Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros
biografia

O que significa biografia?

A biografia é um gênero bastante comum, e que possui uma finalidade bastante importante para que se possa compreender a vida de uma pessoa importante, que tenha feito suas contribuições para a sociedade, e que desperte o interesse de outras pessoas em conhecer sua vida.

Se você quer entender melhor o que significa esse termo, sua importância, sobre quem e sobre o que elas tratam, observar exemplos, e entender suas aplicações, é exatamente sobre isso que iremos tratar nesse artigo. Então, basta continuar a leitura até o final.

O que significa biografia?

Biografia, em termos práticos, é um termo bastante simples de ser entendido. Para isso, basta apenas observar a origem de sua formação como palavra, que vem do grego, onde Bio é “vida”, e Grafia é “escrita” ou “escrever”. Dessa forma, a biografia é a escrita da vida, ou melhor, é um gênero textual que narra, conta a vida de uma pessoa, de forma escrita. Mas de sobre quem especificamente é esta escrita?

Bem, na verdade, nada impede que uma biografia seja escrita sobre nada. Afinal, em sua conclusão não se mostra especificamente sobre o que deve-se escrever, embora esteja pressuposto que seja sobre a vida de alguém.

Nesse caso, a grande questão realmente não é sobre quem se pode escrever, mas sim por que escrever sobre a vida de uma pessoa? Por que dedicar tempo a estudar toda a vida de alguém? Essa é a verdadeira chave da questão, mostrando que, normalmente, se há motivos para que essa biografia seja escrita, seja pessoal ou social.

Por que as biografias são escritas?

Depois de entender o seu significado, compreender o seu propósito é muito mais simples. As biografias são escritas justamente para retratar a vida de uma pessoa, contar sua história, seus feitos, suas obras, infância, etc.

Pesquisar sobre isso demanda tempo e esforço, afinal, é preciso fazer uma análise sobre toda a vida da pessoa biografada. Por isso, não são todas as pessoas que ganham uma biografia, é preciso que alguém tenha interesse em estudar a vida dessa pessoa, ou melhor, é preciso que as pessoas tenham interesse em conhecer a sua vida. Obviamente que essa não é a regra geral, mas a via de regra, esse é o motivo que rege esse gênero.

Sobre quem elas são escritas?

Como já foi possível perceber, quando se escreve sobre a vida de alguém, há um interesse em fazer isso, podendo ser simplesmente pessoal ou então mais público. De todo modo, normalmente elas tratam da vida de pessoas célebres da sociedade, que tenham uma contribuição significativa.

Vale lembrar que não é uma recompensa por seus trabalhos, ou algo que se tenha que merecer, mas sim relacionado ao interesse que outras pessoas têm em conhecer a vida dessa pessoa.

Dessa forma, as biografias, normalmente, tratam de figuras ilustres da sociedade, independentemente de qual campo seja. O que vale realmente, é que haja um interesse em que essa obra seja mostrada ou lida.

Assim, pessoas que dão uma contribuição para a sociedade, como cientistas, políticos, pintores, poetas, grandes empresários, escritores, escultores, pensadores, filósofos, atores, cantores, diretores, dramaturgos, apresentadores, personalidades importantes, etc, normalmente tem sua vida escrita, para que as outras pessoas possam observar e entender seus feitos e como ela chegou lá.

Exemplos de biografias

Tendo em vista que, em via de regra, as pessoas importantes, memoráveis, e que deixaram o seu legado, e que despertam o interesse de outras pessoas, tem sua vida escrita, basicamente todas as pessoas importantes que você pensar, muito provavelmente terá sua vida escrita por alguém. Vejamos alguns exemplos de biografias de pessoas ilustres, em suas respectivas áreas:

Qual é a importância de se escrever sobre a vida de alguém?

Por serem grandes personalidades, a vida dessas pessoas é sempre algo que desperta interesse dos outros, que querem justamente conhecer sua história. A importância da biografia surge exatamente desse ponto, dessa necessidade de passar essas informações.

Vale pensar também em algo relacionado a reunião de tudo o que está relacionado a vida dessa pessoa, tanto para facilitar as pesquisas, quanto também para documentar, deixar escrito na história tudo o que envolve essa pessoa.

Quando se pensa em uma jovem atriz como a Millie Bobby Brown, não é difícil encontrar informações sobre ela, entrevistas, séries e filmes que ela fez. No entanto, quando se fala em pessoas que viveram a muito mais tempo, como Leonardo da Vinci, se não fosse o trabalho de algum historiador que tenha se dedicado a pesquisar e reunir suas informações, pouco se saberia sobre o mesmo, ou todos esses dados estariam dispersos.

Um ponto interessante é que para escrever sobre a vida completa dessa pessoa, o historiador ou algum profissional interessado, ganha autorização da personalidade, quando ainda em vida, ou de seus herdeiros, para que possa criar a obra, obtendo inclusive informações privilegiadas dessa pessoa, criando assim uma biografia autorizada, que pode ser comercializada normalmente.

Em outros casos, nas chamadas biografias não autorizadas, não é possível comercializar essa obra dentro da lei, uma vez que pode expor muitas informações da vida pessoal do biografado, sem que ele dê essa autorização.

O que significa autobiografia?

Assim como as outras pessoas podem escrever sobre a vida de alguém, nada impede que a própria pessoa escreva sobre sua própria vida, e essa é a chamada autobiografia, que é quando se escreve sobre si mesmo.

O ponto mais positivo disso é que essas informações saem direto da fonte, e a não ser que a pessoa seja de má índole, são dados com muito mais probabilidades de serem verdadeiros. Afinal, ninguém melhor para falar sobre a sua vida do que a própria pessoa.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.