Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Guia Completo de Porto Velho, em Rondônia!

Capital de Rondônia, Porto Velho é uma cidade bastante tradicional que, mesmo não sendo extremamente turística, possui diversas opções incríveis de lazer e entretenimento.

Sendo a única cidade do estado a fazer fronteira com a Bolívia, ela acaba sendo o ponto de passagem de muitas pessoas e, por isso, não é incomum que a cidade esteja sempre lotada de visitantes!

Assim, para te ajudar a planejar melhor a sua viagem a Porto Velho, preparamos um Guia Especial com algumas informações importantes, como as melhores hospedagens, restaurantes, bares, além de dicas de como chegar e quando ir.

Dito isso, confira abaixo tudo o que você precisa saber antes de embarcar para Porto Velho!

Um pouco sobre Porto Velho

Como Rondônia faz fronteira com a Bolívia, o Amazonas e o Mato Grosso, podemos dizer que é um estado bastante movimentado devido ao fluxo de pessoas diariamente. 

Sua capital é Porto Velho, uma capital moderna, fundada no início do século XX, devido à construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Na época de sua construção, diversas pessoas de todos os cantos passaram a migrar para a cidade que, em pouco tempo, desenvolveu suas atividades econômicas e se tornou a capital do estado. 

Embora não seja tão conhecida como outras cidades da região, como Manaus, por exemplo, Porto Velho é bastante interessante de visitar, especialmente se você busca por uma cidade tranquila.

Aliás, pode-se dizer que Porto Velho é uma das capitais mais tranquilas do Brasil, afinal, por não ter um fluxo constante de turistas, ela acaba sendo mais sossegada.

Vale destacar que, mesmo tendo pouco mais de 500 mil habitantes, Porto Velho é a maior capital em extensão do Brasil, sendo até maior do que os estados de Alagoas e Sergipe, por exemplo.

Inclusive, a cidade chega a ser maior do que certos países, como Israel e Bélgica, ou seja, dá para perceber o seu tamanho territorial, não é mesmo? 

Sendo assim, para que você conheça melhor essa gigantesca cidade, confira nosso guia com as melhores dicas sobre Porto Velho!

Melhores pontos Turísticos de Porto Velho

Para começar nosso guia, nada melhor do que indicar os melhores pontos turísticos de Porto Velho, não é mesmo?

Como mencionado, a cidade pode até não ser muito turística, mas não faltam atrações para você visitar e aproveitar!

Vamos conferir?

Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Imagem Com Estrada De Ferro Madeira Mamoré
www.tripadvisor.com.br

Na prática, Porto Velho só existe devido à construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Sendo assim, nada mais justo do que colocar esse incrível ponto turístico no topo da nossa lista, não é mesmo?

Construída no início do século XX, entre 1907 e 1912, a obra foi executada por norte-americanos residentes no Brasil e, basicamente, visava escoar produtos durante a Segunda Guerra Mundial, que aconteceria duas décadas depois. 

Anteriormente, uma tentativa de construção da estrada ocorreu no século XIX, mas, sem sucesso. 

Extremamente bela e vanguardista, a Madeira Mamoré tem mais de 300 km de estrada, ligando várias cidades, e percorria até mesmo a densa mata da Amazônia.

A estrada também ligava Porto Velho a Guajará-Mirim, município que faz fronteira com a Bolívia. 

Devido a seu caráter histórico e belo, em 2006, o Ministério da Cultura tombou a estrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.

A estrada foi desativada ainda na década de 1960, no entanto, é possível ver diversos vagões antigos em Porto Velho.

Sendo assim, se você é daqueles que adora história, saiba que a Estrada de Ferro Madeira Mamoré deve ser a sua primeira parada em Porto Velho!

Mercado Central de Porto Velho

Nós sabemos que todas as capitais brasileiras contam com o seu mercado central e, no caso de Porto Velho, não seria diferente.

Construído em 1915, o Mercado Central de Porto Velho reúne tradição e cultura, sendo o melhor lugar da cidade para conhecer mais da culinária local.

Por lá, você encontrará mais de 80 boxes, que vendem desde comidas típicas a artesanato, além de produtos naturais da região.

Vale salientar que o lugar é famoso por vender o jambu, utilizado para preparar o Tacacá. 

Sendo uma planta muito famosa no norte do Brasil, o jambu tem diversas propriedades medicinais e é usada em várias receitas, sendo que, muitos dizem, que também ajuda no emagrecimento!

Além disso, o mercado central também vende diversas espécies de peixes, como o dourado e o tambaqui, sendo que eles são bastante tradicionais na região. 

Portanto, se você quer conhecer mais da cultura e gastronomia de Porto Velho, nada melhor do que conhecer o seu incrível mercado central!

Ahhh… Vale lembrar que o artesanato também é muito forte por lá, ou seja, não deixe de comprar uma lembrancinha da cidade!

Mercado Cultural de Porto Velho

Imagem Com Mercado Cultural De Porto Velho
www.tripadvisor.com.br

Localizado em frente ao Palácio Getúlio Vargas, o Mercado Cultural de Porto Velho é um reduto cultural fundado em 2010, que apresenta números de dança, música e exposições de arte em Porto Velho.

Criado como uma iniciativa cultural da Prefeitura de Porto Velho, o local recebe diversos espetáculos e shows, além de lançamento de livros e debates culturais.

Além disso, ele também conta com uma área de compras, onde você pode comprar livros, CD 's, quadros, além de diversos produtos culturais de artistas locais. Fantástico, não é mesmo?

E para deixar a sua visita mais animada, o Mercado Cultural ainda conta com uma praça de alimentação com comidas típicas, além de um bar para você tomar uma gelada enquanto ouve uma boa música.

Sendo a melhor opção de Porto Velho para quem ama cultura, não deixe de visitar o Mercado Cultural para sentir e apreciar mais as tradições da cidade!

Museu Internacional do Presépio

Você sabia que a arte do presépio é muito comum em diversas regiões do Norte? Não? Pois saiba que Porto Velho é uma delas e, para homenagear essa tradição, criou o Museu Internacional do Presépio!

Com exposições permanentes, o local é uma ode aos famosos presépios e, mesmo você não sendo religioso, deve conhecer o local para conhecer mais do trabalho dos artesãos locais.

No museu, podemos encontrar mais de 1.500 presépios, que contam com mais de 3 mil peças de arte na sua composição!

As peças foram confeccionadas por artistas de todo o Brasil, além de artistas renomados de países como Bolívia, Itália, China e Argentina.

Aberto todos os dias, das 8h às 21h, você pode conhecer esse incrível museu por apenas R$3.

Palácio Presidente Getúlio Vargas

Imagem Com Palácio Presidente Getúlio Vargas
www.tripadvisor.com.br

O Palácio Presidente Getúlio Vargas é outro lugar ideal para quem ama visitar patrimônios históricos.

Construído em 1954, ele foi uma sede política por muito tempo, mas, atualmente, funciona como o Museu da Memória Rondoniense. 

Sendo um verdadeiro reduto histórico, o palácio conta com um enorme acervo, que vai desde obras de artes antigas a recortes de jornais da época, como o vanguardista “Porto Velho Times”.

Nas suas instalações, o palácio também possui salas de pesquisa, auditório, laboratórios e muito mais. 

Com entrada gratuita, ele fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

Sendo o melhor lugar para conhecer a história de Porto Velho e de Rondônia, não deixe de visitar o Palácio Presidente Getúlio Vargas se você ama rolês educativos!

Praça das Três Caixas D’Água

A Praça das Três Caixas D’Água é facilmente um dos pontos turísticos mais famosos de Porto Velho, mesmo sendo um lugar completamente simples.

Apesar da simplicidade, ele carrega uma forte carga histórica da cidade, pois retrata a época de construção da Estrada de Madeira Mamoré.

Por lá, você verá três construções enormes, inauguradas em 1912, que funcionaram com caixa d 'água na cidade até a década de 1950.

Em algumas épocas comemorativas, como o Natal, elas ganham iluminação em LED e outros enfeites.

Embora pareça um passeio muito simples, as três Caixas D'água realmente fazem parte da história de Porto Velho!

Isso porque, a bandeira da cidade carrega a imagem das três, tamanha é a sua importância para o município!

Portanto, não deixe de conhecê-las durante a sua passagem na cidade. 

Passeio de barco no Rio Madeira

Imagem Com Passeio De Barco No Rio Madeira
www.tripadvisor.com.br

Aqui temos um passeio mais ecológico, que será maravilhoso para quem quer apreciar a natureza de Porto Velho.

Estamos falando de um passeio de barco pelo Rio Madeira, um grande afluente do Rio Amazonas. 

O passeio, organizado por agências de turismo locais, dura cerca de 50 minutos, partindo do rio em direção à Corredeira de Santo Antônio.

Nesse passeio, é possível apreciar o incrível pôr-do-sol de Porto Velho e, caso você tenha sorte, avistar um boto cor-de-rosa pelo percurso.

Custando cerca de R$20, o passeio é um dos mais procurados por turistas na região, e você não pode perder na sua viagem a Porto Velho!

Onde se hospedar?

Porto Velho possui acomodações incríveis, ideais para você se hospedar com muito conforto e economia.

Sendo assim, separamos as melhores hospedagens de Porto Velho para você, tanto hotéis como pousadas!

Confira!

L’acordes Hotel

O L’acordes Hotel é uma excelente opção de acomodação, que abre nossa lista de melhores hotéis em Porto Velho por oferecer conforto e dinamismo por um preço super acessível.

Primeiramente, é válido ressaltar que esse hotel ficou bastante famoso devido à sua enorme sala de reuniões, o tornando um hotel bastante frequentado por executivos que viajam a trabalho. 

Com uma estrutura refinada e bastante moderna, o L’acordes Hotel tem diversas instalações e serviços para o seu lazer e entretenimento.

Por lá, pode-se desfrutar de uma enorme piscina ao ar livre, além da academia completa em suas instalações.

Além disso, o hotel disponibiliza wi-fi e estacionamento gratuitos, para facilitar a sua viagem.

Nas suas instalações, temos também um belo restaurante, o Mezza Gourmet e Café, onde você pode experimentar pratos típicos da região, ou simplesmente tomar um café nas horas vagas.

Além disso, para os adultos, o hotel ainda conta com um bar, servindo os melhores drinks para aproveitar a noite quente de Porto Velho. 

Atualmente, o L’acordes Hotel conta com quartos modernos e luxuosos, com opções para a família e para não fumantes.

Nos quartos, podemos encontrar TV Smart, frigobar, ar-condicionado, mesa para trabalho, banheiro privativo com água quente, além de uma bela varanda.

O hotel também conta com quartos executivos, que possuem banheira e um enorme sofá.

O café da manhã, no estilo buffet, é servido no restaurante do hotel, e conta com uma enorme variedade de pães, bolos, frios, sucos e cafés para você começar bem o dia. 

Sendo uma opção 4 estrelas, o L’acordes Hotel conta com tudo o que você merece numa boa acomodação, sendo facilmente um dos melhores hotéis em Porto Velho. 

  • Média da Diária: R$199 - R$299
  • Endereço: BR-364, 8250 - Aeroclube
  • Telefone: (69) 99364-1382

Flamboyant Suite Hotel

Imagem Com Flamboyant Suite Hotel
Www.tripadvisor.com.br

O Flamboyant Suite Hotel é uma das opções mais acessíveis da nossa lista, super indicado para casais que querem curtir Porto Velho sem gastar muito. 

Além das boas diárias, o hotel possui uma estrutura incrível, super confortável e aconchegante, além de ter bons serviços para os seus hóspedes. 

No hotel, você pode desfrutar de uma boa área para descanso, e ainda aproveitar o wi-fi e estacionamentos gratuitos. 

Nos quartos, temos uma bela decoração clara, além de TV Smart, ar-condicionado, mesa para trabalho, móveis de madeira e belos painéis de enfeite. 

Além disso, as acomodações são adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas com deficiência (PCD).

O Flamboyant Suite Hotel também possui um café da manhã fabuloso, com sucos, cafés, pães, frios e frutas para a sua comodidade. 

Sendo uma opção econômica, o Flamboyant Suite Hotel é facilmente um dos melhores hotéis em Porto Velho para quem quer economizar na cidade. 

  • Média da Diária: R$210 - R$270
  • Endereço: Av. Tiradentes, 2979 - Industrial
  • Telefone: (69) 3225-2102

Pousada Nossas Raízes

Se você quer uma hospedagem bastante acessível, para economizar na sua viagem, temos uma ótima opção entre as melhores pousadas de Porto Velho!

Estamos falando da Pousada Nossas Raízes, que possui um incrível jardim, além de uma decoração simples, mas muito agradável, que até remete a uma típica casa litorânea. 

Entre os serviços comuns da pousada, temos uma cozinha compartilhada, recepção 24h, serviço de quarto, e wi-fi gratuito em todas as acomodações. 

Além disso, ela também disponibiliza quarto para famílias e quarto para não fumantes, para que você não passe perrengues ao estar em grupo na sua viagem.

Nos quartos, temos uma decoração charmosa, com camas confortáveis, banheiro privativo, mesa para trabalho e ar-condicionado. Em algumas unidades, também é possível encontrar uma varanda. 

Inclusive, a pousada está em frente ao Rio Madeira, sendo possível vislumbrar uma bela vista do pôr-do-sol da sua varanda.

Para sua diversão, é possível aproveitar a bela piscina da propriedade, lounge compartilhado e um enorme terraço.

Sendo uma opção bastante econômica, a Pousada Nossas Raízes é perfeita para casais ou grupos que querem conforto e calmaria em Porto Velho, especialmente por ser uma pousada intimista e espirituosa. 

  • Média da Diária: R$202 - R$280
  • Endereço: R. Maj. Amarante, 913 - Arigolândia
  • Telefone: (69) 99345-3006

Onde comer?

Para você aproveitar o melhor da comida regional e sul-americana, nada melhor do que desfrutar de alguns bares e restaurantes em Porto Velho!

Confira os melhores!

Casarão do Peixe

Imagem Com Casarão Do Peixe
www.tripadvisor.com.br

Como mencionamos, Rondônia é um estado famoso por uma culinária com frutos-do-mar, e nada melhor do que conhecer o Casarão do Peixe para experimentar essa incrível gastronomia!

Sendo uma opção bastante acessível para você economizar, o Casarão do Peixe é um dos melhores restaurantes em Porto Velho por unir boa comida com preço justo.

Por lá, podemos nos deliciar com o famoso assado da casa, além do tambaqui assado, um prato bem típico da região.

Além disso, ele também conta com outros pratos incríveis, como o pirarucu no jambu, além de uma moqueca de peixe sem igual, que todo turista que experimenta jamais esquece!

Por outro lado, vale citar que o Casarão do Peixe também pensou em comida acessível e, atualmente, também oferece porções e pratos sem glúten. 

Sendo o melhor lugar de Porto Velho para experimentar a comida local, o Casarão do Peixe é ideal para você levar a sua família em viagem, e almoçar os melhores pratos do Norte do Brasil.

  • Horário de Funcionamento: 11h - 15h / 19h - 23h55
  • Endereço: R. Tenreiro Aranha, 3205 - Olaria
  • Telefone: (69) 3229-7274

Celeiro Restaurante

Poucos restaurantes em Porto Velho tem uma ambientação e áurea tão regional quanto o Celeiro Restaurante, que só pelo nome já mostra o quão original ele é.

Focado na comida mineira e também regional de Rondônia, além de alguns pratos típicos brasileiros, ele é um dos melhores restaurantes em Porto Velho por, simplesmente, servir a melhor comida da região por um preço super acessível. 

Sendo uma opção self-service, ele conta com diversos pratos incríveis, com destaque para a costela ao molho de goiabada, considerada um clássico da casa.

Por outro lado, vale citar que o Celeiro Restaurante possui uma estrutura simples, mas que combina com sua proposta, de oferecer comida agradável e bastante tradicional. 

Outro ponto positivo é que, mesmo focado em diversos tipos de carnes, o Celeiro Restaurante também possui opções vegetarianas e veganas. 

Inclusive, vale citar que eles também possuem cachaças artesanais, se você é daqueles que adora tomar uma boa dose após o almoço!

Sendo o lugar perfeito para um almoço em família, o Celeiro Restaurante é aquele self-service com comida de dar água na boca, que você não pode deixar de conhecer ao visitar Porto Velho!

  • Horário de Funcionamento: 11h - 14h30
  • Endereço: R. Rui Barbosa, 739 - Arigolândia
  • Telefone: (69) 3229-9493

Quintal Gastronômico

Imagem Com Quintal Gastronômico
www.tripadvisor.com.br

O Quintal Gastronômico é um pub diferenciado que, como o próprio nome indica, visa criar uma experiência incrível de bar e gastronomia. 

Com uma decoração refinada e até mesmo luxuosa, que mescla elementos modernos com toques verdes, o Quintal Gastronômico é um pub indicado para quem deseja pagar bem por um serviço de qualidade.

Por lá, é possível experimentar deliciosos hambúrgueres artesanais, além de sanduíches especiais da casa e alguns petiscos.

Além disso, eles também contam com a feijoada da casa, muito elogiada por seu tempero e sabor marcante. 

Por outro lado, as bebidas do Quintal Gastronômico são bem variadas, indo das cervejas tradicionais às artesanais com trigo. 

Outro ponto favorável é o atendimento, sempre com funcionários solícitos e atenciosos para lhe atender.

Ademais, vale citar que o bar conta com um sistema de pagamento próprio, ou seja, você consegue acessar e pagar a sua conta diretamente do seu celular!

Sendo uma boa opção para levar os amigos num pub mais sofisticado, ou até mesmo para um encontro romântico, o Quintal Gastronômico é fantástico, e merece estar na nossa lista!

  • Horário de Funcionamento: 17h - 22h
  • Endereço: R. Dom Pedro II, 78900-450 - São Cristóvão
  • Telefone: (69) 2141-4800

Como chegar em Porto Velho

Para começar, se você não estiver numa capital ou cidade do Norte, a chegada a Porto Velho pode ser um pouco mais complicada.

Isso porque nem todas as cidades possuem voos diretos para a cidade, ou seja, quando comprar as suas passagens aéreas, você deverá fazer alguma parada antes de chegar por lá.

Geralmente, os pacotes turísticos vêm de todo o Brasil fazendo conexão com Cuiabá ou Brasília, para chegar ao Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, também conhecido como o Aeroporto de Porto Velho. 

Contudo, mesmo com as paradas, é a opção mais rápida para chegar em Porto Velho, pois a viagem leva cerca de 6 a 8 horas, dependendo de onde você parte.

Caso não queira ou não possa ir de avião, é possível fazer uma viagem de ônibus a Porto Velho, em direção a Rodoviária de Porto Velho.

Em regiões mais próximas, é possível contar com a Gontijo, com ônibus para Porto Velho saindo de Recife, Belo Horizonte, Manaus e Brasília. A viagem dura cerca de 2 dias. 

Caso você more no sul ou sudeste, a Eucatur possui ônibus diretos a partir de São Paulo, Campo Grande, Rio de Janeiro e Curitiba. A viagem dura cerca de 3 dias completos. 

Por outro lado, vale citar que algumas pessoas preferem fazer um trajeto híbrido, saindo de Manaus e proximidades, combinando ônibus com uma viagem de barco pelo Rio Madeira.

Neste caso, a viagem pode durar até 2 dias completos, dependendo de você parte.

Caso prefira cair na estrada, o percurso leva cerca de 4 dias, e você deve pegar a BR 364, saindo de São Paulo e proximidades. 

Em todos os casos, o mais indicado é viajar a Porto Velho de avião, pois além da comodidade, você não precisará se locomover muito, como nas viagens híbridas, por exemplo. 

Qual a melhor época para visitar?

Para começar, é essencial dizer que Rondônia é um estado bastante quente - e coloca quente nisso!

Em média, as temperaturas variam de 22ºC a 34ºC, sendo uma das maiores do Brasil. Sendo assim, é um bom lugar para curtir rios, lagos e piscinas, não é mesmo?

Dessa maneira, para você curtir o calor, mas sem sofrer muito, é ideal viajar entre junho e setembro. 

Isso porque o tempo está firme, mesmo sendo inverno, e não chove muito na região. 

Contudo, entre janeiro e março, além das chuvas excessivas, o tempo ainda fica muito abafado, ou seja, não dá para curtir nada!

Sendo assim, opte por esse período de junho a setembro, para não sofrer muito com o calor, nem com a chuva.

No caso de setembro a dezembro, o calor é forte, não chove muito, mas talvez você sofra um pouco com as altas temperaturas de Porto Velho. 

Quantos dias passar em Porto Velho?

Porto Velho não é uma enorme cidade turística, portanto, é possível curtir seus pontos turísticos em pouco tempo.

Sendo assim, para você aproveitar bem a cidade, é recomendado um roteiro turístico de 3 a 4 dias. Isso porque você poderá aproveitar seus maiores encantos, enquanto economiza na sua viagem.

Por outro lado, se você quer desbravar regiões próximas, ou curtir cada canto dessa enorme cidade, é recomendado um roteiro de 7 dias. 

Fazendo isso, você conseguirá aproveitar Porto Velho ao máximo, além de conhecer novas regiões fantásticas em Rondônia!

Considerações Finais

Porto Velho é uma cidade incrível, repleta de pontos turísticos históricos, bares, hotéis, restaurantes e diversas outras opções para o seu lazer!

Sendo uma cidade enorme em extensão, mas muito calma, é uma boa opção de lugar para você aproveitar sem muitos turistas e movimentação.

No entanto, se você quer manter sua segurança durante a viagem, uma boa opção é contratar um seguro-viagem, que garantirá uma estadia segura e confortável para você e sua família.

Por fim, esse foi o nosso Guia Completo de Porto Velho! Logo mais, voltaremos com novas indicações de cidades e passeios incríveis para você!

Até a próxima, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.