Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quais São Os Melhores Facas para Sushi? TOP 6 Produtos!

No mundo da cozinha, existem diversas facas incríveis para nos ajudar a cozinha, tais como facas artesanais, facas para churrasco, facas para pão, facas para peixe, facas do chef e facas santoku. Agora, na hora de preparar sushis ou sashimis, não podemos esquecer as incríveis facas para sushi.

Sendo assim, para que você consiga fazer sushi como um sushiman, trouxemos as 6 Melhores Facas para Sushi do mercado, além de algumas dicas para você escolher a melhor opção para levar para casa.

Bora conferir?

TOP 6 Melhores Facas para Sushi

Por aqui, já trouxemos facas elétricas, faqueiros, faqueiros Tramontina, talheres dourados e talheres coloridos para te apresentar. Hoje, vamos mostrar 6 modelos incríveis de facas para sushi que, com certeza, irão te agradar! Confira:

Faca para Sushi Mundial Japanese

Para quem deseja ser um sushiman, nada melhor do que apostar nessa excelente faca para sushi da Mundial.

Contando com um incrível cabo de madeira, ela possui 18 cm, e pertence à linha Japanese, que é destinada à cozinha oriental.

Fabricada em aço inox, ela tem um design adaptado, que facilita na hora de filetar peixes, carnes ou legumes.

Além disso, ela é altamente afiada, justamente para que você tenha cortes rápidos e precisos para fazer um bom sushi.

Faca para sushi KitchenAid

Por aqui, temos um modelo menor da KitchenAid, mas que não decepciona na hora de produzir um sushi.

Produzida em aço inox, essa faca possui lâminas habilmente trabalhadas, feitas em aço semi-polido com alto carbono, sendo uma faca rígida e muito precisa.

Além disso, ela também possui um cabo ergonômico, que fornece controle e segurança na hora de usar. Com 25 cm, ela tem outro ponto interessante, pois tem um acabamento texturizado e cromado, justamente para ser um produto mais bonito e brilhante.

Faca Para Sushi Brinox

Para começar nossa lista, temos uma faca para sushi profissional da Brinox.

Feita em aço inoxidável, ela é extremamente precisa no corte, além de possuir um cabo ergonômico e antiderrapante, para evitar acidentes na hora do preparo.

Com 42cm, ela é extremamente leve, já que pesa apenas 150g, sem contar que ainda possui um design samurai muito bonito, com detalhes em preto para deixar o produto mais sofisticado.

Faca para Sushi Kataoka

Quer uma faca realmente japonesa para cortar seu sushi? Então, não deixe de conhecer esse modelo da Kataoka!

Originária do Japão, essa faca é para uso profissional, e possui uma lâmina precisa e extremamente resistente.

Com modelo anatômico, ela possui 21cm de extensão, além de um cabo em madeira antiderrapante para evitar acidentes. Inclusive, sua lâmina é do tipo de bôkô, um clássico da cozinha japonesa, que garante cortes precisos e rápidos no sushi.

Faca para Sushi Mundial Elegance

A Mundial também investiu em belas facas para sushi e, por aqui, temos o modelo Elegance.

Ideal para cortar peixe cru, ela possui 25cm, e foi confeccionada em aço inoxidável, sendo super resistente à ferrugem.

Além disso, possui uma borda de lâmina do estilo plano, além de ter um cabo antiderrapante. Outro ponto interessante é que o seu design é anatômico, justamente para dar mais precisão e força na hora de cortar os sushis. Sendo uma opção profissional, você não deve deixar de considerá-la caso queira virar sushiman!

Faca para Sushi Wellmix

Outro modelo super profissional de faca para sushi é o da Wellmix.

Confeccionado em aço inoxidável, este produto foi pensado para ser usado por profissional, especialmente por ter uma lâmina altamente afiada e precisa.

O seu cabo é feito em madeira antiderrapante, e possui um detalhe em preto muito bonito, que remete às clássicas facas japonesas. Por fim, pode-se dizer que, com 33cm de comprimento, ela é uma faca grande e super eficiente para cortar e filetar peixes de diversos tipos.

Como Escolher uma Faca para Sushi?

Assim como tábuas de corte e os espetos giratórios foram criados para propósitos específicos, não é difícil perceber que as facas para sushi tem características próprias, as diferenciando das facas tradicionais.

Sendo assim, separamos alguns critérios comuns para você conseguir escolher uma boa faca para sushi. Confira os principais:

Tipo de Aço

O tipo de aço usado na lâmina da faca é uma consideração importante. A maioria das facas de sushi é feita de aço inoxidável de alta qualidade, como aço inoxidável VG-10, aço inoxidável AUS-10, ou aço inoxidável de Damasco.

Na prática, esses aços são conhecidos por sua durabilidade, nitidez e resistência à corrosão.

Estilo da Lâmina

Para você escolher um bom modelo, é importante saber que existem dois estilos principais de lâmina de facas de sushi: yanagiba e usuba. Confira um pouco de cada uma delas:

Yanagiba

É uma lâmina longa e fina, geralmente com um único bisel (afiação em um lado apenas). É usado principalmente para cortar fatias finas de peixe cru.

Usuba

É uma faca com lâmina larga e reta, usada principalmente para cortar legumes e outros ingredientes vegetais em sushi.

Comprimento da Lâmina

O comprimento é algo que deve ser analisado ao comprar esse tipo de faca. O comprimento da lâmina de uma faca de sushi varia, geralmente, de cerca de 21 a 30 centímetros.

Dessa forma, escolha o comprimento com base no tamanho dos peixes e ingredientes que você costuma usar e na sua própria preferência pessoal.

Bisel

A maioria das facas de sushi tem um bisel único, o que significa que a lâmina é afiada apenas em um lado. Basicamente, isso permite cortes extremamente precisos, mas também requer uma técnica de afiação específica.

Sendo assim, certifique-se estar confortável com o estilo de bisel antes de comprar.

Empunhadura

A empunhadura da faca deve ser confortável para você. Algumas facas de sushi têm empunhaduras de madeira tradicionais, enquanto outras têm empunhaduras mais modernas e ergonômicas. Escolha uma que se adapte à sua preferência.

Qual a Diferença da Faca de Sushi para Outros Modelos?

A principal diferença está no estilo da lâmina. As facas de sushi tradicionais são projetadas com uma lâmina longa e fina, muitas vezes com um único bisel afiado apenas em um lado da lâmina.

Geralmente, isso permite cortes extremamente precisos e fatias finas de peixe cru. Por outro lado, as facas de cozinha ocidentais geralmente têm lâminas mais largas e são afiadas de ambos os lados.

A maioria das facas de sushi tem um bisel único, o que significa que a lâmina é afiada apenas em um lado. Isso é conhecido como bisel assimétrico e permite um corte mais preciso em ângulos específicos. 

Facas de cozinha ocidentais geralmente têm biséis duplos, afiados em ambos os lados.

Além disso, as facas de sushi tendem a ter lâminas mais longas do que a maioria das facas de cozinha ocidentais.

Por fim, também é necessário dizer que o comprimento varia, mas muitas facas de sushi têm lâminas de 21 a 30 centímetros para acomodar cortes longos e precisos.

As Pessoas Também Perguntam

Além das dicas que demos, também é interessante conhecer alguns questionamentos comuns sobre as facas para sushi, para levar os melhores modelos para casa. Assim, confira os principais:

Por que usar uma faca específica para sushi?

Facas feitas especialmente para cortar sushi e sashimi têm um formato longo e estreito que permite fazer um único corte preciso. A ideia é que essas facas não devem "serrar" a carne do peixe, mas sim cortá-la de forma limpa e suave.

Para conseguir isso, é importante que a faca esteja muito afiada. Manter a faca afiada é essencial para obter cortes perfeitos e preservar a textura e o sabor do peixe.

A escolha de uma faca de qualidade também é importante, pois essas facas são geralmente feitas de aço inoxidável de alta qualidade. Em suma, usar essas facas corretamente e mantê-las afiadas é fundamental para preparar sushi e sashimi com sucesso.

Qual é o melhor peixe para fazer sushi?

Os tipos de peixe mais adequados para preparar sushi são o salmão, o atum e alguns peixes brancos.

Considerações Finais

Se você quer ser um sushiman, ou pelo menos comer bastante sushi no dia a dia, não existe nada melhor do que apostar nas incríveis facas para sushi!

Sendo altamente adaptadas, elas permitem cortes precisos e rápidos e, dessa forma, fazer esse clássico da culinária asiática fica mais fácil do que nunca!

No mais, com essas facas, você comerá sushi sempre que quiser! Inclusive, não deixe de apostar em bons molhos ingleses na hora de degustar, tudo bem?

Por hoje é só, mas em breve estaremos de volta com novas dicas e recomendações para vocês!

Leia também:

Até a próxima, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.