O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Freixenet Cava Cordón Negro é bom?

O Freixenet Cava Cordón Negro é uma das bebidas da marca que é sinônimo de status. Isso porque, foi fundada em 1861 e é uma das mais importantes da região de Penedés, na Espanha. Além disso, está presente em mais de 147 países, conheça mais sobre esse espumante neste artigo.

Espumante Freixenet Cava Cordón Negro

Uma bebida Cava do tipo brut, ou seja, com baixa adição de açúcar. Apesar da fama por sua suavidade, também conserva suas características mais secas que é marcante para os espumantes espanhóis. Veja em seguida seus principais aspectos:

  • Classificação: Brut;
  • Sabor: Frutas cítricas;
  • Uva: Paradella, Macabeo e Xarel-lo;
  • Grau alcoólico: 11,5%;
  • Aroma: Frutas verdes e ervas.
Vídeo: Review do Freixenet Cava Cordón Negro

Como é feito?

Essa bebida é feita com as uvas Paradella, Macabeo ou Xarel-lo e por isso apresenta um sabor suave ao paladar. Assim como, suas notas têm a presença forte de frutas cítricas na sua composição o que a tornam mais refrescante, mas com um toque de acidez.

O aroma é a mistura entre ervas finas e produtos cítricos. Por isso, essa combinação torna este espumante uma excelente opção para climas quentes por ser delicado, leve e refrescante.

Freixenet Cava Cordón Negro e suas uvas

As uvas do Freixenet Cava Cordón Negro têm distribuição harmoniosa para trazer o melhor resultado nos quesitos aroma e sabor. Confira como se dá essa divisão, no ato da confecção desta bebida:

  • 40% Paradella;
  • 35% Macabeo;
  • 25% Xarel-lo.

O espumante precisa de 24 meses de maturação com as borras para chegar ao resultado final de uma das bebidas mais consumidas no mundo. Por isso, suas vendas superam e muito os concorrentes no mercado.

Fundação da marca Freixenet

A marca foi criada em 1861 por Dolores Sala Vivé e Pedro Ferrer Bosh e é uma referência na produção de espumantes. Isso em especial, na região de Penedés, na Espanha, mas conquistou o mercado internacional e atua em mais de 147 países.

Os vinhos do tipo Cava, que são a especialidade da marca, e a produção é segundo o método tradicional na Catalunha e por isso tem essa classificação. Então, a Freixenet é uma das melhores produtoras dessa classe de espumantes.

Freixenet Cava Cordón Negro
Foto: Freixenet Cava Cordón Negro tem o método de produção tradicional.

Safra

Isso nada mais é que o ano em que ocorreu a colheita da uva usada na produção do vinho, no caso, espumante. No entanto, a embalagem do Freixenet Cava Cordón Negro não oferece essa informação, apenas que sua produção se iniciou em 1974.

Uma definição importante

A safra determina as variações das características de cada produto. Isso porque, as mudanças do clima interferem na produção da matéria-prima e, em consequência, no resultado final da bebida ano a ano.

Vinhos e espumantes com uvas que têm origem em uma safra com condições de clima ideais tendem a ter qualidade superior. Já uma safra que enfrentou um longo período de chuvas, por exemplo, apresenta um sabor diferenciado. 

Uva do tipo Macabeo

É a uva branca mais popular da Espanha. Assim, apresenta aroma delicado que remete a amêndoas, maçãs e flores silvestres, bem como se envelhecido com notas de caramelo e especiarias doces.

Xarel-lo uma das uvas do Freixenet Cava Cordón Negro

Transmite acidez, álcool e confere traços cítricos como limão, laranja e maçã verde ao espumante. Frutas tropicais como abacaxi e banana também incorporam as notas desse tipo que é muito comum na região.

Uva Paradella

Atribuem aromas florais e cítricos, além de frescor ao Cava. Este tipo de uva é cultivado nas regiões mais altas da Catalunha e amadurecem de forma tardia. Por isso, tem um aroma mais acentuado.

Freixenet Cava Cordón Negro
Foto: O Freixenet Cava Cordón Negro é do tipo brut com baixo teor de açúcar por litro.

Harmonização do Freixenet Cava Cordón Negro

É importante entender a melhor harmonização para este tipo de bebida com o objetivo de proporcionar uma ótima experiência gastronômica. Nesse sentido, este espumante cai bem com as seguintes refeições:

  • Massas com molho branco;
  • Pizzas;
  • Saladas;
  • Peixes e frutos do mar;
  • Aves no forno;
  • Carne branca;
  • Bem como, queijos de pasta mole.

A harmonização da bebida com os alimentos evidencia os sabores mais fortes de cada elemento. Além disso, o espumante também pode incorporar a produção desses pratos, o que traz mais sabor e equilíbrio.

Tipos de Cava da marca Freixenet

A linha dos espumantes Cordón com classificação brut e denominação de origem Cava da Freixenet oferece outras versões no mercado. São elas:

  • Rosado;
  • Nevada.

O Nevada que tem aroma doce e floral e acompanha melhor frutas como figo, maçãs, morangos e amoras. Já o Rosado combina mais com queijo de cabra e peras, por exemplo, por se tratar de um tipo mais voltado para os aperitivos.

Freixenet Cava Cordón Negro
Foto: o Freixenet Cava Cordón Negro tem embalagem com 6 unidades.

Diferenciais 

Um dos principais diferenciais é o preço que o torna um produto acessível comparado a outros do mercado. Além da facilidade de encontrar esse produto que é líder no mercado mundial e representa uma posição de status para quem consome.

A primeira fermentação do Freixenet Cava Cordón Negro ocorre em cubas de inox com temperatura entre 14° e 16°C. Portanto, após 10 a 12 dias o vinho está pronto para engarrafar e para o coupage. A partir daí, a segunda etapa ocorre entre 12 a 18 meses.

Pela sua composição é um espumante para consumo junto com o prato principal. Isso porque, suas notas cítricas e secas são ideais para este tipo de refeição. Por fim, o método tradicional e região da sua produção o classificam com o tipo Cava.

Prós do Freixenet Cava Cordón Negro

Este espumante também pode ser encontrado para comercialização em caixas com 6 unidades. Logo, há descontos pela aquisição do lote e é um excelente presente ou acompanhamento para os eventos entre família e amigos.

Outro ponto forte do produto é que ele é fácil de ser encontrado tanto em lojas físicas, quanto no comércio online por conta da sua popularidade. Por fim, tem preço acessível comparado a outros espumantes e promoções constantes no mercado.

Contras do Freixenet Cava Cordón Negro

Este produto é conhecido e consumido mundialmente. Além disso, é muito usado em datas festivas. Então, um ponto negativo a considerar do Freixenet Cava Cordón Negro é a escassez dele nesses períodos por conta da sua fama e preferência no mercado.

Agora você já conhece tudo sobre esse produto. Assim, caso ele seja de seu interesse, não perca tempo e vá em busca de experimentar essa bebida tão amada por muitos.

Perguntas frequentes

Qual a melhor Freixenet?

Freixenet Cava Cordón Negro

O campeão de vendas, lançado em 1941 é o Freixenet Carta Nevada. Em seguida, criado e 1971, fica o Freixenet Cava Cordón Negro que popularizou o consumo em todo o mundo.

Qual a Freixenet mais doce?

Freixenet Cava Cordón Negro

Espumantes do tipo moscatel são considerados os mais doces da marca. Isso porque, apresentam 50 gramas de açúcar residual por litros.

O que é um espumante brut?

Freixenet Cava Cordón Negro

A versão que contém entre 8g a 15g de açúcar residual por litro é classificada como brut. Por isso, também são do tipo seco.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>