Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Guia Completo Capitólio, MG: Tudo Sobre A Cidade

Conhecida como o “Mar de Minas Gerais”, Capitólio é uma cidade extremamente exuberante, que impressiona por suas belezas naturais e cachoeiras que, para muitos, são as mais bonitas do estado.

Sendo alvo de diversos investimentos governamentais, a Capitólio expandiu suas atividades turísticas na última década e, atualmente, é um dos destinos mais procurados de Minas Gerais.

Pensando no conforto da sua viagem a Capitólio, trouxemos um guia completo sobre a cidade para você aproveitar esse incrível destino mineiro!

Vamos conferir?

Um pouco sobre Capitólio

Anteriormente conhecida como Mata do Rio Piumhi, Capitólio começou sua história em meados de 1800, quando dois portugueses, Machado de Faria e Gonçalves de Morais, chegaram a uma região intocada de Minas Gerais.

Por lá, essas fizeram diversos investimentos agrícolas, sociais e econômicos e, durante 30 anos, a região até então inabitada se viu num processo rápido de expansão e desenvolvimento. 

Em 1939, a região foi elevada a uma vila, a Vila do Capitólio, mas a iniciativa não deu muito certo. Anos mais tarde, em 1948, ela finalmente seria o município de Capitólio.

Repleta de belezas naturais, a cidade ficou conhecida como o “Mar de Minas”, especialmente devido ao Lago de Furnas, o maior ponto turístico da cidade.

Vale destacar que o lago tem o maior número de embarcações de Minas Gerais, tornando Capitólio uma cidade com muita movimentação em suas águas.

Falando em águas, o que não faltam são atrações para você! Isso porque a cidade está repleta de cachoeiras, lagos, piscinas naturais, além de montanhas fascinantes.

Devido a suas belas vistas, Capitólio atrai muitos turistas interessados no ecoturismo, além de aventureiros a fim de praticar trekking, motociclista, mountain bike, trilhas, entre outros.

Tendo o Mirante do Canyon de Furnas como seu cartão-postal, Capitólio é um verdadeiro paraíso, afinal, uma cidade com cânions e paisagens tão carismáticas não poderia passar despercebida por ninguém que a visita. 

Onde fica Capitólio?

Capitólio é um município de Minas Gerais, a pouco mais de 290 km da capital Belo Horizonte. Além disso, está a 470 km de São Paulo e 625 km do Rio de Janeiro.

A cidade está situada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, seu maior atrativo natural e, dessa forma, não é difícil perceber porque Capitólio é um verdadeiro reduto ecológico.

Pontos Turísticos em Capitólio

Capitólio é uma cidade muito conhecida devido ao ecoturismo, pois seus maiores atrativos são justamente suas belezas naturais.

Dessa forma, mesmo que tenha alguns pontos turísticos diferenciados, Capitólio ainda é uma cidade para conhecer e apreciar a natureza.

Para você programar bem o seu guia de viagem, separamos alguns pontos turísticos essenciais para conhecer em Capitólio. Confira!

Mirante do Canyon de Furnas

Imagem Com Mirante Do Canyon De Furnas
www.tripadvisor.com.br

O Mirante do Canyon de Furnas é um passeio imperdível em Capitólio, afinal, a vista do mirante é o cartão-postal da cidade. Aliás, foi graças ao mirante que a cidade se tornou conhecida, tamanha e a sua beleza. 

Na mirante, podemos desbravar um lindo cenário, com um lago esverdeado incrível, além de escarpas rochosas avermelhadas. 

Em 2021, pensando na preservação do lugar, foi inaugurado o Parque do Mirante dos Canyons, que além de trazer melhorias ao espaço, também iniciou uma cobrança devido aos novos serviços.

No parque, foi instalada uma ponte suspensa, com mais de 100 metros de extensão e 100 metros de altura, que conecta outros mirantes da região.

Para visitar o parque, basta ingressar no KM 312 da MR-050, em direção à cidade de São João Batista da Glória.

Atualmente, a entrada para o parque é de R$55. Confira os horários de funcionamento:

  • Segunda a sexta: 09h - 18h
  • Domingos e feriados: 08h - 18h

Cachoeira Lagoa Azul

A Cachoeira Lagoa Azul é um dos destinos mais procurados em Capitólio, e não é para menos. Isso porque ela possui uma beleza natural completamente incrível.

Com águas praticamente transparentes, os tons de azul e verde tornam a Lagoa Azul uma das cachoeiras mais belas de Minas Gerais.

No entanto, é necessário pontuar que, atualmente, é necessário pagar uma taxa de preservação para ter acesso à cachoeira. 

Para acessá-la, você deve agendar o seu passeio através do site oficial, ou pela Pousada Lagoa Azul, que realiza excursões diárias para o local. 

Também é possível realizar uma trilha a pé para o local, contudo, não é uma boa opção para quem não conhece a cidade e seus arredores.

Sendo a cachoeira mais bonita de Capitólio, a Cachoeira Lagoa Azul é um passeio realmente imperdível na cidade, principalmente se você é fã de cachoeiras incríveis e cristalinas. 

Morro do Chapéu

Imagem Com Morro Do Chapéu
www.tripadvisor.com.br

O Morro do Chapéu é um passeio mais discreto em Capitólio, mas vale a pena visitar devido a belíssima vista que oferece.

Com mais de 1200 metros de altura, o Morro do Chapéu oferece uma vista panorâmica das cidades de Capitólio, Alpinópolis, São José da Barra, Guapé e Piumhi. 

O local ainda conta com uma Capela de Nossa Senhora dos Desamparados, ideal para você conhecer mais da religiosidade do local. 

Para acessar o Morro do Chapéu é necessário fazer uma trilha através da Estrada do Dique, cerca de 12 km de Capitólio, que pode ser feita a pé, de carro ou por meio de um ir e voltar rapidamente na cidade.

Outro ponto interessante do Morro do Chapéu é que ele também está liberado para camping. Um verdadeiro deleite aos mais aventureiros!

Lago de Furnas

Não dá para falar de passeios em Capitólio sem mencionar o Lago de Furnas, não é mesmo? Afinal, ele é considerado o grande protagonista da cidade. 

Historicamente, se formou a parte da construção da Usina Hidrelétrica de Furnas, sendo um lago artificial gigante e completamente belo.

Após sua construção, a área foi alagada, dando início a um deságue fascinante, que atinge até mesmo cachoeiras e canyons na região.

Atualmente, o Lago de Furnas possui uma excelente estrutura para atrações turísticas, com paradas de embarque, estacionamento, lanchonetes, e até mesmo lojas.

Para fazer o seu passeio, você pode escolher desde barcos, lanchas, escunas e catamarãs, até mesmo chalanas.

Nestes dois últimos casos, o passeio é mais acessível, com um preço bem abaixo das outras opções. Para fazer a viagem, é necessário contactar uma agência de turismo ou local, ou até mesmo o hotel onde você está hospedado.

Caso tenha condições, é super indicado passear de lancha no Lago de Furnas, pois além de ser mais rápido, você também percorrerá um caminho maior, passando por diversas cachoeiras, cânions e o Vale dos Tucanos.

Sendo o maior atrativo de Capitólio, o Lago de Furnas é um passeio obrigatório para os turistas na cidade, especialmente por ser um dos mais acessíveis e democráticos. 

Cascata Eco Parque

Imagem Com Cascata Eco Parque
canyoncascataecoparque.com.br

Com 9 piscinas naturais, o Cascata Eco Parque dá um show de natureza, e é o passeio perfeito para quem deseja curtir a natureza de Capitólio.

Por lá, podemos ver os mirantes para o Lago de Furnas, além de curtir as piscinas naturais do parque. 

Além disso, há uma enorme cascata, num tom alaranjado, que deságua diretamente no Lago de Furnas. 

Para você aproveitar melhor o seu dia no parque, também é possível se banhar nas diversas cachoeiras do local, sem contar que também há uma área com chalés para alugar.

Vale destacar que o Cascata Eco Parque possui uma excelente infraestrutura para turistas, contando com restaurantes, lanchonetes, lojinhas e estacionamento.

Para os turistas mais aventureiros, também é possível acompanhar no local.

Mesmo cobrando uma taxa de preservação, o Cascata Eco Parque ainda é um dos passeios mais belos e acessíveis de Capitólio, afinal, dá para aproveitar diversas passagens incríveis de uma só vez. 

Cachoeiras Diquadinha

O circuito das Cachoeiras Diquadinha está em frente ao acesso do mirante do Canyon de Furnas, e possui uma bela vista para quem quer desfrutar do melhor da natureza da cidade.

O circuito possui três cachoeiras, sendo que a última está a 600 metros do nível do rio, formando uma paisagem natural de tirar o fôlego.

Os poços das cachoeiras possuem um tom alaranjado, sem contar que as águas são transparentes e calmas.

Atualmente, é cobrada uma taxa de visitação ao circuito, mas, se você quer aproveitar o melhor das cachoeiras de Capitólio, é o melhor passeio que você pode ter.

Cachoeira do Filó

Imagem Com Cachoeira Do Filó
www.tripadvisor.com.br

A Cachoeira do Filó é uma das menos conhecidas em Capitólio, mas vale a pena devido a suas águas transparentes e com um tom esverdeado. 

A cachoeira está situada na entrada da barragem de Furnas, e conta com um estacionamento para quem vai deixar o carro e seguir a trilha. 

No entanto, é importante ressaltar que, após a trilha para a Cachoeira do Filó, não há nenhuma infraestrutura para turistas.

Portanto, caso não vá com um guia ou em excursão de bate e volta, é necessário ter cuidado para não se perder ou sofrer um acidente no passeio. 

Apesar disso, é uma das cachoeiras mais lindas de Capitólio, e merece a sua visita!

Paraíso Perdido

O Paraíso Perdido é um passeio bastante completo em Capitólio, embora esteja situado no município de São João Batista do Glória, a cerca de 40 km da cidade. 

Sendo um verdadeiro reduto natural, ele conta com 9 cachoeiras e diversas piscinas naturais. Na verdade, ele funciona como um enorme complexo turístico. 

Por lá, o rolê funciona com uma trilha, numa área extensa, onde é possível acompanhar as cachoeiras em uma trilha de pedras.

Apesar de ser um verdadeiro paraíso, o Paraíso Perdido não cobra taxa de visitação, sendo muito escolhido justamente por ser democrático. 

Ideal para os viajantes mais aventureiros, o Paraíso Perdido permite aos visitantes conhecer diversas belezas naturais em Capitólio de uma só vez.

Retiro Viking

Imagem Com Retiro Viking
www.tripadvisor.com.br

Poucos lugares em Capitólio tem sua beleza natural tão intocada como o Retiro Viking. Pertencendo a uma propriedade privada, ele foi aberto à visitação recentemente e, por isso, é um lugar bastante preservado. 

O retiro é composto de diversas cachoeiras de água transparente e várias quedas d’águas, além disso, também há um enorme mirante para você admirar as paisagens de Capitólio.

Por ser um enorme complexo, é recomendado visitar o Retiro Viking de carro, pois as cachoeiras ficam distantes uma das outras, sem contar que há uma trilha gigantesca no lugar.

Ideal para viajantes que amam ecoturismo, o Reino Viking reúne diversas belezas naturais em um único lugar e, portanto, é um passeio imperdível em Capitólio. 

Pedreira Lagoa Azul

A Pedreira Lagoa Azul é o destino mais difícil de acessar em Capitólio, mas, caso você queira se aventurar, valerá muito a pena devido às belezas naturais que o lugar exibe. 

Inclusive, vale destacar que muitas agências de turismo da cidade oferecem passeio a Pedreira em veículos 4x4, embora você também possa chegar por lá no seu próprio carro.

Na prática, a Pedreira Lagoa Azul é uma gruta desativada que, no passado, extraia quartzo na região.

Após a desativação, o lugar ficou inundado, tanto da água da chuva como das correntezas das proximidades.

Mesmo sendo um lugar difícil de acessar, a Pedreira Lagoa Azul vale um passeio, especialmente se você é daqueles turistas que gostam de pontos turísticos mais afastados e silenciosos. 

Onde se hospedar em Capitólio?

Capitólio possui um bom setor hoteleiro, com diversas pousadas e hotéis na cidade.

Sendo assim, confira algumas pousadas em Capitólio incríveis para se hospedar:

Pousada Cachoeira Lagoa Azul

Imagem Com Pousada Cachoeira Lagoa Azul
www.tripadvisor.com.br
  • Média da Diária: R$314 - R$340
  • Endereço: R. Pau D'Óleo, 60
  • Telefone: (31) 99889-7945

Pousada Vila do Lago

  • Média da Diária: R$240 - R$541
  • Endereço: Rua Agenor Domingos Machado, 1000

Pousada Quinta dos Cabeças

Imagem Com Pousada Quinta Dos Cabeças
www.tripadvisor.com.br
  • Média da Diária: R$275 - R$390
  • Endereço: Estrada Vicente Conegas

Pousada do Rio Turvo

  • Média da Diária: R$267 - R$303
  • Endereço: MG-050, km 306 - Zona Rural
  • Telefone: (37) 3373-1066

Pousada Buena Vista

Imagem Com Pousada Buena Vista
www.tripadvisor.com.br
  • Média da Diária: R$237 - R$264
  • Endereço: R. José Pedro Ratis, 420
  • Telefone: (37) 99165-9897

Pousada Capitólio

  • Média da Diária: R$240 - R$448
  • Endereço: Rua Vênus, 140

Pousada Quintal da Lua

Imagem Com Pousada Quintal Da Lua
www.tripadvisor.com.br
  • Média da Diária: R$250 - R$354
  • Endereço: R. José Pedro Ratis, 340
  • Telefone: (37) 99941-4636

Pousada Canyons

  • Média da Diária: R$130 - R$200
  • Endereço: Rodovia MG 050 Km 299
  • Telefone: (37) 99957-6781

Por outro lado, se você prefere hotéis, a cidade também conta com uma gama interessante de opções, ideais para você se acomodar na cidade em grande estilo. Confira:

Balneário Do Lago Hotel

Imagem Com Balneário Do Lago Hotel
www.tripadvisor.com.br
  • Média da Diária: R$512 - R$791
  • Endereço: Rodovia MG 050, Km 294 S/N
  • Telefone: (37) 3373-1616

Casarão Hostel

  • Média da Diária: R$40 - R$104
  • Endereço: Praça Padre João Machado, 102 - Centro
  • Telefone: (37) 99989-3966

Engenho da Serra Hotel & Ecoresort

Imagem Com Engenho Da Serra Hotel &Amp; Ecoresort
www.tripadvisor.com.br
  • Média da Diária: R$552 - R$794
  • Endereço: Estrada do Dique, Km 3 S/N
  • Telefone: (37) 3373-1197

Cyrilos Palace Hotel

  • Média da Diária: R$280 - R$344
  • Endereço: R. Dr. Avelino de Queiroz, 999
  • Telefone: (37) 3373-1255

Hotel Chalé Capitólio

Imagem Com Hotel Chalé Capitólio
www.tripadvisor.com.br
  • Média da Diária: R$299 - R$329
  • Endereço: Rodovia MG 050 KM 282
  • Telefone: (37) 99934-7777

Riviera Capitólio Hotel

  • Média da Diária: R$288 - R$359
  • Endereço: Rodovia MG 050 KM 301,5 Condomínio Brisas do Lago
  • Telefone: (37) 3112-0054

Onde comer em Capitólio?

Capitólio é uma típica cidade do interior de Minas Gerais e, como podemos esperar, também enaltece o melhor da culinária mineira de todas as formas possíveis.

Por outro lado, também existem opções de comida sul-americana e internacional na cidade, pois ela possui um bom número de restaurantes em funcionamento.

Sendo assim, confira alguns dos melhores restaurantes em Capitólio:

  • Restaurante Chico Pintado
  • Restaurante do Turvo
  • Queijos Califórnia
  • Empório Lagoa Azul
  • Restaurante Tropeiro
  • Tenda do Beduíno
  • Kanto da Ilha
  • Salvatore
  • Scarpas Bier Haus
  • Restaurante Terra Santa Comida Mineira

Bares e vida Noturna em Capitólio

Embora seja uma cidade com alto fluxo turístico, Capitólio ainda carece de um número considerável de bares e atrações noturnas.

Na verdade, a cidade é mais conhecida por seus passeios diurnos, como as excursões para a Lagoa de Furnas ou as trilhas pelas cachoeiras da região, por exemplo.

Para começar, existe o centrinho de Capitólio, que fica à margem da praia artificial, contando com diversas lojinhas, lanchonetes, bares e restaurantes.

Vale destacar que é por lá que sai boa parte do artesanato de Capitólio e, sendo assim, é o melhor lugar da cidade para comprar uma lembrancinha.

No entanto, para a sua diversão, ainda é possível curtir alguns lugares incríveis para experienciar a vida noturna de Capitólio. 

Sendo assim, confira alguns bares de Capitólio incríveis para aproveitar a noite:

  • Hud's Lounge Escarpas do Lago
  • Scarpas Bier House
  • Bar e Restaurante Central
  • Bar e Restaurante Beira Rio
  • Canoa Bonita Bar
  • Bar do Zé Anildo
  • Viva! Lounge Bar
  • Beat Burger
  • Mr. Marley Serra do Cipó
  • Porto Escarpas Lounge Flutuante

Qual a melhor época para conhecer Capitólio?

Embora tenha uma época mais fria, é possível visitar Capitólio e seus incríveis pontos turísticos em qualquer época do ano.

No entanto, dependendo do período do ano que você for, você encontrará características diferentes na cidade.

Isso porque, ao visitar a cidade entre dezembro e fevereiro, você pegará um período pós-chuva, que favorece o nível das cachoeiras e do Lago de Furnas, que fica mais alto. 

Caso prefira ir durante o inverno, entre junho e agosto, saiba que as cachoeiras estão mais secas, não sendo uma boa opção para quem deseja se banhar nas águas de Capitólio. 

Entre novembro e dezembro, Capitólio vive o seu período de chuvas, portanto, não é uma boa opção para quem quer desfrutar dos seus incríveis passeios.

Portanto, se você quer comprar passagens aéreas para Capitólio quanto antes, saiba que viajar entre dezembro e fevereiro é a época perfeita para curtir a cidade em grande estilo!

Como chegar?

Estando a 290 km de distância de Belo Horizonte, Capitólio não dispõe de um aeroporto próprio e, por isso, a melhor maneira de chegar a cidade é através do aeroporto da capital.

No entanto, é possível visitar a cidade de outras maneiras. Sendo assim, confira como chegar em Capitólio!

Avião

Como mencionamos, não há aeroporto em Capitólio e o mais próximo é o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

Dessa forma, a melhor maneira de chegar de avião é pela capital e, ao chegar, alugar um carro para viagem. Atualmente, diversas empresas oferecem o serviço de aluguel de veículos no aeroporto.

Por outro lado, vale destacar que existem algumas agências de turismo que oferecem excursões para Capitólio, mas, isso deve ser averiguado no momento do seu desembarque, pois depende da disponibilidade. 

Carro

Se você alugou um carro no aeroporto, chegou a hora de ir até Capitólio. Da capital até a cidade são 290 km de distância, numa viagem que dura 4 horas.

Para chegar lá, basta seguir na rodovia MG-050 em direção a Capitólio. Vale destacar também que há 4 pedágios no percurso, 

Para quem vem de São Paulo, é necessário pegar a BR-050, numa viagem que dura 05h34m, em média. 

Ônibus

Se você deseja economizar na sua viagem a Capitólio, uma boa opção é optar por um ônibus para chegar até lá.

Sendo assim, ao desembarcar em Belo Horizonte, você pode procurar a empresa Viação Gardênia, pois ela é a principal linha entre a cidade e Capitólio. 

A partida para Capitólio ocorre no Terminal Central, e o bilhete custa em média R$112,00.

Quantos dias ficar em Capitólio?

Embora seja uma cidade pequena, Capitólio possui uma enorme quantidade de passeios e, por isso, é necessário programar um roteiro turístico considerável na viagem. 

Isso porque a cidade possui diversos complexos turísticos, cachoeiras, mirantes e canyons e, normalmente, você não conseguirá aproveitar mais de um deles em apenas um dia.

Sendo assim, é recomendadoprogramar um roteiro turístico de 4 dias, para conseguir conhecer minimamente os atrativos de Capitólio. 

No entanto, se você preferir, a cidade possui destinos turísticos suficientes para preencher um roteiro turístico de 7 dias, tudo depende do seu interesse e organização para os passeios.

Por outro lado, é possível fazer roteiros menores, como o de 2 dias, mas neste caso, é recomendável focar nos passeios mais conhecidos, como o Lago de Furnas e a Cachoeira Lagoa Azul. 

Por fim, seja por um fim de semana ou por 7 dias, Capitólio terá atrações incríveis para todos os gostos e, assim, basta programar corretamente o roteiro turístico para aproveitar o máximo da cidade independente da duração da viagem. 

Considerações Finais

Capitólio é uma cidade incrível e, como vimos nessa guia, não faltam opções de passeios e trilhas fantásticas para aproveitar nesse paraíso!

Sendo assim, independente do tempo que você decidir ficar na cidade, saiba que Capitólio tem muito a oferecer, mesmo sendo uma cidade pequena.

Aliás, para que você tenha mais segurança nos passeios em Capitólio, recomendamos a contratação de um seguro-viagem, justamente para oferecer conforto e segurança a sua família em qualquer situação. 

Finalmente, essas foram algumas dicas incríveis para quem deseja visitar Capitólio, mas saiba que logo mais voltaremos com novas recomendações incríveis de cidades para apresentar!

Até a próxima, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.