Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Melhores Praias de Morro de São Paulo - TOP 7!

Vale a pena conhecer as melhores praias de Morro de São Paulo que é um dos mais lindos cenários que o Brasil possui, contando com um mar cristalino e águas mornas durante todo o ano, fica a 60 km ao sul de Salvador e com certeza vai ganhar o seu coração.

Morro de São Paulo faz parte de um arquipélago de 26 ilhas, onde apenas 3 delas são habitadas. É um espaço incrível onde todo mundo tem o seu lugarzinho, além de ser um dos pontos turísticos mais procurados da Bahia e de todo Brasil. Diversos estrangeiros procuram conhecer a ilha todos os anos.

Um dos melhores resorts da Bahia, o Patachocas, fica em Morro de São Paulo, então dá pra ver que é uma ilha bem conhecida e movimentada. Como a vila é realmente um morro, é importante entender as características de cada praia e por isso criamos a lista com as 7 melhores praias de Morro de São Paulo para te ajudar!

Melhores praias de Morro de São Paulo

Para poder escolher a melhor praia para você é necessário entender suas particularidades e também a sua estrutura. Dentro da vila, os veículos não podem circular e por isso é importante se hospedar o mais perto possível da sua praia preferida.

Trouxemos para você uma lista com as características de cada uma para facilitar a sua escolha. As praias são numeradas conforme a distância do centro da Vila, tendo como referência a praça Aureliano de O. Lima.

E para aproveitar mais a sua viagem use os cupons de desconto que preparamos especialmente para você.

Então, prepare o óculos de sol e vamos lá!

Essa é a lista das melhores praias de Morro de São Paulo:

Primeira Praia Morro de São Paulo

Imagem Com Primeira Praia Morro De São Paulo
Primeira Praia Morro de São Paulo
Fonte: tripadvisor.com

A escolhida número um para a nossa lista de melhores praias de Morro de São Paulo é a Primeira Praia.

Essa praia é menor da vila, contando com 300 metros de extensão e fica localizada ao final da rua da Prainha, sendo a mais próxima ao centro. Ela é conhecida como praia dos surfistas, mas os banhistas também podem aproveitar alguns trechos dela.

É o ponto de chegada da tirolesa que parte do Morro do Farol! Mas, normalmente, é mais frequentada por surfistas e moradores locais, já que é ideal para a prática de esportes aquáticos como mergulho com cilindro e snorkel, surf, banana boat, tirolesa e wakeboard.

Nessa praia, a maior parte dos imóveis são casas para aluguel de temporada, pousadas ou mesmo comércio em geral. Como ela é muito próxima ao centro, ela tem a maior parte de lanchonetes, restaurantes e outros comércios.

Segunda Praia Morro de São Paulo

Entre as melhores praias de Morro de São Paulo, está a Segunda Praia.

Essa é a praia mais procurada por quem está a fim de diversão. Ela possui uma excelente infraestrutura para os viajantes! O mar nessa praia é bastante calmo e as piscinas naturais que se formam na maré baixa são estonteantes.

A praia possui quase 400 metros de extensão e é repleta de restaurantes e bares no Morro de São Paulo com música ao vivo. É a praia mais escolhida pelos turistas, sendo muito movimentada durante o dia e também durante a noite por conta de suas diversas festas e luaus.

Depois de um dia de praia, de noite a faixa de areia vira pista de dança, com muita música e barracas de bebidas e muitas opções de divertimento. Nesta praia você com certeza não ficará entediado.

Terceira Praia Morro de São Paulo

Imagem Com Terceira Praia Morro De São Paulo
Terceira Praia Morro de São Paulo
Fonte: viagemclub.com

A Terceira Praia também ganhou um lugar especial na nossa lista de melhores praias de Morro de São Paulo.

Ela tem quase 800 metros de extensão, com uma faixa de areia pequena que some quando a maré está alta. Em sua lateral, a praia possui um caminho que te possibilita a passar de um lado para o outro sem a necessidade de entrar no mar quando a maré está alta.

Ela é uma praia mais isolada e menos frequentada das demais praias, mas é nela que se concentram o maior número de hotéis e pousadas de luxo! Então ela é bem servida de restaurantes e bares, tendo uma ótima estrutura turística.

Na maré baixa, é possível apreciar as diversas piscinas naturais que abrem espaço para os lindos recifes de corais. É uma praia super tranquila, o mar é calmo e cristalino, então é a mais indicada para quem quer descansar.

Quarta praia Morro de São Paulo

A nossa próxima selecionada para a lista de melhores praias de Morro de São Paulo é a Quarta Praia.

Entre as melhores praias de Morro de São Paulo, essa é a mais extensa delas, pois possui certa de 8km! Ela é menos frequentada e mais afastada do centro, mas a paisagem com certeza vale a sua visita, pois ela é inesquecível e praticamente deserta.

O mar dessa praia pode ser considerado uma lagoa de tão calmo que ele é, além de ter uma água cristalina e morna. A natureza que predomina essa praia é a Mata Atlântica, junto com os mangues e os coqueirais. Se você está à procura de tranquilidade , essa com certeza é a praia certa para você! O visual e o mar calminho, transformam essa praia em um lugar inesquecível.

Em sua extensão, ela conta com resorts no Morro de São Paulo, pousadas e a melhor estrutura da região, atendendo as necessidades do turista sem que ele precise ir até o centro da vila. Ela possui 4 restaurantes e alguns quiosques também.

Você pode ainda alugar um caiaque e máscaras de mergulho. Incrível, não é?

Quinta Praia

Imagem Com Quinta Praia
Quinta Praia
Fonte: tripadvisor.com

A próxima selecionada para a lista de melhores praias de Morro de São Paulo é a Quinta Praia.

Ela também é conhecida como Praia do Encanto, por possuir um visual espetacular do encontro do rio com o mar, transformando esse lugar num paraíso! Ela é totalmente afastada da vila, então não possui comércios em seus arredores.

Porém, nessa localização estão os mais luxuosos hotéis e resorts da região, sendo também os mais caros de Morro de São Paulo. Claro que o turista não precisará se deslocar à vila, pois o resort rem tudo que ele precisa.

Se ainda assim o viajante quiser dar uma volta pelo centro de Morro de São Paulo para aproveitar o movimento da vila ou mesmo para fazer umas comprinhas, os hotéis no Morro de São Paulo e resorts oferecem transportes com hora marcada.

Claro que essa praia não tinha como ficar de fora da nossa lista de melhores praias de Morro de São Paulo.

Praia de Guarapuá

A Praia de Guarapuá é a próxima integrante da nossa lista de melhores praias de Morro de São Paulo.

Ela possui uma enseada maravilhosa que com certeza vale a pena uma visita! Você pode ainda passear de barco pelas piscinas naturais ou mesmo um carro com tração para andar pela areia. É uma praia não muito frequentada, mas é um belo lugar!

Se tiver um tempinho livre, dê uma passadinha e conheça essa bela praia.

Praia da Gamboa

Imagem Com Praia Da Gamboa
Praia da Gamboa
Fonte: tripadvisor.com

A última selecionada para a lista de melhores praias de Morro de São Paulo é a Praia da Gamboa.

Essa é uma praia localizada na ilha de Tinharé, que é um pequeno vilarejo de pescadores, bem próxima a Morro de São Paulo, mesmo sendo outro povoado. Essa praia é um passeio incrível e possui um atrativo muito diferente que é o banho de argila.

Para chegar a essa praia você pode pegar um barco que sai do porto de Morro de São Paulo, ou fazendo uma caminhada pela praia. Para chegar a pé é importante consultar a tábua das marés uma hora antes de sair, senão corre o risco de ficar ilhado.

A trilha é bem simples, sai da Fonte Grande, perto da pracinha central de Morro de São Paulo, aproveite para conhecer as outras praias pelo caminho!

E essa é uma ótima opção para você que quer viajar a dois com o seu par.

Dicas das Praias:

Além de passear pelas melhores praias de Morro de São Paulo, claro que você deve querer saber quais são os melhores lugares para comer ou mesmo o que fazer nessas praias, então separamos uma lista dividida por cada praia para te ajudar!

Onde comer na Primeira Praia

Como estamos falando de um lugar baiano, a maior parte da comida que é servida ali, pertence à culinária local, então é muito comum de encontrar moquecas e peixes preparados de todas as maneiras, com o famoso tempero baiano

  • Papoula Culinária Artesanal – Rua da Lagoa, perto da rua principal. $
  • Dice 10 – caminha da Lagoa Fonte Grande. $
  • Basílico – Praça Aureliano Lima $
  • Jony Milanesa – Rua Porto de cima, n. 10 – Fonte Grande. $

A grande maioria dos restaurantes, pizzarias e lanchonetes ficam na Primeira e na Segunda Praia, pois são mais próximas ao centro. Nas demais praias, você vai encontrar barracas que servem espetinhos de camarão, acarajé e outras comidas baianas.

O que fazer na primeira Praia

Como em todas as praias de Morro de São Paulo tem sempre ótimas coisas para fazer. Fique tranquilo que jamais terá um dia entediante nesse paraíso.

Onde comer na Segunda Praia

Os restaurantes próximos à Segunda Praia são diversos, então você terá que optar pelo tipo de comida que quiser comer ou mesmo de qual país você quer experimentar as iguarias, pois diversos restaurantes possuem uma culinária internacional.

Pra onde você olhar vai ver um ponto que oferece algum tipo de refeição. Tem churrascarias, lanchonetes, bares, pizzarias. Esses são alguns dos estabelecimentos mais escolhidos:

  • Sambass Pousada – Segunda Praia, s/n. $$
  • Restaurante Pedra sobre Pedra – R. da Prainha, n. 286. $$
  • Buda Beach. Rua da Praia, n. 286 Segunda Praia. Comida brasileira e frutos do mar $$ $$$
  • Cantina Do Morro. R. da Prainha, n. 285, Segunda Praia. Comida italiana e pizzas. $
  • Restaurante Funny. Segunda Praia, Morro de São Paulo. Culinária brasileira, frutos do mar e sul-americana $$ $$$

Onde comer na Terceira Praia

Para comer na Terceira Praia, será necessário se deslocar até a Segunda ou Quarta Praia, pois os restaurantes são mais afastados dali.

Passeios na Terceira Praia

  • Passear de caiaque em torno da ilha de Caitá na maré baixa. O equipamento você pode alugar na beira da praia;
  • Nadar com os peixinhos nas piscinas naturais na maré baixa. Entre a ilha de Caitá e a faixa de areia a distância é curta;
  • Mergulho livre. Na maré baixa é possível ver diversas espécies de peixes e outros animais marinhos.

Onde comer na Quarta Praia

Os restaurantes estão espalhados em torno de toda a praia, não possuindo um endereço específico, então apenas listamos os restaurantes mais escolhidos:

  • Restaurante Canoa
  • Maré Bar e Grill
  • restaurante Cala Galera – Pousada Fazenda Caieira
  • Corais Restaurantes
  • Rancho do Bom Pescador
  • Restaurante Piscina
  • Terrazzamare Beach

O que fazer na Quarta Praia

Não se preocupe, não faltam opções!

  • Longas caminhadas apreciando a beleza das melhores praias de Morro de São Paulosentindo o calor do sol, ouvindo o barulho das ondas e sem se cansar. Esses passeios trazem uma sensação de liberdade incrível;
  • Passear de bike alugadas por hora no local. Já imaginou a cena, passear de bicicleta com a maior liberdade, o vento com cheiro de mar batendo no rosto num cenário desse;
  • Passeio de charretes e andar a cavalo. Não são muitas praias no Brasil que oferecem uma experiência maravilhosa dessa;
  • Mergulhar nas piscinas naturais na maré baixa, como tem uma extensa barreira de corais, borbulha de tantos peixinhos, com um punhado de ração eles se aproximam. Suas fotos vão ficar incríveis. Se não tiver snorkel, no local é possível alugar por 10,00;
  • Praticar kitesurf. Dentre as praias de Morro de São Paulo a quarta praia é a melhor para a prática desse esporte devido a força dos ventos. Tudo que você precisa para essa aventura está disponível para aluguel;
  • Passear de caiaque. Devido a profundidade das piscinas naturais, esse é um excelente local para a prática desse esporte. Você poderá alugar o caiaque no local.

O que fazer na Quinta Praia

  • Alugar charretes e bicicletas na Quarta Praia  e vir até aqui na maré baixa.
  • Passear a cavalo
  • Praticar mergulho com snorkel nas piscinas naturais de rara beleza.

O que fazer na Praia da Gamboa  

  • Paredão de Argila, muitos consideram que o banho de argila é terapeutico e embelezador. A pele fica hidratada, com frescor e suavidade.
  • Esportes náuticos, o mar calmo de Gamboa favorece a prática de stand up paddle, caiaque, natação, windsurf e vela. Os equipamentos você pode alugar nos estabelecimentos do vilarejo.
  • Fonte do Céu é uma queda d’água situada no meio da Mata Atlântica, um espetáculo da natureza para um banho refrescante de água doce. Para chegar lá é preciso percorrer uma trilha de dificuldade média, faça de preferência com guia local.
  • Passear pela vila e conhecer um pouco da vida do moradores, são pessoas simples mas muito simpáticas, adoram conversar com os turistas.

Dicas de Viagem a Morro de São Paulo: o que saber antes de ir

Além de visitar as melhores praias de Morro de São Paulo, você precisa entender quanto custa o melhor lugar para se hospedar, alimentação, entretenimento e até passeios.

Morro de São Paulo pertence ao Estado Bahia, localizada na Ilha de Tinharé na Costa do Dendê a 64 km de Salvador. Ela é administrado pela APA (Área de proteção ambiental) que cuida para que os interesses ambientais e econômicos estejam em perfeito equilíbrio.

Dentro da Vila não circula qualquer meio de transporte. Todo percurso é feito a pé ou de carrinho de mão, não se esqueça disso! Então antes de ir, avalie a sua condição física para enfrentar as descidas e subidas que o morro possui. A dica mais importante é escolher um hotel próximo à praia que você mais gostar!

Morro de São Paulo não é a única vila da Ilha de Tinharé, existem outras vilas que os poucos está atraindo mais turistas. Até mesmo em Morro de São Paulo, ainda existem algumas trechos desertos que é possível conhecer em passeios de barco ou carro 4×4.

Qual a melhor época para visitar Morro de São Paulo?

É importante entender qual a melhor época para visitar as melhores praias de Morro de São Paulo, já que de abril a agosto chove bastante. A partir da segunda quinzena de dezembro até final de janeiro e no mês de julho, carnaval e feriados prolongados são considerados alta temporada, fica bastante cheio.

Se você quer mais tranquilidade, escolha uma época de baixa temporada.

Está pronto? É só preparar a mala de viagem e partir!

Acessibilidade em Morro de São Paulo

Nem todas as pessoas conseguem viajar a Morro de São Paulo, infelizmente, pois as condições topográficas da ilha impedem que isso aconteça. Logo na chegada tem uma longa escada para você subir. O nome da ilha já diz tudo, é morro mesmo.

A acessibilidade para cadeirantes, crianças muito pequenas, pessoas com mobilidade reduzida, idade avançada, redução da capacidade respiratória, não é favorável. Mesmo para visitar as melhores praias de Morro de São Paulo, o acesso é complicado.

Onde comer em Morro de São Paulo

A gastronomia da vila é extremamente deliciosa e variada. Você pode encontrar restaurantes no Morro de São Paulo que servem comidas típicas baianas, com diversos peixes, camarões e frutos do mar.

Muitos restaurantes da ilha se dedicam a culinária internacional, já que a ilha é frequentada por grande número de estrangeiros. Veja algumas sugestões;

  • Restaurante Baiano. 2ª Praia Morro de São Paulo-  $$ – $$$
  • Sabor da Terra. R. Caminho da Praia 448 – $$ – $$$
  • Restaurante Santa Luzia. Rua 3 da praia s/n Centro, Morro de São – $$ – $$$
  • Bar Padaria Cafeteria 3 Fratelli Rua da Terceira Praia S/N Próximo à Salude distribuidora – $
  • Sushiroll. Rua da Praia 34 comida japonesa apenas para entrega – $
  • Barraca da Miriam. Quarta Praia.
  • Tinharé. Rua Caminho da Praia, Morro de São Paulo, Ilha de Tinharé – $
  • Acarajé Q’delicia R. da Fonte Grande s/n – $

Você também pode optar por refeições mais baratas, tem vários moradores que oferecem prato feito e marmitex por R$20,00 que são bem gostosos.

Conclusão

Nosso post de hoje trouxe para você as melhores praias de Morro de São Paulo, com diversas dicas de onde comer e o que fazer na sua visita às praias paradisíacas.

Gostou do nosso post de melhores praias de Morro de São Paulo? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.