Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Trança Boxeadora: 21 Inspirações (Tutorial E Dicas)

Uma ótima opção de penteado são as tranças, que além de embelezar, podem ser uma boa escolha para os dias mais quentes.

A trança boxeadora é um tipo de trança excelente para o verão, para a prática de esportes ou simplesmente para o seu dia a dia. Com ela, o cabelo fica todo para trás, preso e sem incomodar.

Este tipo de trança é bem versátil, podendo variar em modelos tradicionais, simples, mais elaborados, com acessórios, ou apliques.

Tudo vai depender do seu estilo e vontade. Com criatividade e imaginação, você pode adaptar a trança boxeadora conforme seu gosto e ocasião.

Assim, selecionamos algumas sugestões de penteados com tranças boxeadoras para você, além de, claro, um tutorial ensinando como se faz este tipo de trança de maneira fácil. Vamos conferir?!

História das tranças

Para buscar a origem das tranças, devemos voltar bastante no tempo. Os primeiros registros de tranças no mundo foram encontrados em estátuas há mais de 20 mil anos. 

Porém, o surgimento das tranças é datado do ano 3.500 a.C., quando tudo começou, na África.

Ao longo do tempo, elas foram sofrendo alterações, conforme a cultura, o grupo étnico, a religião, o status e seguiram fazendo a cabeça, literalmente, das pessoas através de diversos períodos e civilizações.

Com diversos significados e propósitos, as tranças puderam ser encontradas em várias sociedades ao longo dos anos, bem como em culturas diversas.

Seja na Grécia antiga, no antigo Egito, nas tribos africanas, com os vikings, na realeza europeia, ou até nos dias de hoje, elas sempre foram um penteado muito presente, que ajudava, inclusive, a identificar a cultura daqueles povos através do tipo de trançado e de cada modelo.

Logo, pode-se dizer que a trança é um penteado universal, não apenas por passar por tantas culturas diferentes com o passar do tempo, mas também por ser bem aceita tanto em ambientes mais informais, quanto em situações mais sofisticadas, com looks elegantes e variados.

Origem das tranças boxeadoras

Já tratando especificamente da trança boxeadora, o seu nome já diz tudo. Este tipo de trança é muito utilizada pelas lutadoras de box, já que mantém os cabelos presos no lugar sem atrapalhar a luta, ao mesmo tempo que deixa o visual bonito.

É o melhor tipo de penteado para as mulheres que desejam praticar atividade física sem precisar ficar tirando o cabelo do rosto a toda hora.

O penteado com tranças boxeadoras também deixa as mulheres se sentindo mais lutadoras, mais poderosas e cria um estilo e personalidade.

A trança boxeadora ficou muito popular após ela ser utilizada por celebridades, como as irmãs Kadarshian, Jennifer Lopez, Katy Perry, Beyoncé e Taís Araújo.

Tanto mulheres de cabelos longos quanto de cabelos curtos podem usar tranças deste tipo. Apesar de parecer difícil, ela é bem fácil de fazer.

Em inglês, a trança boxeadora é chamada de boxer braid. Mas, não confunda com a box braid, que é um penteado de trançado afro que se usa cabelo sintético.

Preparando os cabelos

Antes de começar a fazer as tranças, você deve preparar o cabelo para que você consiga o resultado desejado, seja para fazer o trançado clássico, ou tranças mais elaboradas.

Veja a seguir as instruções para preparar o cabelo:

  1. Lavagem: Primeiro, lave os seus cabelos, da forma habitual, com o shampoo e o condicionador de sua preferência, que você já está acostumada, sem exagerar na quantidade e nem deixar os fios oleosos.
  2. Protetor térmico/desfrizante: É super importante que os cabelos estejam protegidos das altas temperaturas que vão ser expostos com secador, chapinha ou babyliss, para que os fios não sejam danificados.
  3. Secagem: Seque o cabelo da melhor forma que você desejar, seja usando o secador ou secando naturalmente.
  4. Finalizador: É opcional usar algum produto para assentar os fios, seja um óleo de silicone ou um finalizador que dê textura para os fios, para moldar e facilitar o trançado que você for fazer, como mousses e cremes.

Após a preparação, você pode começar a fazer as tranças boxeadoras.

Tutorial de como fazer trança boxeadora

As tranças, no geral, são bonitas, razoavelmente fáceis de fazer e capazes de transformar um visual sem graça em belos penteados. Deste modo, fica fácil entender por que as tranças nunca saem de moda.

Além disso, elas são versáteis e possuem enorme variação, além de poderem ser feitas em qualquer tipo e tamanho de cabelo. No entanto, para fazê-las de forma bem feita, é bom você seguir algumas dicas.

Como mencionado, antes de iniciar a trança, você deve preparar o cabelo. Ele deve estar limpo, seco e desembaraçado. Além de facilitar o manuseio, isso garante um acabamento mais bonito.

Muitas pessoas acham que é melhor fazer a trança enquanto os fios estão molhados, já que o fio fica mais elástico, o que de fato facilita o manuseio.

No entanto, não é recomendado, já que a trança dificulta a secagem do cabelo, aumentando as chances de proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo.

Então, o certo é trançar os fios quando eles estiverem secos. Além de mais saudável, quando o cabelo secar, o tamanho do penteado será realista. Diferente do que pode acontecer com os cabelos úmidos.

A trança boxeadora, ou boxer braid, é basicamente duas tranças embutidas feitas desde o topo da cabeça, bem rentes ao couro cabeludo. O trançado pode seguir até o final dos fios ou encerrar antes, deixando duas pontas do cabelo sem trançar.

Pode parecer um pouco complexo fazer uma trança, mas não é. Basta seguir os movimentos certos e treinar que logo você fica craque. Confira o passo a passo para fazer a trança boxeadora:

Passo 1

Divida o cabelo no meio da testa à nuca com um pente. Escolha um lado para começar a trançar e reserve o outro, prendendo em um coque. Comece separando três mechas na parte da frente.

Quanto mais largas e soltas forem as mechas, mais despojado fica o penteado. Quanto mais finas, mais delicada ficará a sua trança.

Passo 2

Comece a trançar, puxando para trás, passando a mecha do canto direito por baixo da mecha do centro.
Faça o mesmo processo com a mecha da esquerda, passando por baixo da mecha que era da direita e agora está no centro;

O diferencial dessa trança é que ela é embutida e alto relevo, então, ao invés de passar as mechas por cima, passe cada uma por baixo da mecha central. O movimento é contrário a de uma trança normal.

Vá “alimentando” cada uma das mechas com mais fios, fazendo com que todos fiquem presos.

Passo 3

O posicionamento é importante e define o efeito final. Então, no alto da cabeça ela fica mais agressiva e próximo a orelha seguindo uma meia lua, fica mais romântica. Você decide o impacto que quer causar e o seu estilo favorito.

Quando a mecha sair da circunferência da cabeça, na altura nuca, os fios devem ser bem tracionados e apertados, para ficar bem rente à cabeça. A partir daí, faça a trança simples até as pontas, ou deixe os fios normais, se preferir. Quando terminar, prenda com um elástico.

Passo 4

Repita a mesma coisa na outra parte do cabelo que você separou e faça a outra trança. Aplique uma pressão similar em todos os movimentos para que os gominhos da trança fiquem do mesmo tamanho. Se você puxar muito alguns e deixar outros muito frouxos, a trança ficará irregular.

Passo 5

Ao finalizar, use elásticos de silicone para prenderem as pontas da trança. Os elásticos pequenos e finos são os ideias, pois são firmes e não danificam os cabelos.

Algumas pessoas utilizam também grampos, presilhas e outros acessórios para ajudar a segurar, bem como compor o penteado, deixando ele mais estiloso.

Para deixar a trança ainda mais charmosa, você pode usar uma fita, laço e até mesmo um lenço para prender e finalizar o penteado, ou apenas usar esses acessórios por cima do elástico e dos grampos, para escondê-los de forma harmoniosa.

Passo 6

Para dar um acabamento despojado, puxe alguns fios de cabelos na frente do rosto. Você pode também afrouxar alguns gominhos, para deixar ela mais solta e despojada. Mas também pode puxar bem e deixar ela bem firme, definida.

Passo 7

Para finalizar, quando terminar de trançar, use spray fixador para garantir que os fios fiquem no lugar por mais tempo, ou um óleo finalizador para assentar os fios.

Pronto, sua trança boxeadora super estilosa está feita. Agora é só arrasar!

Esse tipo de trança, além de ser ótima para qualquer ocasião, também pode ser utilizado para fazer hidratações nos fios. Basta passar o seu óleo ou máscara hidratante preferidos e trançar os fios, deixar por alguns minutos e depois lavar os cabelos.

Confira também um vídeo com um tutorial ensinando fazer a trança boxeadora:

Ideias e inspirações de penteados com tranças boxeadoras

Clássica

A tradicional trança boxeadora consiste em duas tranças embutidas em alto relevo, indo da testa até a nunca, rende à cabeça. Bem prática e fácil de fazer.

Imagem com trança boxeadora clássica
Trança boxeadora. Fonte: Segredos de Salão

Em cabelos longos

Cabelos que possuem um bom comprimento são ótimos para fazer tranças, podendo usufruir bastante dos fios longos, criando texturas e pontos de interesse. As boxer braids ficam lindas e estilosas! Um ótimo penteado para cabelo longo!

Imagem com trança boxeadora em cabelo longo
Trança boxeadora. Fonte: Bem Resolvida

Em cabelos médios

Você que tem cabelo com um comprimento médio também pode usufruir das tranças boxeadoras. Elas trazem personalidade para qualquer look. Uma boa opção de penteado para quem tem cabelo médio!

Imagem com trança boxeadora em cabelo médio
Trança boxeadora. Fonte: Pinterest

Em cabelos curtos

Quem disse que não é possível fazer tranças em cabelos curtos?! Deixando os gominhos mais frouxos e amarrando os elásticos na altura da nuca, você pode fazer lindas tranças boxeadoras. Bom penteado para cabelos curtos!

Imagem com trança boxeadora em cabelo curto
Trança boxeadora. Fonte: Fique Diva

Em cabelos bem curtinhos

E as tranças boxeadoras são tão democráticas, que até nos cabelos bem curtinhos, elas se adaptam! Fica lindo e dá uma renovada no visual.

Imagem com trança boxeadora em cabelo muito curto
Trança boxeadora. Fonte: Fique Diva

Tranças secundárias

Para inovar, você pode fazer mais tranças, além das duas principais. Deixe a imaginação fluir e faça, duas, três, quatro… tranças secundárias.

Imagem com trança boxeadora e tranças secundárias
Trança boxeadora. Fonte: Tô de Cacho

Tranças nagô nas laterais

Uma sugestão é você mesclar a trança boxeadora com tranças nagô nas laterais, que são aquelas feitas bem rende ao couro cabelo, usando cabelo natural ou sintético.

Imagem com trança boxeadora e trança nagô
Trança boxeadora. Fonte: Diário do Nordeste

Adição de cabelo orgânico

Para que você alcance um resultado mais estiloso, você pode adicionar cabelo orgânico à trança e criar um visual diferente, cheio de personalidade.

Imagem com trança boxeadora com adição de cabelo orgânico
Trança boxeadora. Fonte: Diário do Nordeste

Com jumbo / extensão

Outra ideia é adicionar extensão de material sintético, conhecida como jumbo. Há no mercado diversas cores e você pode trançar junto com seu cabelo e formar lindos penteados.

Imagem com trança boxeadora com jumbo
Trança boxeadora. Fonte: Fique Diva

Com acessórios

Uma sugestão para variar e deixar o trançado com a sua cara é colocar acessórios nas tranças. Vale presilhas, gominhas, piranhas, flores, fitas e outros adereços. Use sua criatividade!

Imagem com trança boxeadora com acessórios
Trança boxeadora. Fonte: Minha Tatuagem

Com linha

Além das opções de acessórios que comentamos, um adereço interessante é a linha de crochê. Trance junto com o cabelo uma linha comprida e colorida. O penteado vai ficar com outra cara e super bonito. Você pode adicionar mais de uma linha se preferir.

Imagem com trança boxeadora com linhas
Trança boxeadora. Fonte: Portal Estética e Beleza

Unidas em um coque

Pensando na variedade das tranças boxeadoras, que tal unir as suas pontas em um pequeno coque? Fica um penteado bem romântico e feminino.

Imagem com trança boxeadora unida em um coque
Trança boxeadora. Fonte: Salão Virtual

Em cabelos coloridos

Tranças boxeadoras também ficam lindas em cabelos coloridos. As tranças dão maior destaque nesse tipo de cabelo e realçam ainda mais as cores.

Imagem com trança boxeadora em cabelo colorido
Trança boxeadora. Fonte: Aprendiz de Cabeleleira

Em cabelos lisos

As boxer braids podem ser feitas em cabelos lisos também. Para auxiliar, aplique um creme modelador ou mousse antes de iniciar o trançado. Isso era ajudar dar uma textura para os fios, facilitando a trança e que ela se firme melhor.

Imagem com trança boxeadora em cabelo liso
Trança boxeadora. Fonte: Minha Vida

Em cabelos ondulados

A mesma dica vale para cabelos ondulados. Apesar das ondas ajudarem, um texturizador pode sempre auxiliar para modelar os fios como você deseja. Como as ondas, as tranças também trazem movimento e volume.

Imagem com trança boxeadora em cabelo ondulado
Trança boxeadora. Fonte: Fique Diva

Em cabelos cacheados

As cacheadas também não ficam de fora e podem entrar na moda das tranças boxeadoras. Uma sugestão é fazer as tranças até a nuca e deixar as pontas soltas, com os cachinhos livres. Fica bem estiloso e lindo! Ótimo penteado para qualquer ocasião!

Imagem com trança boxeadora em cabelo cacheado
Trança boxeadora. Fonte: Cortes de Cabelo

Em cabelos crespos

Já em cabelos crespos, a liberdade de criação também é permitida. Comece trançar os fios próximo da testa, bem rente ao couro cabelo e finalize o trançado até as pontas. Inovar no visual é sempre bom!

Imagem com trança boxeadora em cabelo crespo
Trança boxeadora. Fonte: Pinterest

Mais soltas

Outra alternativa que dá outra aparência para as tranças boxeadoras é deixar elas mais soltas. Após finalizar o trançado, afrouxe os gominhos, para a trança ficar mais solta e despojada. Você pode também soltar alguns fios da frente, da franja mesmo. Com isso você criará um look descolado!

Imagem com trança boxeadora despojada
Trança boxeadora. Fonte: Cortes de Cabelo

Mais definidas

Se você possui um evento mais formal para ir e quer usar a trança boxeadora, é super possível. Basta puxar bastante as mechas na hora de trançar e finalizar com um spray ou gel fixador. O aspecto vai ser de um penteado mais firme, elegante e tranças bem definidas.

Imagem com trança boxeadora definida
Trança boxeadora. Fonte: Segredos de Salão

Mais românticas

Agora, se você quer deixar o visual mais romântico, para combinar com um look mais feminino, por exemplo, você pode adicionar fitas ou fazer laços nas pontas das tranças. Outra dica é deixar os gominhos mais frouxos, para a trança ficar mais volumosa.

Imagem com trança boxeadora romântica
Trança boxeadora. Fonte: Oi Bonita

Mais esportivas

Ademais, se você quer usar as boxer braids tradicionais, com uma vibe esportista, relembrando suas origens, como as lutadoras de box, você pode trançar o cabelo bem rente à cabeça e apertar bastante os fios para eles ficarem bem presos.

Assim, você conseguirá fazer um penteado firme para poder praticar qualquer esporte, sem o cabelo atrapalhar, mas, ao mesmo tempo, sem perder o chame.

Imagem com trança boxeadora esportiva
Trança boxeadora. Fonte: Toda Atual

Dicas de como manter as tranças por mais tempo

Depois de fazer suas tranças boxeadoras, é bom considerar algumas dicas para que elas durem por mais tempo, sem soltar fios, desmanchar e estragar o visual antes da hora.

Para evitar que isso aconteça, alguns cuidados são necessários. Truques simples que podem ajudar a fazer com que o penteado dure mais tempo, deixando você mais tranquila e segura. Além disso, para que o cabelo mantenha-se firme, sem que os fios caia sobre o rosto ou te atrapalhe durante suas atividades.

Confira algumas dicas práticas!

  • Spray de fixação: Enquanto estiver fazendo as tranças, vá aplicando um spray de fixação leve para ir modelando e deixando os cabelos da forma desejada. Esse spray deve ser leve, senão o cabelo ficará sem movimento e duro.
  • Elástico: Saber colocar estrategicamente os elástico ou grampos é importante para o penteado com as tranças durar mais! No caso dos grampos, colocá-los cruzados assegura uma sustentação mais eficaz. E use elásticos de silicone para não estragar os fios.
  • Regra do spray: Depois de todo o cabelo estar bem preso, você deve usar spray para fazer o penteado durar. Mas, atenção, não existe spray que sustente um cabelo que não está previamente muito bem preso com elástico e grampos. Certifique-se que ele realmente está preso antes de colocar spray fixador (sem exageros).
  • Tipos de spray: Existem vários tipos de spray, como de ultra fixação, leve, moderada, para dar brilho, volume, modelar, etc. Opte por aquele conforme sua necessidade.
  • Finalização: Para finalizar o penteado, aplique um spray finalizar para fixação, conferindo que ficará tudo no lugar durante o tempo que você precisar.

Considerações finais

Deu para notar que a trança boxeadora é bastante democrática, certo? Cabelos lisos, ondulados, cacheados, crespos, curtos, médios, longos, coloridos… enfim, todos os tipos. Além do modelo clássico, você pode adaptar ao seu estilo e jeito preferidos, o que mais combina com você.

Há inúmeras formas de fazer tranças boxeadoras e diversos penteados que dá para você inventar. Tentamos selecionar as ideias que mais gostamos, para te inspirar no seu próximo look. Espero que você tenha gostado!

Compartilhe com quem você acha que vai se interessar por este tema. E nos diga nos comentários qual penteado você mais gostou.

Se você curte conteúdos de beleza como esse, acompanhe o nosso guia de beleza aqui no site! Até a próxima!

você pode gostar também
Comentários