Conheça Os Melhores Dicionários de Português: TOP 6!

46

Para quem busca entender melhor como funciona a língua, não existe nada melhor do que apostar nos bons e velhos dicionários de português. Assim como os dicionários português-espanhol, ele está muito presente em escolas, universidades e diversas outras instituições.

Na prática, eles funcionam como um guia que identifica o significado das palavras e, em alguns casos, também traz dicas sobre como funciona a gramática. Assim, por serem muito importantes para o aprendizado, separamos os 6 Melhores Dicionários de Português que existem no mercado!

Vamos conferir se algum deles te agrada?

TOP 6 Melhores Dicionários de Português

Por aqui, já trouxemos diversas opções incríveis de livros para vocês, tais como livros policiais, livros de terror, livros de suspense, livros de ficção e até mesmo livros de autoajuda. Hoje, vamos te mostrar 6 opções incríveis de dicionários de português, para você ficar craque na gramática! Confira:

Dicionário Scottini

Sendo um dicionário perfeito para escolas, o Scottini é extremamente completo. Isso porque ele tem mais de 40 mil verbetes, que vão te ajudar a entender melhor como funcionam as palavras no português.

Outro ponto que vale destacar, é que ele foi totalmente adaptado diante do novo Acordo Ortográfico. Moderno e prático, ele foi elaborado para atender as necessidades dos estudantes brasileiros e, por isso, possui uma linguagem clara e precisa, que cria um entendimento muito fácil na leitura.

Michaelis Dicionário Escolar

Para começar bem nossa lista de melhores dicionários de português, nada melhor do que citar o Michaelis. Sendo o dicionário mais famoso do Brasil, ele foi atualizado, conforme a nova ortografia, além de adequado ao novo acordo ortográfico.

Sendo assim, ele tem uma atenção especial à grafia das palavras, para que você possa aprender com mais precisão e dinamismo. Assim, ele possui mais de 30 mil expressões e mais de 50 mil definições, para que você aumente o seu vocabulário em português de uma maneira muito prática.

Dicionário escolar da Língua Portuguesa - Academia Brasileira de Letras

Para quem busca uma opção mais robusta e formal dos melhores dicionários de português, temos o Dicionário escolar da Língua Portuguesa, criado pela Academia Brasileira de Letras. Com mais de 33 mil verbetes, ele foi feito de acordo com o novo acordo, e possui uma linguagem clara e robusta.

Além disso, ele também possui complementos, como estudos sobre os verbos em português, por exemplo. Inclusive, é ele também explica como funciona o novo acordo ortográfico, justamente para você entender melhor o que mudou na escrita e pronúncia das palavras.

Novíssimo Aulete

O Novíssimo Aulete é um dos melhores dicionários de português por muitos motivos. Para começar, ele foi adequado ao novo Acordo Ortográfico, sendo cuidadosamente analisado para não cometer erros.

Dessa forma, ele tem mais de 95 mil unidades de significado, sendo um dos dicionários mais completos do nosso país. Além disso, ele possui uma grande riqueza de informações sobre a língua de uma forma adaptada, para que você não tenha dúvidas na hora de pesquisar, já que sua linguagem é prática e muito fácil de entender.

Míni Aurélio

O Aurélio é, para muitos, o melhor dicionário de português. Por aqui, temos o Míni Aurélio, uma versão compacta do clássica, mas que em nada decepciona, pois as informações contidas em ambos são as mesmas. Sendo um dos mais completos, ele tem mais de 30 mil verbetes, e cerca de 3 mil palavras da língua portuguesa decifradas.

Além disso, ele também considera algumas gírias e palavras informais, para conseguir explicar a importância dessas palavras na nossa língua. No mais, podemos dizer que é uma edição de bolso, ideal para você levar para qualquer lugar.

Magic Kids Dicionário

Que tal um dicionário de português para crianças? Por aqui, temos o Magic Kids Dicionário, uma opção incrível entre os melhores dicionários de português, já que ele foi desenvolvido para os pequenos.

Com uma linguagem facilitada, ele possui mais de 35 mil verbetes, que foram atualizados a partir da nova ortografia. Além disso, ele também traz introduções sobre gramática, ciências, história e literatura, para dar uma experiência mais rica de português para os seus filhos ou alunos.

Qual é o melhor dicionário de português?

Como o português é uma língua complexa e muita extensa, é previsível que existem diversos dicionários incríveis destinados a desvendar os mistérios que ela possui.

No entanto, podemos dizer que existe um deles que é, facilmente, o melhor dicionário de português. Estamos falando do Michaelis, que tem sido motivo de orgulho por diversas razões.

Para começar, ele está totalmente atualizado conforme as regras do Novo Acordo Ortográfico, e possui mais de 30 mil verbetes, sendo uma opção completa e atualidade.

Além disso, valer dizer também que ele possui categorias que explicam a língua, como o uso de verbos, por exemplo, sendo uma boa opção para você estudar português frequentemente.

Sendo assim, se você precisa consular o melhor dicionário de português para suas atividades, saiba que o Michaelis é a melhor opção que existe no mercado!

Qual o dicionário mais usado no Brasil?

Como mencionamos, a língua portuguesa é muito ampla e complexa e, por isso, existem diversos dicionários que são usados para desvendar como ela funciona.

No Brasil, podemos dizer que o Dicionário Aurélio é facilmente o mais usado do país. Isso ocorre porque ele é extremamente eficiente, já que possui a maior quantidade de verbetes sobre a língua portuguesa.

Além disso, ele também é muito adotado em escolas e outras instituições como o dicionário oficial do Português e, por isso, não é incomum ver muitos estudantes o consultando para entender mais sobre a própria língua.

Dessa forma, se você quer usar o melhor dicionário de português, saiba que o Aurélio é o mais usado do Brasil!

Aliás, em nossa lista, trouxemos uma opção mini do Aurélio, para que você possa levar e consultar essa belezinha em qualquer lugar.

Qual é o dicionário oficial da língua portuguesa?

Segundo a Academia Brasileira de Letras, não existe um dicionário específico considerado o oficial da língua portuguesa, tamanha é a sua variedade e, consequentemente, necessidade de várias interpretações.

No entanto, quando pensamos em um modelo popular e completo, podemos dizer que o Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa é quase uma opção oficial para entender o português.

Isso porque ele garante ao público uma enorme e selecionada obra, com diversas referências sobre a língua, incluindo o uso dos verbos e dicas de gramática.

Sendo assim, se você precisa realizar um trabalho, e quer uma boa referência de dicionário, saiba que o Michaelis é, facilmente, um dos melhores dicionários de português que podemos encontrar.

Como Escolher um Dicionário de Português?

A escolha de um dicionário não é muito diferente da escolha de um livro. Seja livros espíritas, livros para jovens, livros de história e até mesmo livros LGBTQ+, é necessário saber bem sobre eles para poder levar um exemplar que te agrade.

Sendo assim, se você pensa em comprar os melhores dicionários de português do mercado, saiba que também é necessário considerar alguns fatores importantes, sendo que os principais são:

Tipo de Dicionário

Da mesma forma que existem diversas opções de livros e enciclopédias no mercado, também existem diferentes tipos de dicionários de português, e o tipo que você escolhe dependerá de suas necessidades específicas.

Alguns tipos comuns incluem:

Dicionário monolíngue (português-português)

Sendo os mais populares no Brasil e alvo desse texto, esses dicionários explicam o significado das palavras em português.

Na prática, eles são ideais para falantes nativos ou pessoas que desejam aprofundar seu conhecimento do idioma.

Portanto, se você quer comprar o melhor dicionário de português, saiba que ele será uma opção monolíngue.

Dicionário bilíngue

Além da opção monolíngue, também existem os dicionários bilíngues, que já são muito populares no mercado brasileiro.

Na prática, esses dicionários traduzem palavras de português para outra língua e vice-versa. São úteis para estudantes de línguas estrangeiras.

Dicionário de sinônimos e antônimos

Uma opção super incrível para você ter bons dicionários são aqueles que definem sinônimos e antônimos.

Isso porque esses dicionários ajudam a encontrar palavras com significados semelhantes (sinônimos) e opostos (antônimos).

Sendo assim, eles são muito indicado para quem está em cursos superiores, ou para os famosos concurseiros, que normalmente estudam gramática o tempo todo.

Atualização

Para ter os melhores dicionários de português, é sempre importante que você escolha um dicionário atualizado.

Isso porque a língua está sempre evoluindo, e novas palavras e significados podem surgir com o tempo. Um dicionário atualizado refletirá essas mudanças.

Abrangência

Além dos pontos anteriores, é fundamental também que você avalie a abrangência do dicionário.

No mercado, alguns são mais completos e abrangem uma ampla gama de palavras, enquanto outros são mais concisos e se concentram em palavras comuns.

Dessa forma, escolha de acordo com suas necessidades e nível de proficiência no idioma.

Formato

Com a evolução da internet, dicionários podem ser impressos ou eletrônicos. Dicionários online e aplicativos de dicionário são convenientes para acesso rápido e pesquisa, enquanto os dicionários impressos podem ser úteis para estudo offline e leitura tranquila.

Sendo assim para tornar o seu uso mais prático, sempre considere qual formato atende melhor às suas preferências.

Exemplos e Uso

Outra dica importante é que você sempre deve procurar um dicionário que forneça exemplos de uso das palavras.

Isso porque essa metodologia ajuda a entender como as palavras são usadas em contexto e melhora a compreensão.

Fonética e Pronúncia

Quando buscamos o melhor dicionário de português para estudar intensamente, é comum que a pronúncia e a fonética aplicadas nele sejam essenciais.

Assim, se a fonética e a pronúncia forem importantes para você, escolha um dicionário que forneça transcrições fonéticas para as palavras.

Recursos Adicionais

Alguns dicionários vêm com recursos adicionais, como notas etimológicas, informações gramaticais e guias de estilo.

Portanto, avalie quais recursos são importantes para você.

Uso Específico

Por fim, é sempre importante que você considere o motivo pelo qual você está adquirindo um dicionário. Se é para fins acadêmicos, profissionais, ou uso pessoal, suas necessidades podem variar.

Com essa análise, fica mais fácil encontrar o melhor dicionário de português para satisfazer as suas necessidades.

Considerações Finais

Quem nunca precisou de um bom dicionário para entender o que uma palavra significa, não é mesmo? Na prática, estamos familiarizados com eles desde a infância, já que as escolas sempre nos ofereceram exemplares para ficar por dentro de como funciona a nossa língua.

Por aqui, trouxemos os 7 melhores dicionários de português, para que você tenha opções completas e super atualizadas para entender melhor o que as palavras significam na língua portuguesa!

No mais, saiba que temos também livros incríveis para te apresentar, tais como livros para aprender inglês, livros de gastronomia, livros cristãos, livros de poesia, livros de arquitetura, livros de futebol, entre muitos outros!

Estamos ficando por aqui, mas logo voltaremos com novas dicas e recomendações para vocês!

Leia também:

Até mais, Cupomzeiros!

você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Tudo bem! Mais detalhes