O Compaq Presario 450 é um notebook com foco no trabalho do dia a dia. Dessa maneira, ele reúne configurações intermediárias com vários pontos positivos e negativos. A seguir, você confere um review que detalha tudo sobre este modelo.

Leia também:

Notebook Compaq Presario 450

Muitas empresas tentam lançar laptops com foco em quem quer um portátil para trabalhar. A princípio, esses modelos reúnem configurações o suficiente para suportar um dia todo de atividades.

Esses computadores precisam ter uma boa diversidade de portas e não devem ser muito grandes. Afinal, o usuário vai andar com ele na mochila quase sempre para usá-lo onde for preciso.

O Compaq Presario 450 é um notebook lançado com o objetivo de se encaixar nesses aspectos. Ou seja, um produto com boas dimensões e as seguintes especificações para quem deseja fazer tarefas leves:

  • Processador: Intel® Core™ i5-6287U (6ª geração);
  • Tela: 14.1 polegadas LCD LED TN com resolução 1366 x 768;
  • RAM: 8 GB DDR4 operando a 2133 MHz;
  • Armazenamento: 240 GB em SSD do tipo SATA;
  • Placa de vídeo: Intel® Iris® 550 (Integrada);
  • Sistema operacional: Windows 10 Home;
  • Peso: 2,2 kg (com embalagem).

Design

O visual desse aparelho é pequeno e robusto, não muito leve, pesando 2,2 kg com embalagem. Além disso, ele tem um aspecto mais limpo, discreto e conta com um acabamento emborrachado. Na tampa, tem apenas o logo da marca bem no lado esquerdo.

Vale o destaque para a webcam, que possui um mecanismo para cobrir ela se necessário. Então, é uma medida para dar mais privacidade ao usuário quando ele não estiver usando o acessório.

Em uma das laterais, há o leitor de cartão e duas USB 2.0. Do mesmo modo, existe uma entrada para fones de ouvido e uma porta RJ-45 para internet a cabo. Agora, na outra lateral ele tem uma opção USB 3.0 e uma mini-HDMI, além da porta para carregador.

Compaq Presario 450
Foto: Compaq Presario 450

Tela e teclado

A tela do Compaq Presario 450 tem resolução HD e é do tipo LCD TN. Logo, não é o painel ideal para quem gosta de fazer edição de fotos. Afinal, ela tende a distorcer as cores em alguns ângulos de visão.

Mesmo assim, ainda é um display bom o suficiente para assistir alguns vídeos na internet. Você também pode assistir filmes e séries no modelo, só não espere a melhor definição e qualidade atual.

A marca trouxe um teclado com botões mais largos neste produto para uma melhor digitação. O touchpad segue o mesmo caminho, sendo mais espaçoso para proporcionar uma melhor ergonomia.

Desempenho

Em questão de performance, o Compaq Presario 450 é um modelo para tarefas mais leves. Por exemplo, edição de planilhas, texto, navegação na internet e envio de e-mails no dia a dia.

Para fazer isso, ele tem um processador i5 de 6ª geração da Intel. Esse chip possui 2 núcleos e 4 threads, podendo chegar a velocidade de 3.50 GHz. A princípio, ele dá conta dessas atividades, mas não é indicado exagerar com programas mais pesados.

A memória RAM vem com 8 GB sem possibilidade de fazer upgrades em slots livres. No entanto, essa capacidade é o suficiente para usar o Windows no dia a dia sem sofrer com travamentos.

Recursos básicos

Os 240 GB de armazenamento desse modelo não são muita coisa, mas dá para guardar seus arquivos leves. Além disso, ele compensa em velocidade por ser um SSD, que é até 5x mais rápido do que o HDD comum.

Compaq Presario 450
Foto: Compaq Presario 450

Som e vídeo

O Compaq Presario 450 possui dois alto-falantes estéreo embutidos para áudio de alta definição. Do mesmo modo, ele tem um microfone equipado, sendo boa opção para videochamadas.

A webcam com sua tampa retrátil também está presente, na posição padrão, logo acima da tela. Acima de tudo, é um conjunto que vai ser útil para assistir, lecionar aulas ou participar de reuniões online.

Esse produto ainda tem saída mini-HDMI para conectar em um monitor externo. Dessa forma, o usuário pode incrementar a sua produtividade com uma tela extra. Por fim, a placa integrada faz um trabalho eficiente na reprodução de vídeos na resolução nativa do painel.

Bateria e carregamento

A bateria do Compaq Presario 450 é de Li-Polímero, composta por três células. Sua capacidade é de 49.59 Wh, o bastante para aguentar 7 horas de uso, segundo a própria fabricante.

De modo geral, é possível alcançar essa marca se o seu uso for mais leve. Ou seja, atividades como trabalhos com texto, navegação na internet ou ver filmes e séries.

O carregador possui 19V de potência com saída de 3,2A. Logo, é o bastante para carregar esse produto dentro de duas ou três horas. De modo geral, esse recurso não se destaca tanto quando comparado com outros modelos do mercado.

Prós do Compaq Presario 450

Entre os pontos positivos, vale o destaque para a bateria deste aparelho. Afinal, ela entrega muitas horas de uso longe da tomada e isso ajuda no dia a dia de trabalho ou em lazer para assistir conteúdos via streaming.

Ser equipado com um SSD de fábrica é um diferencial importante porque não é algo comum. Dessa maneira, o usuário tem acesso a um componente que vai acelerar vários processos. Por exemplo, inicializar o sistema e os programas ou transferência de arquivos.

Devido suas configurações, ele está na lista dos melhores notebooks Compaq.

Contras do Compaq Presario 450

Já com relação às desvantagens, o primeiro ponto é a ausência de uma placa de vídeo dedicada. Assim, fica inviável do notebook executar tarefas mais pesadas como renderização ou até mesmo rodar jogos.

O chip é outro problema a longo prazo, apesar de ser um i5. Afinal, essa ferramenta é de 6 anos atrás, além de ter apenas 2 núcleos de processamento. Portanto, sua performance é bem limitada em comparação com os da décima primeira geração.

Este laptop é um lançamento de 2021 e ter portas USB desatualizadas é um problema. Isso em especial porque o usuário não poderá sempre fazer transferências em altas velocidades. Por fim, não ter USB Tipo C também limita as possibilidades do Compaq Presario 450..

Compaq Presario 450
Foto: Compaq Presario 450

Perguntas frequentes

Quem fabrica o Compaq Presario 450 no Brasil?

Compaq Presario 450

No Brasil, a Positivo é quem está responsável por fabricar os notebooks da marca Compaq. A princípio, isso é possível por meio de um acordo com a HP, a dona da empresa no país.

Qual melhor Positivo ou Compaq Presario 450?

Compaq Presario 450

É relativo, vai depender do modelo em comparação e o que se pretende fazer com ele. Além disso, ambas as marcas são populares por vender modelos focados em produtividade.

Quais as erações do processador i5?

Compaq Presario 450

Nos dias atuais, a Intel está na 11ª geração dos seus processadores para dispositivos. Do mesmo modo, já existem planos para lançar a décima segunda geração de chips.