A maior parte dos melhores notebooks da Microsoft possui configurações superiores que agradam diversos consumidores. Ainda, a marca está se tornando referência na produção das máquinas. Portanto, conheça alguns produtos da empresa e escolha o ideal.

Leia também:

Os melhores notebooks da Microsoft

Muitos conhecem a Microsoft por ser a marca dona do Sistema Operacional Windows. No entanto, ela também produz outros dispositivos ligados à tecnologia. Por isso, entrar no mercado de notebooks foi uma opção da companhia.

Dispositivos que já estão há um tempo no mercado

Os aparelhos existem desde 2012 e já passaram por diversas melhorias. Assim, todos possuem o mesmo nome, Surface. Porém, é claro, cada um tem suas configurações e se encaixam com consumidores diferentes.

A marca possui vários modelos 2 em 1, o que costuma agradar muitos usuários. Apesar disso, ela também produz notebooks comuns, sem opção de tablet. Portanto, confira aqui os 13 principais notebooks da companhia:

Surface Laptop Studio
Surface Pro 8
Surface Laptop 4
Surface Pro 7
Surface Book 3
Surface Laptop 3
Surface Pro X
Surface Pro 6
Surface Pro 5
Surface Pro 4
Surface Laptop Go
Surface Go 3
Surface Go 2

Surface Laptop Studio

Notebooks da Microsoft do modelo Surface Laptop Studio
Foto: Notebooks da Microsoft do modelo Surface Laptop Studio

Esse é o notebook da Microsoft mais potente com configurações muito superiores. Por exemplo, possui opções de armazenamento SSD fixo que vão desde 256 GB até 2 TB. Dessa forma, é o modelo mais potente de toda essa lista.

Mesmo não sendo um dispositivo 2 em 1, a sua tela possui 14 polegadas e tem uma qualidade acima da média. Assim, são 2560 x 1600 pixels de resolução, o que fica entre os modelos 4K e 1080p, superior ao Full HD.

Existem duas alternativas de processador, Intel Core i5 ou i7, ambos da 11ª geração. Ainda mais, a memória RAM pode ser de 16 ou 32 GB. Portanto, é um computador que agrada bastante quem precisa usar programas pesados.

Surface Pro 8

Notebooks da Microsoft do modelo Surface Pro 8
Foto: Notebooks da Microsoft do modelo Surface Pro 8

Esse é um dos produtos mais recentes da Microsoft. Ou seja, suas configurações são mais avançadas em relação aos outros. Além disso, ele tem a segunda melhor especificação entre os 13 modelos.

Você escolhe a configuração que mais lhe agrada

São duas opções de processador, Intel Core i5 ou i7 de 11ª geração. Mesmo que o i5 tenha uma performance inferior ao i7, ele ainda é uma ótima opção. Afinal, os modelos dessa linha são os mais novos da marca.

A potência melhora ainda mais com as opções de armazenamento. Então, ao escolher um modelo de 128 GB ou 256 GB, há a possibilidade de substituir o SSD. Mas, também existem os aparelhos que possuem 512 GB ou 1 TB, que são fixos.

É possível escolher entre 8, 16 ou 32 GB de RAM. Além disso, a tela tem 13 polegadas com uma resolução de 2880 x 1920p. Por último, o notebook Surface Pro 8 é um modelo 2 em 1.

Surface Laptop 4

Notebooks da Microsoft do modelo Surface Laptop 4
Foto: Notebooks da Microsoft do modelo Surface Laptop 4

Um dos melhores notebooks da Microsoft, o Surface Laptop 4 tem configurações acima da média. Além disso, as especificações variam de acordo com o tamanho da tela, que pode ser de 13 ou 15 polegadas. Ambas com resolução superior ao Full HD.

Os dois modelos têm as opções Intel Core i7 de 11ª geração ou o AMD Ryzen 5. No entanto, o de 13 polegadas tem uma possibilidade a mais, o Intel Core i5. Em resumo, os três têm um desempenho ótimo e potente.

As opções de SSD vão de 256 GB até 1 TB, o que garante uma maior velocidade. Já a memória RAM pode ser de 8, 16 ou 32 GB. Mesmo assim, vale lembrar que o Surface Laptop 4 não é um notebook 2 em 1.

Surface Pro 7

Notebooks da Microsoft do modelo Surface Pro 7
Foto: Notebooks da Microsoft do modelo Surface Pro 7

Ele é um notebook 2 em 1 que conta com recursos bem interessantes. Além disso, ele tem uma tela de 12 polegadas com uma resolução de 2736 x 1824. Assim, a marca promete aqui um aparelho ótimo para trabalhar, estudar ou se divertir.

As opções de memória RAM vão de 4 até 32 GB, o suficiente para softwares exigentes. Também, o processador pode ser o Intel Core i3, i5 ou i7 de 10ª geração. Apesar de não serem tão recentes quanto os de 11ª, ainda são modelos poderosos.

O SSD é uma das razões que fazem o Surface Pro 7 ser um dos melhores notebooks da Microsoft. Afinal, o modelo pode ir de 128 GB até 1 TB, ou seja, até no menor armazenamento a máquina ainda será veloz.

Surface Book 3

Notebooks da Microsoft do modelo Surface Book 3
Foto: Notebooks da Microsoft do modelo Surface Book 3

Esse é um dos modelos mais interessantes quando o assunto é design gráfico e criação de conteúdo. Assim, ele é ideal para quem precisa usar softwares mais pesados no dia a dia.

A configuração varia com o tamanho da tela, que pode ser de 13 polegadas, com 3000 x 2000 de resolução, ou 15, com 3240 x 2160. No entanto, a diferença é que a menor possui mais opções de processador e memória RAM.

Quem quiser uma tela de 13 polegadas, por exemplo, pode escolher entre um processador Intel Core i5 ou i7 de 10ª geração e RAM de 8 até 32 GB. Por outro lado, a de 15 só tem como opção o Core i7 e memória de 32 ou 16 GB.

Várias alternativas para você escolher a melhor

Já as opções de armazenamento SSD são as mesmas para os dois modelos, 256 GB, 512 GB ou 1 TB. Então, ambos oferecem uma boa velocidade. Por fim, ele não é um aparelho 2 em 1, o que deixa muitos usuários decepcionados.

Surface Laptop 3

Notebooks da Microsoft do modelo Surface Laptop 3
Foto: Notebooks da Microsoft do modelo Surface Laptop 3

As configurações do Surface Laptop 3 também variam de acordo com a tela. Mesmo assim, todas as opções disponíveis são bem acima da média. Então, as alternativas aqui são de 13 ou 15 polegadas.

O primeiro modelo tem uma resolução de 2256 x 1504. Além disso, suas opções de processadores são o Intel Core i5 ou i7. Ainda, os dois são de 10ª geração, o que garante um bom desempenho.

Já quem preferir 15 polegadas vai ter uma resolução de 2496 x 1664. Como escolha de processadores há o AMD Ryzen 5 e 7. No entanto, o seu desempenho não é tão inferior quando comparado ao Intel Core.

Escolha a memória de acordo com suas necessidades diárias

As opções de memória RAM são as mesmas para os dois modelos, 8 ou 16 GB. Então, é o bastante para a grande maioria dos consumidores. Mesmo não sendo um modelo 2 em 1 ele é muito popular entre os usuários de nível intermediário e avançado.

Surface Pro X

Notebooks da Microsoft do modelo Surface Pro X
Foto: Notebooks da Microsoft do modelo Surface Pro X

O modelo 2 em 1 Surface Pro X tem um dos maiores diferenciais da lista. Isso porque ele possui opções de processadores Microsoft SQ 1 e SQ 2. Dessa forma, eles são fabricados pela própria empresa, o que promete um desempenho maior que os da linha Intel Core.

A tela tem 13 polegadas e uma resolução de 2880 x 1920, ideal para ver filmes e séries. Também, é possível optar por uma memória RAM de 8 ou 16 GB. No fim, é um dos melhores notebooks da Microsoft com configurações interessantes para tarefas básicas.

O SSD também é acima da média, apesar de não haver opção de 1 TB. As opções existentes para o Surface Pro X são 128, 256 ou 512 GB. Assim, a máquina tem uma velocidade incrível, mesmo em configurações mais baixas.

Surface Pro 6

Notebooks da Microsoft do modelo Surface Pro 6
Foto: Notebooks da Microsoft do modelo Surface Pro 6

Ele é o sétimo na lista de melhores notebooks da Microsoft. Mesmo assim, a marca não decepciona nas configurações. Portanto, é possível usar o modelo para softwares mais leves, sem quaisquer problemas.

As opções de SSD são as melhores, vão de 128 GB até 1 TB. Importante lembrar que o SSD é melhor que um HD, mesmo com um espaço menor. Ou seja, 126 GB ainda é superior à maioria dos armazenamentos em HD.

Sua memória RAM tem um bom tamanho, vai de 8 GB a 16 GB. Assim, é o suficiente para a maioria dos softwares presentes no mercado. Além disso, as opções de processadores são o Intel Core i5 ou i7, ambos de 8ª geração.

Um dispositivo com uma tela de qualidade

A tela tem 12 polegadas, com uma resolução de 2736 x 1824. Ainda mais, é um dos modelos 2 em 1 oferecidos pela marca. Por último, o notebook vem com a Surface Pen, uma caneta para usar no touchscreen.

Surface Pro 5

Notebooks da Microsoft do modelo Surface Pro 5
Foto: Notebooks da Microsoft do modelo Surface Pro 5

Um modelo mais antigo da empresa, mas suas configurações ainda são excelentes e bem interessantes. Portanto, é um dos melhores notebooks da Microsoft até os dias de hoje.

Ele é 2 em 1 e conta com tela de 12 polegadas e resolução de 2736 x 1824. Além disso, é possível escolher entre uma RAM de 4, 8 ou 16 GB. Ou seja, permite rodar a maioria dos softwares e jogos existentes.

Processadores antigos

O que o deixa para trás em relação aos outros são as opções de processador. Assim, as opções são um Intel Core M3, i5 ou i7, todos de 7ª geração. No entanto, mesmo sendo alternativas não tão modernas, elas ainda são bem potentes.

Já o armazenamento não decepciona nem um pouco e é tão bom quanto o dos outros modelos. Então, as opções vão de 128 GB até 1 TB, o que já dá mais liberdade para o usuário. Em resumo, esse dispositivo agrada a maioria dos consumidores.

Surface Pro 4

Notebooks da Microsoft do modelo Surface Pro 4
Foto: Notebooks da Microsoft do modelo Surface Pro 4

O notebook da Microsoft Surface Pro 4 é mais um modelo com grande qualidade. No fim, a única configuração que pode desapontar é o processador. Todas as opções são de 6ª geração, sendo o Intel Core M3, i5 e i7.

Essa é a única parte inferior do modelo, porque já existem processadores da 11ª geração. Apesar disso, suas configurações são ótimas, o que o faz ser um dos melhores da marca. Por exemplo, com relação ao armazenamento, é possível escolher de 128 GB até 1 TB.

A memória RAM tem três opções disponíveis, 4, 8 ou 16 GB. Então, combina com o recurso mínimo da maioria dos softwares. Afinal, grande parte recomenda 16GB para funcionar de forma perfeita.

Um modelo versátil

Ele tem tela de 12 polegadas, com resolução de 2736 x 1824 e ainda, é 2 em 1. Portanto, é uma boa pedida para quem quer um notebook que funciona como tablet. Caso você esteja procurando algo do tipo, esse modelo pode agradar bastante.

Surface Laptop Go

Notebooks da Microsoft do modelo Surface Laptop Go
Foto: Notebooks da Microsoft do modelo Surface Laptop Go

Mesmo com configurações inferiores, o Surface Laptop Go ainda é um dos melhores notebooks da Microsoft. Afinal, é possível escolher opções mais potentes de armazenamento, que podem ser SSD ou eMMC.

Esses últimos não têm um desempenho tão bom quanto os primeiros. No entanto, são melhores que o HD. Assim, acaba sendo uma ótima alternativa para quem deseja aparelhos de entrada.

Boa capacidade de armazenamento

Também é possível escolher entre um SSD de 128 e 256 GB, ou um eMMC de 64 GB. Além disso, o seu processador é o Intel Core i5 de 10ª geração e a RAM tem duas opções, 4 ou 8 GB. São recursos que atendem bem às necessidades de usuários intermediários.

O Surface Laptop Go não é um modelo 2 em 1 e também não é o mais potente. Por isso, ele é ideal para quem quer fazer tarefas mais leves, sem softwares pesados. Ainda, ele tem uma tela de 12 polegadas com resolução Full HD, de 1920 x 1080.

Surface Go 3

Notebooks da Microsoft do modelo Surface Go 3
Foto: Notebooks da Microsoft do modelo Surface Go 3

Esse modelo é considerado um computador de entrada. Apesar disso, ainda é um dos melhores notebooks da Microsoft. Afinal, você pode escolher entre configurações um pouco mais potentes ou até as mais básicas.

Existem duas alternativas de processador, o Intel Core i3 de 10ª geração ou o Pentium. Ambos são simples, mas o i3 tem um desempenho superior. Ainda mais, são ótimos para quem precisa realizar tarefas leves.

A memória RAM pode ser de 4 ou 8 GB, o que é o suficiente para softwares leves. Além disso, o Surface Go 3 também tem opção de armazenamento eMMC. É possível escolher entre um de 64 GB ou um SSD de 128 GB.

Um modelo bem compacto

Ele é um aparelho 2 em 1 e tem uma das menores telas, são apenas 10 polegadas. No entanto, tem uma resolução de 1920 x 1280, Full HD. Então, é ideal para quem procura um notebook para estudar ou trabalhar.

Surface Go 2

Notebooks da Microsoft do modelo Surface Go 2
Foto: Notebooks da Microsoft do modelo Surface Go 2

Outro modelo de entrada, o Surface Go 2 é um pouco inferior ao Go 3. Mesmo assim, suas configurações são quase as mesmas, com exceção do processador. Como opções, você pode decidir entre o Intel Pentium ou o M3 de 8ª geração.

Ele também tem tela de 10 polegadas e resolução Full HD de 1920 x 1280. Além disso, é 2 em 1, ideal para quem quer um notebook por um bom custo-benefício. Também, são 4 ou 8 GB de RAM e armazenamento SSD de 128 GB ou eMMC de 64 GB.

O Surface Go 2 é ótimo para quem está buscando um modelo para tarefas leves. Por exemplo, para trabalhar ou estudar, sem precisar usar softwares pesados. Ainda mais, também é bom para assistir vídeos, filmes ou séries.

Como avaliar um notebook Microsoft

Alguns usuários não sabem o que analisar para escolher um dos melhores notebooks da Microsoft. Então, acabam por optar por uma indicação, sem saber se ele é o ideal. No entanto, é importante entender cada recurso e saber se ele atende às suas necessidades.

Existem notebooks que são bons para estudar, trabalhar, jogar, usar softwares, entre outros. Dessa forma, nem sempre o melhor para alguém será o ideal para você. Portanto, veja como avaliar um aparelho para decidir qual comprar.

Processador

Ele é chamado de cérebro do notebook por ser uma das partes mais importantes. Assim, sua função é controlar as ações do aparelho e fazer todas as conexões. Então, é um dos maiores responsáveis pelo desempenho.

Sem dúvidas a marca mais famosa de processadores é a Intel, presente em quase todos os modelos. Além disso, ela é a melhor linha com as opções i3, i5, i7 e até i9. No entanto, hoje algumas empresas optam por criar seus próprios processadores.

O Intel Core i5 costuma ser o suficiente para muitos consumidores. Porém, o i7 é mais potente e o i9 é o superior. Apesar disso, é difícil encontrar notebooks com processadores como esse último no mercado.

Armazenamento

Ele é o responsável pela velocidade do notebook e possui dois tipos principais, HDD e SSD. O último é o mais recomendado, pois garante maior capacidade para o consumidor guardar seus arquivos.

Dentro do armazenamento são guardados documentos e programas. Então, um SSD de 128GB já é o bastante para a maioria dos consumidores. Mas, é sempre necessário saber seu objetivo com o notebook.

Softwares ou games que ocupam mais espaço vão exigir um SSD mais potente. Por isso, é preciso se atentar no uso que você deseja dar para o dispositivo. Assim, fique sempre de olho em configurações mínimas e recomendadas de programas ou jogos.

Memória

Notebook travando ao abrir vários programas pode significar que a memória não é suficiente. Ou seja, é ela que armazena as informações conforme o uso do aparelho. Quanto maior a RAM, menos a máquina vai travar.

Existem programas e jogos com uma configuração mínima de 4 GB de RAM. No entanto, também há aqueles mais exigentes, que pedem de 8 para cima. Em geral, 16 GB costuma ser mais que o suficiente para grande parte dos consumidores.

Tamanho e resolução da tela

A tela pode parecer uma das partes mais sem importância para alguns. Afinal, não são todos que precisam de uma resolução enorme para imagens ou vídeos. Porém, isso não é verdade e essa é uma parte essencial do notebook.

É provável que em algum momento você queira assistir algum filme. Portanto, mesmo que seu objetivo seja estudar, é importante saber sobre a tela e seus recursos. No fim, isso vai trazer mais conforto na hora de usar o aparelho.

As resoluções Full HD são o bastante para a maioria dos consumidores. No entanto, quem quer uma com maior qualidade pode apostar nas 4K. Além disso, o tamanho também é importante, mas depende da preferência de cada um.

Com essas informações você já está preparado para escolher um dos melhores notebooks da Microsoft. Então, avalie bem a lista para comprar o ideal para seus objetivos.

Perguntas frequentes

O que é o Surface da Microsoft?

blank

Surface é o nome da linha de notebooks da Microsoft, que inclui modelos mais potentes e mais básicos. Além disso, são produzidos desde 2012 e a maioria possui tela touchscreen.

Os notebooks da Microsoft são bons?

blank

A Microsoft não costuma decepcionar nos modelos de notebooks. Assim, grande parte tem configuração potente ou acima da média. Até os mais básicos cumprem o que prometem.

Qual o melhor notebook da Microsoft?

blank

O Surface Laptop Studio é o melhor aparelho da Microsoft e é o mais recente da marca. As configurações são potentes, com um SSD de até 2 TB e processador Intel Core i5 ou i7.