O Compaq Presario 434 chegou ao mercado brasileiro com foco no segmento mais básico. Assim, pessoas que trabalham com texto, envio de e-mails ou estudantes, podem gostar desse notebook. Agora, você confere uma review que conta tudo sobre o modelo.

Leia também:

Notebook Compaq Presario 434

Algumas marcas tentam conquistar estudantes lançando produtos para o segmento de entrada no mercado. Ou seja, dispositivos feitos para quem não vai fazer muito além do básico.

De modo geral, esse tipo de laptop não tem configurações robustas, bem como conta com  visual simples. Assim, eles são mais leves e compactos para facilitar o transporte na mochila para a faculdade ou escola.

O Compaq Presario 434 é desse jeito e pode ser uma boa opção para estudantes. Porém, ele também pode ser útil para pessoas que fazem trabalhos com textos ou planilhas. Afinal, suas especificações são as seguintes:

  • Processador: Intel® Core™ i3-6157U (6ª geração);
  • Tela: 14,1 polegadas LCD LED TN com resolução 1366 x 768 (HD);
  • RAM: 4 GB DDR4 a 2133 MHz;
  • Armazenamento: 1 TB em HDD;
  • Placa de vídeo: Intel® Iris® 550;
  • Sistema operacional: Windows 10 Home;
  • Peso: 1,3 kg.

Devido às suas configurações ele está entre os melhores notebooks Compaq.

Design

O design desse notebook é simples, sem traços muitos chamativos e acabamento de textura emborrachada. Do mesmo modo, não chega a ser um dispositivo pesado, tendo apenas 1,3 kg.

Na tampa ele possui apenas o logo da marca, que fica no lado esquerdo. Além disso, ao abrir o notebook, você se depara com uma aparência discreta. Ao redor da tela, ele possui bordas não tão grossas e a webcam tem um shutter.

Esse pequeno mecanismo serve para fechar a câmera no momento em que não estiver usando o recurso. Assim, o usuário ganha maior segurança e privacidade quando estiver fazendo outras tarefas.

Portas e conexões

Em um lado, o Compaq Presario 434 possui uma combinação versátil de portas. Antes de tudo, vale citar a USB 3.0, ao lado da saída mini-HDMI. Por fim, há o conector de energia para carregar o laptop.

Na outra lateral, há mais entradas, como o leitor de cartões e opção de fones. Ainda há mais duas portas USB 2.0 e uma RJ-45 para conectar o cabo de internet no aparelho.

Compaq Presario 434
Foto: Compaq Presario 434

Tela e teclado

O painel usado nesse notebook é do tipo LCD TN com tecnologia LED. Dessa forma, não chega a ser um grande destaque, com uma resolução apenas HD. No entanto, ainda é útil para ver alguns vídeos online ou séries.

Quanto ao teclado, o Compaq Presario 434 traz uma novidade com teclas mais largas. Segundo a marca, isso ajuda a ter uma digitação mais confortável e ergonômica nos trabalhos.

O touchpad segue esse mesmo sentido, sendo maior e mais espaçado para dar uma sensação melhor. Por último, a textura é lisa e sua qualidade de uso está dentro da média do segmento.

Desempenho

Em matéria de performance, esse não é um portátil tão potente, feito para uso básico. Ou seja, tarefas que incluem navegação na internet, edição de textos e planilhas e envio de e-mails.

O Intel Core i3-6157U é um processador de apenas 2 núcleos e 4 threads. Portanto, ele tem um multitarefa limitado, sem poder executar muitos aplicativos ao mesmo tempo. A memória RAM equipada no produto segue essa mesma linha, com 4 GB no padrão DDR4.

Em termos de velocidade, o chip do Compaq Presario 434 fica nos 2.40 GHz. Então, é mais um sintoma de que ele não dá conta de atividades pesadas. Agora, o seu armazenamento é composto por um HDD de 1TB.

Compaq Presario 434
Foto: Compaq Presario 434

Som e vídeo

No total, são dois alto-falantes estéreo integrados para um som de alta definição. Dessa forma, ele fica dentro da média do segmento, com um áudio em volume satisfatório. Também não há distorções em tons graves ou agudos.

Em cada lateral, há um microfone embutido para melhor qualidade nas reuniões online. Quanto ao vídeo, a placa gráfica integrada ao processador faz um trabalho apenas básico.

Isso quer dizer que ela dá conta de trabalhos menos exigentes como reproduzir vídeos. Entretanto, resoluções altas demais, como a 4k, podem causar travamentos por exigir muito do componente.

Vale citar, por último, que o Compaq Presario 434 suporta monitor externo pela saída mini-HDMI. Assim, o usuário pode dar um incremento na sua produtividade por meio desta alternativa.

Bateria e carregamento

A bateria tem capacidade de 49.59 Wh, composta por três células de Li-Polímero. A princípio, é possível extrair 7 horas de uso longe da tomada com este notebook. Porém, o cenário real de utilização pode ter números diferentes.

Isso porque cada pessoa tem um perfil de uso diferente, sendo mais intenso ou leve. A partir disso, você pode ter 5 ou chegar a 8 ou 9 horas utilizando esse produto em sua sessão de estudo ou trabalho.

Na hora que precisar, pode usar a fonte de 65W para carregar o laptop. Em geral, o tempo de carregamento não foge muito do normal para a média, indo de 0% a 100% em algo na faixa de 2 ou 3 horas.

Prós do Compaq Presario 434

Os prós desse modelo começam pela sua autonomia no dia a dia de uso. Afinal, ter um dispositivo que aguente muito tempo fora da tomada é útil para estudar. Também, quem faz trabalhos leves pode tirar proveito desse diferencial.

Vir com uma USB 3.0 é algo positivo nesse modelo para transferências mais rápidas. Acima de tudo, os notebooks mais novos precisam vir com esse tipo de conexão, que é sinal de um dispositivo atualizado.

Contras do Compaq Presario 434

Entre os contras, vale citar a tela de baixa resolução e também o tipo do display utilizado. Os painéis do tipo TN possuem ângulos de visão mais limitados, o que causa distorção nas cores.

Acima de tudo, este é um notebook com um chip antigo da Intel. Logo, a longo prazo ele pode ficar mais lento, já que é um processador de 5 anos atŕas. Do mesmo modo, a placa integrada não é tão poderosa e isso limita o uso para apenas atividades básicas.

O que pode contribuir para a lentidão do Compaq Presario 434 é o seu armazenamento. O HDD é um tipo mais lento, que prejudica a inicialização dos programas, do sistema operacional e também a transferência de arquivos.

Compaq Presario 434
Foto: Compaq Presario 434

Perguntas frequentes

Quem fabrica o notebook Compaq Presario 434 no Brasil?

Compaq Presario 434

A Positivo Tecnologia é a responsável por fabricar notebooks Compaq, ainda que a dona seja a HP. Isso é possível devido a um acordo feito entre as duas empresas para esse fim.

Qual o melhor SSD ou HDD?

Compaq Presario 434

Os SSDs são muito superiores em velocidades, mas tem custo maior. Enquanto isso, os HDDs tem maior capacidade e são mais baratos, porém, são mais frágeis e lentos.

Qual melhor tela para o Compaq Presario 434 IPS ou TN?

Compaq Presario 434

Os do tipo IPS são superiores aos TN por terem cores mais vivas. Além disso, não há distorção em outros ângulos de visão, o que ajuda na reprodução de mídias.