Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Melhores Cremes de Leite: Confira TOP 5 Para Suas Receitas!

O creme de leite é um item indispensável que você sempre deve ter em casa, pois ele é útil para fazer diversas receitas.

Assim como a manteiga, o creme de leite é um ingrediente que faz parte de vários preparos de refeições, como bolos, sobremesas, doces, do mesmo modo que serve para preparar receitas salgadas, como o famoso estrogonofe.

No mercado, é possível encontrar creme de leite de caixinha, de lata, em vários tamanhos e de diversas marcas. Também se pode achar o creme de leite fresco, que é bom para fazer chantilly.

Então, se você está procurando um excelente creme de leite, venha conferir a seguir os melhores cremes de leite disponíveis do mercado!

Melhor creme de leite

O creme de leite é basicamente a gordura do leite. Ele é formado quando o leite se separa em duas camadas: uma superior, espessa e gordurosa (o creme), e o líquido desnatado mais fino.

Os cremes de leite são classificados, principalmente, pelo teor de gordura e pelo tratamento térmico, como a pasteurização e o processo UHT (temperatura ultra-alta).

Creme de Leite Zero Lactose Piracanjuba

Um dos melhores cremes de leite é o zero lactose da Piracanjuba. A marca foi pioneira ao trazer para o Brasil a tecnologia capaz de produzir leite de vaca 100% zero lactose, voltado para os intolerantes.

Ele contém 200 gramas de produto na caixinha e é composto por creme de leite padronizado a 20% de gordura, enzima lactase, espessantes carragena, carboximetilcelulose sódica e alginato de sódio, estabilizantes celulose microcristalina e citrato de sódio.

Não contém glúten, mas contém leite, glicose e galactose.

Creme de Leite Piracanjuba

Outra boa escolha da mesma marca é o creme de leite tradicional da Piracanjuba. Ele é leve, saudável e deixa tudo mais gostoso.

Pode vir em caixa com 200 gramas ou com 1,03 kg. Ele tem mais textura e sabor, não contém glúten e tem 17% de gordura. Esse produto passou pelo processo UHT homogeneizado e é composto por leite em pó desnatado, espessantes carragena, carboximetilcelulose sódica e alginato de sódio, estabilizantes celulose microcristalina e citrato de sódio. Contém leite, derivados e lactose.

Creme de Leite Original Nestlé

Um campeão de vendas é o creme de leite da Nestlé. Ele é o creme de leite tradicional da marca, que pode vir em lata, mas também há a versão em caixinha.

Tem 300 gramas de produto na embalagem de lata e é um alimento que não contém glúten. Possui um nível alto de cremosidade e é bem saboroso, sendo um item já consolidado no mercado.

Seus ingredientes são: creme de leite e estabilizante fosfato dissódico.

Creme de Leite Itambé

Nossa próxima sugestão é o creme de leite da Itambé. A marca brasileira é uma cooperativa de laticínios mineira que existe desde 1948 e fabrica produtos de qualidade.

O creme de leite é leve e com boa textura, sendo passado pelo processo UHT, que é a elevação da temperatura do leite.

Tem 200 gramas e possui os seguintes ingredientes: creme de leite, leite em pó desnatado, estabilizantes goma jataí, carragena, goma guar, estabilizantes citrato de sódio e fosfato dissódico.

Creme de Leite Vegetal NotCreme

Outra alternativa é o creme de leite vegetal da NotCreme, que é um produto que tem tudo o que o creme de leite tem, menos o leite.

É porque ele é vegano, feito 100% com ingredientes de origem vegetal. Tem 200 gramas, é cremoso, versátil e oferece a mesma performance do produto de origem animal.

Contém amêndoas, soja, amendoim, castanha-do-pará, castanha-de-caju, proteína de grão-de-bico, água, óleo vegetal, açúcar, fibra cítrica, sal, suco de repolho concentrado, estabilizantes, goma guar e goma xantana, aroma natural. Não possui glúten, lácteos e colesterol.

Como escolher o melhor creme de leite

Hoje em dia, há várias opções de cremes de leite disponíveis no mercado. Então, para escolher qual realmente é o melhor para você, leve em consideração alguns pontos, como teor de gordura, textura, ingredientes, quantidade, marca e preço.

Em primeiro lugar, analise os tipos de cremes de leite existentes: caixinha, em lata, fresco, ou pasteurizado. Eles variam no teor de gordura e na textura. O creme de leite de caixinha é o mais comum nos mercados e possui menos gordura, em torno de 17 a 20%.

Já o creme de leite em lata é mais consistente e é possível extrair o soro do creme. Ele tem um teor de gordura maior do que o de caixinha, podendo variar entre 20 e 25%.

O creme de leite fresco ou pasteurizado é o que possui maior teor de gordura dessas opções, com cerca de 35%. E, por isso, com ele é possível batê-lo até virar chantilly.

Sempre, antes de comprar, leia o rótulo da embalagem para ver os ingredientes do produto. Escolha cremes de leite com menos sódio, menos gorduras trans e gorduras saturadas para se ter um alimento mais saudável.

No mercado, estão disponíveis versões de cremes de leite light e mais leves. Procure por produtos com teor de gordura entre 11 e 18%. Veja ainda as calorias, caso você deseja consumir um alimento menos calórico. Existem opções com 25 kcal a cada 15 gramas.

Para os intolerantes a lactose, também há cremes de leite sem lactose. E até cremes de leite vegetal, para os veganos.

Verifique também a quantidade que vem em cada embalagem. Os de lata costumam ter entre 280 a 300 gramas. Se for creme de leite fresco, é vendido geralmente em garrafas ou em sacos, com em média 500 gramas. E o de caixinha pode ter 200 gramas ou até 1 kg.

Além disso, analise também a marca do produto, se é conhecida e de referência. Ademais, é sempre bom verificar, antes de comprar, os preços. Vale ainda ficar de olho se o site da compra é confiável e seguro, para não cair em golpes ou fraudes.

Se você quer fazer uma receita, além do creme de leite, talvez você vai precisar ter em casa leite condensado, creme de avelã, chocolate em pó, margarina, entre outros ingredientes.

Qual a diferença entre creme de leite em lata e em caixinha?

As principais diferenças entre o creme de leite de caixinha e de lata são o soro e o teor de gordura. No creme de leite de caixinha, o soro já vem misturado.

Então, se você precisa fazer uma receita que não necessita separar o soro, ou que precise ferver a mistura, prefira o de caixinha, porque ele não vai talhar em altas temperaturas. Para extrair o soro, escolha o creme de leite de lata.

Já sobre o teor de gordura, o creme de leite de caixinha tem menos gordura, em torno de 17 e 20%. Por outro lado, o creme de leite em lata tem normalmente entre 20 e 25% de teor de gordura. Portanto, o de caixinha é menos gorduroso.

Creme de leite faz mal?

O creme de leite não faz mal para as pessoas que não tem tolerância ou sensibilidade a lactose. Além disso, pessoas que buscam emagrecer ou controlar o colesterol, devem evitar esse alimento.

O creme de leite geralmente tem a presença também de gorduras saturadas, variando entre 2,2 a 3,3 gramas em 1 ½ colheres de sopa ou 15 gramas, em média. Mas, se for observar, é uma porção pequena, ainda mais se usarmos apenas uma parte do produto em uma receita.

Observe também se o creme de leite não vai ser adicionado a outros ingredientes calóricos e gordurosos, tornando-se, ao final, uma receita não tão saudável.

Logo, nossa recomendação é não exagerar no consumo de produto. Com base na pirâmide alimentar, a recomendação é consumir apenas uma porção de creme de leite diariamente, ou seja, uma colher de sopa a cada dia.

Pessoas que possuem problemas no fígado devem evitar também o produto, uma vez que é classificado como alimento gorduroso, do mesmo modo que embutidos, açúcares e bebidas alcoólicas.

Ademais, prefira consumir cremes de leite com baixo teor de gordura, que são mais leves e tem menos sódio, gorduras saturadas e calorias. Para isso, leia sempre os rótulos das embalagens antes de comprar.

Qual é a diferença entre creme de leite e creme de leite fresco?

O creme de leite fresco se diferente dos demais tipos de creme de leite (em lata ou caixinha) porque ele é pasteurizado. Ele deve ser mantido refrigerado e contém apenas um ingrediente: o próprio creme de leite pasteurizado.

Contém cerca de 35% de gordura, o que possibilita levá-lo ao fogo sem que ele talhe. Esse alto teor de gordura também permite que ele vire chantilly quando batido com uma batedeira. O de caixinha e o de lata, por exemplo, não viram chantilly por causa do baixo teor de gordura.

O creme de leite de caixinha possui cerca de 17 a 20% de gordura. E o de lata tem de 20 a 25% de teor de gordura, sendo um tipo de creme de leite que pode separar o soro do creme.

Além disso, o creme de leite fresco é menos encorpado do que esses outros tipos, podendo fazer diferença em uma receita.

Por fim, por não conter conservantes, o creme de leite fresco tem a menor durabilidade entre os tipos do produto. Ele precisa ser guardado na geladeira e utilizado em até 5 dias depois de aberto.

Qual o melhor creme de leite fresco?

Já falamos nesse artigo dos melhores cremes de leite de caixinha e de lata. Agora, sobre o creme de leite fresco há boas marcas no mercado que produzem esse tipo de produto. O creme de leite fresco é um creme de leite pasteurizado, que pode ser usado para fazer diversas receitas, como também um bom chantilly.

Marcas consagradas e que fazem produtos de qualidade, como o creme de leite fresco são: Verde Campo, Fazenda Boa Vista, Xandô, Quatá, Atilatte, RAR, Porto Alegre, entre outros nomes. Lembre-se deles quando for comprar os ingredientes para a sua receita.

Você também pode se interessar por:

Considerações finais: melhores cremes de leite

Enfim, você conferiu nesse artigo nossas sugestões de compra dos melhores cremes de leite disponíveis do mercado.

Se você estiver fazendo uma receita, talvez você se interesse por outros itens deliciosos, como o creme de leite, para deixar sua receita ainda mais gostosa, como o chocolate, pasta de amendoim, pé de moleque, tahine, paçoca, chocolate vegano, etc.

Gostou do nosso artigo sobre cremes de leite? Então deixe um comentário logo abaixo e compartilhe com seus amigos essa publicação! Até a próxima, Cupomzeiro!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.