O Xiaomi Redmi G é um modelo que tenta ser bastante completo na categoria. Ou seja, um notebook com boa tela, várias portas de conexão e boas especificações. Então, veja no review a seguir se este é um produto que está no top melhores notebook Xiaomi.

Leia também:

Notebook Xiaomi Redmi G

Os notebooks gamer estão evoluindo cada vez mais no segmento com boas especificações e preço. Além disso, as marcas estão conseguindo fazer modelos que não abrem mão da performance pela menor temperatura.

Vale citar outros pontos como o número de portas e telas de alta qualidade. Essas e outras características de destaque fazem a diferença em laptops que tem como foco agradar os jogadores.

Esse é o caso do Xiaomi Redmi G, lançado pela marca em 2021. Em resumo, ele possui tudo isso que foi citado e há duas configurações diferentes. Agora, neste texto você vai conhecer mais sobre ele com essa ficha técnica:

  • Processador: Intel® Core™ i5-11260H (11ª geração);
  • Tela: 16.1 polegadas LCD com resolução 1920×1080 (FULL HD) e 144 Hz;
  • RAM: 16 GB DDR4 a 3200 MHz
  • Armazenamento: 512 GB em SSD;
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3050 com 4 GB GDDR6 de VRAM;
  • Sistema Operacional: Windows 10 Home;
  • Peso: 2,7 kg.

Design

Em um aspecto mais geral, o visual desse notebook é robusto, como típico da sua categoria. A princípio, ele é espesso e tem peso de quase 3 kg. Muito disso se dá pelo Hurricane Heat Dissipation 3.0.

Esse é o nome do sistema de refrigeração que o aparelho possui. Dessa forma, sua composição se dá por dois ventiladores de 12V que são responsáveis por dissipar o calor gerado pelo laptop.

O corpo do Xiaomi Redmi G é de plástico, e ele tem entradas USB 2.0. Do mesmo modo, tem portas USB tipo C com suporte ao Thunderbolt 4. Por fim, vale citar as saídas HDMI e DisplayPort e também a entrada para fones.

Xiaomi Redmi G
Foto: Xiaomi Redmi G

Tela e teclado

A tela é um dos pontos onde esse notebook se destaca com 16.1 polegadas. Além disso, ela tem taxa de atualização, que pode chegar até 144 Hz. Porém, esse valor não é fixo e o usuário pode alternar para cerca de 72 Hz.

O display tem resolução FULL HD e pode alcançar até 100% do espectro de cores RGB. Logo, quem gosta de fazer edições de fotos pode se interessar por esse modelo da fabricante chinesa.

Quanto ao teclado, vale o destaque para a retroiluminação e o teclado numérico que ele possui. No entanto, ele mantém um espaçamento de teclas suficiente para ter uma digitação confortável.

Desempenho

A performance do Xiaomi Redmi G não vai deixar a desejar em praticamente nenhum ponto. Afinal, o processador Intel de 11ª geração e a placa gráfica da NVIDIA são considerados uma das combinações perfeitas.

O chip tem 6 núcleos e 12 threads, podendo chegar até 4.40 GHz de velocidade. Agora, a RTX 3050 tem 4 GB GDDR6 e 2.048 núcleos CUDA. Ou seja, o suficiente para rodar jogos na resolução nativa em alta qualidade nos gráficos.

Ele possui um bom multitarefa graças ao i5-11260H e aos 16 GB de memória RAM. Além disso, o seu SSD é do tipo M.2 tem capacidade de 512 GB. Logo, guardar alguns games não será problema aqui, mas é bom pensar em upgrades.

Xiaomi Redmi G
Foto: Xiaomi Redmi G

Refrigeração

A refrigeração faz bem o trabalho aqui mesmo sob estresse dos componentes. Dessa maneira, ele consegue manter o corpo do laptop abaixo dos 40º C. Assim, você não sentirá nenhum incômodo na região do teclado após uma sessão de jogatina.

Som e vídeo

O Xiaomi Redmi G não se destaca no quesito áudio, apesar de ter alto-falantes estéreo. Isso não significa que o som que sai do notebook é ruim, ele apenas não impressiona, só faz o trabalho de forma aceitável.

Quanto ao vídeo, o trabalho que a placa dedicada da NVIDIA faz é o ideal. Dessa maneira, é possível ver filmes e séries em alta definição, além de jogar. Por fim, vale destacar que há como conectar o laptop a outros monitores externos.

Bateria e carregamento

A bateria desse notebook tem capacidade de 80Wh, o que garante autonomia dentro dos padrões. Por exemplo, com games pesados, ela pode chegar a durar entre 1h e 1,5h. Logo, não é algo muito distante dos concorrentes, ficando na média.

Caso você queira essa máquina para trabalhar, esse tempo se estende um pouco mais. Assim, pode usar por 6 ou 7 horas até precisar usar o carregador do aparelho. Este, por sua vez, tem capacidade de 130W.

Uma das entradas USB tipo C do Redmi G também suporta carregamento até 100W. Então, pode-se dizer que você não ficará em apuros mesmo que esteja sem o carregador que vem na caixa.

Prós do Xiaomi Redmi G

Entre os prós deste notebook, vale falar da sua interface com portas e entradas. A princípio, há opções para ninguém botar defeito e há como expandir o seu uso. Dessa maneira, ele acaba sendo uma boa escolha para jogos ou para produtividade.

Outro ponto positivo é que este é um modelo de fácil atualização. Assim, você pode aumentar a RAM e, até 32 GB e também o SSD. Além disso, há dois slots M.2 para dar muito mais capacidade de armazenamento para ele.

Contras do Xiaomi Redmi G

Um dos pontos negativos desse modelo se relaciona com o seu sistema de refrigeração. Isso porque ele pode fazer bastante barulho quando colocado sob forte estresse no cotidiano.

Algumas pessoas não se importam com esse quesito, mas há quem se incomode com ele. Porém, durante as tarefas mais leves como navegação online ou reprodução de conteúdo, o Xiaomi Redmi G fica bem mais silencioso.

Um ponto ruim é a webcam, mesmo que não seja esse o foco do aparelho. No entanto, ela é apenas básica sob boas condições de luz. Portanto, é bom comprar um acessório de maior qualidade se isso for importante.

Xiaomi Redmi G
Foto: Xiaomi Redmi G

Perguntas frequentes

Desktop ou notebook gamer, o que vale mais a pena?

Xiaomi Redmi G

Vai depender do seu tipo de uso e se vai precisar se deslocar. Em geral, os PC de mesa apresentam maior desempenho, mas os laptops não ficam muito atrás e são portáteis.

O que é um processador Core i5 dentro do Xiaomi Redmi G?

Xiaomi Redmi G

Este chip representa a faixa intermediária da linha Core da Intel. Ou seja, é um modelo que a empresa fabrica conhecido por fornecer um bom desempenho por um preço menor.

O que é a RTX NVIDIA no Xiaomi Redmi G?

Xiaomi Redmi G

RTX é a linha mais recente de placas de vídeo da NVIDIA do tipo gamer. Assim, são as mais potentes e com suporte às tecnologias mais atuais como Ray Tracing e DLSS.