Quais São Os Melhores Livros de Xadrez? Veja o TOP 7!

52

Se você quer ser um expert no xadrez, saiba que comprar bons tabuleiros de xadrez não é a única coisa que você deve fazer, afinal, os livros de xadrez são essenciais para quem está começando nesse mundo.

Geralmente, os livros de xadrez trazem conceitos, dicas, truques e partidas clássicas, para que os jogadores, profissionais ou não, tenham uma boa bagagem teórica de como o jogo funciona. Assim, para te ajudar a também ter esses conhecimentos, separamos os 7 Melhores Livros de Xadrez.

Bora conferir de algum deles é perfeito para você?

TOP 7 Melhores Livros de Xadrez

Para você se divertir e estudar, já trouxemos opções incríveis de livros por aqui, como livros policiais, livros de poesia, livros de economia, livros de futebol, livros de arquitetura, entre outros. Agora, chegou a vez de aprende 7 opções incríveis para quem busca os melhores livros de xadrez do mercado, confira:

Para ensinar e aprender xadrez

Neste livro de Adriano Caldeira, o Mestre da Federação Internacional de Xadrez, temos um guia completo para quem quer vender todas no xadrez. Isso porque ele é um manual prático com instruções e exercícios, que consideram todas as jogadas possíveis para você se tornar um expert em xadrez.

Para tanto, ele usa de orientações claras e precisas, ao mesmo tempo que tem uma linguagem muito básica, ou seja, é fácil de entender. Além disso, ele também vai além dos truques de jogadas, mostrando um pouco sobre a história e os critérios para movimentação de peças.

Xadrez e Matemática: análise de aberturas para iniciantes

O Xadrez e Matemática: análise de aberturas para iniciantes traz os principais conceitos sobre a ligação de xadrez e matemática, para que os iniciantes saibam como algumas jogadas matemáticas podem torná-lo um vencedor.

Para tanto, ele analisa os parâmetros do xadrez, como tipo de jogo, tempo, espaço, estrutura de peões, segurança do rei, entre outros, para ofertar uma análise combinatória de jogo. Assim, sua metodologia nos ensina como avaliar todo o andamento do jogo numa perspectiva matemática, que é fundamental dominar para vencer.

Meu Sistema: O Primeiro Livro de Ensino de Xadrez

Para muito, o Meu Sistema é o melhor livro de xadrez da história. Escrito por Aaron Nimzovitsch, o pai da Escola Hipermoderna do xadrez, esse livro mudou a abordagem teórica do jogo, já que possui truques e ensinamentos que fazem sentido mesmo após 95 anos de sua publicação.

Dessa forma, o livro conta a história do xadrez, até conceitos básicos sobre o jogo e, é claro, dicas para você conseguir ser um bom jogador. Por fim, vale dizer que ele é muito recomendado para quem busca uma carreira esportiva no xadrez.

Técnicas de Finais em Xadrez

Indicado para estudantes intermediários e avançados no xadrez, o Técnicas de Finais em Xadrez não é um dos melhores livros de xadrez à toa. Para começar, ele analisa 331 exemplos de jogadas, com diagramas que facilitam o entendimento.

Além disso, ele analisa 40 finais de partidas completas de jogadores famosos, como Grigoriev, por exemplo, e mostra quais foram os truques que fizeram o check-mate chegar. No mais, ele também tem 30 exemplos de finais de Damas, além de exemplos de como usar as peças menores no xadrez com mais habilidade.

101 Aberturas Surpresa no Xadrez

Se você é jogador de xadrez, e sempre quer impressionar nas suas partidas, nada melhor do que ler o 101 Aberturas Surpresa no Xadrez. Na prática, toda partida de xadrez tem um conjunto de regras sobre como deve ser a jogada de abertura e, neste livro, é sobre elas que iremos estudar.

Dessa forma, ele traz diversas ideias, dicas e questionamentos de como fazer uma boa entrada no xadrez, para impressionar os seus adversários. Além disso, ele mostra como fugir das jogadas convencionais a partir de golpes rápidos, que são essenciais para se tornar um vencedor.

Problemas de xadrez: 260 problemas com soluções

Entre os melhores livros de xadrez do mundo, temos o Problemas de xadrez: 260 problemas com soluções. Esse livro impressiona por desvendar os erros mais comuns nas partidas, garantindo assim que, possivelmente, você vença seu oponente por conhecer os erros dele.

Assim, ele traz 260 problemas selecionados, avaliando cada um sobre como ele poderia ser diferente. Além disso, ele vai além do estudo comum do xadrez, pois também identifica quais são os movimentos incríveis que, normalmente, muitos jogadores ignoram.

Como Pensar Em Xadrez

Para finalizar nossa lista dos melhores livros de xadrez. Temos o Como Pensar Em Xadrez, que questiona uma coisa essencial: como pensar para ter melhores jogadas e vencer. Para isso, ele usa uma metodologia que te ajudará a reavaliar sua maneira de pensar, para aperfeiçoar suas técnicas no xadrez.

Dessa forma, ele possui mais de 200 avaliações e exercícios, mostrando como é importante ter o pensamento certo para vencer seus adversários. No mais, ele aponta técnicas de memorização e aperfeiçoamento que, com certeza, irão turbinar sua mente para jogar xadrez!

Quais os melhores livros para aprender xadrez?

Existem milhares de livros incríveis para quem quer aprender xadrez. Seja livros para entender entradas, partidas clássicas ou até mesmo finais de jogo, todos eles trazem dicas valiosas para quem quer ser um expert em xadrez.

Porém, é importante dizer que existem três livros que, sem dúvidas, são os melhores livros para aprender xadrez: o Meu Sistema: O Primeiro Livro de Ensino de Xadrez, o 101 Aberturas Surpresa no Xadrez e o
Xadrez e Matemática: análise de aberturas para iniciantes.

No caso do Meu Sistema, ele é o livro de xadrez mais famoso do mundo, com diversas dicas e truques para você entender como funciona as partidas. Além disso, ele também traz conceitos clássicos do jogo, e mostra como ser um expert na dinâmica do xadrez.

Sendo assim, ele é essencial para qualquer jogador de xadrez que existe, pois traz todo o conhecimento que os maiores jogadores absorveram em sua trajetória.

Além dele, temos o 101 Aberturas Surpresa no Xadrez. Como bem sabemos, a abertura é uma das partes mais importantes de uma partida, talvez a mais importante e, com essa livro, você terá dicas e conceitos para surpreender seu adversário desde a primeira jogada.

Assim, embora não seja recomendado decorar esses livros, pois jogadas pré-programadas podem não dar muito certo, ele é essencial para você entender como começar bem uma partida de xadrez.

No mais, também temos o Xadrez e Matemática: análise de aberturas para iniciantes. Como o nome indica, ela é perfeito para iniciantes, especialmente por trazer uma visão diferente sobre os jogos.

Na prática, ele traz a relação entre xadrez e matemática, e como ela pode ser desenvolvida para sempre te ajudar a ganhar. Tal relação é fundamental para ser um bom jogador de xadrez, mas, infelizmente, ainda é negligenciada por muitos jogadores.

Portanto, se você quer sair na frente dos seus adversários e ter uma estratégia de jogo eficiente, saiba que esse é um dos melhores livros de xadrez que você pode ter na sua estante.

Qual a melhor forma de estudar xadrez?

Muitas pessoas acreditam que somente estudar táticas, ou até mesmo analisar partidas clássicas, são as únicas maneiras de estudar xadrez.

Porém, saiba que existem alguns hábitos que vão além desses, e são essenciais para que você seja um jogador de xadrez de sucesso.

Para começar, não perca seu tempo somente estudando por notebook, tablets ou livros, pois, acima de tudo, é ideal que você estudar ativamente. Em outras palavras, é importante que você tenha um tabuleiro e, se possível, jogue sempre que puder.

Isso é importante porque o xadrez é um jogo prático e, como sabemos, é necessário colocar a mão na massa para aprender como se faz, não é mesmo?

Por outro lado, também é importante que você treine seu cálculo de variantes. Você pode fazer isso enquanto joga com outras pessoas, sempre analisando que tipo de jogada você costuma fazer em determinados momentos do jogo, como abertura e final, por exemplo.

Outra dica fundamental é não se apegar somente à teoria. Assim, embora estudar muitos livros de xadrez seja importante, você também deve se atentar a prática; pois a teoria não é nada se você não praticar o que aprendeu.

Por fim, podemos dizer que, além de comprar os melhores livros de xadrez, é fundamental que você veja outras pessoas jogando. Isso porque você irá analisar tecnicamente o jogo delas e, caso venha a enfrentá-la em algum momento, já saberia algumas técnicas que ela utiliza.

Qual a peça mais estratégica do xadrez?

Cada peça de xadrez tem seu próprio valor e peso. Assim, bem como a Rainha tem o seu destaque, podemos dizer que o Peão é a peça mais estratégica do xadrez.

Isso acontece porque, mesmo ele sendo fraco, sua pontuação - que vale 1 ponto - pode ser determinante para a sua vitória.

Em outras palavras, ele usa a estratégia de "um grão por vez" que, basicamente, pode te levar a ganhar por estratégia.

Como Escolher Livros de Xadrez?

Escolher livros de xadrez não é muito diferente de escolher livros infantis, livros de história ou livros para jovens, por exemplo. Isso porque eles precisam ser práticos e divertidos, para garantir um aprendizado mais eficiente.

Dessa forma, para que você encontre o melhor livro de xadrez para o seu nível, separamos alguns pontos importantes que você deve avaliar antes de comprar o seu exemplar, confira:

Nível de Habilidade

Para começar, é importante que você avalie o seu nível de habilidade no xadrez. Isso porque existem livros para iniciantes, intermediários e jogadores avançados.

Assim, escolha o melhor livro de xadrez que corresponda ao seu nível atual.

Objetivos de Aprendizado

Para encontrar o melhor livro de xadrez, é fundamental que você defina seus objetivos.

Afinal, você quer aprender as regras do xadrez, melhorar sua abertura, estratégia, tática ou final de jogo? Fazendo isso, fica mais fácil de fazer a escolha de um livro que se concentre nos aspectos que você deseja aprimorar.

Livros Didáticos

Se você é um iniciante, comece com um livro didático que explique as regras básicas, movimentos das peças e conceitos fundamentais.

Normalmente, esses livros costumam ser ilustrados e fáceis de entender, geralmente por terem uma linguagem clara e prática de como o jogo funciona.

Livros de Abertura

Se você deseja melhorar sua abertura, escolha um livro que se concentre em teoria de aberturas. Existem inúmeros livros dedicados a aberturas específicas, como a Defesa Siciliana ou a Abertura Espanhola, por exemplo.

Livros de Estratégia e Tática

Se você está procurando aprimorar sua estratégia e tática, é importante que você escolha os melhores livros de xadrez que abordem esses aspectos.

Normalmente, eles incluem exemplos de partidas famosas e exercícios práticos.

Livros de Final de Jogo

Por fim, para melhorar sua habilidade no final de jogo, procure livros que se concentrem nessa fase crítica do jogo.

Isso porque esses exemplares explicam como ganhar vantagem e concluir a partida com sucesso.

Considerações Finais

Aprender xadrez pode ser um desafio, é um jogo complexo, com diversas peças, sendo que cada uma delas possui um poder e peso diferente na partida.

Dessa forma, para que você entenda melhor como funciona cada jogada, não existe nada melhor do que ler os melhores livros de xadrez do mercado. Na prática, eles contam com as melhores técnicas e dicas para você ser expert no xadrez!

Assim, esperamos que esse guia tenha te ajudado a entender melhor sobre o xadrez, bem como tenha te apresentado o melhor livro de xadrez para o seu nível!

No mais, saiba que temos outros livros incríveis para te indicar, tais como livros cristãos, livros de música, livros espíritas, livros de romance, livros de terror, livros de ficção, livros de suspense e até mesmo livros de gastronomia!

Gostou do nosso artigo? Comente o que você achou dos livros que citamos aqui embaixo!

Leia também:

Até a próxima, Cupomzeiros!

você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Tudo bem! Mais detalhes