Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Guia Morro de São Paulo: (O Que Fazer, Onde Ficar...)

Situada numa pequena ilha no sul da Bahia, a vila de Morro de São Paulo se tornou um dos lugares mais visitados do estado, e o que não faltam são motivos para isso! Afinal, a região é repleta de belezas naturais, além de um clima quente que proporciona dias agradáveis o ano inteiro.

Com mais de 500 anos de história, Morro de São Paulo avançou de uma pequena vila de pescadores, para um dos maiores polos turísticos do Nordeste. Nos últimos anos, diversas mudanças e investimentos foram realizados em sua infraestrutura, para incentivar o turismo local.

Sendo assim, se você acredita que Morro de São Paulo é o destino perfeito para suas férias, trouxemos um guia completo sobre tudo o que você precisa saber antes de conhecer essa charmosa vila! Confira abaixo.

Um pouco sobre Morro de São Paulo

Localizada a cerca de 60 km de Salvador, Morro de São Paulo pertence ao arquipélago de Tinharé, no município de Cairu, litoral da Bahia. Embora poucas saibam, o local é uma verdadeira ilha, ou seja, só é possível acessá-lo via barcos ou balsas. 

Descoberta em 1531, Morro de São Paulo é uma parte importante da história do Brasil. Não somente por fazer parte da colonização do país, mas por ter sido porta de entrada de um grande navegador português da época, Martin Afonso de Souza.

Na época, Morro de São Paulo constituiu-se em uma pequena vila de pescadores que, basicamente, não tinha muitos atrativos. Contudo, suas belezas naturais sempre impressionaram quem ali chegavam e, quase 500 anos depois, ainda encantam quem pisa na vila pela primeira vez.

Por sua estrutura simples, Morro de São Paulo foi negligenciada por muito tempo, afinal, somente na década de 1980 a vila teve acesso à energia elétrica e outras “modernidades”.

Desde então, o local ganhou diversos olhares, inclusive do Governo do Estado da Bahia, que viu ali uma oportunidade de crescimento turístico e econômico. Dessa forma, a pequena e singela vila de pescadores lentamente se tornou um dos lugares mais visitados da Bahia.

O que fazer em Morro de São Paulo?

Morro de São Paulo não é incrível somente por suas belezas naturais, mas também por sua história e até mesmo religiosidade. Dessa forma, separamos alguns pontos turísticos imperdíveis para conhecer na vila!

Farol em Morro de São Paulo

Imagem Com Farol Em Morro De São Paulo
Foto: Farol em Morro de São Paulo www.tripadvisor.com.br

Inaugurado em 1855, o Farol em Morro de São Paulo é um dos pontos turísticos mais visitados da pequena vila - e não poderia ser diferente. Isso porque o lugar é um verdadeiro cartão postal do lugar. 

Com quase 90 metros de altura, o farol permite uma visão exuberante das belezas naturais do Morro de São Paulo. Além disso, apesar de ser um pouco distante, o local é de fácil acesso, basta seguir a trilha da Igreja Nossa Senhora da Luz.

Piscinas naturais

Situadas na Quarta Praia, as piscinas naturais de Morro de São Paulo são um verdadeiro ode à calmaria e tranquilidade. Embora muitas praias no Brasil tenham suas próprias piscinas naturais, as que contemplam a vila tem um charme único. 

Isso porque não é preciso atravessar grandes distâncias para se banhar nelas, basta entrar na água e está tudo certo! Com águas mornas e calmas, é o destino perfeito para quem deseja fugir do agito das outras praias de Morro de São Paulo.

Inclusive, se você não quiser arriscar perder essa maravilha na região, é necessário visitar as piscinas naturais durante a lua nova ou cheia. Isso porque é o momento ideal para a maré baixar, e você terá essa beleza natural sem esforço. 

Além disso, a Quarta Praia é bem estruturada, ou seja, existem diversos bares, restaurantes e comércios para você não passar perrengue na sua viagem. 

Praça Aureliano

Imagem Com Praça Aureliano
Foto: Praça Aureliano www.minube.com.br

Como mencionado, Morro de São Paulo praticamente nasceu com o descobrimento do Brasil e uma maneira simples de conhecer um pouco dessa história é através da Praça Aureliano.

Inclusive, a árvore conta com uma amendoeira belíssima, que é um verdadeiro marco da região. Isso porque, na década de 1950, um pai resolveu comemorar o nascimento da sua filha e, para marcar a data, plantou a árvore na praça mais conhecida de Morro de São Paulo.

Atualmente, a praça foi reformada e conta com uma estrutura moderna, mas, você ainda consegue sentir o clima histórico que ela apresenta. Aliás, é nos arredores da praça Aureliano que se encontram a maioria dos comércios de Morro de São Paulo.

Sendo assim, se você quer terminar o seu dia de forma bem tranquila, nada melhor do que dar uma voltinha na praça após o pôr do sol. Por lá, também existe o comércio de artesanato local, para você comprar uma lembrancinha do lugar. 

Igreja Nossa Senhora da Luz

Assim como muitas regiões da Bahia, Morro de São Paulo também conta com muita religiosidade e um dos marcos da sua história é a Igreja Nossa Senhora da Luz. Com mais de 400 anos de história, ela representa toda a história da região através de sua pintura e obras.

Em 1628, a fim de substituir uma velha capela na região, as autoridades de Morro de São Paulo decidiram construir a Igreja Nossa Senhora da Luz. Dessa forma, eles projetaram um espaço histórico sem muito esforço.

Isso porque a igreja conta com elementos clássicos, além de um estilo típico das igrejas clássicas da Bahia, como as encontradas em Salvador e Ilhéus, por exemplo. 

Atualmente, ela passou por uma revitalização e, por estar situada bem na entrada da vila, é um passeio quase obrigatório para qualquer turista. Aliás, existem alguns comércios nos seus arredores que vale a pena conhecer!

Primeira Praia

Imagem Com Primeira Praia
Foto: Primeira Praia www.tripadvisor.com.br

Morro de São Paulo é bastante conhecida por sua natureza exuberante e, é claro, suas belas praias. Por lá, as praias são divididas por números e, neste caso, a primeira que você deve conhecer é a Primeira Praia.

Embora tenha uma pequena extensão, ela é uma das mais visitadas da região, especialmente porque dá acesso a outro ponto turístico: o Farol de Morro de São Paulo.

Além disso, devido aos seus ventos e ondas fortes, muitas pessoas procuram a praia para praticar surf e kitesurf. Aliás, você também pode praticar outros esportes na praia, como vôlei de praia ou slackline. 

Apesar de pequena, ela conta com uma infraestrutura interessante, com diversos bares, restaurantes e pousadas. Sendo assim, se você quer curtir uma praia tranquila, saiba que a Primeira Praia é uma das melhores opções de Morro de São Paulo!

Segunda Praia

Muitos turistas afirmam que a Segunda Praia é a mais visitada de Morro de São Paulo. Bem, o que não faltam são motivos para conhecê-la! Com uma extensão maior do que a da Primeira Praia, ela tem uma infraestrutura incrível, sendo, provavelmente, a praia mais badalada da região. 

Isso porque ela está repleta de bares, restaurantes, clubes, além de diversas outras opções para se divertir. Inclusive, é a melhor praia da região para praticar vôlei, já que todos os turistas escolhem as suas areias fofas para isso.

Além disso, assim como na Quarta Praia, a Segunda Praia também tem piscinas naturais, embora estas só aparecem quando a lua está cheia ou nova. Por outro lado, no fim da praia, podemos conferir outro ponto turístico da região, a Ilha da Saudade.

No entanto, o que faz a Segunda Praia ser tão badalada é a sua vida noturna. Isso porque ela tem diversos barzinhos funcionando à noite, com música ao vivo e discotecagens. Além disso, é comum as mesas serem decoradas com velas, para dar um ar mais intimista à noite da cidade.

Sendo assim, se você adora uma praia movimentada e bem estruturada, saiba que a Segunda Praia é a melhor opção em Morro de São Paulo! Por lá, o que não faltam são opções incríveis para a sua diversão.

Terceira Praia

Imagem Com Terceira Praia
Foto: Terceira Praia www.tripadvisor.com.br

Possuindo incríveis 800 metros de extensão, a Terceira Praia é uma das mais interessantes em Morro de São Paulo, especialmente porque ela está na “divisa” do agito e da calmaria. 

Isso porque ela fica ao lado da Segunda Praia, é bem próxima da Quarta Praia, ou seja, é um lugar perfeito para curtir o sol e o mar sem grande agitação. Contudo, ela ainda tem uma boa infraestrutura e recebe um número considerável de turistas. 

Assim como nas praias anteriores, ela também é muito procurada por turistas que querem se aventurar nos esportes, como vôlei, caiaque, stand up paddle, kitesurf, surf, entre outros. 

Além disso, ela também tem suas piscinas naturais, sendo que estas são uma das mais extensas da região. Outro ponto interessante da Terceira Praia é que, na maré alta, a faixa de areia se esconde, ou seja, nem sempre é possível caminhar à beira-mar.

Se isso não é o bastante para você se aventurar, a praia ainda tem uma pequena ilha no fim de sua extensão, a Ilha de Caicó, onde é possível chegar de caiaque ou de barco. Atualmente, algumas empresas locais oferecem traslado para você chegar até lá. 

Quarta Praia

Com quase 9 km (!) de extensão, a Quarta Praia, sem dúvidas, vai agradar aqueles que amam calmaria e tranquilidade. Quase deserta, ela conta com pouca infraestrutura, embora seja possível encontrar alguns bares e restaurantes no início da praia. 

No entanto, diferente das outras praias, ela não tem muito movimento. Assim, é possível encontrar caiaques para alugar, mas, nada comparado ao acesso das outras praias.

Dessa forma, a Quarta Praia é recomendada para os turistas que querem curtir uma praia deserta, mas sem a necessidade de comprar seus próprios mantimentos. Na prática, o ideal é levar sua água e comida, e curtir a praia mais sossegada de Morro de São Paulo!

Contudo, é importante citar que, assim como as outras praias, a Quarta Praia também tem suas piscinas naturais. Neste caso, por sua longa extensão, é possível encontrá-las em diversos pontos da praia durante a maré baixa. 

Repleto de coqueiros e uma imensa mata, a Quarta Praia também é perfeita para camping e outras atividades, como kitesurf e mergulho. No entanto, devido a sua extensão, é quase impossível aproveitar a praia em um único dia, logo, é ideal se programar para um fim de semana no lugar. 

Onde se hospedar?

Nos últimos anos, diversos empreendimentos em Morro de São Paulo foram inaugurados para oferecer a melhor acomodação aos turistas. Sendo assim, trouxemos algumas opções de onde se hospedar na pequena vila!

Hotel Portaló

Imagem Com Hotel Portaló
Foto: Hotel Portaló www.tripadvisor.com.br

Se você quer se hospedar num lugar super charmoso e confortável em Morro de São Paulo, saiba que o Hotel Portaló é a escolha perfeita! Situado próximo a dois pontos turísticos incríveis - o Farol e a Praça Aureliano Lima - ele é a melhor opção para descansar por um preço justo. 

Com vista para o mar da Ilha de Tinharé, o hotel tem uma enorme infraestrutura, com chalés privativos e espaçosos, além de áreas comuns para os hóspedes. Além disso, ele está cercado pela mata da região, tornando o hotel um paraíso em meio a natureza. 

Nos chalés, podemos encontrar wi-fi, varanda, frigobar, camas de alto padrão, mesa e ar-condicionado. Em algumas unidades, também é possível encontrar uma banheira de hidromassagem, com vista para o mar. 

Outro ponto positivo do Hotel Portaló é a sua enorme piscina ao ar livre, perfeita para dar um mergulho depois de um dia de mar. Além disso, também há um espaço kids para as crianças, além de um parquinho infantil.

Para os adultos, um bar mediterrâneo e um restaurante com o melhor da comida sul-americana proporcionarão momentos inesquecíveis e prazerosos.

Sendo um dos melhores hotéis em Morro de São Paulo, o Hotel Portaló é uma excelente opção pelo custo-benefício, além da excelente localização diante da Mata Atlântica da Bahia. 

  • Média da Diária: R$530 - 970
  • Endereço: Ladeira da Igreja, S/N
  • Telefone: (75) 3652-1374

Pousada Passárgada

Charmosa e bem localizada, a Pousada Passárgada é uma das melhores pousadas em Morro de São Paulo, especialmente por estar próxima a diversos pontos turísticos da região. 

Situada a 500 metros do Forte Grande, a pousada tem um típico estilo praiano, além de ter uma bela vista para o mar. Nas áreas comuns, ainda podemos encontrar uma enorme piscina, um bar e um restaurante para provar o melhor da comida baiana.

Nos quartos, a pousada oferece TV Smart, ar-condicionado, camas de alto padrão, serviço de quarto, cofre, frigobar, geladeira e, em algumas unidades, também há uma varanda com vista para a praia.

Com café da manhã incluso na diária, a Pousada Passárgada é uma ótima opção para quem deseja curtir Morro de São Paulo sem gastar muito, já que oferece acomodações fantásticas por um preço justo. 

  • Média da Diária: R$499 - 618
  • Endereço: R. Caminho do Farol, 01 - Gamboa, Cairu - BA, 45428-000
  • Telefone: (75) 99158-4300

Patachocas

Imagem Com Patachocas
Foto: Patachocas www.tripadvisor.com.br

Embora não leve este nome, o Patachocas é considerado um dos melhores resorts em Morro de São Paulo, principalmente porque conta com mais de 250 mil metros quadrados de estrutura à beira-mar.

Situado na Quarta Praia, ele está cercado da Mata Atlântica da região, além de contar com apartamentos luxuosos e espaçosos. Com três tipos de acomodações, ele visa oferecer conforto e tranquilidade por um preço justo.

Dessa forma, os apartamentos contam com 40 m² e uma bela varanda, para ter a melhor vista do pôr-do-sol de Morro de São Paulo. Sendo assim, é possível ter uma vista panorâmica para o mar sem precisar sair do quarto.

Nas instalações comuns, temos uma enorme piscina, além de um bar para tomar uns drinks especiais. Por outro lado, o restaurante do resort oferece um belo café da manhã, com uma enorme variedade de bolos, frutos, pães, doces, entre muitos outros. 

Inclusive, é importante citar que o restaurante do resort também conta com o melhor jantar da região. Por lá, pratos selecionados celebram o melhor da cozinha baiana e sul-americana, com um cardápio variado diariamente. 

Para as crianças, o resort oferece um Espaço Kids e uma copa para bebês, além de um parquinho infantil incrível. Além disso, os funcionários do hotel promovem brincadeiras e jogos para tornar a estadia dos pequenos mais agradável.

Nos quartos, podemos encontrar frigobar, geladeira, serviço de limpeza, ar-condicionado, TV Smart, cofre e, em algumas unidades, uma bela sacada que permite uma visão panorâmica do mar. 

Sendo uma excelente opção para famílias, o Patachocas oferece acomodações luxuosas e confortáveis por um preço justo, além de ter uma decoração super moderna, unindo elegância com elementos futuristas. 

  • Média da Diária: R$517 - R$1.030
  • Endereço: Quarta Praia, S/N
  • Telefone: (75) 3199-9210

Onde comer?

Uma das melhores experiências no Morro de São Paulo é poder experimentar o melhor da cozinha baiana. Sendo assim, vamos te mostrar alguns lugares incríveis para comer na ilha!

Funny

O Funny é considerado um dos melhores restaurantes em Morro de São Paulo, especialmente para quem ama frutos do mar. Isso porque o restaurante é focado em pratos com peixe, além de outras iguarias baianas. 

Com uma decoração tipicamente praiana, o Funny conta com mesas montadas na areia, para você conseguir experimentar o melhor da comida baiana sem sair da praia. 

Entre os destaques do menu, temos uma bela moqueca de siri, além de um bobó de camarão de dar água na boca. Além disso, os camarões empanados são um dos petiscos mais pedidos pelos clientes, e vale muito a pena provar.

Com preço justo e um serviço excepcional, o Funny é uma verdadeira experiência gastronômica em Morro de São Paulo. Por isso, não deixe de visitá-lo durante a sua estadia na ilha!

  • Endereço: R. Caminho da Praia, 270
  • Telefone: (75) 3652-1479

Papoula Culinária Artesanal

Imagem Com Papoula Culinária Artesanal
Foto: Papoula Culinária Artesanal www.tripadvisor.com.br

Situado na entrada de Morro de São Paulo, o Papoula Culinária Artesanal faz jus ao nome, focando suas especialidades no melhor da comida caseira baiana. Com um cardápio bem variado, o que não faltam são opções para todos os gostos. 

Com estrutura e decoração acolhedor - remete a uma casa - o lugar oferece diversos pratos, incluindo opções vegetarianas e veganas, com destaque para os peixes grelhados e o camarão à moda da casa.

Por outro lado, um dos destaques desse restaurante são suas bebidas, já que muitas são artesanais. Sendo assim, não deixe de experimentar a bebida energética da casa, pois é um dos drinks mais pedidos pelos clientes. 

  • Horário de Atendimento: 12h - 23h (Fechado no domingo)
  • Endereço: Rua da Lagoa, 6
  • Telefone: (75) 3652-1295

Mediterrâneo

O Restaurante Mediterrâneo é uma excelente opção para comer em Morro de São Paulo, especialmente porque une o melhor da comida mediterrânea, podendo agradar todos os gostos.

Situado próximo ao Farol, ele une elegância com um toque praiano, oferecendo pratos refinados por um preço justo. Entre os destaques, temos a Moqueca da casa e o peixe grelhado. 

Além disso, também é possível encontrar alguns petiscos, como as entradas de siri e camarões à moda da casa. Inclusive, vale citar que eles também servem hambúrgueres deliciosos, para quem deseja um lanche mais rápido.

Com música ao vivo semanalmente, o Mediterrâneo também conta com uma carta de vinhos fantástica, com as melhores opções para um jantar agradável. Além disso, eles também servem diversas cervejas, das tradicionais às artesanais. 

  • Horário de Funcionamento: 11h - 00h
  • Endereço: R. Caminho da Praia, Vila
  • Telefone: (75) 99102-9561

Qual a melhor época para ir?

Assim como em muitos lugares da Bahia - incluindo a capital Salvador - Morro de São Paulo é bastante visitado todos os meses, já que conta com programação para o ano inteiro.

No entanto, para não arriscar perder nenhum programa pela chuva ou clima instável, existe uma temporada perfeita para cada necessidade! Na prática, o calor está presente na ilha o ano inteiro, mas, existem alguns meses específicos para curtir o lugar de forma mais amena.

Sendo assim, se você quer pegar a alta temporada do turismo, é necessário viajar entre novembro e fevereiro. Nesta época, Morro de São Paulo está repleta de turistas por todos os lados, e o que não faltarão são opções de divertimento e turismo. 

Contudo, se você quer um clima mais ameno e aproveitar com menos turistas, é recomendado visitar Morro de São Paulo entre setembro e novembro. Nesta época, a ilha marca 25 °C, sendo uma boa opção para viagens em família.

Por outro lado, se você quer curtir o frio da ilha, é possível viajar entre julho e agosto, quando o clima está mais fresco devido às chuvas da região. No entanto, nem todos os serviços turísticos ficam disponíveis nessa época, sem contar que fica mais difícil acessar as praias.

No mais, é importante saber qual expectativa você espera do Morro de São Paulo, ou seja, se prefere um lugar mais cheio ou mais tranquilo. Como já sabemos que faz calor por lá o ano inteiro, só basta escolher se é melhor curtir com muitos ou poucos turistas circulando. 

Quantos dias ficar em Morro de São Paulo?

Como mencionado, Morro de São Paulo é uma ilha distante, sendo necessário um barco para acessá-la. Neste sentido, é necessário saber que o translado até ela também conta com parte da sua viagem.

Além disso, o que não faltam são atrações para curtir na ilha, como a Quarta Praia que não pode ser vista em somente um dia, logo somente um fim de semana pode não ser suficiente para aproveitar todas as maravilhas do Morro de São Paulo.

Sendo assim, para curtir bem esse paraíso baiano, é recomendado um roteiro turístico de 5 a 7 dias. Assim, você poderá curtir as praias, pontos turísticos, além dos restaurantes para poder experimentar o melhor da comida regional. 

Como chegar em Morro de São Paulo?

Chegar em Morro de São Paulo não é uma tarefa muito fácil, pois já que está situada numa ilha, não é possível o acesso direto de carro. Neste sentido, até existe uma cidade próxima à ilha - Valença - mas não dá para fazer o percurso de carro direto. 

No entanto, é importante ressaltar que, independente da forma que você queira chegar em Morro de São Paulo, é necessário passar por Valença para pegar um barco. Inclusive, Valença até conta com um aeroporto próprio, mas não vale a pena usá-lo pelo preço excessivo das passagens.

Sendo assim, confira algumas maneiras de chegar em Morro de São Paulo, principalmente através de Salvador, a maneira mais fácil de chegar na ilha. 

Barco

O trajeto de barco é o mais fácil para chegar em Morro de São Paulo, sendo o mais usado pelos visitantes da ilha. Para isso, é necessário pegar um ferry em Salvador, no Terminal São Joaquim em direção a Ilha de Itaparica, para ficar em Bom Despacho.

Ao chegar lá, é necessário pegar uma van ou ônibus até Valença. Em Valença, você deverá se dirigir ao terminal marítimo e, em seguida, pegar um barco até Morro de São Paulo.

Atualmente, diversas empresas realizam o percurso em Valença, logo, não será difícil encontrar um barco para chegar em Morro de São Paulo. 

Lancha

Embora não seja possível ir de Salvador até Morro de São Paulo de carro, é possível fazer o trajeto até Valença. Neste caso, é necessário sair de Salvador até a Ilha de Itaparica, de carro, através do ferry, para continuar a viagem.

Em seguida, ao chegar em Valença, você deverá pegar uma lancha para Morro de São Paulo. Na volta da viagem, basta realizar o trajeto inverno.

Ônibus

Se você não tiver como ir de carro, uma boa opção é ir de ônibus de Salvador até Valença. Neste caso, o ônibus vai somente até Valença, sendo necessário pegar um barco ou lancha para chegar em Morro de São Paulo.

Atualmente, é possível gerar facilmente um ônibus para Valença na Rodoviária de Salvador.

Catamarã

Se você não quiser ir de carro ou ônibus, uma excelente maneira de chegar em Morro de São Paulo é através de um catamarã. Neste caso, você deverá embarcar em um catamarã em Salvador, especificamente no Terminal Marítimo de Salvador São Joaquim.

Atualmente, existem diversas empresas que fazem o translado, sendo que o valor médio para a viagem é de R$150,00. Além disso, dependendo da condição do mar, é possível chegar ao Morro de São Paulo em cerca de 2h30.

Dúvidas frequentes

Antes de viajar para Morro de São Paulo, é necessário se atentar a algumas dúvidas frequentes sobre a ilha. Confira!

Onde fica o Morro de São Paulo?

Morro de São Paulo está situada no arquipélago de Tinharé, sendo um distrito da cidade de Cairu.

Quanto custa a entrada para Morro de São Paulo?

Poucos sabem, mas para visitar Morro de São Paulo, é necessário pagar uma taxa de visitação para estar na ilha. O valor é configurado como TUPA (Tarifa por Uso do Patrimônio Histórico do Arquipélago) e contempla todo o período da viagem.

Atualmente, a taxa de visitação é de R$20,00. Contudo, crianças até 5 anos e idosos acima dos 60 anos não precisam pagar a taxa. Além disso, estudantes e pessoas com deficiência (PCD) têm acesso ao pagamento de meia taxa (R$10,00).

Qual o aeroporto mais próximo de Morro de São Paulo?

O Aeroporto de Valença, situado na cidade de mesmo nome, é o aeroporto mais próximo de Morro de São Paulo. No entanto, devido ao alto custo das passagens até ele, não é uma boa opção para chegar na ilha.

Dessa forma, o Aeroporto Internacional de Salvador (SSA) é o melhor lugar para desembarcar antes de prosseguir com a sua viagem para Morro de São Paulo.

Quando chove em Morro de São Paulo?

Morro de São Paulo é famosa por ter um clima quente durante o ano inteiro. Contudo, entre abril e agosto, a época de chuvas toma conta da ilha, sendo um período de baixa temporada.

Dessa forma, se você quer conhecer Morro de São Paulo em uma época com pouca movimentação, não deixe de visitar a ilha durante os meses citados. 

Considerações finais

Seja por suas belas praias ou por sua Mata Atlântica deslumbrante, o que não faltam são razões para conhecer Morro de São Paulo. Atualmente, a ilha é um dos lugares mais visitados da Bahia, principalmente pelo clima quente e a variedade de atrações para conhecer.

Sendo assim, seja em casal ou em família, o que não falta no Morro de São Paulo são opções incríveis para conhecer, além de uma gastronomia inesquecível e um povo bastante acolhedor. 

Por fim, agora que você já sabe como chegar em Morro de São Paulo, que tal conhecer os melhores bares da região para tomar uma cervejinha gelada nos dias quentes dessa belíssima ilha no litoral sul da Bahia?

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.