Quais As Melhores Facas Artesanais? Veja o TOP 13 do Mercado!

Atualmente, existem diversas facas funcionais para nossa cozinha, tais como facas de pão, facas do chef, facas de peixe e até mesmo facas elétricas. Porém, poucas são tão incríveis como as facas artesanais.
As facas artesanais, quase como ter ares de cozinha profissional na sua casa, com um bom e preciso corte, você contribui tanto para a estética, quanto para o sabor do que decide pôr à mesa.
Por isso mesmo, sem mais delongas, vamos ao nosso top 13 com as melhores facas artesanais do mercado!
Melhores Facas Artesanais
Antes de iniciar nossa lista, queremos te lembrar de fazer suas compras apenas nos melhores sites para comprar. Assim, você evita problemas com a sua mercadoria.
Além disso, para economizar, você pode utilizar os nossos cupons de desconto. Vai aliar economia e segurança! Agora, vamos partir para nossa seleção:

Faca Jungle Híbrida Resina 420c Zanline
As facas artesanais da marca que abrem a nossa lista são produzidas com lâminas temperadas a óleo em um processo manual, garantindo um corte preciso e mantendo o fio por muito tempo.
Assumindo o topo do ranking, a “Jungle” é ideal para uso na caça e é também uma faca para churrasco e possui cabo híbrido feito com resina cristal e pinha, sendo cada peça única e exclusiva. Seu material é o aço inox, de grande resistência à oxidação e ela conta ainda com tratamento térmico (tempera) de excelente qualidade.

Faca artesanal para churrasco HK – Linha Luxo
As facas da HK utilizam o aço inox 420, o qual tem ligação com cromo, um material claro e com alta densidade que, além de ter propriedades magnéticas, possui eximia resistência mecânica, assim como alta resistência à corrosão, ao contrário das facas de aço carbono.
Os produtos HK são forjados e detalhados de forma artesanal, mantendo, assim, um alto nível de atenção aos detalhes. As peças possuem equilíbrio perfeito entre cabo e lâmina, o que proporciona um corte extremamente preciso.

Faca (Picanheira inox 420) – Facas Gaúcha
A terceira opção que separamos para você entre as melhores facas artesanais do mercado acompanha chaira estriada endurecida por tratamento térmico indutivo, e revestida em cromo duro, proporcionando o uso prolongado.
A ranhura da chaira é uniforme e contínua, isenta de falhas, proporcionando afiação com facilidade. Com cabos produzidos com madeira nobre e bainha de couro, esse é um conjunto campeiro de qualidade.

Faca (javalizeira aço carbono 1070) Facas Gaúcha
Essa faca de 12 polegadas, de cabo de Guajuvira e lâmina Brut Forge, com peso de 420 gramas, é mais uma de excelente qualidade.
Para conservá-la em bom estado, a fim de manter a performance, é importante administrar a oxigenação.
Também pode ser utilizado um pouco de azeite de oliva após a higienização. Para melhor conservação do fio de sua faca, orienta-se o uso de uma chaira lisa, mantendo o alinhamento e prolongando o poder de corte.

Faca de churrasco “Rodeio 7” Facas Rodeio
A faca Rodeio possui o desenho clássico de lâminas mais estreitas e pontiagudas, inspiradas nas facas europeias e um toque artesanal. Sendo assim, é ideal para ser utilizada na preparação de carnes em geral e tem ampla funcionalidade no dia a dia, tanto para o uso na cozinha como para o uso como faca para churrasco.
Para cuidar bem da sua peça tempera integral feita a 550ºC, em aço alemão cirúrgico e com cabo com detalhes em couro legítimo, corte sempre os alimentos sobre uma superfície macia.

Faca artesanal de churrasco – Hickmann 46029
Esta faca de 8 polegadas é ideal para sua lida diária, com uma lâmina de 2 mm de espessura e 21.5 cm de comprimento, é perfeita para cortar carnes e temperos. Com beleza e qualidade ímpares, a peça em aço inox e com cabo feito de chifre, também é durável e resistente à oxidação.
Além de bem equilibrada, facilitando o manuseio e o corte, acompanha bainha de couro que protege a lâmina e tem película extra de níquel e cromo. Não esqueça de considerar essa possibilidade.

Faca Artesanal Damasco 6″
A Faca Artesanal Damasco 6″ SQ4185 é uma verdadeira obra-prima em funcionalidade e beleza. Feita à mão com uma lâmina de 6 polegadas em aço inoxidável de alta qualidade, ela oferece durabilidade, resistência à corrosão e um corte afiado e preciso.
Seu design artesanal é único, com um cabo esculpido à mão em madeira nobre, proporcionando um acabamento elegante e confortável. Essa faca é mais do que uma ferramenta de corte, é uma obra de arte que encanta tanto pela estética quanto pela qualidade na cozinha.

Faca Gaúcha 8″ Cabo Curvo Chifre Madeira Osso
A Faca Gaúcha Churrasco 8″ Cabo Curvo Chifre Madeira Osso da marca Facas Gaúcha é uma verdadeira peça de arte com tradição e qualidade.
Feita artesanalmente com lâmina de aço inox 420 de oito polegadas, oferece um corte uniforme e preciso, tornando-se uma ferramenta robusta e versátil para cortes diversos.
Além disso, seu cabo é feito de osso e madeira, materiais nobres e resistentes, proporcionando equilíbrio e facilidade de uso.

Faca de cozinha Santoku – Facas Thomazi
O modelo de facas Santoku tem como finalidade cortar, picar e fatiar. Feita artesanalmente com lâmina monobloco em aço inox cirúrgico 420c, a faca possui resistência, firmeza, excelente retenção de fio e tempera preparada para receber impactos.
Criada originalmente no Japão é uma faca ideal para cozinha. Entre as madeiras usadas nos cabos, estão: Guajuvira, ipê amarelo, ipê roxo, cabreúva, pau ferro, jacarandá, imbuia, nogueira americana ou pau-brasil. O aspecto bruto e original que se tem do aço recém-saído da forja é preservado nesse elegante modelo.

Faca Fighter Oxidada Artesanal 8′
A Faca Fighter Oxidada Artesanal de 8 polegadas é uma impressionante faca de luta monobloco fosfatizada.
Feita artesanalmente, apresenta um design robusto e resistente, ideal para uso em situações desafiadoras.
Sua lâmina possui 20 centímetros e foi oxidada para garantir maior durabilidade e resistência à corrosão.
Por fim, o acabamento fosfatizado adiciona um toque de rusticidade e estilo à faca.

Faca artesanal Coreadeira – Coqueiro
Ideal para lida no campo, essa faca artesanal possui cabo de madeira e lâmina de 1mm de espessura em aço carbono 1070. A lâmina é temperada a óleo em um processo bem artesanal.
As facas artesanais são itens de colecionador e podem ser de diversos tipos: caça, pesca, sobrevivência ou utilitárias. Elas encantam pelos detalhes dos materiais nobres utilizados pelos artesãos especializados, os cuteleiros. O aço damasco, o ouro e o marfim imperam nessas peças. Uma faca coreadeira serve para retirada de couro.

Faca artesanal Kiritsuke – C. Cardoso
Faca culinária, estilo japonês, forjada artesanalmente em aço 1095, com bainha em couro bovino e cabo híbrido em padrão imbuia e resina.
As facas Kiritsuke são facas de cozinha em estilo japonês, usadas por chefs do mundo inteiro por sua versatilidade. O peso da faca é 245g e a medida da lâmina é 23cm de comprimento, 5cm de largura e 3,5mm de espessura. Uma faca no “estilo japonês” vem da inspiração daquelas do país, que têm origem nas espadas japonesas. A peça tem 8 polegadas.

Zanline Faca Cutelo Artesanal Estilo Antigo Aço
Por fim, nosso último item não é exatamente uma faca, mas sim um cutelo. O Cutelo Artesanal Facas Zanline é uma faca robusta e resistente, feita à mão com excelente qualidade em aço carbono 1070.
Com uma lâmina de 25cm, o cutelo possui um corte preciso e retém o fio por muito tempo. Além disso, seu design artesanal apresenta acabamento brut forge, mantendo parte da lâmina com o aspecto bruto e original da forja, tornando cada faca única e exclusiva.
As pessoas também perguntam
O que é faca artesanal?
Uma boa faca artesanal é resultado da combinação de uma série de fatores que vão desde o aço escolhido à técnica de produção – há quem forje, há quem apenas desbaste e há quem combine as duas técnicas – até o tratamento térmico utilizado, sendo o principal a têmpera.
Por que comprar uma faca artesanal?
As facas artesanais são produtos mais exclusivos que podem ser utilizados no dia a dia ou compor grandes coleções. Elas existem em diversos modelos, sendo que seu grande diferencial está nos cabos que podem ser de chifre de boi, pata de cavalo, rabo de tatu e muito mais.
Qual o melhor material para fazer faca artesanal?
Aço Carbono: Um dos preferidos por cuteleiros e por colecionadores, pois é mais simples de tratar, forjar e temperar, permitindo acabamentos diferenciados que podem ser rústicos, espelhados e até misturas mais maleáveis que favorecem a fabricação de facões, por exemplo.
A cutelaria e a indústria das facas
A técnica milenar de confeccionar instrumentos cortantes é uma das mais antigas da humanidade. O ofício com status de arte consiste na fabricação de todos os utensílios metálicos de corte: facas, canivetes, adagas, machados, punhais, navalhas, etc.
Há uma ramificação chamada cutelaria artesanal, que se dedica unicamente à produção não industrial de ferramentas cortantes e/ou pontiagudas.
Na Antiguidade, as facas eram consideradas tão valiosas que, em algumas culturas, as pessoas pediam para ser enterradas com elas, como os escandinavos, que eram habilidosos artesãos de facas luxuosamente decoradas, repletas de adornos e pedras preciosas.
As partes de uma faca
- Ponta: região que permite fazer perfurações.
- Barriga: próxima à ponta, levemente curvada.
- Espinha: parte sem lâmina para maior precisão no corte e apoio das mãos evitando acidentes.
- Apoio: possibilita o equilíbrio durante o manuseio.
Para que serve uma faca artesanal?
Feitas de diferentes maneiras e segmentos para cortar, descascar ou filetar, as facas artesanais são peças decorativas que podem ser usadas na preparação, sobretudo, de churrascos.
Mas, também pontuamos outros modelos e outras aplicabilidades linhas atrás por aqui, como o uso em artesanato, trato com couro e atividades em acampamento, por exemplo.
2 milhões de dólares é o preço da faca mais cara do mundo!
Sobre os ingredientes para uma faca artesanal perfeita:
Uma lâmina perfeita pode fatiar ou cortar os ingredientes sem esforço. Em contrapartida, uma faca sem fio pode esmagar o alimento, alterando sua textura e o sabor.
A têmpera do aço, importante para a qualidade da faca artesanal, é um método que possui duas etapas: o aquecimento do metal e seu resfriamento rápido.
O aquecimento é realizado acima da temperatura crítica (727º C) para obter a organização dos cristais do aço (austenitização).
O que uma chiara faz pela sua faca?
A chaira é o primeiro recurso a ser utilizado para afiar a faca. O que a chaira faz não é retirar material da lâmina, mas sim endireitá-la. Por isso seu uso diário é recomendado – ou sempre que a faca não cortar direito.
A ferramenta não desgasta o metal, pode (e deve) ser usada todos os dias.
Segure a chaira com a mão esquerda e a faca com a mão direita num ângulo de 20 graus em relação à ela. Em movimentos rápidos, passe todo o comprimento da lâmina da faca pela chaira. É importante afiar os dois lados da lâmina.
O início do alinhamento do fio deve ser próximo ao cabo da faca, deslizando-a até sua ponta, de tal forma que somente o fio esteja em contato com a superfície da chaira. O número de movimentos
depende do estado inicial do fio da faca ou do nível de qualidade desejado.
O recomendado é começar com mais pressão e reduzir ao longo do processo.
Um ponto importante: O atrito e as possíveis batidas que podem acontecer entre os utensílios da sua gaveta são o bastante para tirar o fio da faca, portanto, se for guardá-la nesse local, use uma proteção para a lâmina.
Veja também: Melhor Afiador De Facas: As 12 Melhores Opções
Sobre o fio da faca…
Também chamada de gume, refere-se à parte afiada da lâmina destinada ao corte – usada para a maioria dos trabalhos de corte. A nitidez da faca é ditada pela precisão do corte do fio e isso dependerá da qualidade da faca e da frequência com que você a afia.
Resulta do processo de desbaste da lâmina em um lado ou em ambos os lados da folha de metal.
“Uma faca de dois gumes…”
Aposto que você já ouviu falar dessa frase, certo?
Diz-se que algo ou atitude é “uma faca de dois gumes” quando pode ter o efeito contrário ao esperado, isto é, pode ter um efeito prejudicial. E isso está associado analogamente às propriedades reais de uma faca, já que pode-se traduzir:
“Uma faca que corta para os dois lados pode ser prática, mas podemos nos confundir e nos cortar”.
Como conservar o corte da faca?
Lave a faca em água corrente usando sempre detergente neutro com uma esponja para tirar todos os resíduos. Nunca deixe as facas secarem naturalmente no escorredor, sempre as seque com um pano de prato limpo após a lavagem. Esse procedimento impede que suas facas se enferrujem.
Aprenda um pouco mais a cuidar da sua faca artesanal:
Mas… Qual a importância da faca para a cozinha?
A faca é um dos utensílios mais utilizados na cozinha durante seu dia a dia. E, muitas vezes, o mesmo tipo é usado para cortar alimentos diferentes. Mas você sabia que existe o tipo certo de faca para cada função?
Considerada a extensão da mão de um cozinheiro, há uma diversidade enorme de tipos de facas, para diferentes produtos (legumes, tomates, pães, carnes, peixes e queijos). O uso de cada uma delas é determinado pelo tipo do corte desejado e pela textura do alimento a ser cortado.
Considerações Finais
Hoje, apresentamos a você, um pouco dessa peça aparentemente discreta, mas quase tão velha quanto o mundo e que provou sua importância em múltiplas tarefas do dia a dia, revelando-se mais do que um simples utensílio doméstico e de cozinha.
Peças feitas à mão também requerem cuidados especiais, mas tudo se justifica, com beleza e qualidade ímpares.
Um mercado que contempla de colecionadores a chefes também merece um espaço por aqui. Eleja sua marca favorita, pesquise e compare preços e comprove que investir em facas de fato é boa pedida! E lembre-se de só comprar nos melhores sites para comprar facas!
Leia também:
- Faqueiro Aço Inox Laguna Tramontina é Bom?
- Faqueiro Ipanema Tramontina é Bom?
- Faqueiro Búzios Tramontina é Bom?
Até breve, Cupomzeiros!