O Xiaomi Mi NoteBook Ultra mostra que a marca chinesa não faz só smartphones. Ela consegue fabricar laptops no nível de trabalho corporativo ou estudos. Então, veja a análise desse que é um dos melhores notebooks Xiaomi.

Leia também:

Notebook Mi NoteBook Ultra

O mercado atual de computadores portáteis está repleto de opções para todos os gostos. Por exemplo, existem os básicos, os intermediários, avançados, os gamers e os que focam mais em produtividade.

Cada um tem suas configurações, sua finalidade de uso e outros atributos próprios do segmento. Assim, o usuário deve prestar atenção antes de comprar para não cometer nenhum engano.

O Xiaomi Mi NoteBook Ultra, portanto, está na categoria corporativa, para quem trabalha com o aparelho. No entanto, estudantes também podem tirar proveito das especificações deste laptop, que são:

  • Processador: Intel® Core™ i7-11370H (11ª geração);
  • Tela: 15.6” IPS Mi TrueLife+ Display com resolução 3200×2000 (3K) e 90 Hz;
  • RAM: 16GB DDR4 a 3200MHz;
  • Armazenamento: 512GB em SSD NVMe;
  • Placa de vídeo: Intel® Iris® Xe Graphics;
  • Sistema operacional: Windows 10 Home;
  • Peso: 1,7 kg.

Design

Em matéria de design, a máquina tem um visual sóbrio e dimensões reduzidas. Ou seja, é um aparelho fino com espessura de 17.9 mm e acabamento em liga de alumínio. Além disso, ele pesa apenas 1,7 kg, bem menos do que alguns concorrentes.

Outro detalhe é que a empresa chinesa está abandonando o logo “Mi” aos poucos. Então, neste modelo está escrito apenas o nome da marca na tampa. Ele também tem bordas finas nas laterais da tela, com uma levemente mais grossa na parte superior.

Segurança e interface de conexões

No Xiaomi Mi NoteBook Ultra o botão Power tem outra função além de ligar o aparelho. Trata-se de um leitor biométrico, que ajuda a manter a privacidade e a segurança. Por fim, é um modelo com algumas portas de conexão, como duas USB Tipo C.

Ele também tem mais duas entradas USB Tipo A e uma saída no padrão HDMI. Do mesmo modo, há uma entrada 3.5 mm para fones de ouvido ou microfone. Vale lembrar que as portas Tipo C tem suporte ao mais recente Thunderbolt 4.

Xiaomi Mi NoteBook Ultra
Foto: Xiaomi Mi NoteBook Ultra

Tela e teclado

O laptop chama a atenção no quesito tela, com um display do tipo IPS. Dessa forma, a Xiaomi se orgulha dos 100% de aspecto sRGB que ele alcança. Ainda, o seu painel tem muitos atributos, como a alta resolução em 3K.

Ela é três vezes maior do que o FULL HD e ainda pode chegar aos 90 Hz de taxa de atualização. Porém, o usuário tem autonomia para alternar entre esse modo e o normal, de 60 Hz.

O teclado do Xiaomi Mi NoteBook Ultra é de boa qualidade e proporciona digitação confortável. Além disso, cada tecla tem profundidade de 1.5 mm e o componente possui retroiluminação com 3 níveis de brilho.

Sobre o Touchpad

O touchpad está 62% maior do que a versão 2020 do produto e mais confortável. Acima de tudo, ele tem suporte aos gestos do Windows, que ajudam a ter uma navegação mais fluida e prática.

Desempenho

Saiba antes de tudo, que esse não é um dispositivo gamer, logo, ele possui limitações. No entanto, isso não significa que ele é um notebook “fraco”, muito pelo contrário, considerando suas especificações.

O processador Core i7-11370H é da geração mais recente da Intel, a décima primeira. Então, os seus 4 núcleos e 8 threads dão conta de qualquer tarefa do cotidiano. Além disso, ele opera em velocidades que podem chegar até os 4.80 GHz.

Xiaomi Mi NoteBook Ultra
Foto: Xiaomi Mi NoteBook Ultra

A placa gráfica do Xiaomi Mi NoteBook Ultra é integrada ao chip, a Iris Xe. Ela possui o dobro de performance da GPU da geração anterior, ideal para tarefas leves. No entanto, ela não é indicada para quem deseja fazer trabalhos de renderização e modelagem em 3D.

RAM e Armazenamento

Os 16 GB de RAM que ele possui são suficientes para executar várias aplicações simultâneas. Por fim, o SSD de 512 GB vem no padrão NVMe, e possui altas velocidades de transferência de arquivos.

Som e vídeo

Ele possui dois alto-falantes estéreo de 2W que estão na parte de baixo da carcaça. Em resumo, tem um volume razoável, que consegue mostrar um som nítido, sem muitas falhas.

Na parte de vídeo, o processador e a placa de vídeo fazem um trabalho digno. Ou seja, conseguem reproduzir conteúdo na resolução nativa da tela ou até mesmo em 4K. Assim, é uma boa opção para assistir seus filmes e séries favoritos.

Bateria e carregamento

O ‘tanque’ do Xiaomi Mi NoteBook Ultra tem capacidade total de 70Wh, suficiente para longas horas de trabalho. Nesse sentido, a própria marca promete uma autonomia de 12 horas ou mais nesse laptop.

Talvez não seja possível atingir esse número ou passar dele, mas não se preocupe. Afinal, você ainda pode conseguir em torno de 8 horas de uso nele longe da tomada. Agora, na parte de carregamento, pode ser feito via uma das entradas USB Tipo C.

A porta tem suporte para 65W e também para a tecnologia de carregamento rápido. Logo, é possível ir de 0% até 50% em 45 minutos, algo que pode ajudar muito nos momentos em que for preciso dar uma carga rápida no aparelho.

Prós do Mi NoteBook Ultra

Entre os pontos positivos, vale ressaltar o acabamento do Xiaomi Mi NoteBook Ultra. A princípio, a carcaça feita em liga de alumínio dá um aspecto mais premium, algo bem similar aos Macbooks da Apple.

Outro detalhe é que você pode substituir o SSD que vem nele por outro. Dessa forma, consegue fazer um bom upgrade de armazenamento caso ache que precise de mais espaço.

A tela e o sensor biométrico são outros detalhes considerados bons nesse modelo. Como resultado, quem compra esse produto terá segurança e privacidade, além de uma boa experiência ao assistir conteúdos online.

Contras do Mi NoteBook Ultra

O que pesa contra esse modelo é a ausência de uma placa de vídeo dedicada. De fato, para tarefas básicas ela não é necessária, mas não precisa estar só em modelos gamers.

A GPU auxilia em vários tipos de trabalhos, como edição de vídeo e modelagem. Logo, a presença de uma aqui seria importante para elevar ainda mais o desempenho. Do mesmo modo, poderia estender a vida útil do aparelho.

Xiaomi Mi NoteBook Ultra
Foto: Xiaomi Mi NoteBook Ultra

Perguntas frequentes

Quais processadores têm Intel Iris Xe?

Xiaomi Mi NoteBook Ultra

Em geral, os chips a partir do Intel i5 da 11ª geração possuem Iris Xe. Além disso, uma das formas de identificar é pelo final ‘G7’ ou final ‘H’ presente no nome de alguns modelos.

Qual a diferença entre SSD e NVMe no Xiaomi Mi Notebook Ultra?

Xiaomi Mi NoteBook Ultra

NVMe significa Non-Volatile Memory Express e possui até 7x mais velocidades do que os SSDs SATA. Em resumo, é padrão que acessa a memória não volátil de forma super veloz.

O que é o IPS do Xiaomi Mi Notebook Ultra?

Xiaomi Mi NoteBook Ultra

IPS é uma tecnologia chamada de “comutação em mesmo plano” que forma os pixels de forma horizontal. Assim, ela proporciona melhores ângulos de visão sem distorcer cores.