Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Looks Estilo Skatista: Confira Tudo Sobre A Tendência!

Você sabia que os looks estilo skatista também são conhecidos como estilo streetwear? Em tradução literal, streetwear significa roupa de rua.

Mas você sabe o que é o estilo skatista ou o streetwear? Vamos aprender um pouco mais sobre as roupas e acessórios que fazem parte desse estilo, bem como, ensinar como se vestir e até mesmo onde comprar esse estilo.

Preparamos uma lista e um guia do estilo skatista, com tudo sobre a tendência que cada vez mais ganha seguidores no Brasil.

Se você curte essa moda ou se até mesmo deseja conhecer um pouco mais, vai adorar o nosso guia! E caso você esteja na dúvida de como se vestir e queira aprender mais, essa é a oportunidade que você queria.

O que é o estilo skatista?

O estilo skatista é um estilo de roupa casual que ganhou o mundo em meados da década de 1990. Surgiu através da inspiração da moda do hip hop de Nova York e pela cultura do surf do estado da Califórnia.

O estilo skatista tem como propósito incluir elementos de roupas esportivas, punk, skate e moda de rua ao estilo de se vestir. Essa moda também tem um papel muito importante nos seguintes ramos: social, cultural e político.

Com o estilo skatista, pudemos perceber as manifestações comportamentais que transbordaram as fronteiras regionais e se estenderam pelo mundo afora. O estilo skatista representa a essência urbana e cultural de cada comunidade ou tribo, através de roupas e acessórios.

Muito além de roupas das ruas, o estilo skatista está ligado ao estilo de vida, comportamento e mentalidade, pois traduz o comportamento de determinada região através da moda e do estilo, que pode estar associado à música ou aos esportes urbanos, por exemplo.

A cena do estilo skatista traz particularidades de cada localidade, mesmo vivendo em um mundo globalizado. Por esse motivo, o estilo skatista no Brasil terá elementos diferenciados do estilo skatista americano ou chinês, por exemplo, apesar de muitos fatores em comum entre eles.

Algumas características do estilo skatista que o tornam mais irreverente são as estampas grandes e divertidas das camisas, além dos cortes amplos e cavados, que podem tornar o look muito mais autêntico.

Imagem Com Mulher Com Looks Estilo Skatista
Fonte: @Avril Merryweather - Pinterest

De onde surgiu o estilo skatista?

A maioria dos especialistas acredita que o estilo skatista nasceu da cultura hip hop de Nova York, do final dos anos 1970 e início dos anos 1980, contando com alguns elementos da cultura do surf.

Ainda nos anos 80, a cultura teve intensas reviravoltas, já que os estilos pop, rock e hip hop começaram a dominar as ruas. As novas peças que representavam esses estilos surgiram com força total. Representações culturais de várias partes do mundo contribuíram para o surgimento do estilo skatista.

Junto com os Estados Unidos, Japão e vários países da Europa passaram por transformações culturais que refletiram na forma das pessoas se vestirem e deram início ao que chamamos hoje de estilo skatista

A origem do estilo skatista é também creditada à Califórnia, ao surf e ao skate. Vários praticantes do esporte surf começaram a produzir peças mais folgadas, fáceis de usar, feitas para resistir à prática do skateboarding nas ruas e pistas, em períodos em que as ondas não estavam tão boas para surfar.

Quais são as roupas e acessórios que fazem parte do estilo skatista?

O estilo skatista conta com camisetas, moletons, jaquetas, bermudas, calças, tênis, mochila, boné, etc. Todo tipo de roupas e acessórios fazem parte dessa tendência. 

A referência urbana da moda skate wear é o que mais chama atenção e a torna mais descolada, por conta da personalidade autêntica, despojada e atraente ao mesmo tempo. O estilo de roupa skateboard prioriza o conforto e é composta por peças versáteis em estampas e tamanhos, que na maioria das vezes, são maiores.

Quem está procurando roupas no estilo skatista, poderá encontrá-las em lojas de roupas para esporte. Existem algumas lojas hoje que são especializadas nesse estilo.

Quais são as peças de maior destaque nos looks estilo skatista? 

Moletons – Calças de moletom são a maior tendência atualmente, sobretudo pelo conforto na hora de usar. Elas combinam com praticamente qualquer tipo de camiseta e ficam ótimas com tênis.

Grande parte desse estilo de tecido quando falamos em calças têm cores sóbrias e vem com o logo de uma marca.

Do mesmo modo, as blusas de moletom também são boas alternativas para criar um look leve e ideal para os dias frios. Se as blusas forem combinadas com a calça poderão criar um look bastante estiloso

Camisetas – As camisetas estilo skatista são um conceito totalmente diferenciado, com estilos que vão desde camisetas simples, apenas com um logo de uma marca, até as cobertas de estampas e símbolos gráficos fortes.

As camisetas estampas também são bem-vindas. Muitas coleções são inspiradas em desenhos, personagens, entre outras tendências.

O estilo skatista preza por camisas mais largas, regatas cavadas com top ou cropped. Já o estilo skatista masculino pode optar por camisa de botãoregatas com capuzcamisetas largas com estampas.

Ambos, na maioria das vezes, usam cores mais neutras na composição do look e sustentam o estilo nos acessórios.

Imagem Com Look Estilo Skatista Masculino, Com Blusa Preta E Calça Bege
Fonte: @GQ Brasil - Pinterest

Tênis – O tênis é um dos símbolos de maior destaque no estilo skatista. Além de confortáveis, muitos são ostentados pelo design, cores e originalidade. Desde os tênis da Vans até versões mais esportivas, os tipos são diversos para que homens e mulheres utilizem de forma estilosa.

Jaquetas e casacosJaquetas e casacos são peças de destaque nesse modo de se vestir,  ganham visuais extravagantes, com cores fortes e desenhos com influência pop.

O material pode ser sintético ou fazer uso de algum recurso diferente para deixá-lo mais original, como costuras desconectadas, transparências, bolsos assimétricos e tudo mais que possa dar uma cara única à peça.

É muito comum, no estilo skatista, usar jaquetas e casacos como sobreposição a camisetas e blusas de moletom. Além do jeans, se destacam as peças em materiais sintéticos, com muitas cores e bolsos assimétricos.

jaqueta é um item que realmente não pode faltar na composição do look. Podem ser compostas por peças de moletom e jeans ao mesmo tempo, além das jaquetas corta vento que auxiliam na prática do esporte em dias mais frios.

Imagem Com Look Estilo Skatista Masculino Com Jaqueta
Fonte: @Tudo com Moda - Pinterest

Calças – Como em quase qualquer look, o jeans é um coringa e tanto no estilo skatista. Entretanto, os adeptos preferem modelos descolados, rasgados e com lavagem em tons extravagantes.

Conforme já destacado, as calças de moletom também são relevantes nesse estilo, assim como a calça saruel e modelos camuflados.  O estilo skatista, como muitas pessoas ainda pensam, não é feito apenas de calças grandes e largas, pois esse tipo despreocupado de se vestir ficou batido.

A partir dos anos 2000, surgiram inspirações nos esportes e no rock, principalmente no hardcore e no punk, ajustando algumas peças ao corpo.

Tanto o estilo skatista feminino, quanto o estilo skatista masculino utilizam peças de calças mais justas, como a skinny e a slim, sendo elas jeans destroyed ou não. Mas também peças um pouco mais largas, como as calças jogger, cargo e tática.

Acessórios – Os acessórios do estilo skatista também são muito importantes como munhequeiras, braceletes e cintos com spikes ou outras peças metálicas.

As correntes também fazem parte do look, tanto nas calças, quanto no pescoço e no pulso, a depender da personalidade da pessoa.

Gorros, bonés de aba reta e bandanas também são peças que não podem faltar na composição. Meias estampadas e de canos mais longos como a 3/4.

A pochete, que não era muito usada pelos skatistas, ganhou mais espaço nos últimos tempos para aqueles que precisam carregar algum item que não cabe nos bolsos das calças mais justas.

Imagem Com Look Estilo Skatista No Tema Halloween
Fonte: @anabiacardosoo - Pinterest

Estilo skatista: camisetas de baseball não podem ficar de fora

As camisetas de baseball tendem a ser uma grande escolha para quem gosta desse estilo, elas ganharam bastante destaque no último ano. As camisas de baseball são uma excelente opção para quem deseja unir estilo, conforto, praticidade e adquirir um produto de qualidade.

Quem gosta de moda estilo skatista, gosta de roupas que expressem a sua personalidade, com certeza vai querer ter no seu armário uma camiseta de baseball.

Curiosidades sobre o estilo skatista

Vamos ver algumas curiosidades sobre esse estilo que tem ganhado bastante destaque, principalmente entre os jovens, no último ano.

Um universo cercado de preconceitos

O termo estilo skatista, inicialmente, não possuía nenhum glamour e não era muito utilizado. As pessoas sempre tiveram uma visão preconceituosa, menosprezavam os skatistas, surfistas, rappers, DJ's, B-boys, B-girls.

Até porque, a tendência ganhou destaque inicialmente entre moradores de regiões periféricas e ativistas.

Somente alguns anos depois do início do movimento e com o aumento da sua popularidade entre todas as classes sociais, é que o termo estilo skatista passou a ser amplamente usado.

Grandes mudanças culturais

O estilo skatista se tornou uma das forças mais disruptivas do mundo da moda nos últimos anos. A moda de rua é bem mais do que uma tendência e, segundo estudos, ela se tornou o resultado de grandes mudanças culturais e de uma profunda alteração no equilíbrio entre consumidores e marcas.

O papel do tênis na moda estilo skatista

O tênis faz parte da moda estilo skatista desde os primórdios de sua criação, ou seja, desde o  final dos anos 1970. No final da década de 1980, a coleção de tênis se tornou uma parte importante da subcultura do estilo skatista, devido aos tênis característicos do jogador de basquete Michael Jordan.

Estilo skatista de luxo

O declínio do vestuário formal levou ao surgimento da moda estilo skatista. Algumas marcas de alto padrão e luxo também se entregaram a esse estilo de desenvolveram roupas esportivas de luxo.

Nesse tipo de roupa, tecidos luxuosos foram usados ​​para produzir a moda esportiva.

A combinação comum de roupas esportivas de luxo em estilo skatista são calças de corrida sob shorts de basquete, com padrões ousados ​​e tecidos suntuosos, para homens, e saias lápis de cores claras, com jaquetas bomber e tops elegantes, recortados em cetim ou tweed, para mulheres.

Uma moda estilo skatista para cada estação

As roupas esportivas em designs estilo skatista variam de acordo com a estação e a temperatura. No inverno, a silhueta esportiva costuma ficar mais desleixada e os volumes são bastante exagerados.

Um exemplo de look típico de inverno pode ser um moletom volumoso ou uma jaqueta de brocado usada por cima de um vestido descontraído.

No verão, o look tende a ser leve e simples, com uma combinação de tops crop, vestidos elegantes, shorts de ginástica e tops. 

Primeira marca de estilo skatista

Um dos grandes precursores desse movimento foi Shawn Stussy. Surgia, então, a Stussy, primeira marca de relevância do estilo skatista.

Estilo skatista de grife

A partir dos anos 2000, grandes marcas quiseram entrar no mercado e apresentam coleções voltadas totalmente ao conceito estilo skatista, com peças simples, confortáveis, versáteis e ainda transgressoras.

A partir desse movimento, grifes famosas se aproximaram do movimento visando variar suas coleções e atrair o público que tendia a ser bastante volumoso.

Quais as contribuições do estilo skatista para moda e para cultura?

A moda estilo skatista desenvolveu um estilo totalmente próprio, baseado em uma linguagem visual de grafites, design gráfico (principalmente a logotipia), ilustração pop e até mesmo elementos presentes no cotidiano do jovem que praticava algum tipo de de esporte radical ou ouvia música alternativa, ou ambos.

Tradicionalmente transgressor, o estilo skatista está sempre procurando novas maneiras de quebrar os paradigmas da moda. Sua estética é propositalmente instigante, algumas vezes exagerada e sempre inusitada.

A moda skatista está tão bem-vista atualmente que até mesmo as marcas de luxo como Louis Vuitton, Chanel, Balenciaga e tantas outras grifes fizeram parceria com conhecidos nomes do estilo skatista para desenvolver coleções especiais, conseguindo inclusive se firmar como referência no estilo.

Atualmente, é possível ver a influência do estilo skatista até mesmo nas marcas de luxo que notaram o apelo desse estilo com o público jovem e têm investido nessa tendência.

As lojas de fast fashion, que são bastante atentas ao que está em alta, se apressaram em absorver os principais elementos que as marcas de estilo skatista usam, incorporando essas características aos seus produtos.

Cintos de lona com frases, lembrando equipamento de segurança, jaquetas com materiais transparentes, tênis de design exagerado e camisetas com logos vistosos, são alguns exemplos de peças que, hoje, estão disponíveis em toda a rede de lojas de departamento.

As tendências do estilo skatista para 2022

Todos queremos nos inserir no mundo da moda com o abuso de uso da nossa personalidade misturada com as tendências e peças mais populares. Trouxemos a lista de algumas das tendências para 2022!

Bandanas, paisley e joias

Os cabelos com bandanas se tornaram muito populares, e nessa tendência, é super presente. No estilo skatista não há estampas muito marcantes, então você também pode incorporar o paisley em suas calças e acessórios. Óculos de sol retangulares dão um toque diferenciado.

Imagem Com Look Estilo Skatista Vermelho Com Bandana
Fonte: @Estilo Proprio By Sir - Pinterest

Calça joggers e blusas com recortes

Um conjunto de treino normalmente é mais fácil de integrar o uso do estilo skatista, desde que sejam seguidas algumas regrinhas.

As calças devem ser do tipo jogger ou até mesmo mais apertadinhas, desde que caracterizem o estilo mais larguinho.

O moletom pode ser com ou sem capuz, mas sempre largo nos braços. A combinação de um moletom cortado e um conjunto esportivo por baixo, caem sempre bem e adicionam interesse ao traje. Adicione um boné ou um chapéu como toque final.

Jaquetas bomber, calças largas e bonés

As jaquetas bomber do estilo colégio são uma tendência. No estilo skatista, geralmente são usadas de forma mais soltinhas e largas.

Calças largas tipo skatista são uma ótima maneira de combiná-la, especialmente se você adicionar um crop top ou sutiã esportivo, desta forma você não perderá o toque feminino e sexy.

Imagem Com Look Estilo Skatista Masculino Com Calça Larga
Fonte: @British GQ - Pinterest

Moletons, calças e cinto com cordão

Já vimos que o moletom é um coringa e o preferido desse estilo, mas nem sempre é preciso usá-lo. Você pode amarrá-lo na diagonal ou nos ombros, dando um toque descolado no look.

 As calças tipo ‘trabalhador’ como as da Dickies são uma alternativa muito boa se você quer estar um pouco mais arrumada e os tênis no estilo Dunk Low são uma opção perfeita para usar com calças retas.

Conjuntos

Não há nada que gostemos mais do que um conjunto, por isso adoramos estes looks que estão tão na moda no estilo skatista.

Escolha uma camisa e bermudas de boxe em formato oversize e adicione um top esportivo ou crop top para compensar o ar masculino do conjunto. Sempre acrescente joias aos seus looks e uma bolsa feminina, assim você terá um contraste muito forte.

Imagem Com Looks Estilo Skatista Com Moletom Branco E Bota
Fonte: @Steal The Look - Pinterest

As camisetas de rap e a calça do pijama

Esse look é perfeito para o dia a dia, para ir às aulas ou às compras, vai depender bastante do quão confortável você ficar. As calças de pijama são extremamente confortáveis e sempre podem dar um ar de descolado ao look.

Logomania e tênis exclusivos

Não há nada que você goste mais no estilo skatista do que um logotipo, principalmente se for da marca Adidas, Nike ou Jordan.

A verdade é que muitas das pessoas que se identificam com esse estilo procuram usar um estilo diferente de tênis e procurar pelas marcas mais badaladas. Até porque, quem não quer usar um Jordan?

Imagem Com Tênis Nike Air Branco
Fonte: @BUYMA - Pinterest

Um pouco mais sobre a moda estilo skatista 

O estilo skatista continua sendo e sempre será associado diretamente à expressão e à personalidade.

Apesar das grandes marcas também estarem apostando no estilo, é muito mais sobre como vestir uma peça, sobre mostrar quem você é do que somente usar algo caro, sem que a sua personalidade transpareça

A moda estilo skatista busca diariamente a originalidade na maioria de suas peças. Os fãs e usuários do estilo dão grande importância ao conforto, exclusividade e personalidade da roupa, além da liberdade de vestir o que quiser sem ligar para os padrões da sociedade.

A cultura hip hop e o skate continuam contribuindo para difundir, influenciar e propor inovação para o estilo skatista. No Brasil, atualmente, existe uma grande gama de marcas ótimas e autênticas em ascensão dentro do estilo skatista.

Conclusão

O estilo skatista está presente no dia de diversas pessoas sem que elas se deem conta, o mais legal é que nesse estilo você pode sempre ousar sem perder a sua personalidade.

É mais fácil se identificar com um look quando você sabe o que vestir e qual estilo cairia melhor em você, então tente sempre se sentir confortável.

Aposto que o estilo skatista cairá muito bem em você!

Os Looks Estilo Skatista são autênticos e cheios de personalidade. 

Se você gosta muito de ousar, poderá apostar neste estilo, que traz um certo drama e mistério. 

Além de tudo isso, precisamos relembrar que os Looks Estilo Skatista são, em sua maioria, muito confortáveis e por isso, mais atrativos ainda. 

Dicas para economizar com os looks estilo skatista:

Esse post foi destinado a te oferecer as melhores dicas para se vestir com looks estilo skatista muito autênticos e cheios de personalidade. 

Aqui temos também as melhores ideias e inspirações de estilo skatista. Esse estilo gera inúmeras possibilidades e combinações

Aqui estão reunidas dicas excelentes e de muito bom gosto, e o que é bom pode ficar ainda melhor, e nós vamos te contar como. 

É sempre bom inovar e investir em novos looks, e pra isso, seria muito bom poder economizar.

Antes de comprar qualquer peça, observe o custo benefício, para que não tenha que adquirir novas peças tão rapidamente.

Lembre-se de investir em boas peças, que certamente durarão mais, mesmo que tenho uma maior valor agregado

Para economizar ainda mais, você pode aproveitar os nosso cupons de desconto ao comprar esses produtos para turbinar seu estilo.

Qualquer dúvida é só voltar aqui. Se restar dúvidas, deixa aqui nos comentários. 

Até breve, Cupomzeiros! 

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.