Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Techwear: O Que É, Como Usar, Onde Comprar E Ideias

A nova tendência do momento da moda que tem crescido exponencialmente e conquistado seu espaço é o techwear.

O termo significa roupas com tecnologia e traduz o estilo cyberpunk, com um visual futurista, vestimentas descontraídas, práticas e confortáveis, que lembram muito as tendências de moda do streetwear.

Este estilo de roupa tem dominado o modo de se vestir dos jovens após a pandemia, e tem criado forças pelo mundo.

Pensando em traduzir mais o significado deste estilo, selecionamos dicas do que é, principais características e influências, como usar e trouxemos também algumas inspirações de looks de techwear. Vamos conferir?

O que é o estilo Techwear?

O techwear é a evolução do streetwear e teve sua origem na Ásia, mais precisamente no Japão e na Coreia do Sul.

Este estilo caminha para uma linha mais futurista e utilitária, com uma pegada tecnológica, com peças cheias de acessórios e funcionalidades. 

Errolson Hugh é um dos principais nomes por trás da ascensão deste estilo por meio de marcas populares como Acrônimo, Arc’teryx Veilance e NikeLab ACG.

A ideia deste tipo de roupa é deixar mais práticas as vestimentas com itens e funcionalidades que usamos todos os dias, como porta-celulares, muitos bolsos, compartimentos para carregar coisas, roupas de proteção térmica, respiráveis, à prova d’água, etc.

Tudo isso visando entregar utilidade e nos ajudar no dia a dia, aliando roupas estilosas com tecnologia, conforto e praticidade. Mas, sobretudo, deixar o visual bonito e estiloso, sendo algo confortável e casual, para estar pronto para diversas ocasiões (e situações).

A estética do techwear dentro da moda tem evoluído bastante. O foco do estilo conta com materiais esportivos, bolsos volumosos e detalhes utilitários que chamam atenção e respondem às necessidades funcionais do dia a dia.

E cada vez mais se tem desenvolvido, principalmente no último ano, materiais de alta-performance e detalhes que oferecem soluções protetivas e adaptáveis para necessidades específicas, como costuras coladas, zíperes à prova d’água, tecidos respiráveis, além de proteção contra germes, poluição e raios UV.

É notável a evolução nas roupas deste estilo, que ao passar do tempo estão ainda mais tecnológicas e futuristas, adaptando-se às novas necessidades.

Imagem com estilo techwear
Techwear. Fonte: Pinterest

Techwear e a pandemia

Em 2020, o mundo parou com o advento da pandemia e o surto do coronavírus. Tivemos que nos adaptar a uma nova realidade e estar preparados para qualquer eventualidade que nos coloque em risco.

No mundo da moda, a ascensão da proteção e da performance, como uma tendência que já estava em alta, foi acelerada. Foi necessário adaptar e inovar com ideias que se encaixam no “novo normal” e apostar em roupas protetivas e que ofereçam segurança para o consumidor.

Então, o modo de sobrevivência foi ativado, tendência que já vinha crescendo mesmo antes da pandemia, como uma resposta às preocupações crescentes com crise climática, ataques terroristas e desastres naturais.

Agora, em 2022, é prevista uma evolução maior ainda no cenário do vestuário, pois busca-se itens úteis, com segurança e proteção, tendo em vista que estamos em um mundo dominado por medo e incertezas. Assim, o estilo atual acaba se traduzindo em produtos adaptáveis que trazem soluções necessárias para o dia a dia. E o techwear se encaixa perfeitamente neste conceito.

Techwear e o mundo dos games

Atualmente, a indústria de games representa 2,7 bilhões de dólares globalmente e tem se tornado cada vez mais convencional.

Diante da popularidade dos jogos virtuais, os usuários desejam cada vez mais trazer o mundo dos games para a realidade. Mas o contrário também acontece, com a necessidade dos jogadores se expressarem e demonstrarem mais a sua personalidade nos jogos.

Assim, um exemplo concreto disso é o gasto dentro do famoso game Fortnite. Em 2018, 59% de todo o dinheiro gasto no jogo foi com roupas de personagens, que traduzem nitidamente a personalidade de cada jogador.

Na moda, o escapismo para o mundo digital define a nova tendência através de cores intensas e peças expressivas que levam os consumidores para uma jornada imaginária. Estamos acompanhando muito isso, com a influência do metaverso, que permitirá que as roupas existam no mundo físico e virtual.

Nesta mesma linha, a influência do estilo techwear no mundo dos games tem sido popularizado também no mundo real. E cada vez mais os jovens estão procurando misturar estes dois mundos.

Confira um vídeo que seleciona várias combinações de roupas femininas no estilo techwear no popular game Freefire:

Principais características do estilo techwear

Uma das características mais marcantes do estilo techwear é a mistura de tecidos e elementos, além de muitas camadas. As roupas costumam ser feitas com materiais tecnológicos, com proteção contra raios UV, germes e poluição, além de tecidos respiráveis, térmicos e que auxiliam na evaporação da umidade.

Elementos práticos e funcionais, como bolsos, zíperes, velcros, capuz, acessórios modulares removíveis e compartimentos à prova d’água, também fazem parte do estilo, passando a ideia de que quem os veste está pronto para qualquer ocasião e situação.

Além disso, as roupas são superconfortáveis e práticas. Costumam ser mais largas e em tons mais sóbrios, como preto, branco, cinza.

Não é comum ver cores intensas ou claras sendo utilizadas neste estilo. Camisetas pretas, calças verde-militar e acessórios com tons de marrom são muito usados neste estilo.

Calças largas, com bastante bolsos, jaquetas oversized e casacos grandões estão presentes nas composições. O estilo basicamente segue uma linha casual para esportivo, com influências do streetwear.

Dependendo da necessidade específica, existem diversos tecidos sintéticos que proporcionam algum tipo de funcionalidade a uma peça de roupa.

Isso inclui maior elasticidade, resistência a arranhões, resistência a odores e refletividade. Bem como resistência à água, proteção térmica, respirabilidade, amplitude de movimento confortável, etc.

Muitas das peças possuem capacidade de armazenamento. Isso vale para guardar dispositivos móveis, carregadores, fones de ouvido, chaves de carro, carteiras e até garrafas de água.

Ter roupas que permitem que você carregue mais coisas, sem se preocupar, tornou-se uma necessidade. Ter tudo à mão e de forma prática é o objetivo deste estilo que vem preencher esta necessidade atual.

As roupas são sempre acompanhadas de muitos acessórios, como correntes, fechos, presilhas e bolsas.

Estas correntes penduradas nas roupas podem muito bem servir de colares e pulseiras também. Elas podem ser feitas de diferentes tipos de materiais e estarem presentes em diversas tonalidades, como prata, dourado e cobre.

Ademais, o bucket hat (que é um tipo de chapéu), as luvas sem dedo, o tênis de cano médio, botas, coturnos, os mosquetões e as máscaras também aparecem nas combinações. Até antes da pandemia, as máscaras inclusive já faziam parte do estilo.

Assim, pode-se concluir que o estilo de se vestir e as roupas que estão na moda refletem muito o momento que a sociedade enfrenta, por isso o estilo techwear ganhou muita força durante a pandemia.

Afinal, ele surgiu como um modo de expressar a necessidade de se proteger e estar sempre em alerta e preparado para tudo.

Como usar techwear?

Se você quer ingressar na nova tendência do estilo techwear, você pode começar usando as roupas que já tem do seu guarda-roupas.

Comece optando por peças lisas e de preferência com cores neutras. Por exemplo, combine uma camiseta preta com uma calça da mesma cor ou outra cor escura e adicione algum acessório que você gosta.

Escolha peças de roupas volumosas, mais largas e confortáveis. Outra ideia é aplicar camadas na composição, com sobreposições.

Você pode usar uma blusa de manga comprida por baixo de outra de manga curta ou combinar uma jaqueta puffer com um chapéu bucket. Jaquetas para chuva e corrida também são uma boa pedida.

Calças do tipo jogger ou pants são mais comuns. Mas foque mesmo nos acessórios. Use correntes, cintos e roupas com vários bolsos e zíperes para caracterizar bem o estilo.

Bolsas resistentes, com compartimentos, e pochetes também fazem parte do visual. Lembre-se de optar por itens funcionais, duráveis e práticos.

Outros acessórios como luvas táticaschest ou shoulder bags, bonés, chapéus, toucas e gorros também fazem parte da composição.

A pegada do estilo é mais tecnológico e futurista, então sempre escolha peças de roupas que remeta a isso. Atualmente, muitas vestimentas do setor esportivo possuem peças que combinam com este estilo, pois elas geralmente são confortáveis, práticas, respiráveis, com proteção térmica e elasticidade.

Sobre a paleta de cores mais comum de techwear, é bom você apostar em tons mais neutros que não tem erro. Sabendo combinar, dá para usar muitas roupas que provavelmente você já tem.

O preto é o mais tradicional. Mescle com tons de cinza para dar aquele ar de ambiente urbano e de roupas de tecnologia.

Verde camuflado também é tendência, assim como um look todo branco. Tons nude e bege também estão em alta, além do amarelado mais acastanhado.

Se você quer inovar, tente nuances de vermelhos e laranjas, principalmente no verão. Como nesta época do ano as temperaturas estão mais altas, opta-se muitas vezes pelo uso dos shorts e dispensa-se o preto, já que ele absorve muito calor.

Nestes momentos, pode optar por cores mais claras, como verdes, marrons e amarelos.

Outra opção para as épocas de calor são peças impermeáveis, dupla face ou multifuncionais, como calças que viram bermudas ou calças à prova d’água, com proteção aos raios UV e com compartimentos para garrafas de água.

Ademais, as máscaras fazem parte do estilo. Muito usadas antes da pandemia, agora mais ainda. Aquelas com alongamentos no pescoço, também conhecidas como “pescoceiras”, passaram a ser referência do estilo nos dias atuais.

Já para calçar, geralmente é usado um par de tênis estiloso, do tipo grandão, botas ou coturnos, com muito cadarço e bem preso aos pés. Está muito em alta aquelas botas com bolsinhas pequenas acopladas, seja para guardar uma chave ou item importante.

Inspirações de looks techwear femininos

Agora que você já entendeu melhor como é este estilo, que tal conferir algumas sugestões que selecionamos para te inspirar no seu próximo look?

Infelizmente, a cena da moda tecnológica é muito mais popular entre os homens do que entre as mulheres. Mas tentamos encontrar as melhores inspirações de looks femininos para você!

Roupas mais largas

Uma característica marcante deste estilo são roupas mais largas e confortáveis. Muitas vezes são usadas peças maiores do que sua numeração normal.

Imagem com estilo techwear com roupas pretas e largas
Techwear. Fonte: We Fashion Trends

Praticidade

A ideia é vestir roupas práticas, práticas de vestir e também de usar, que facilita o dia a dia. Então escolha peças com muitos bolsos, com compartimentos que você possa guardar coisas e ter tudo a mão, bem prático e fácil.

Imagem com estilo techwear completo
Techwear. Fonte: Pinterest

Conforto

Mas não abra mão do conforto. Roupas com tecidos mais leves e maleáveis são ideais, que permitem o movimento fácil, que possuem elasticidade e ergonomia.

Imagem com estilo techwear confortável
Techwear. Fonte: Oferta Viva

Pegada cosplay

Com influência do mundo gamer, há uma tendência de misturar uma pegada cosplay também, imitando personagens geeks e usando a criatividade.

Imagem com estilo techwear cosplay
Techwear. Fonte: Pinterest

Referência militar

Combina bastante com este estilo o uso de referências militares. Então invista em estampas camufladas, seja na calça ou na blusa. Tons de verde e marrom são uma boa sugestão de paleta.

Imagem com estilo techwear com referência militar
Techwear. Fonte: C&A

Preto predominante

Falando em paleta de cores, o preto é a cor predominante. Cores escuras dominam este estilo de vestir e traz uma vibe de guerra, soldados táticos.

Imagem com estilo techwear all black
Techwear. Fonte: Best Deal Plus

Tudo branco

Outra vertente do estilo é usar um look totalmente branco. Nuances de tons brancos são permitidas e talvez algum toque de contraste como uma bolsa lateral.

Imagem com estilo techwear all white
Techwear. Fonte: Best Deal Plus

Tons de cinzas

Como a moda é com aquela pegada tecnológica, o uso de tons de cinza pode ser uma boa sugestão, porque lembra máquinas, roupas futuristas e um ambiente mais urbano.

Imagem com estilo techwear em tons cinzas
Techwear. Fonte: Aliexpress

Tons neutros

O uso de cores neutras também cabe neste estilo, que tenta combinar tom sobre tom, sem muito contraste. Tons bege e nude podem ser boas sugestões.

Imagem com estilo techwear em tons neutros
Techwear. Fonte: Kace Wear

Cores são bem-vindas

Apesar de falarmos que a tendência é por cores escuras e tons neutros, há versões coloridas também neste modo de vestir. Nada de cores muito intensas e muitas cores. Mas pontos de interesse com um roxo, azul, rosa ou vermelho são bem-vindos. Veja o look da imagem a seguir.

Imagem com estilo techwear colorido
Techwear. Fonte: Guller Online

Moletons

Como foi citado, a tendência é sempre optar por roupas confortáveis. E nada melhor que um moletom grande para trazer conforto. Blusas e calças de moletons mais largos são bem comuns neste estilo.

Imagem com estilo techwear com moletom
Techwear. Fonte: Pinterest

Jaquetas de todos os tipos

Capriche nas camadas e use sobreposições. Então jaquetas grandes, aquelas de corrida ou próprias para chuva, mais esportivas e geralmente maiores que sua numeração usual são uma boa sugestão.

Imagem com estilo techwear com jaqueta
Techwear. Fonte: We Fashion Trends

Roupas com bolsos extras

Para tudo ficar prático e ter tudo à mão e fácil de pegar, escolha peças de roupas que tenham muitos bolsos extras. Eles servem para guardar coisas, como celulares, chaves, fones de ouvido e outros itens importantes que você precisa.

Imagem com estilo techwear com muitos bolsos
Techwear. Fonte: Aliexpress

Macacões

O macacão sempre foi tendência, pois ele é prático, fácil de colocar e permite várias combinações. Neste estilo, é muito comum cintos, presilhas, bolsos extras, como têm em macacões.

Imagem com estilo techwear com macacão
Techwear. Fonte: Aliexpress

Camisetas

Todo look tecnológico tem como base uma camiseta básica por baixo, geralmente térmica, respirável, que vai proteger a pessoa. A camiseta (T-shirt) é feita de tecido com tecnologia avançada, dry-fit, que possibilita a transpiração com tranquilidade.

Imagem com estilo techwear com camiseta simples
Techwear. Fonte: Aliexpress

Calças respiráveis e com elasticidade

Para compor o visual, calças mais largas, que possibilitam o movimento fácil, são uma ótima opção. Sempre opte por peças com respirabilidade e elasticidade. Aposte em tecidos leves e confortáveis, como elastano e tactel.

Imagem com estilo techwear com calça respirável
Techwear. Fonte: We Fashion Trends

Acessórios e detalhes

Uma grande característica do estilo é completar o visual com acessórios, como correntes, zípers, alças, suportes e presilhas. Use e abuse sem medo destes acessórios e detalhes para ficar bem estiloso!

Imagem com estilo techwear com acessórios
Techwear. Fonte: Pinterest

Bolsas resistentes

Para acompanhar as roupas, invista em uma bolsa resistente, duradoura e que caiba bastante coisa. Leve em conta que o estilo é mais esportivo e casual, então a bolsa deve combinar com esta vibe.

Imagem com estilo techwear e bolsa resistente
Techwear. Fonte: We Fashion Trends

Pochetes

Pochetes também são uma ótima opção de bolsa. Aquelas bolsas laterais também. Fica bem estiloso e está super na moda. Você pode prendê-la na cintura com um cinto ou presilha, e fica bem prático de usar, quando precisar.

Imagem com estilo techwear com pochete
Techwear. Fonte: Dicas de Mulher

Sapatos confortáveis

Nos pés, o estilo pede sapatos confortáveis e estilosos. Então invista em tênis grandões, nas cores preto ou branco. O que vale é prezar pelo estilo e, ao mesmo tempo, pelo conforto.

Imagem com estilo techwear com tênis
Techwear. Fonte: Pinterest

Botas e coturnos

Outra ideia é optar por botas ou coturnos. Botas de canos médio ou longo são bem-vindas, ainda mais com muito cadarço, tratoradas e com aquelas bolsinhas acopladas.

Imagem com estilo techwear com coturno
Techwear. Fonte: Urbxn Techwear

Meias tecnológicas e de cano alto

Completando o calçado, coloque meias tecnológicas, que sejam térmicas, muitas vezes refletivas e que são feitas de materiais que permitem aos pés transpirarem. As cores não oscilam muito, preto e branco aqui são dominantes. São usadas meias de cano alto, de preferência.

Imagem com estilo techwear com meia gráfica e de cano alto
Techwear. Fonte: Aliexpress

Coletes

Neste estilo, uma tendência é colocar um colete por cima da roupa, com bolsos extras para carregar o que precisar no momento. Você estará pronta para qualquer ocasião realmente!

Imagem com estilo techwear com colete
Techwear. Fonte: Pinterest

Chapéus, gorros e toucas

Completando os acessórios, as opções de cabeça também têm seu espaço. Chapéus, gorros, toucas e bonés são super aceitos neste estilo. Um chapéu bem famoso e que está sendo bastante usado é o bucket hat.

Imagem com estilo techwear com bucket hat
Techwear. Fonte: Guita Moda

Máscaras

Usar máscara já era uma característica do estilo techwear antes da pandemia. Agora que ficou mais comum o seu uso, incorpore ao look para dar aquele estilo.

Imagem com estilo techwear com máscara
Techwear. Fonte: Pinterest

Luvas táticas

Outra tendência é o uso de luvas táticas ou aquelas luvas que deixam os dedos de fora. Elas são feitas de materiais resistentes e duráveis.

Imagem com estilo techwear com luvas táticas
Techwear. Fonte: Insider Store

Techwear masculino

Falamos muito dos looks femininos, mas a moda techwear é mais comum entre os homens. Confira algumas referências do estilo no vídeo a seguir:

Onde comprar roupas no estilo techwear?

Depois de entender o que é, aprender como usar e pegar dicas e inspirações do estilo, falta saber onde adquirir peças que combinam com esta moda tecnológica.

Este tipo de roupa vai ser facilmente encontrada em lojas de roupas táticas e futuristas. Fast fashion e lojas de departamento costumam vender peças nesse estilo também.

Outra opção é adquirir as roupas na internet. Nas lojas online você encontrará muitos itens e vários modelos. Principalmente em lojas internacionais, será possível encontrar uma variedade maior. Este estilo virou tendência no mundo todo, mas principalmente em países asiáticos há uma tendência maior. Logo, será comum achar boas opções de roupas em sites da Ásia.

Considerações finais

techwear é uma evolução do streetwear inspirado no estilo cyberpunk, pós-apocalíptico. Focado na estética futurista e utilitária, as peças de roupas misturam materiais esportivos com design tático.

Espero que nossas dicas e sugestões tenham te ajudado a te inspirar para arrasar neste estilo. Deixe nos comentários sua opinião e não deixe de compartilhar com quem você acha que vai curtir este assunto!

Se você quer conferir mais dicas de moda e beleza, não deixe de ver nosso guia. Até a próxima!

você pode gostar também
Comentários