Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Barra Grande, BA - O Que Fazer, Onde Ficar e Mais Dicas

Localizado no Litoral Sul da Bahia, Barra Grande é um distrito que pertence à Península de Maraú, sendo que juntos, originam um dos destinos praianos mais lindos do Brasil.

É um pedaço da Costa do Dendê que dispõe de cenários deslumbrantes, com piscinas naturais, praias paradisíacas e um marcante pôr do sol. Enfim, tudo o que você precisa para ter férias relaxantes e inesquecíveis.

Como o destino ainda não é muito conhecido, devido ao seu difícil acesso, ele ainda é bem tranquilo (quase nunca fica cheio), possui ruas de areias, pouca infraestrutura e preços muito bons.

Ou seja, é perfeito para quem aprecia lindas paisagens e lugares pouco explorados, além de serem livres de agitação, uma vez em que, o distrito conta com opções de praias desertas e paradisíacas.

Ficou curioso para saber tudo sobre esse destino maravilhoso? Então, nos acompanhe até o final!

O que fazer em Barra Grande

Apesar de ser apenas um pequeno distrito, Barra Grande oferece praias maravilhosas, lindas piscinas naturais, extraordinários coqueirais, extensas faixas de areias desertas e um pôr do sol de tirar o fôlego. Portanto, podemos dizer, que não faltará o que fazer nesse paraíso esplêndido.

Agora, confira abaixo, algumas dicas do que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem à Barra Grande!

Praia de Barra Grande

Imagem Com Praia De Barra Grande
Foto: Praia de Barra Grande www.tripadvisor.com.br

Ponto de chegada de barcos e lanchas com turistas que vão para a região, a Praia de Barra Grande concentra a maior parte da rede hoteleira e de opções gastronômicas da Península de Maraú.

Próxima ao distrito de Barra Grande, ela é uma das praias mais badaladas do destino, dispondo de um cenário incrível e uma boa infraestrutura turística.

Com um extensa faixa de areia dourada, a praia possibilita um ambiente tranquilo mesmo na alta temporada. A parte mais movimentada é perto do porto, então para fugir da aglomeração, basta se afastar dessa área caminhando para outro ponto mais a frente.

Situada entre a Ponta do Mutá e a Praia Boca do Rio Carapitangui, ela dispõe de um mar tranquilo com águas cristalinas, além de algumas formações rochosos que originam lindas piscinas naturais. Essas ótimas condições, tornam o local ideal para a prática de snorkeling.

Ponta do Mutá

A Praia Ponta do Mutá fica estabelecida entre a Praia de Barra Grande e a Praia de Três Coqueiros, em Barra Grande. Seu acesso é bem facilitado e pode ser feito à pé, de carro, de quadriciclo e de jardineiras que partem do centro do distrito.

O pôr do sol local é o mais famoso da região, tornando essa praia uma das mais visitadas pelos turistas. Além disso, sua orla conta com bons bares que proporcionam a badalação a partir do entardecer, com direito a fogueira e ótimos drinks para curtir a noite.

Ideal para toda a família, a praia é constituída por areia bem clarinha e mar com ondas tranquilas, sendo perfeita para a prática de mergulhos. Cercada por palmeiras e árvores nativas, a área oferece boas sombras para quem prefere aproveitar a paisagem longe do sol.

Praia de Algodões

Imagem Com Praia De Algodões
Foto: Praia de Algodões www.tripadvisor.com.br

É amante de praias desertas? Então, você irá gostar muito da Praia de Algodões. Distante cerca de 22 km de Barra Grande, seu acesso é difícil e por isso muitos turistas acabam não indo para o local, mantendo seu ambiente mais tranquilo.

Dona de uma cenário mais isolado, sua faixa de areia conta com um extenso trecho sem construções. Além disso, seu mar possui ondas médias e águas cristalinas e sua a área dispõe de apenas algumas barraquinhas para atender os turistas.

Por isso, Praia de Algodões é uma boa pedida para quem aprecia sossego, mesmo na alta temporada.

O pequeno vilarejo que fica nos arredores da praia oferece algumas opções de pousadas e restaurantes à beira-mar, conferindo ao local um pouco de infraestrutura turística.

Taipu de Fora

Uma das praias mais badaladas e visitadas da região de Barra Grande, Taipu de Fora é considerada um cantinho especial desse litoral. Isso porque, quando a maré está baixa, em um curto trecho da praia se formam belas piscinas naturais com corais e muitos peixes, sendo ideais para a prática de snorkeling.

O melhor de tudo é que o acesso à essas piscinas não é difícil, precisando apenas estar na praia no momento certo (maré baixa) para poder desfrutar dessa atração. Entretanto, nos outros trechos da praia ou em horários de maré alta, seu mar cristalino ganha ondas, mas sem perder sua beleza.

Taipu de Fora possui um cenário espetacular, onde suas águas são em tons de azul claro, sua areia é dourada e seus arredores contam com muitos coqueiros. Além disso, sua orla apresenta uma boa infraestrutura, dispondo de pousadas, lojas, bares e restaurantes espalhados por sua extensão.

Praia de Três Coqueiros

Imagem Com Taipu De Fora
Foto: Taipu de Fora www.tripadvisor.com.br

Boa opção para quem busca mais tranquilidade, porém não quer ir para as praias mais distantes do distrito, a Praia de Três Coqueiros está situada próxima ao centro de Barra Grande (depois da Ponta do Mutá e antes da Praia da Bombaça).

Seu clima é bem mais calmo do que o da Praia de Barra Grande, e a sua orla é composta por vários coqueiros, casas de veraneios e algumas poucas pousadas. Inclusive, é muito frequentada por moradores locais e não existem muitas opções de quiosques ou restaurantes na área da praia.

Na maré alta, seu mar fica agitado, enquanto que na maré baixa, originam-se algumas piscinas naturais. Em relação a sua faixa de areia, a mesma é curta, podendo ficar bem reduzida durante a maré alta, sendo difícil até mesmo fazer caminhada pela sua extensão.

Praia da Bombaça

Mais uma praia próxima ao centro do distrito de Barra Grande, a Bombaça está localizada entre a Praia de Três Coqueiros e a Praia de Taipu de Fora. Inclusive, é possível acessá-la através de caminhada pela faixa de areia, partindo dessas duas praias.

Uma parte de sua faixa de areia conta com algumas casas de veraneio e pousadas, entretanto, um extenso trecho é bem deserto, dispondo apenas de coqueiros. Com isso, a praia é uma ótima pedida para quem quer fugir do agito do centro e curtir um banho de mar em um ambiente relaxante.

Sem muita infraestrutura turística, a Bombaça oferece apenas algumas opções de quiosques e restaurantes, reinando no local uma calmaria e áreas praticamente vazias.

Assim como em Taipu de Fora, seu mar é bem agitado durante a maré alta e bem tranquilo na maré baixa. Bem como também conta com formações de piscinas naturais em seus arrecifes quando a maré fica mais baixa. Porém, dá para aproveitar muito bem a praia nas duas marés.

Praia do Cassange

Imagem Com Praia Do Cassange
Foto: Praia do Cassange www.tripadvisor.com.br

Para fugir da agitação e ter uma praia praticamente particular, a melhor opção é a Praia do Cassange. Dispondo de um cenário mais deserto e sossegado, a praia está localizada no percurso entre Algodões e Taipu de Fora, além de possuir infraestrutura bem limitada.

Com localização privilegiada, a praia fica situada entre o mar e a Lagoa do Cassange, possibilitando uma boa dobradinha de banho com água salgada e depois doce.

O trajeto que dá acesso a essa praia é realizado por meio de duas estradas, sendo uma de terra e outra de areia de praia. A estrada é cercada por coqueirais dos dois lados, além de cercas de madeiras que resguardam as propriedades da área.

Chegando ao local, você encontrará uma areia dourada e lisa, assim como um mar com ondas calmas e águas com tons mesclados de verde e azul. Ou seja, um ótimo lugar para passar o dia relaxando em meio a belas paisagens naturais ou tomando um agradável banho de mar.

Praia de Saquaíra

Mesmo sendo vizinha da Praia do Cassange, a Praia de Saquaíra não abrange mais a região da Lagoa do Cassange. Mas ainda assim oferece uma areia de cor creme perfeita para caminhadas e águas cristalinas e calmas que são propícias para ótimos banhos.

O acesso a praia é feito através de uma estrada de terra da Vila de Saquaíra, onde dispõe de uma placa manual de sinalização com o nome da praia. Seguindo em meio a terrenos gramados, coqueiros e casas simples, você chegará a entrada do litoral.

Muito tranquila, seu visual é deslumbrante, onde banquinhos de madeira, guarda-sóis, bares e restaurantes compõem seu ambiente aconchegante. Além disso, na região há algumas opções de pousadas para acomodar os visitantes.

Farol de Ponta do Mutá

Imagem Com Praia De Saquaíra
Foto: Farol de Ponta do Mutá www.tripadvisor.com.br

Essa construção histórica, datada do ano de 1783, fica situada ao norte da península de Maraú, bem próxima da entrada da Baía de Camamu, sendo que refere-se às primeiras colonizações europeias nessa região.

O Farol de Ponta do Mutá possui cerca de 11 metros de altura e completa o visual paradisíaco da praia Ponta do mutá, além de ser um dos mais antigos do Brasil. Do seu topo, é possível apreciar uma vista espetacular do mar e um lindo pôr do sol ao entardecer.

Farol de Taipu

Situado no ponto mais alto da Península de Maraú, o Farol de Taipu é um ótimo lugar para quem aprecia ver lindos cenários por ângulos diferentes.

Ele fica entre Taipu de Fora e a Lagoa do Cassange, sendo que o mesmo proporciona uma vista panorâmica de toda a extensão das praias da península, da Ponta do Mutá até Itacaré.

A visita ao farol é ideal para quem estiver realizando a Trilha das Bromélias e seu acesso é feito através de subida a pé por uma pista de areia, a partir da BR-030.

Baía de Camamu

Imagem Com Baía De Camamu
Foto: Baía de Camamu www.tripadvisor.com.br

Terceira maior baía do Brasil e a segunda do estado da Bahia, a Baía de Camamu dispõe de várias ilhas, praias paradisíacas, florestas preservadas e belos manguezais.

No local, os ventos são fortes e as águas são tranquilas, oferecendo condições perfeitas para a prática de vela. Entretanto, quem preferir algo mais rápido, pode contar com passeios de lanchas ou escuna na região.

Pouco explorada, suas belezas naturais são muito preservadas e lindíssimas, podendo ser apreciadas através de tours que tem como ponto de partida o porto da Praia de Barra Grande.

Os passeios fazem pausas na Ilha da Pedra Furada, Ilha do Goió e Ilha do Sapinho, e quando são mais completos, incluem ainda uma ida à Cachoeira de Tremembé (à beira do Rio Maraú) e ao mangue da Baía de Camamu. Dependendo do trajeto escolhido, o tour pode durar de 4 a 6 horas.

Rio Carapitangui

Trata-se de uma incrível porção de água doce que encanta os turistas que visitam Taipu de Fora. Esse rio possui um visual muito lindo e proporciona um banho refrescante, além de dispor de uma faixa de areia que o separa do mar.

Essas condições possibilitam que os visitantes possam revezar entre o banho de água doce e salgada.

Uma boa dica para apreciar o Carapitangui é visitar o Bar da Rô, pois o estabelecimento oferece mesas ao ar livre que ficam em um deck na margem do rio. Além disso, também disponibilizam cadeiras para você relaxar ao sol ou se preferir, poderá mergulhar no rio.

Igreja de Santo Antônio

Imagem Com Igreja De Santo Antônio
Foto: Igreja de Santo Antônio www.tripadvisor.com.br

Se você aprecia turismo histórico e é religioso, não pode deixar de visitar a Igreja de Santo Antônio, que fica no centro do distrito de Barra Grande.

Fundada em 1852, a igreja foi erguida como forma de homenagem para o padroeiro local. Ela possui uma fachada pintada em azul e branco e é bem pequena.

Estabelecida na Praça das Mangueiras, a construção pode ser visitada durante os períodos de celebração das missas, como as de domingo.

Praça da Taínha

Tida como o ponto central do distrito, a Praça da Taínha é o local onde tudo acontece, como eventos, feiras e festas tradicionais. No espaço ainda existem algumas opções de bares e restaurantes típicos, sendo ideal para curtir a noite de Barra Grande.

Ela também é ponto de partida de passeios e tours pela região através de jardineiras, que são veículos adaptados, usados pelos turistas para se deslocarem pelas ruas da vila.

Esse meio de transporte tradicional, permite que você realize belos cliques das paisagens locais. Com certeza você terá lindas fotos para guardar de recordação.

Além de todas essas atrações, você também poderá incluir esses passeios a seguir em sua lista:

  • Passeio Para a Ilha de Boipeba – Com tour de 7 horas, o trajeto do passeio inclui passar por Moreré, Ponta dos Castelhanos, a Vila da Velha Boipeba e por bares flutuantes para almoço. É um passeio de dia inteiro;
  • Passeio Para Avistamento de Baleias Jubarte – Esses animais marinhos procuram o Litoral Sul da Bahia entre os meses de junho e outubro. Em Barra Grande, os passeios são oferecidos apenas nos meses de julho e agosto;
  • Cachoeiras do Tremembé – O acesso é feito por lancha e a rota passa também pelo mangue da Baía de Camamu, por um delicioso poço para banho e pelas Ilhas da Pedra Furada, do Goió e do Sapinho. Realizado pelo Rio Maraú, o passeio tem duração de cerca de 6 horas e seu custo é um pouco elevado;
  • Passeio de Quadriciclo – Ideal para quem quer explorar as atrações turísticas de Barra Grande e arredores regado a muita aventura. Você poderá alugar o quadriciclo para o dia todo e a rota do passeio passa pela Lagoa Azul e Lagoa do Cassange, além das praias do Cassange e de Algodões e pela Trilha das Bromélias.

Onde ficar em Barra Grande

Barra Grande dispõe de uma boa oferta hoteleira, mas se você preferir ficar nos arredores do distrito, algumas opções são Taipu de Fora, Praia de Algodões, Praia do Cassange e Praia de Saquaíra. Entretanto, independente da região escolhida, você poderá contar com lindas praias para curtir suas férias.

Está em dúvida de onde ficar? Então, confira a seguir, as nossas dicas incríveis de melhores hospedagens, para te auxiliar a fazer a melhor escolha.

Hotéis em Barra Grande

Entre as mais variadas opções de escolhas, nossas sugestões de melhores hotéis em Barra Grande são, com as respectivas notas do site de reservas Booking e valores atualizados (2023):

  • KA BRU Beach Boutique Hotel – Nota 9,4 no Booking, com diárias a partir de R$ 864,00;
  • Hotel Villa Balidendê – Nota 9,0 no Booking, com diárias a partir de R$ 882,00;
  • Nirvana Beach Hotel – Nota 9,4 no Booking, com diárias a partir de R$ 360,00;
  • Hotel e Pousada Tetiaroá – Nota 8,8 no Booking, com diárias a partir de R$ 405,00;
  • Taipabas Hotel – Nota 8,9 no Booking, com diárias a partir de R$ 280,00;
  • Baia Sul Hotel – Nota 8,2 no Booking, com diárias a partir de R$ 180,00;
  • HTL Tamarindo – Nota 7,8 no Booking, com diárias a partir de R$ 252,00.

Pousadas em Barra Grande

Encantadora e oferecendo comodidades e serviços muito bons, muitas vezes o melhor é ficar em uma pousadinha mais intimista e acolhedora. As melhores pousadas em Barra Grande, segundo nossas avaliações e também dos hóspedes que ficaram por lá são (com valores atualizados para 2023):

  • Pousada Ponta do Mutá – Nota 9,0 no Booking, com diárias a partir de R$ 476,50;
  • Pousada Barrabella – Nota 9,1 no Booking, com diárias a partir de R$ 560,00;
  • Rumah Pousada – Nota 9,1 no Booking, com diárias a partir de R$ 541,50;
  • Pousada Denada – Nota 9,1 no Booking, com diárias a partir de R$ 600,00;
  • Aqualtune Pousada – Nota 9,7 no Booking, com diárias a partir de R$ 451,00;
  • Pousada Fruta Pão – Nota 9,3 no Booking, com diárias a partir de R$ 348,00;
  • Pousada Tortuga – Nota 9,3 no Booking, com diárias a partir de R$ 174,00;
  • Pousada Cantinho de Taipu – Nota 9,6 no Booking, com diárias a partir de R$ 225,00;
  • Pousada Bambu Dourado – Nota de 9,7 no Booking, com diárias a partir de R$ 505,00;
  • Pousada Estrela do Mar – Nota de 9,5 no Booking, com diárias a partir de R$ 160,00.

Resorts em Barra Grande

Verdadeiros complexos de lazer e entretenimento para toda a família, os resorts podem ser excelentes escolhas. Nossas indicações de melhores resorts em Barra Grande e arredores são os seguintes:

  • Anantara Maraú Bahia Resort (antigo Kiaroa Eco-Luxury Resort) – Com diárias a partir de R$ 311,00 no Hurb;
  • Vivant Eco Beach Resort – Nota 9,0 no Booking, com diárias a partir de R$ 1.080,00;
  • Itacaré Eco Resort – Nota 8,4 no Booking, com diárias a partir de R$ 800,00;
  • Txai Resort – Nota 9,0 no Booking, com diárias a partir de R$ 1.985,00;
  • Canto Leela Eco Resort – Nota 8,8 no Booking, com diárias a partir de R$ 519,00;
  • Jardim Atlântico Beach Resort – Nota 8,7 no Booking, com diárias a partir de R$ 386,00.

Onde comer em Barra Grande

O distrito possui uma boa quantidade de estabelecimentos gastronômicos para atender seus visitantes, mas nada que se compare as várias possibilidades encontradas em destinos vizinhos, como Itacaré ou Morro de São Paulo.

Os arredores da Praça da Tainha são os locais em que se concentram a maioria desses espaços para refeições. Você encontrará nessa região opções de restaurantes, lanchonetes, hamburguerias, pastelarias e pizzarias.

Portanto, confira abaixo, algumas dicas de onde você poderá desfrutar de uma boa gastronomia local e os melhores restaurantes do destino!

Restaurante Fonte dos Frades

Bem avaliado pelos clientes, o Restaurante Fonte dos Frades é considerado um dos melhores em Barra Grande. Especializado em comida caseira, sua fama se dá devido o local servir uma comida muito boa à um preço justo.

O estabelecimento fica a uma quadra do centro, oferecendo um ambiente descontraído e rústico com mesas ao ar livre, além de músicas que agradam quem come por lá. Ele fica aberto para almoço e jantar, sendo uma ótima opção para você saborear bons pratos.

Um dos destaques de seu menu é o gin com tônica, inclui ainda pratos executivos e refeições comerciais, tudo bem farto e saboroso, segundo avaliações.

A Tapera

Fundado em 1991, o restaurante A Tapera pertence a Naiá, uma baiana especializada em culinária local. Inclusive, ela já participou do Programa Mais Você com Ana Maria Braga, onde fez sua receita de lagosta.

No começo, o estabelecimento era pequeno e servia apenas porções e bebidas. Porém, ao longo dos anos, a proprietária foi aprimorando seus pratos com variedades de sabores típicos da Bahia. Atualmente, A Tapera está entre os restaurantes mais procurados do distrito de Barra Grande.

Estabelecido no fim da rua principal da vila, o espaço possui estilo rústico e aconchegante, além de um deck e um jardim tropical.

Dispondo de um menu típico de comida baiana, o seu destaque são as famosas moquecas. Além disso, você encontrará pratos como catado de siri, o arroz de polvo, a lagosta grelhada e o camarão ao molho de palmito, carne de sol na chapa, além de ótimos drinques para acompanhar suas refeições.

La Trottaria

Perfeito para quem aprecia a culinária italiana, o restaurante La Trottaria fica no centro de Barra Grande. O ambiente é bem aconchegante e possui decoração rústica e, só abre para o jantar, com opções de rodízio de pizzas e massas ou menu à la carte.

Segundo clientes, o atendimento local é muito bom e as massas e molhos frescos são realmente italianos, deixando o local mais atraente.

A casa serve de tudo um pouco, como petiscos, massas, risotos, frango, carne, bruschetta e grelhados. Alguns pratos que se destacam em seu cardápio são o filé mignon em cubinhos ao molho funghi, camarão rosa e abobrinha, al fruti di mare e o espaguete com molho pesto.

Bar Da Rô

Muito badalado em Barra Grande devido a sua ótima localização, o Bar da Rô está situado à beira do rio Carapitangui que está separado do mar apenas por uma faixa de areia.

O lugar é bem aconchegante, sendo que dispõe de um deck na margem do rio, com mesinhas e espreguiçadeiras que são ideais para acompanhar um lindo pôr do sol. E, se preferir, pode tomar um delicioso banho de água doce, ou até mesmo ir para seu lado oceânico.

Por ser muito famoso no distrito, seus preços são um pouco elevados, porém seu cardápio conta com excelentes opções de pratos, além de ótimas caipirinhas.

Você poderá saborear tira-gostos como batata frita, bolinho de bacalhau ou casquinha de siri, além de pratos principais como lagosta com arroz negro, peixe frito com legumes, paella valenciana, polvo com batatas ao murro, risoto de camarão, vermelho assado com legumes, entre outros.

Um dos melhores bares da região, com certeza!

Merkaba

Outro local muito tradicional em Barra Grande é o restaurante Merkaba, que pertence à um argentino e tem como Chef o uruguaio Marcelo, que é especializado em cozinha-arte (novo conceito de gastronomia aliada à arte).

O local dispõe de uma decoração de bom gosto, com um jardim inspirador, onde encontra-se uma mangueira cheia de bromélias, além de uma iluminação que deixa o ambiente mais aconchegante.

Um verdadeiro mix de restaurante, bar e loja de decoração, onde serve comida vegana e vegetariana, bem como algumas opções de drinques. Também é possível adquirir no espaço, produtos importados direto da ilha de Bali.

Pratos deliciosos, dispondo de uma explosão de sabores e com uma apresentação criativa e sofisticada, assim são as opções do menu, segundo clientes. Alguns pratos principais da casa são o risoto de castanhas e palmito e o sorentino de gorgonzola e mushroom.

Acompanhe a seguir, mais algumas sugestões de lugares onde você poderá realizar boas refeições:

  • Capitão Carnudo – Boa pedida para quem não abre mão de comer lanches na viagem, ele oferece hambúrgueres artesanais. Segundo clientes, o ambiente é agradável e o atendimento é bom, além de possuir uma boa variedade no menu e os preços serem dentro do padrão;
  • Sapori d’Italia – Localizado em uma transversal da rua principal de Barra Grande, esse restaurante italiano serve massas artesanais finas à la carte, em um ambiente bem caseiro;
  • O Papagaio – Uma opção mais requintada para quem quer fugir dos peixes e frutos do mar, o restaurante é especializado em cozinha européia (seu dono é francês). O ambiente é rústico e aconchegante, e além dos ótimos pratos tradicionais, você poderá apreciar um bom vinho;
  • Manga Rosa – Estabelecido na rua perto da igreja, o restaurante possui um menu com especialidades nordestinas. Fundado em 2009, ele dispõe de um ambiente descolado e boas avaliações de clientes;
  • Restaurante da Zene – Especializado em frutos do mar, sua comida é muito elogiada e recomendada pelos clientes. Bem decorado e com estilo rústico, o restaurante fica no início da rua principal do distrito.

Quando ir à Barra Grande

Assim com em toda a região nordeste, Barra Grande é uma boa pedida durante todo o ano. No entanto, o que pode te ajudar a definir a data ideal para visitar o distrito baiano e conseguir aproveitar melhor a viagem são três fatores: clima, alta temporada e maré.

Entre os meses de dezembro e março, ou seja no verão, os termômetros atingem suas maiores temperaturas, onde a mínima é de 24°C e a máxima chega a 28°C. E mesmo nos meses de inverno, de junho à setembro, as temperaturas continuam agradáveis, com mínima de 21°C e máxima de 25°C.

Por ser uma região muito quente, durante todo o ano ocorre precipitações em Barra Grande, sendo que em alguns períodos as chuvas são mais frequentes.

Setembro e outubro são os meses que apresentam o menor volume de chuva no ano. Já de janeiro a dezembro as precipitações podem acontecer com mais frequência, com auge no mês de abril (média de 151 mm).

alta temporada compreende os meses de verão, onde as temperaturas estão mais propícias para curtir a praia e pegar muito sol. Então, se você prefere visitar o destino nos meses menos agitados, evite esse período.

Por fim, um fator não menos importante é em relação a maré. Se você pretende conhecer as piscinas naturais de Taipu de Fora, fique atento a esse detalhe, uma vez em que elas só aparecem na maré baixa.

A maré apresenta maior variação nas luas nova e cheia, sendo esse período em que as piscinas naturais surgem. Portanto, na hora de planejar sua viagem, consulte o calendário lunar para saber quando ir à Barra Grande.

Quantos dias ficar em Barra Grande

Por não ser uma região tão extensa, Barra Grande é um destino que pode ser curtido em apenas alguns dias. Por exemplo, para explorar todas as praias locais e até mesmo visitar novamente as suas preferidas, uma semana já será o suficiente.

Por outro lado, se você quiser estender seu roteiro para cidades vizinhas, como Itacaré, e realizar todos os passeios disponíveis na região, o ideal é reservar de dez a doze dias de viagem.

Entretanto, podemos dizer que quanto mais tempo você puder ficar no destino, melhor desfrutará de tudo o que ele tem para oferecer.

Como Chegar Em Barra Grande

Com acesso complicado, chegar a Barra Grande não é uma tarefa muito fácil, porém o destino faz todo o esforço valer a pena.

Como não existe aeroporto na Península de Maraú, a melhor opção para quem parte de outros estados é desembarcar no Aeroporto de Ilhéus, que fica a uma distância de 127 km do distrito de Barra Grande.

Uma segunda opção seria voar até o Aeroporto de Salvador, porém o mesmo encontra-se bem mais afastado do destino, cerca de 270 km.

Independente do seu ponto de partida, a conclusão final da viagem será feita obrigatoriamente através de carro, ônibus/lancha ou barco. Confira as opções!

De ônibus + lancha

Existe a possibilidade de chegar em Barra Grande combinando ônibus e lancha. Essa opção, é uma boa alternativa para quem não quiser se arriscar pelas estradas difíceis do trajeto.

A viagem começará pegando um ônibus até o município de Camamu, sendo a Viação Águia Branca a principal empresa responsável pelo percurso.

Chegando em Camamu, bem em frente a parada de ônibus, você precisará embarcar em uma lancha com destino a Barra Grande. A empresa referência para esse deslocamento é a Camamu Adventure, que disponibiliza lanchas de hora em hora com tempo de percurso entre 40 minutos e 1h.

De carro

Por estar localizado em uma península, o trajeto pela estrada é feito apenas por carro, não existindo ônibus que faça a rota direta até o distrito de Barra Grande.

Partindo de Ilhéus ou Itacaré, o acesso será feito pela BA-001 sentido Norte, toda pavimentada, mas com muitos buracos. Depois, é só seguir pela BR-030 até Barra Grande.

Caso saia a partir de Salvador, a melhor rota é através de travessia de barca via Itaparica, depois seguir pela BA-001 até a BR-030 (sentido Sul).

Então, caso alugue um carro e queira realizar toda a rota por via terrestre, esteja preparado para uma grande aventura, sendo que a BR-030 que leva até o destino é toda sem pavimentação.

São cerca de 45 km de estrada de terra, sendo os 35 km iniciais de terra firme e os 10 km finais bem complicados, principalmente em épocas de chuva.

De Catamarã

Quem desembarca no Aeroporto Internacional de Salvador, desde 2019 pode realizar o trajeto até Barra Grande via Catamarã (típica embarcação para passeios e viagens de longa distância).

A rota saindo pela capital baiana conta com uma parada em Morro de São Paulo, que oferece uma excelente variedade gastronômica para os turistas.

O meio de transporte funciona todos os dias da semana, sendo preciso fazer a reserva. O seu tempo de embarque e desembarque dura cerca de 20 minutos.

Dicas para viajantes de como economizar

Se você gosta de viajar, o melhor é procurar maneiras de economizar para viajar mais vezes e sempre, não é mesmo? Então aí vai algumas dicas de como economizar antes e durante a sua viagem!

Primeiramente, é primordial fazer um roteiro de viagem, para estabelecer o que fazer e onde ir. Isso tudo para evitar frustrações, perda de tempo e de dinheiro. Não deixe de conferir nossos guias completos dos destinos aqui no site, com dicas valiosas dos melhores lugares e hospedagens com bom custo-benefício para ficar.

Além disso, não deixe de fazer um seguro viagem. É essencial ter um seguro para qualquer viagem que você for fazer, para te dar segurança e garantia em qualquer situação adversa que ocorrer durante seu passeio. Sem o seguro, você vai acabar pagando bem mais caro pelos serviços de saúde ou outras questões como extravio de bagagem, além de ter perrengues e perder momentos de diversão.

Ademais, procure sempre adquirir passagens aéreas com descontos, bem como passeios, hotéis, transporte, aluguel de carro e alimentação. Pesquise bastante e aproveite os cupons de descontos oferecidos por empresas parceiras. Siga nossas dicas que com certeza você vai garantir uma viagem mais econômica e melhor!

Dúvidas frequentes sobre Barra Grande

O que fazer à noite em Barra Grande?

No distrito, diversos quiosques de praia funcionam durante a noite, como na Ponta do Mutá, que é possível apreciar um lindo pôr do sol ao entardecer e depois curtir um happy hour. Se preferir, poderá saborear um bom jantar no centro de Barra Grande, em alguns dos restaurantes mencionados neste artigo.

Quais são as praias de Barra Grande?

As mais famosas de Barra Grande são a Praia de Barra Grande, Praia de Três Coqueiros, Praia da Bombaça, Praia de Taipu de Fora, Praia do Cassange, Praia de Saquaíra e a Praia de Algodões.

Onde é melhor ficar em Barra Grande ou Taipu de Fora?

Se você procurar mais agitação, Barra Grande oferece mais hotéis, restaurantes, lojinhas e um pouco de vida noturna. Agora se prefere mais tranquilidade, Taipu de Fora é mais calma, porém há menos ofertas de restaurantes e comércio em geral, já que a noite a região fica quase deserta.

Considerações Finais

Mais uma ótima opção para quem quer relaxar em meio a lindas paisagens, o distrito de Barra Grande na Bahia rende uma boa viagem. Com lindas praias e ótimas opções gastronômicas, esse destino vai ser perfeito para você descansar em suas férias.

Então, aproveite esse guia completo do distrito e monte seu roteiro de viagem ideal. Depois, é só aproveitar ao máximo tudo o que esse lugar incrível tem a oferecer.

Gostou do artigo? Deixe aqui sua avaliação e comentários. Afinal, eles são muito importantes para nós do Cupomzeiros.

Até mais, viajantes!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.