológicas e ecossistema rico e único, sendo uma ótima opção para quem curte ecoturismo.

Sua população é tranquila e acolhedora, bem como carrega uma vasta história desde a colonização da região com as capitanias hereditárias.

Pela cidade, é possível encontrar diversos monumentos históricos, casarões e sobrados belíssimos que ajudam a contar a história da região.

Além de ser um lugar tranquilo e paradisíaco, a cidade de Itacaré está localizada próxima de outros polos turísticos que atraem muitos viajantes durante todo o ano, como Ilhéus, Barra GrandeMorro de São Paulo e a Ilha de Boipeba.

Deu vontade de viajar para lá agora, não deu? Então, confira o que fazer, onde se hospedar e tudo o que você precisa saber para fazer essa viagem incrível, além de várias dicas importantes sobre a região!

Lembre-se, também, use os nossos cupons de desconto para economizar na viagem:

O que fazer em Itacaré

Há muitas opções do que fazer na cidade de Itacaré e toda a região. Isso porque ela está cercada de matas verdes e praias belíssimas, além de ter uma infraestrutura interessante para receber turistas.

O turismo por lá é focado no contato total com a natureza, logo é uma ótima pedida para os amantes de ecoturismo, mas também para quem curte praias e lugares calmos para relaxar, descansar e aproveitar bem as férias.

Por ser uma região democrática, há bastante atividades para fazer, agradando também quem quer se divertir, praticar esportes, conhecer lugares novos e tirar muitas fotos em paisagens de tirar o fôlego.

Sendo assim, separamos algumas indicações incríveis de praias, lugares, hotéis e diversas outras atividades em Itacaré! Confira abaixo.

Praias de Itacaré

Veja algumas das melhores praias de Itacaré:

Imagem Com Praia De Conchas, Itacaré
Praia de conchas, Itacaré
Fonte: guiadeviagem brasil.com

As praias com certeza são as principais atrações da região. Por lá, podem ser encontradas praias urbanas, localizadas próximo às cidades e as praias rurais situadas em pontos mais afastados e locais desertos.

Muitas são incríveis, paradisíacas e algumas bem selvagens. A maioria é bem extensa com coqueirais, tendo outras emolduradas por montanhas cobertas pela mata, com várias trilhas para acessar.

No munícipio de Itacaré recomenda-se ir nas praias da Concha e da Coroa, bem como conhecer as praias São José, Resende, Tiririca, do Costa Ribeira. Vale muito a pena também curtir o pôr do sol no Mirante do Xaréu, que fica na Praia da Concha.

Não deixe de explorar também a Prainha e a Praia do Pontal. Ficando mais distante da cidade, vale dar um pulo para conhecer também a Praia de Jeribucaçu.

Inclusive, indica-se ainda fazer o passeio oferecido por agências de turismo da Trilha das 4 Praias (EngenhocaHavaizinhoCamboinha e Itacarezinho). Estas 4 são consideradas as praias mais bonitas, mas também são as que possuem mais difícil acesso.

Por serem o grande atrativo da região, muitas dessas praias possuem um excelente serviço para os turistas, com infraestrutura com barracas, quiosques, restaurantes, bares e pousadas.

No entanto, como mencionado, também é possível curtir praias mais desertas, que dependem de trilhas ou até mesmo barcos para serem acessadas. Nestes casos, é preferível tentar um bate e volta com agências da região para o passeio, ou se arriscar a fazer o programa por conta própria.

Cachoeiras e trilhas ecológicas

Embora Itacaré seja famosa por suas incríveis praias, também há outras formas de se refrescar nesse paraíso! Isso porque as cachoeiras da região são belas e únicas, perfeitas para passar um dia em família bem tranquilo.

Como mencionado, as praias são lindas e únicas porque se misturam com áreas de Mata Atlântica que cercam a orla.

Sendo assim, para chegar até as praias mais selvagens, é preciso se aventurar em trilhas ecológicas. Toda região possui uma vasta área de preservação ambiental e com boas quedas d'água.

Então quem gosta de ecoturismo é uma boa região para explorar. Há boas opções de trilhas à pé, com ou sem guia, que chegam a praias distantes e também as lindas cachoeiras.

Vale muito a pena tomar um banho de água doce. Uma das cachoeiras mais famosas é a de Tijuípe, que fica cerca de 15 km do centro.

A maioria das cachoeiras ficam próximas de trilhas que levam os turistas até as praias mais selvagens, então, em um só passeio é possível conhecer belas paisagens, entrar em contato com a natureza e tomar um banho de cachoeira antes de cair no mar.

Diversas agências de turismo da região oferecem trilhas e passeios. Aproveite para apreciar a natureza praticamente intocada e relaxar.

Nossas sugestões são as trilhas das já citadas 4 praias, da Prainha e da Praia de Jeribucaçu. Já boas cachoeiras para conhecer são as do Cleandro, Bom Sossego, Pancada Grande, Usina, entre outras.

Esportes

Imagem Com Rio Das Contas, Itacaré
Rio das Contas, Itacaré
Fonte: expedicaoandandoporai.com

Com belas praias e cachoeiras, não é de se espantar que um dos grandes atrativos de Itacaré é a prática de esportes, não é mesmo? Isso porque muitos turistas visitam a cidade para se aventurarem em diversos esportes radicais.

Basicamente, o mar dessa região é bastante propício para a prática de surf. Então, por lá é possível surfar nas grandes ondas, bem como aprender a praticar o esporte nas escolinhas e alugar materiais esportivos.

Outros esportes também são possíveis de serem praticados, como canoagem, rafting, arvorismo e passeio a cavalo. Apesar de ser mais que um esporte, uma dança, acrescentamos aqui a capoeira, que também é possível de ser vista e apreciada na região.

Há também opções de esportes radicais, para quem gosta, como o passeio pelo Rio de Contas, Salto do Almada, Salto do Apepique, rafting em Taboquinhas e outras trilhas ecológicas com níveis mais difíceis, que devem ser feitas com guias.

Em todos os casos, existem agências e empresas locais que oferecem aluguel de equipamentos, e até mesmo instrutores para os iniciantes. Assim, se quer praticar algum esporte em Itacaré, saiba que não faltarão opções para você!

Noite em Itacaré

Embora seja uma cidade pequena, Itacaré também conta com uma vida noturna, muito marcada por bares e restaurantes que, normalmente, são uma ode às tradições e culinária locais.

À noite, a sugestão para se divertir em Itacaré é ir para Rua da Pituba, no centrinho de Itacaré, onde se localiza os principais restaurantes e bares da cidade.

Por lá, você vai encontrar várias opções de lojas e feirinhas de venda de artesanatos, bem como venda de comidas locais.

Inclusive, não deixe de comprar uma lembrancinha nas lojinhas de artesanato, pois elas são uma ótima maneira de guardar com carinho as recordações desse incrível lugar.

No centro de Itacaré também se concentra o agito da cidade, então é um bom lugar para curtir música ao vivo, além de eventos festividades ocasionais que são promovidos principalmente para os turistas.

Centro histórico e Rio de Contas

Imagem Com Centro Histórico, Itacaré
Centro Histórico, Itacaré
Fonte: Badini.com.br

Originalmente, Itacaré era habitada por aldeias indígenas que viviam da pesca e agricultura para subsistência.

Por volta de 1530, Portugal iniciou a colonização da região, com as capitanias hereditárias, e junto com os Portugueses vieram também os Jesuítas, estes incumbidos de demarcar o território.

Então, por lá é possível encontrar, através da arquitetura, muito desta história. Principalmente no centro, há diversos monumentos históricos, como a Casa dos Jesuítas e a Igreja Matriz, assim como casarões e sobrados lindos que, hoje, se tornaram estabelecimentos comerciais.

A igreja matriz, cujo padroeiro é São Miguel Arcanjo, já tem quase 300 anos e tem uma rica beleza interna. Vale muito a visita!

Se voltarmos na história, Itacaré só começou a se desenvolver na segunda metade do século XIX, quando a base econômica do Sul da Bahia passou a ser produção de cacau. E só a partir de 1998, com a estrada asfaltada que liga até Ilhéus, que o turismo começou a ser explorado.

A cidade em si é bem pequena e pacata. Sua população é receptiva e boa parte vive do turismo. Mas, deve-se atentar que é uma região calma e tranquila, devendo respeitar o habitat de todos que vivem ali.

Para quem não sabe o significado do nome da cidade, estudos mostraram que “itaca” significa rio ruidoso e “ré” significa diferente. Logo, Itacaré significa rio de ruído diferente.

E por lá deságua no mar o Rio de Contas. Inclusive, na Praia da Coroinha, esse lindo encontro entre água doce e água salgada pode ser apreciado.

Culinária de Itacaré

Além de tudo isso, desfrutar da culinária baiana, que é única e uma delícia, não pode ficar de fora. Há diversas opções de bares e restaurantes, principalmente no centro da cidade (falaremos em tópico específico).

Outra opção de culinária é usufruir da terra do cacau, provando chocolates artesanais que são vendidos nas lojas. Uma boa ideia de passeio, inclusive, é visitar as fazendas de cacau da região.

Lá os visitantes têm a oportunidade de conhecer todo o processo de produção de chocolate, além de degustar os chocolates artesanais do local. Recomendamos!

Região com vários polos turísticos

Imagem Com Morro De São Paulo, Itacaré
Morro de São Paulo, Itacaré
Fonte: grou.com.br

Por ser cercada de outros lugares turísticos, vale explorar toda a região em torno de Itacaré. Se você optar por estender a viagem, então indicamos conhecer Morro de São Paulo, Serra Grande, Península de Maraú e Ilhéus.

Assim como Itacaré, essas regiões se desenvolveram muito nos últimos anos, especialmente no setor turístico.

Por isso, confira um pouco mais de cada uma delas, e quais belezas elas poderão te oferecer na sua viagem!

Morro de São Paulo

O requisitado vilarejo de Morro de São Paulo está localizado a cerca de 120 km de Itacaré, na Ilha de Tinharé.

Por lá, se encontra um balneário de belas praias, com fortes ondas e lindas paisagens. Na ilha, há diversos restaurantes deliciosos e a Fortaleza do Tapirandu, que está em ruínas, mas que vale a visitação.

No entanto, cabe lembrar que o passeio até Morro de São Paulo pode levar o dia inteiro, pois além do percurso de carro, há um trecho que deve ser feito de barco. Vale ressaltar também que o vilarejo é simples e com pouca estrutura, vivendo predominantemente do turismo.

Para te ajudar na sua viagem até Morro de São Paulo, temos algumas conteúdos incríveis para você descobrir mais sobre esse incrível paraíso! Confira:

Serra Grande

Outro passeio gostoso é ir para a cidade de Serra Grande. Localizada próximo a Itacaré (cerca de 29 km), o local reserva várias praias e belezas naturais. O acesso é feito através da BA-001, onde está um mirante com vista para a Praia do Pé de Serra.

Considerado por muitos a vila mais tranquila da Bahia, Serra Grande possui diversas praias incríveis, além de estar cercada de verde por todos os lados.

Sendo assim, pode-se dizer que também é uma boa pedida para quem deseja férias tranquilas e calmas, especialmente por ser um distrito para entrar em conexão com a natureza.

Assim como Itacaré, Serra Grande também é bastante pacata, sendo que o turismo é a sua maior fonte de renda. Vale a pena conhecer esse pequeno pedaço de calmaria no meio da Bahia!

Península de Maraú

Próximo à Itacaré, a 60 km da cidade, ainda estão localizadas a Baía de Camamu e a Península de Maraú. Este passeio é feito de barco ou lancha partindo da cidade de Camamu e tem muitas praias. A mais famosa é a belíssima Praia de Taipu que é repleta de piscinas naturais.

Assim, o indicado é ir nos dias em que o nível do mar está mais baixo e favorece o mergulho nas piscinas.

Mesmo sendo um destino desconhecido pela maioria dos brasileiros, a Península de Maraú vem se destacando a cada ano, sendo uma excelente opção para quem deseja curtir o litoral nordestino em praias calmas e belas.

Ilhéus

O principal aeroporto da região (e mais próximo de Itacaré) se situa em Ilhéus, então, na chegada, nos primeiros dias da viagem, é uma boa ideia conhecer os atrativos da cidade. A cidade fica nas margens dos rios Cachoeira e Almada, então você já imagina o visual.

A cidade também é conhecida pela sua arquitetura colonial, com casarões e monumentos históricos de grande riqueza do século XX. Além também de conter extensas praias, incluindo a Praia dos Milionários, do Sul e as praias próximo à Olivença, todas com muitas palmeiras e vasta extensão de areia.

Enfim, vivendo hoje do turismo sustentável, Itacaré e região, a terra do cacau, é um dos destinos mais procurados por quem quer viajar entre montanhas e praias, além de desfrutar de paisagens lindas.

Vale lembrar que algumas hospedagens oferecem aos visitantes um passeio completo com direito a percurso em trilhas ecológicas, paradas em piscinas naturais e muito mais, sendo ideal para ir com a família ou amigos.

Por outro lado, é necessário ponturar que Ilhéus ficou famosa por ser o berço de Jorge Amado, um dos maiores escritores do Brasil. Por lá, é possível visitar o Bataclã, um icônico bordel que, atualmente, é um museu e restaurante.

Além disso, Ilhéus é uma das melhores cidades da Bahia para curtir o conhecido roteiro do cacau. Isso porque a cidade conta com diversas fazendas de cacau, além de diversas lojas e fábricas de chocolate. Vale a pena visitar!

Aliás, se você quer conhecer mais das maravilha de Ilhéus, temos alguns artigos te esperando com as melhores dicas da cidade! Confira:

Onde ficar em Itacaré

Existem diversas opções de hospedagens para ficar na cidade e também propriedades mais afastadas, em meio à Mata Atlântica e também pé na areia.

Mas, a maioria dos hotéis se localizam próximo ao centro, da Praia da Concha e outras praias, sendo ótimo para acessar estabelecimentos comerciais e também curtir a praia.

Para te dar uma luz de onde se hospedar na cidade, selecionamos, então, as melhores hotéis em Itacaré:

  • Barracuda Beach Hotel - Localizado na Praia da Concha, com vista panorâmica do mar e da Mata Atlântica, oferece serviço de concierge, piscina com borda infinita, quadra de tênis, restaurante, café da manhã e muito mais. É um hotel 5 estrelas e um dos mais bem avaliados pelos hóspedes.
  • Terra Boa Hotel Boutique - Perto da praia e da Rua da Pituba, oferece bar, lounge, restaurante, academia, piscina, sala de jogos e Wi-Fi gratuito. A propriedade ainda conta com recepção 24 horas, serviço de translado do aeroporto e opções de quartos com varanda.
  • Ecoporan Hotel Charme Spa & Eventos - Situado próximo de várias praias, com opções de acomodações para toda a família, possui 3 piscinas, espaço kids, sauna, academia e salão de jogos. A hospedagem oferece ainda um spa completo com vários tipos de massagens.
  • Aldeia do Mar Hotel - Localizado em uma área arborizada perto da Praia da Concha, possui uma boa área de lazer com quadra de vôlei, piscina, restaurante e ambiente aconchegante. A propriedade oferece atividade aquáticas, café da manhã e um exclusivo bar na praia.
  • Vila Barracuda Boutique Hotel - No coração da cidade, possui um bom restaurante, piscina ao ar livre e 9 acomodações aconchegantes e bem equipadas. O hotel boutique tem um estilo contemporâneo baiano, boas avaliações e um excelente atendimento, segundo seus hóspedes.

Agora, se você é a favor de uma pousadinha, um lugar mais intimista, para se sentir em casa, confira algumas das nossas indicações de melhores pousadas:

  • Pousada Casa de Gabriella - Localizada bem próximo da Praia do Resende, é uma das hospedagens mais procuradas da cidade pela sua infraestrutura, com piscina, terraço e restaurante, além do excelente atendimento.
  • Pousada Villa dos Sonhos - Situada no meio da natureza, possui uma linda piscina praia, salão de jogos, bar e estacionamento privativo. A pousada oferece quartos bem equipados, com varanda com rede, serviço de translado e Wi-Fi gratuito.
  • Pousada Vila do Dengo - Próximo às praias da Concha, da Coroa e do centrinho, oferece piscina, sauna, terraço e quartos com varanda, Wi-Fi e que hospedam até 5 pessoas. A propriedade ainda conta com café da manhã, recepção 24 horas e opções de passeios turísticos e atividades esportivas.
  • Pousada Mar Ilha - Perto das praias da Concha e do Resende, é um ambiente familiar com 12 apartamentos e tratamento individual. A pousada oferece serviço de translado, recepção 24 horas, balcão de turismo e café da manhã continental ou buffet.
  • Pousada Vila Itaya - Localizada próximo ao Rio de Contas, oferece piscina grande, bar, terraço, áreas comuns para relaxar e quartos para até 5 pessoas. A hospedagem oferece café da manhã continental, atendimento personalizado, depósito de bagagens e serviço de quarto.

Por outro lado, se você curte resorts, com serviços 24 horas, regalias e muitos benefícios ao seu dispor, com vasta área de lazer e entretenimento, veja algumas opções de melhores resorts na região:

  • Itacaré Eco Resort - Localizado bem próximo da Praia de São José e da Prainha, dispõe de uma piscina rodeada por palmeiras, além de outra próxima à praia. A propriedade era uma fazenda de cacau e oferece uma experiência completa de lazer e descanso, com serviços e comodidades.
  • Txai Resort Itacaré - Pé na areia, situado em frente à Praia de Itacarezinho, possui spa, 5 piscinas, quadra de tênis, heliporto, restaurante, áreas de descanso e diversos jardins. Suas suítes e bangalôs são amplos e muito aconchegantes. É uma hospedagem 5 estrelas.
  • Vivant Eco Beach Resort - A pouco passos da Praia Taipu de Fora, a 63 km do centro de Itacaré, oferece 3 piscinas, academia, salão de jogos, jardim, lago, áreas de descanso e restaurante. O resort conta com vários serviços e bangalôs bem equipados.

Assim, você saberá dicas incríveis para sempre economizar na hora de se hospedar em qualquer lugar!

Onde comer em Itacaré

A culinária baiana é uma experiência única e inesquecível, que nenhum turista deve deixar de aproveitar. O tempero tipicamente regional é regado a dendê, frutos do mar e uma boa pimenta.

Pratos com peixes e camarões, moquecas e bobós são os mais encontrados na cidade. Mas, também há restaurantes que oferecem menu internacional e opções que todo brasileiro está acostumado.

Os preços variam bastante, tendo opções para todos os bolsos e sabores diversos. Come-se muito bem na cidade. A rua que possui mais variedade é a Rua da Pituba, no centro. Por lá, o movimento é sempre grande e o ritmo é agitado, com muitos bares, lanchonetes e restaurantes.

É possível comer um bom crepe na Tio Gu Creperia ou uma tapioca ou açaí na Casa da Tapioca. Quem sabe ainda tomar um café no Banana’s Café Gourmet ou no Café Com Cacau.

Para um bom churrasco, nossa indicação é o restaurante Panela de Barro. Já para consumir comida vegana, o mais conhecido é o Alamaim.

O restaurante Tia Deth é famoso por boas moquecas. Além deste, o Lua Cheia também faz sucesso pela moqueca e outros pratos com frutos do mar.

Para experimentar bons drinks, petiscos e pizza, sugerimos o Orla 55 e o Mirante Itacaré, que é inclusive um ótimo local para ver o pôr do sol.

Mas, se você quer sofisticação, procure o Restaurante do Jiló. Agora, se a pedida for por um lugar bem badalado à beira-mar, a melhor opção é o Restaurante Itacarezinho, na Praia de Itacarezinho.

Já na Praia da Concha, as barracas de destaque são a Cabana Ariramba e a Cabana da Ximbica.

É importante dizer que nem todas as praias da região oferecem opções de restaurantes. Na verdade, a minoria das barracas tem infraestrutura de quiosque. E, em dias de pouco movimento, nem sempre elas abrem. Fique atento se for para praias mais desertas.

Como podemos ver, não é difícil encontrar boas opções de comida em Itacaré e, para te ajudar a escolher um bom restaurante, preparamos um guia com os Melhores Restaurantes de Itacaré! Confira!

Quando ir em Itacaré

A Bahia é conhecida por ser um estado quente durante o ano inteiro, logo, não é difícil perceber que Itacaré também é uma região privilegiada pelo clima durante todo o ano.

Por lá, o clima é sempre quente e as chuvas são bem divididas ao longo dos meses. Mas, recomendamos ir fora da alta temporada para aproveitar mais e não enfrentar perrengues com a cidade lotada.

A alta temporada é no verão, entre dezembro até o carnaval, além dos feriados prolongados. Neste período a cidade fica bem cheia e os preços sobem bastante. Se quiser ir em uma época tranquila, evite essas datas.

Outro fator que influencia é a maré, que costuma alterar bastante o cenário das praias ao longo do dia e do mês, a depender da lua.

Para identificar o horário e nível da maré, é necessário consultar a tábua de marés. Quanto menor o número indicado, mais baixa será a maré. E quanto mais baixa, mais fácil de ver as piscinas naturais e o mar calmo.

Sobre as chuvas, os meses mais chuvosos são março e abril, e não há uma estação seca na região, mas sim um período que chove menos. Os meses que menos chovem são agosto, setembro e outubro, sendo ideais para frequentar as praias, fora da alta temporada.

Quantos dias ficar em Itacaré

Quanto mais tempo na região, mais descansado você ficará. Isso é muito pessoal, mas sugerimos um mínimo de 4 dias para conhecer as principais praias, relaxar e aproveitar Itacaré. Porém, 7 dias é o ideal para curtir sem correria.

Agora, com 10 dias, você conseguirá ainda fazer mais passeios e explorar toda a região. Quanto mais dias você puder ficar, mais será possível desfrutar de praias e polos turísticos da região que ficam mais distantes, como Morro de São Paulo, Ilhéus e Península de Maraú.

Como chegar em Itacaré

A cidade fica no litoral Sul da Bahia e pode ser acessada de diversas formas: ônibus, carro ou avião. É uma região de fácil acesso, com estrada asfaltada e bem sinalizada.

Tanto o transporte aéreo quanto o terrestre é tranquilo de ser feito e há bastante informação sobre o assunto na internet, nos aeroportos e terminais rodoviários.

Sendo assim, confira como chegar em Itacaré de diversas formas, e descubra a melhor maneira de chegar nessa pequeno pedaço de paraíso na Bahia!

De ônibus

É possível chegar na cidade através do transporte rodoviário, com origem nas diversas capitais brasileiras. Várias empresas de ônibus fazem o trajeto até o Terminal Rodoviário de Itacaré. As principais partidas são de Ilhéus e Salvador, que são as grandes cidades mais próximas.

De carro

Para chegar por via terrestre, de carro, as rodovias de acesso são a BA-654 ou BA-001. A cidade fica a 75 km de Ilhéus. E a 270 km de Salvador, via balsa de Itaparica, ou a 391 km via BR-101.

De avião

Por via aérea, é recomendado pegar um voo até o aeroporto de Ilhéus (há voos diretos saindo de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador) e, a partir de lá, alugar um carro, transfer ou até mesmo pegar um ônibus, para chegar na cidade. Esta é a forma mais rápida para chegar em Itacaré.

Outra alternativa é chegar no Aeroporto Internacional de Salvador (SSA) e fazer o trecho para Itacaré de ônibus ou carro, pela BA-001.

Dúvidas frequentes sobre Itacaré

Por ser uma região pequena e até mesmo desconhecida, existem algumas dúvidas comuns sobre Itacaré. Sendo assim, confira alguns questionamentos básicos antes de partir para a sua viagem!

Qual aeroporto mais próximo de Itacaré?

O aeroporto maior e mais bem estruturado mais próximo da cidade é o Aeroporto de Ilhéus – Jorge Amado, que fica a 75 km de Itacaré.

Como se locomover em Itacaré?

As melhores formas de se locomover na região é de carro, a pé, de ônibus ou com agência de turismos.

Para acessar as praias e trilhas mais distantes, como a de Itacarezinho, sugerimos ir de carro. É possível usar o próprio carro, mas também uma alternativa viável é alugar um automóvel no aeroporto de Ilhéus.

No entanto, vale ressaltar que, na alta temporada, a disputa por vagas de estacionamento é enorme, podendo gerar estresse durante a viagem.

O ideal mesmo é escolher uma pousada bem localizada e com estacionamento ou vaga de garagem, assim você poderá deixar o carro sempre que for passear pelo centro da cidade. Este que, inclusive, é melhor ir a pé.

Então, para percorrer as ruas do centro histórico e as praias em torno, o melhor é se locomover a pé mesmo. Se tem uma maneira deliciosa de aproveitar as praias da região, certamente é caminhando. E muitas das faixas de areia mais isoladas só podem ser visitadas assim, botando o pé na trilha.

Não há percursos muito difíceis e todas as praias acessíveis por trilha podem ser visitadas tranquilamente. Mas, evite andar a pé a noite, não é muito seguro.

Outra opção é usar ônibus. Os acessos às faixas de areia mais distantes ou às trilhas que levam às praias muitas vezes estão localizados à margem da BA-001, onde passa o transporte que segue de Itacaré rumo à cidade de Ilhéus.

Então, o melhor, nesse caso, é pegar o ônibus no Terminal Rodoviário e parar na entrada da praia desejada. De lá, é só seguir a trilha a pé (a mesma que os turistas que estão de carro terão que seguir).

Para quem está sem carro, mas não quer andar de ônibus, uma boa solução é o serviço de táxi da cidade ou até aqueles motoristas de aplicativos.

Não há muitas opções, então o valor costuma ser alto e os motoristas cobram preço fixo pelo trajeto de ida e volta às praias, com horário marcado para buscar os turistas.

Por fim, cabe falar das agências de turismo. Apesar de todas as praias serem acessíveis sem a necessidade de uma agência de turismo, o serviço pode ser muito cômodo para quem está sozinho ou sem carro.

No passeio fretado, será fácil fazer amizades, se divertir e arrumar companhias para outros passeios. Além disso, terá à disposição guias com informações sobre os locais e atividades mais interessantes. Então, o custo pode valer, especialmente para quem está viajando sozinho ou está sem carro na região.

Porque ir para Itacaré?

Um dos grandes motivos de ir para esta região é a possibilidade de aproveitar praias e montanhas ao mesmo tempo. Por lá você terá contato direto com a natureza, trilhas ecológicas, cachoeiras e poderá apreciar a Mata Atlântica.

Ao mesmo tempo será possível relaxar nas praias extensas, curtir vários esportes e tirar muitas fotos nas praias paradisíacas e paisagens deslumbrantes.

Outra grande vantagem da cidade é que algumas praias urbanas têm fácil acesso a partir do centrinho histórico. Além de tudo isso, será possível desfrutar da culinária baiana e ter um merecido descanso.

Quantos quilômetros tem de Ilhéus a Itacaré?

De Ilhéus até Itacaré tem 75 km. Por possuir aeroporto de grande porte, Ilhéus é a principal porta de entrada para quem deseja chegar de avião a partir de outros estados. Para ir do aeroporto até a cidade de Itacaré, o trajeto deve ser feito pela BA-001, por meio de carro ou ônibus.

No aeroporto, é possível também alugar um carro ou contratar algum serviço de translado.

Quando chove em Itacaré?

Não há período de seca em Itacaré, apenas épocas que chovem menos ou mais. A época de chuva na cidade e região ocorre no inverno, entre os meses de junho, julho e agosto, podendo chover constantemente por vários dias.

Durante todo o ano, a região recebe boa quantidade de chuva, mas raramente apresenta longos períodos de tempo fechado. Temporais rápidos ao longo do dia são comuns, mas o sol logo aparece para alegrar os turistas.

Então, os meses marcados por menor incidência de chuvas possuem índices que variam de 82 mm a 97 mm. Já os meses mais chuvosos ocorrem variações entre 133 mm e 147 mm.

Já a temperatura varia pouco ao longo do ano. No inverno, ela permanece entre 22°C e 28°C, sendo os dias mais frios.

Todavia, os meses mais quentes coincidem com a temporada de verão e a média da temperatura máxima entre novembro e março oscila entre 28°C a 29°C, enquanto a mínima fica na casa de 24°C. Nesta época é a alta temporada e a cidade fica mais agitada e cheia de turistas.

Por fim, vale citar que, independente da época que você visita Itacaré, você sempre será acolhido por um lugar aconchegante e muito tranquilo, além de conhecer os moradores locais, que são completamente prestativos e acolhedores.

Dicas para Viajantes

Itacaré é um destino incrível, mas, é importante ressaltar que, durante a alta temporada, os preços de voos e hospedagens podem ficar elevados para esse incrível destino.

Sendo assim, separamos algumas dicas incríveis para que você economize na sua viagem a Itacaré, independente da época do ano!

Para começar, para te ajudar a não gastar muito na viagem, nosso artigo de como economizar numa viagem vai te mostrar dicas e truques para montar um roteiro turístico incrível, mas que não pese muito no seu bolso.

Para te ajudar a encontrar hospedagens acessíveis, confira nosso artigo de como conseguir descontos em hotéis e pague muito pouco na hora de se acomodar nos melhores hotéis da região!

Além disso, nosso artigo com os 12 melhores sites para comprar passagens aéreas baratas trazem sites incríveis, que vendem voos baratos e promocionais, independente da época do ano.

Por fim, utilizar essas dicas é uma boa maneira de viajar para Itacaré gastando muito pouco, afinal, você aprenderá como montar um roteiro turístico mesmo tendo poucos recursos.

Considerações Finais

Então, isso é tudo o que temos para falar de Itacaré. Se você pretende conhecer a cidade e a região, aproveite nosso guia completo, monte seu roteiro e faça uma excelente viagem!

Com ele, você poderá montar um roteiro turístico incrível, mas conseguindo manter tudo dentro do seu bolso, para fazer a melhor viagem da sua vida.

Por fim, Itacaré é um dos lugares mais incríveis da Bahia, junto com Salvador, llhéus e muitos outros, portanto, se tiver a oportunidade, não deixe de conhecer!

Gostou desse artigo? Deixe aqui sua opinião nos comentários. E não deixe de compartilhar com quem você acha que vai se interessar por este assunto.

Até a próxima, viajantes!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.