Quais Os Melhores Tahines? Confira Nossa Lista do TOP 10!

820

Nos últimos anos, os Tahines se tornaram uma excelente opção para incluir em uma dieta saudável, ficando ao lado de alimentos como as pastas de amendoim, os méis, as barras de cereais e os leites vegetais.

Neste sentido, ele acabou se popularizando muito e, pensando em te ajudar a encontrar uma boa opção, separamos os 11 Melhores Tahines do mercado, além de algumas informações importantes sobre essa delícia árabe.

Vamos conferir?

TOP 11 Melhores Tahines

Pensando em te ajudar a ter uma boa alimentação, já te indicamos molhos pesto, manteigas Ghee, café gourmet, entre diversas outras maravilhas. Hoje, vamos te apresentar as 11 melhores opções de Tahine, uma delícia árabe que aguça milhões de paladares! Confira:

Tahine Pasta De Gergelim Brasilfrutt

Sendo ideal para uso culinário e de lanches, esse tahine da Brasilfrutt é ideal para o seu dia a dia. Para começar, ele não possui alergênicos, ou seja, pode ser consumido por qualquer pessoa.

Outro ponto interessante é que suas propriedades ajudam na digestão, bem como reduz a chance de hipertensão e desenvolvimento de diabetes. Por fim, é importante dizer que ele tem uma consistência altamente cremosa, sendo ideal para consumo diário no café da manhã.

Pasta de Tahine Castanharia

A Castanharia é famosa por seus diversos produtos e, é claro, ela também tem um excelente tahine.

Sendo uma versão 100% natural, a marca afirma que ele é feito somente de gergelim, ou seja, é o tahine mais puro que se pode encontrar.

Além disso, ele também não possui lactose e glúten, nem mesmo aditivos industrializados. Por fim, é importante dizer que por ela ser zero açúcar, ela também é uma pasta com menos calorias, além de ser uma ótima fonte de cálcio e ferro.

Pasta de Gergelim Integral Tahine Sésamo Real

Esta deliciosa pasta de gergelim da Sésamo Real é bastante procurada, já que seus grãos são descascados por processos mecânicos e são levemente tostados.

Sendo bastante saudável, ela é uma fonte de proteína vegana, cálcio, magnésio e vitamina E.

Inclusive, é importante dizer que a sua densidade pastosa favorece a absorção dos nutrientes do gergelim, sem a adição de química. Sendo assim, é uma excelente pasta para o café da manhã acompanhado de frutas, mel ou melado e granola. .

Tahine Bonali

Para começar nossa lista, temos um excelente Tahine da marca Bonali. Produzido com gergelim de alta qualidade, ele é um produto completamente natural, sem a adição de açúcares, corantes ou conservantes.

Sendo uma ótima opção para o café da manhã, essa pasta também tem funções diuréticas, permitindo que você não tenha problemas de rins a longo prazo. Por fim, é importante dizer que ela é extremamente cremosa, sendo super indicada para pães, bolachas e bolos.

Tahine Zeenny

Quer um tahine realmente árabe? Então, não deixe de conhecer essa opção da marca Zeeny! Sendo uma pasta de gergelim 100% natural, ela foi fabricada com a típica receita árabe do tahine, ou seja, é uma versão clássica para consumir.

Entre as suas propriedades, temos funções diuréticas e fortalecimento renal, além de uma textura cremosa que dá água na boca. Por fim, vale citar que sua embalagem é super charmosa, com letras em árabe para demonstrar a origem do tahine.

Tahine Istambul

Sendo referência no mercado há mais de 50 anos, o Tahine Istambul é composto por 100% de gergelim, ou seja, é um dos mais puros do mercado. Contando com 500g, ele é uma enorme fonte de proteína, ferro e cálcio, além de também contar ômega 3 e 6.

Outro ponto interessante é que ele não possui açúcares, já que é composto unicamente do miolo torrado da semente de gergelim. No mais, ele também tem funções diuréticas, colaborando diretamente contra eventuais doenças nos rins.

Tahine Tradicional - Sésamo Real

Esta deliciosa pasta de gergelim é produzida a partir da leve tosta e da moagem dos grãos selecionados e descascados por processo mecânico, sem utilização de produtos químicos, por esse motivo tem um lugarzinho especial no na nossa lista de melhores tahines. Assim, essa pasta de tahine tradicional da marca Sésamo Real é uma fonte de proteína vegana, cálcio, magnésio e vitamina E. Por ser pastoso, favorece a absorção dos nutrientes do gergelim.

Por fim, vale citar que ele substitui ovos e leite das receitas tradicionais e serve como base para elaboração de molhos e cremes.

Manteiga de Gergelim Tahine Eat Clean

A manteiga de gergelim tahine da Eat Clean possui um sabor bastante especial e marcante. Por conta de sua composição, ela pode reduzir a hipertensão e prevenir doenças cardíacas em geral. Inclusive, Auxiliam até mesmo na quebra de unhas!

Além disso, por seus ingredientes bem elaborados auxilia até mesmo na digestão.

Por fim, vale citar que o magnésio presente na sua fórmula também tem propriedades que reduzem a chance de desenvolver diabetes.

Manteiga de Gergelim Tahine Levedura Eat Clean

Por aqui, temos mais uma opção de manteiga de gergelim da Eat Clean, sendo que esta é uma versão Levedura +, ou seja, ele ainda é mais leve que o tahine comum.

Sendo um excelente produto para ajudar na digestão, ele é fonte de proteínas, cálcio e ferro.

Além disso, essa manteiga consegue reduzir a hipertensão, assim como previne doenças cardíacas a longo prazo. No mais, vale citar que devido a suas propriedades, ela também reduz a chance do consumidor desenvolver diabetes. Incrível!

Tahine Cacau 250g Sésamo Real

O Tahine Cacau, Sésamo Real, é uma excelente substituta de sobremesa, pois com ele é possível rechear panquecas, tapiocas e bolos.

Assim, sacia a vontade de comer doce de forma nutritiva, natural e saudável.

Nesta versão, temos uma combinação de Tahine, cacau 100% e açúcar mascavo que, basicamente, criam um produto gostoso e muito saudável. Por fim, vale citar que sua embalagem também é reciclável, já que a marca tem a missão de ser altamente ecológica.

Tahine Black 250g Sésamo Real

O Tahine Black, da Sésamo Real, é uma opção de luxo para quem busca um tahine de qualidade.

Para começar, ele possui grãos selecionados e levemente tostados, que se transformam em uma excelente iguaria para você experimentar.

Além disso, ele também é livre de aditivos, conservantes ou corantes, sendo um dos tahine mais puros do mercado. Entre os seus pontos positivos, vale citar que ele é diurético e fortalecedor renal, colaborando com o combate de doenças urinárias e nos rins.

O Que é Tahine?

Tahine, também conhecido como tahini, é uma pasta espessa feita a partir de sementes de gergelim moídas. É um ingrediente comum na culinária do Oriente Médio e do Mediterrâneo e é amplamente utilizado em uma variedade de pratos, tanto doces quanto salgados.

Para fazer tahine, as sementes de gergelim são torradas e, em seguida, moídas até formar uma pasta cremosa. Dependendo da preferência e da região, o tahine pode ser feito com sementes de gergelim cruas ou torradas, resultando em diferentes sabores e texturas.

O tahine é um componente importante em muitas receitas tradicionais, como o homus (ou húmus), molhos para saladas, molhos para kebabs, e também é usado como ingrediente em sobremesas, como o halva.

Além de ser delicioso, o tahine é uma boa fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, magnésio e potássio.

É uma opção saudável para incluir na sua dieta e pode ser uma alternativa ao uso de manteiga ou margarina em algumas receitas, especialmente para aqueles que procuram opções mais nutritivas e com menos gordura saturada.

Como Fazer Tahine Caseiro?

Você pode optar pela compra de um tahine, usando até mesmo a nossa lista de melhores tahines ou pode fazer um tahine caseiro.

Caso você opte por essa última opção, saiba que é mais simples do que parece. Confira, então, os ingredientes e o modo de preparo:

Ingredientes

  • Sementes de gergelim descascadas (dê preferência para as sementes de gergelim branco)
  • Óleo com sabor neutro (óleo de canola ou de semente de uva são ótimas opções)
  • Sal

Modo de Preparo

  1. Aqueça uma frigideira seca (sem óleo ou manteiga) sobre fogo médio.
  2. Adicione 1 xícara de sementes de gergelim à frigideira e mexa com frequência para torrar de todos os lados.
  3. Torre as sementes por cerca de 3-5 minutos ou até que comecem a ficar perfumado.
  4. Quando as sementes apresentarem um aroma agradável e tostado, retire-as do fogo e transfira-as para um processador de alimentos.
  5. Adicione 3 colheres de sopa de óleo no liquidificador e bata (dependendo do seu óleo e da consistência desejada, pode ser necessário adicionar mais óleo).
  6. Adicione ¼ colher de chá de sal e continue a misturar.
  7. Prove o tahine e adicione mais sal ou óleo se necessário;
  8. Continue a misturar até atingir o sabor e a consistência desejados.

Use o seu novo molho caseiro em todas as suas receitas favoritas, assim como você faria com o tahine industrializado.

O molho de tahine caseiro pode durar até 1 mês.

E se der errado, você ainda pode selecionar um dos tahines que trouxemos nas opções de melhores tahines.

  • Melhores Molhos de Alho

Receitas para Usar os Melhores Tahines

Que tal usar a nossa lista de melhores tahines para preparar essas duas receitas maravilhosas que trouxemos para você?

A primeira receita que trouxemos é o famoso baba ganoush.

Ingredientes

  • 2 berinjelas;
  • 1 dente de alho picado;
  • caldo de 1 limão;
  • 3 colheres (sopa) de um dos melhores tahines (pasta de gergelim);
  • azeite a gosto;
  • sal a gosto.

Modo de preparo

  1. Lave e seque bem as berinjelas. 
  2. Acenda a chama de uma das bocas do fogão, segure a berinjela com uma pinça e aproxime a berinjela do fogo. À medida que a casca for queimando, vá virando a berinjela para que ela queime por igual - isso deixa a berinjela com um gostinho de defumada, o que é essencial para a receita. Transfira para um prato e repita com a outra berinjela. 
  3. Assim que amornarem, corte cada berinjela ao meio, no sentido do comprimento, e retire toda a polpa com uma colher. Descarte a casca e transfira a polpa para uma peneira. Deixe escorrer o excesso de líquido por alguns minutos. 
  4. No processador (ou liquidificador) junte o tahine, o caldo de limão, o alho e a polpa de berinjela e bata bem até formar uma pasta. Tempere com sal e azeite, e sirva a seguir.

É de dar água na boca.

A outra receita é a de brigadeiro de tahine!

Ingredientes:

  • ¼ de xícara (chá) de leite condensado;
  • 1 colher (sopa) de um dos melhores tahines que selecionamos (pasta de gergelim).

Modo de preparo:

  1. Numa tigela de vidro (ou outro material que possa ir ao micro-ondas) coloque o leite condensado, o tahine e misture bem com uma espátula.
  2. Leve ao micro-ondas, em potência alta, para rodar por 1 minuto. Com cuidado e utilizando um pano de prato, retire a tigela do micro-ondas e mexa bem com uma espátula até ficar uniforme e cremoso, com a consistência de brigadeiro de colher – o brigadeiro sai do micro-ondas com aparência de talhado, não se assuste, é assim mesmo. Caso ainda esteja muito líquido, volte ao micro-ondas para cozinhar por mais 30 segundos.
  3. Transfira para uma tigela e deixe amornar (ou esfriar) antes de servir. Fica uma delícia com pistache picado.

E prontinho é um doce super gostoso e prático de fazer.

As Pessoas Também Perguntam

Embora tenha se popularizado muito nos últimos anos, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o que é tahine e qual é o seu sabor. Sendo assim, confira alguns questionamentos básicos sobre esse produto:

Qual o gosto de tahine?

Para quem nunca experimentou e tem curiosidade, saiba que o tahine possui um gosto levemente salgado. Ele parece bastante com o gosto de um amendoim, só que bem mais cremoso.

Por ser feito de sementes de gergelim, ele acaba deixando um gosto bastante amargo na boca e, por esse motivo, ele geralmente é misturado com alho esmagado, água, sal e sumo de limão.

Acredita-se que as sementes de gergelim são uma das especiarias mais antigas da civilização. Hoje o tahine é usado em saladas, molhos, pratos doces e salgados.

Por que o tahine fica amargo?

O tahine possui um gosto mais amargado porque sua composição é basicamente feita de gergelim, esse gergelim acaba sendo torrado. Esse torrado que leva o gergelim faz com o que o tahine tenha um gosto mais marcante de amargo.

A verdade é que a tendência é de que os melhores tahines não possuam esse amargor por serem melhor temperados.

O que usar para substituir o tahine?

Usa-se normalmente o iogurte grego para substituir o tahine em algumas receitas. O iogurte possui a mesma textura cremosa do tahine quando usado para diversos molhos.

Apesar de servir como substituto do tahine, o iogurte não tem o sabor complexo que o tahine oferece.

Ao usar o iogurte como substituto recomenda-se que você somente o utilize para textura e não como substituto de sabor.

Outra coisa importante a se observar é que o iogurte grego pode coagular em pratos quentes e por esse motivo, é recomendado que seja usado em receitas frias como molhos.

A forma de substituição do iogurte pelo tahine é de 1:1, ou seja, se uma receita pede pequenas quantidades de tahine, ¼ de xícara ou menos, troque pelo iogurte grego na mesma proporção.

Se a receita precisar de mais de ¼ de xícara é importante usar metade da quantidade de iogurte e ir adicionando aos poucos para que ele não diminua o sabor do molho.

Considerações Finais

Hoje, falamos um pouquinho sobre os melhores tahines disponíveis para compra.

A nossa listinha de melhores tahines traz as melhores opções para você comprar e se deliciar com essa culinária exótica e maravilhosa que é a culinária árabe.

Os preços dos melhores tahines da nossa lista não variam muito, mas vai depender do tamanho do pote de tahine escolhido e da composição dele.

Gostou das nossas super dicas de melhores tahines e das nossas receitinhas? Responda nos comentários!

No mais, saiba que também temos outras delícias para te apresentar, tais como chocolates, chocolates em pó, leites, manteigas, entre muitos outros!

Por hoje é só, mas logo mais voltaremos com novidades! Esperamos vê-lo(a) por aqui novamente em breve!

Leia também:

Até mais, Cupomzeiros!

você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Tudo bem! Mais detalhes