Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Guia: Porto de Galinhas (O que Fazer, Onde Ficar...)

Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados pelos turistas atualmente. Isso porque o local em Pernambuco é cenário de lindas paisagens e lugares paradisíacos. Lá também se encontram as belas piscinas naturais, onde pode se ver peixes de diversas espécies.

Ademais, o destino oferece realidades distintas: uma dos resorts glamourosos e outra das pousadas. A localização, contudo, não interfere na diversão e no visual. Para onde quer que se olhe, a paisagem é de tirar o fôlego.

Para além do mar, o lugar oferece passeios variados, lojinhas ótimas para comprar artesanato, um povo acolhedor e a culinária bem temperada típica do estado. Nos cardápios, com opções para todos os gostos, valorizam-se a proximidade com o mar e os sabores do sertão. Difícil não agradar!

Porto de Galinhas, Ipojuca, Pernambuco

Localizado em Ipojuca, Pernambuco, Porto de Galinhas é um distrito bastante procurado. A vila fica a cerca de 50 km da capital pernambucana e possui praias de águas verdes e piscinas naturais.

De fácil acesso, o destino fica próximo ao Aeroporto Internacional de Recife. Além disso, possui um mar de águas mornas o ano todo. Seja para qual for o objetivo de viagem, Porto de Galinhas é um destino imperdível para todas as idades!

O que fazer em Porto?

Para te ajudar a fazer um bom roteiro de viagem, selecionamos alguns dos melhores lugares para ir no distrito. Por lá, há diversos passeios, mas os mais procurados são efetivamente as praias e as piscinas naturais, que são maravilhosas.

Se tiver pouco tempo e quiser conhecer o essencial, não deixe de caminhar a pé pela vila, fazer o passeio de jangada que leva às piscinas naturais e curtir um mergulho entre os peixinhos. Inclua, também, no roteiro, um passeio de buggy pelo litoral, que pode permitir um mergulho em Muro Alto e um passeio pelo Pontal de Maracaípe, onde se pode admirar os cavalos-marinhos. 

Praia de Porto de Galinhas

Imagem Com Praia De Porto De Galinhas
Foto: Praia de Porto de Galinhas www.tripadvisor.com.br

A principal praia de Porto de Galinhas é a praia mais badalada e onde os turistas encontram diversão. Nessa praia, você pode aproveitar as maravilhosas piscinas naturais com suas águas mornas e claras. E, além disso, é possível ainda frequentar bares, restaurantes e comércios à noite, que tem na região.

Aproveite também para fazer passeios de jangada e ver peixes e corais em mergulhos com snorkel.

Praia de Maracaípe

A Praia de Maracaípe é um lugar mais tranquilo, menos procurado e mais vazio. Ela tem areias brancas e vários coqueiros, deixando a paisagem incrível.

Por ter um mar agitado, essa praia acaba sendo a escolha de praticantes de esportes aquáticos e surfistas, não sendo muito recomendada para banho.

Você pode chegar até lá de carro ou em uma parada no passeio de buggy. O lugar tem estrutura para comer e tomar aquela cerveja gelada.

Praia de Muro Alto

Imagem Com Praia De Muro Alto
Foto: Praia de Muro Alto www.tripadvisor.com.br

Já a Praia de Muro Alto é um lugar voltado para toda família, sendo ótimo para idosos e crianças. O mar é calmo e perfeito para banho.

Três quilômetros de arrecife criam uma espécie de piscinão com águas calmas, mornas e cheias de peixinhos, mais ainda na maré baixa. Maravilhoso! Por lá, você pode até alugar caiaques e stand up paddle.

A praia conta com uma boa infraestrutura, com mesas e cadeiras. Mas os quiosques costumam cobrar um preço um pouco salgado por ser uma região muito popular e requisitada.

Praia do Cupe

Com as piscinas e belezas naturais mais lindas da região, a Praia do Cupe também é uma ótima sugestão de passeio. O mar é agitado, então muitos surfistas procuram a região para a prática de surfe, entre outros esportes.

Na parte das piscinas naturais, quando a maré está baixa, é possível tomar um banho de mar e praticar snorkeling.

Passeio de jangada para as piscinas naturais

Imagem Com Passeio De Jangada Para As Piscinas Naturais
Foto: Passeio de jangada para as piscinas naturais www.tripadvisor.com.br

Falando em piscinas naturais, um passeio imperdível nesse destino é o passeio de jangada. As jangadas partem da Praia da Vila e os passeios são comprados na pracinha, na Associação de Jangadeiros de Porto de Galinhas. O trajeto até chegar nas piscinas naturais é bem curto e tranquilo, sem ondas fortes.

A área dos arrecifes é enorme, porém não são todas as piscinas em que se pode mergulhar ou caminhar, tendo em vista a necessidade de preservação da vida marinha.  

As piscinas naturais, de águas cristalinas em tom esverdeado, têm muitos peixinhos. Quem mergulha com uma máscara pode observar mais de perto peixes, caranguejos e ouriços. O passeio dura em média 40 minutos.

Mas lembre-se que o passeio é possível na maré baixa e o horário da maré muda todos os dias. Então não deixe de conferir isso antes!

Feira de Artesanato de Porto de Galinhas

Para fazer compras e desfrutar da culinária local, uma boa pedida é a tradicional feira de artesanato que fica na rua Bejupira.

A feirinha conta com diversas lojas, quiosques, lanchonetes e restaurantes repleto de produtos maravilhosas e comidas típicas da região. Ainda dá para comprar lembrancinhas e fazer um gostoso passeio à noite. Ela fica aberta todos os dias, das 14h às 22h.

Centro de Porto de Galinhas

Imagem Centro De Porto De Galinhas
Foto: Centro de Porto de Galinhas www.tripadvisor.com.br

O centrinho de Porto de Galinhas é o lugar perfeito para quem gosta de fazer uma caminhada noturna ou mesmo aproveitar o ar fresco nas noites quentes de verão. Lá, você com certeza encontrará diversos restaurantes, bares, sorveteria e opções ótimas em um calçadão.

Por lá ainda é possível ver instalações de arte feitas por artistas locais e o famoso letreiro de Porto de Galinhas, na Praça das Esculturas.

Onde ficar em Porto de Galinhas?

A região possui muitas opções de hospedagens, sejam elas caras, baratas, simples ou mais sofisticadas. Para te ajudar, selecionamos algumas opções de onde ficar. Confira alguns dos melhores hotéis de Porto de Galinhas.

Beira Mar Porto de Galinhas Hotel

Estando apenas 1 minuto a pé da praia, esse hotel oferece piscinas, espreguiçadeiras no jardim e também um belo salão de jogos. Você pode contar também com sessões de massagem.

Nos quartos você encontra banheiros privativos, ar-condicionado, TV e frigobar, além de uma bela vista para o mar através da varanda. Para sua maior comodidade, possui estacionamento privativo. A nota da hospedagem no Booking é de 9,0. Excelente, não é?

Vila de Maré Hotel

Imagem Com Vila De Maré Hotel
Foto: Vila de Maré Hotel www.tripadvisor.com.br

Esse hotel possui quartos que dispõem de frigobar, TV de tela plana, roupa de cama e de banho e banheiro privativo. A localização desse lugar é ótima, apenas 3 minutos a pé da praia.

Na hospedagem, você pode contar com o serviço de recepção 24 horas e, ao acordar, pode desfrutar de um belo buffet de café da manhã. Restaurante, piscina, lounge compartilhado e jardim são mais alguns dos espaços presentes no hotel. A nota do Booking desse hotel é de 9,4.

Hotel Aconchego Porto de Galinhas

Outra excelente opção é o Hotel Aconchego Porto de Galinhas. Ele fica a 50 metros da Praia do Cupe e a 2 minutos a pé de lá. Todos os quartos conta com TV, frigobar e ar-condicionado. Além disso, eles oferecem buffet de café da manhã e possuem um restaurante que preparam deliciosas comidas francesas e regionais.

Piscina, extenso jardim e bar são mais alguns espaços disponíveis nesse hotel. A nota desse hotel no Booking, segundo os seus clientes, é de 8,2.

Agora, se você prefere um complexo de lazer completo, veja a seguir alguns dos melhores resorts de Porto de Galinhas!

NANNAI Muro Alto

Imagem Com Nannai Muro Alto
Foto: NANNAI Muro Alto www.tripadvisor.com.br

Esse lugar oferece boas opções para você relaxar, como piscina ao ar livre, sauna e spa. Você pode jogar tênis ou golfe e conta também com bar e restaurante no local. Nos quartos, você encontra ar-condicionado, frigobar, telefone, TV, cofre, DVD player e banheiro privativo. Além de uma varanda com vista.

O resort fica a 9 Km da Praia de Porto de Galinhas e a 12 Km da Praia de Maracaípe. A nota que ele recebe de seus hóspedes segundo o Booking é de 9,3.

Vivá Porto de Galinhas Resort

7 piscinas, academia, spa, quadra de esportes, cinema, bar e área para entretenimento das crianças são alguns dos espaços que esse resort oferece para os seus hóspedes. Se você também deseja aproveitar e visitar as praias da região, a hospedagem fica a 400 metros da Praia do Cupe.

Sobre os quartos, eles possuem: ar-condicionado, TV, frigobar, banheiro privativo e uma linda vista para o mar. A nota dada no Booking ao Vivá Porto de Galinhas Resort por seus hóspedes é de 9,2.

Todavia, se você quer algo mais intimista e menor, talvez uma pousadinha seja uma boa. Confira agora, então, algumas das melhores pousadas de Porto de Galinhas!

Pousada Ecoporto

Imagem Com Pousada Ecoporto
Foto: Pousada Ecoporto www.tripadvisor.com.br

Essa pousada fica localizada à beira-mar e a 2 Km do centro. TV de tela plana, banheiro privativo com secador de cabelo, frigobar, ar-condicionado e varanda com rede é o que os quartos da Pousada Ecoporto oferecem para o seu máximo conforto.

Além disso, você ainda pode utilizar o Wi-Fi gratuito que é disponibilizado para os hóspedes, além do estacionamento privativo gratuito e piscina. Segundo o Booking, a nota que ela recebe de seus clientes é de 9,2, o que mostra sua qualidade.

Pousada Flor de Maraca

Se você deseja ficar em uma acomodação bem pertinho da praia, a Pousada Flor de Maraca pode te agradar muito, já que fica a apenas 6 minutos a pé da praia, a uma distância de 200 metros da Praia de Porto de Galinhas.

Seus quartos possuem TV, ar-condicionado e frigobar. Eles também disponibilizam Wi-Fi gratuitorecepção 24 horas e áreas de lounge. Um belo café da manhã é servido diariamente e você conta ainda com o serviço de quarto. Sua nota é de 9,1 no Booking.

Pousada Portomares

Imagem Com Pousada Portomares
Foto: Pousada Portomares www.tripadvisor.com.br

Outra sugestão é a Pousada Portomares, que fica na Praia Porto de Galinhas, a apenas 3 minutos a pé. Em seus quartos, você encontra um ambiente bem alegre, com TV, frigobar e também banheiro privativo.

café da manhã é oferecido pela pousada e contém desde pães a frutas exóticas, agrando a todos os gostos. No Booking ela é considerada uma excelente pousada, já que sua nota é 9,3.

Onde comer em Porto de Galinhas?

Além de passeios, desfrutar da gastronomia pernambucana se torna uma atividade bastante interessante para quem vai para Porto. Para saber os melhores lugares para se comer e beber, selecionamos algumas sugestões dos melhores restaurantes de Porto de Galinhas e também dos melhores bares de Porto de Galinhas. Veja agora!

Restaurante Barcaxeira

Situado também na rua da Esperança, esse restaurante é um local que oferece comidas sul-americana, frutos do mar e um excelente bar. É um restaurante muito procurado pela comida saborosa, pelo preço, assim como pela qualidade. Costuma ficar cheio, por isso melhor reservar sua mesa antecipadamente.

O local possui mesas ao livre em um lugar agradável e bom atendimento. É servido almoço, jantar, porções e petiscos. No local há Wi-Fi gratuito e música ao vivo também.

Restaurante Maracajú

Imagem Restaurante Maracajú
Foto: Restaurante Maracajú www.tripadvisor.com.br

Mais afastado, na rodovia PE-009, no km 6, na avenida Marupiara, essa opção de restaurante fica anexo ao Hotel Aconchego e é bastante elogiado pelos turistas. Lá serve comida brasileira e frutos do mar.

Há opções vegetarianas e sem glúten, com uma boa variação de opções no cardápio. Os pratos são bem servidos e são saborosos, sendo um ótimo custo-benefício. É um lugar bonito e aconchegante! Os pratos mais famosos são a moqueca, a mandioca frita, o macarrão imperial com camarão e o sorvete frito de sobremesa.

O Borges

Na rua dos Navegantes, em frente aos Correios, fica O Borges, restaurante português que proporciona uma verdadeira experiência gastronômica. É um local mais rústico, pequeno, com decoração portuguesa retrô, bem aconchegante.

Por lá é servido frutos do mar, comida portuguesa, além de opções vegetarianas, veganas e sem glúten. Pratos como a pescada (peixe assado), camarão empanado e bacalhau com natas são bem servidos e muito pedidos.

Giroskka Bar

Imagem Com Giroskka Bar
Foto: Giroskka Bar www.tripadvisor.com.br

Outra boa alternativa é o Giroskka Bar, que é situado na beira da praia, na rua das Piscinas Naturais. Ele oferece música ao vivo e uma bela vista do mar, com sua localização privilegiada. É um ambiente para quem gosta de animação e não dispensa um cenário bonito com mesas ao ar livre, onde dá para sentir a brisa do mar.

O menu conta com opções famosas da casa, como os caldinhos de feijão e de camarão, além dos bolinhos de bacalhau. Com preço justo, os pratos possuem uma apresentação linda, que dá mais água na boca.

Beer Rock Café

Com o lema: cerveja, chopp, comida boa, música boa e atendimento diferenciado, o Beer Rock Café tem feito muito sucesso na cidade e é uma boa pedida. Como ele costuma encher, então o ideal é solicitar uma reserva de mesa com antecedência.

Seu menu é recomendado para os amantes de culinária, com opções de hambúrgueres e excelentes chopes artesanais regionais. O ambiente é acolhedor e possui música ao vivo com o melhor do rock e pop rock internacional e nacional. Ele se situa na rua Beijupirá, na Galeria Camaratuba.

Quando ir?

Em Porto de Galinhas faz calor o ano todo. A média anual da temperatura na região fica em torno de 26ºC, garantindo água do mar sempre morna, ideal para um mergulho.

A alta temporada é no verão, nas férias escolares e nos feriados nacionais, quando as temperaturas ficam mais altas. Nesse período, os preços sobem e as praias e hospedagens ficam muito cheias. É uma época mais seca e que faz bastante calor (mais de 30ºC). Se você quer economizar e não gosta de praias lotadas, evite esse período de alta temporada.

Já o inverno é bem chuvoso, as praias ficam mais vazias, os preços são mais atrativos e a temperatura se mantém em torno de 24ºC. Para não pegar chuvas, evite viajar entre abril e agosto.

Então, para fugir dos preços altos sem correr o risco de viajar na estação chuvosa, recomendamos viajar nos meses de março (após o Carnaval), setembro, outubro ou novembro.

No entanto, independentemente da época do ano que você escolher viajar, é de grande importância conferir as Tábuas de Marés antes e monitorar os melhores dias para ver as piscinas naturais formadas (quando a maré está baixa, fato que acontece duas semanas por mês).

Quantos dias ficar?

Geralmente, para fazer um bom roteiro é preciso definir quais lugares você quer visitar e em quais dias. A quantidade de dias que você vai ficar no destino é bem relativo e vai depender muito do tempo que você tem disponível para a viagem.

Todos nós sabemos que para descansar de verdade é preciso pelo menos alguns dias, para você chegar com calma no lugar, relaxar e aproveitar as praias. Para Porto de Galinhas, sugerimos ao menos 4 ou 5 dias para poder desfrutar das lindas piscinas naturais, praias, além de ir em bares e restaurantes.

No entanto, se você puder, separe 7 dias para aproveitar toda a região, como Recife, Praia dos Carneiros, Maragogi e outros lugares mais afastados, além de poder fazer passeios de buggy e desfrutar ao máximo do local.

Como chegar em Porto de Galinhas?

Porto de Galinhas pertence ao município de Ipojuca, no Pernambuco, e está a cerca de 50 km de Recife, a capital, e do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre.

Para chegar em Recife é possível ir de carro, de ônibus ou de avião. A capital pernambucana é facilmente acessada por todas os meios de transporte e vindo de qualquer lugar do país.

Já a distância entre a capital e o destino final pode ser percorrida de carro, táxi, motorista de aplicativo, ônibus, carro particular ou transfer.

Se você for de carro do Norte do estado ou de Recife, o principal acesso para Porto é pela BR-101, onde se pega a PE-060 até Ipojuca. E depois a PE-038 até Nossa Senhora do Ó e a BR-009, que passa próximo da praia de Muro Alto, Cupe e vai até o centro de Porto de Galinhas. Saindo do Sul, o acesso se dá pela BR-101 e pela PE-060 também.

Ademais, há opções de diversos horários de ônibus saindo do aeroporto ou da rodoviária da capital para o destino. Não há rodoviária em Porto de Galinhas e o desembarque do ônibus é feito próximo ao posto de gasolina. Converse com o motorista para saber qual é o ponto de descida mais próximo de sua pousada ou hotel.

Demais dúvidas

Como economizar nas viagens?

Para gastar menos em viagens, o primeiro passo é fazer um bom roteiro e ter um planejamento antes de viajar.

Uma das melhores formas de economizar também é utilizando cupons de descontos. Compre passagens e passeios, assim como reserve hospedagens, restaurantes e bares, tudo antecipadamente, pesquisando os melhores preços e usando cupons de promoção. Estes cupons são válidos para vários destinos de viagens.

Outra dica é optar por programas compartilhados, para que todos possam dividir a conta ao final. Assim, a sua viagem se torna mais barata e você conhece ainda mais destinos.

O que não posso deixar de comer em Porto de Galinhas?

A comida pernambucana é saborosa e bem temperada. A mistura de sabores e a variedade de pratos é o que atrai os turistas. Ao visitar Porto de Galinhas, não deixe de experimentar os pratos típicos da região, como a comida sertaneja e os pratos com frutos do mar.

O bom que por lá os peixes são sempre frescos e você encontra pratos caros e baratos, os mais refinados e mais simples também.

Não deixe de degustar também os caldinhos, assim como aproveitar pratos com carne seca, macaxeira e queijo coalho. A tapioca também é imperdível, assim como os sucos e drinks de frutas da região.

Por que o nome "Porto de Galinhas"?

O nome vem de uma longa história. Antigamente, Porto de Galinhas era um lugar que realizava muito a extração de Pau-Brasil e, por isso, antes o distrito era chamado de ”Porto Rico”.

Esse lugar também ficou famoso pelo contrabando de escravizados que realizava. Ao chegarem, eles se encontravam escondidos embaixo de engradados de galinhas. Era muito comum que a expressão ”Tem galinha nova no Porto” fosse utilizada para se referir à chegada de novos escravos.

Por esse motivo, com o passar do tempo, Porto Rico passou a se chamar Porto de Galinhas, como é oficialmente chamado atualmente.

Considerações finais

Sem dúvidas, Porto de Galinhas é um dos melhores destinos para você viajar, seja para relaxar, descansar, se aventurar, e/ou admirar as belas paisagens desse lugar paradisíaco! Siga nossas dicas e boa viagem!

Para conferir dicas de outros destinos acompanhe sempre nosso guia de viagens, com excelentes roteiros e sugestões de hospedagens, passeios, bares e restaurantes.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.