O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Santa Helena Reservado Merlot é bom? Vale a pena? #Review

Pode-se afirmar com tranquilidade que o Santa Helena Reservado Merlot é um dos melhores vinhos chilenos da atualidade. Isso porque, no paladar se destaca o uso de especiarias e um tom mentolado. Assim, descubra todas as nuances dessa bebida.

Santa Helena Reservado Merlot

Antes de mais nada, esse vinho é da vinícola chamada Viña Santa Helena que possui um sabor marcante e potente. Sua composição é a mistura de dois tipos de uvas e os seus detalhes técnicos são:

  • Tipo: tinto e seco;
  • Composição: 50% Merlot e 50% Cabernet Sauvignon;
  • Região: Valle central;
  • Teor Alcoólico: 13%.

O vinho Santa Helena Merlot usa métodos de produção que são inovadores, isso garante um produto com uma qualidade elevada. Por fim, a vinícola faz uma gestão sustentável de todos os seus processos agrícolas e se preocupa, acima de tudo, com o meio ambiente.

Vinícola Santa Helena

A princípio, ela tem mais de 70 anos de tradição na colheita e produção de vinhos. Hoje em dia, ela é uma das maiores exportadoras para o Brasil, sem falar que está presente em 50 países.

Os vinhos são feitos com primor, mas no início do século XX, o produtor ficou seriamente doente. Assim, a sua filha preocupada com o vinhedo que estava se deteriorando, decidiu cuidar do campo.

Seu pai, já melhor e grato pelo gesto da menina, batizou os campos de Santa Helena, como uma linda homenagem à sua filha pela dedicação que teve com as vieiras.

Santa Helena Reservado Merlot
Foto: O Santa Helena Reservado Merlot é um vinho com história familiar

Características especiais

O Santa Helena Reservado Merlot foi feito em uma das maiores vinícolas no Chile com mais de 70 anos de história. Ao final, sua cor é vermelho vivo, bem intenso e possui um aroma interessante com notas marcantes como:

  • Ameixa;
  • Especiarias;
  • Menta.

A combinação surpreendente desses três ingredientes resulta em um vinho marcante e muito saboroso. Além disso, ele possui um corpo médio e um final persistente. É uma bebida marcante, ideal para consumir com temperatura entre 16 e 18 graus.

Merlot vermelho rubi

Antes de mais nada, o líquido é vermelho rubi com tons que variam entre violáceos. Então, as cores desse vinho são um show à parte, ele encanta até mesmo quem não gosta ou não tem o hábito de saborear esse tipo de bebida.

Material e design da garrafa do Santa Helena Reservado Merlot

A partir do momento em que fica pronto, este produto vai pro envasamento. Assim, o toque especial fica no contraste entre o líquido vermelho vivo, quase rubi e a garrafa verde. Já a tampa é a de rosquear, bem usada nos vinhos chilenos.

Por fim, no rótulo há a imagem de uma mulher em cor de dourado que faz parte da decoração da garrafa, tudo com muito bom gosto.

Santa Helena Reservado Merlot
Foto: A garrafa do Santa Helena Reserva Merlot contém 750 ml

Composição e sabores do produto

O diferencial do Santa Helena Reserva Merlot é a sua composição, pois ele é preparado com metade de uvas do tipo Merlot e a outra da espécie Cabernet Sauvignon, o que resulta nesse vinho de corpo médio suave.

Aroma e paladar

O seu aroma é de frutas negras como a ameixa e especiarias, como a canela e o cravo. Aliás, possui ainda um interessante toque de menta, o que faz deste vinho surpreendente.

Já no paladar é um merlot intenso, percebe-se o sabor de frutas e notas mentoladas, além das especiarias, incluindo as amoras e ameixas. Além disso, ao fundo sente-se alguns tons sutis de um sabor doce como o de baunilha.

Santa Helena Reservado Merlot é ideal para qualquer situação?

Um bom vinho é para se degustar em qualquer situação. Porém, esse em especial combina com algumas comidas como:

  • Carnes vermelhas;
  • Porco;
  • Cordeiro;
  • Pato;
  • Macarrão;
  • Risotos; 
  • Pizzas.

Os consumidores e os apreciadores da bebida têm elogiado os vinhos chilenos por sua qualidade que só vem a crescer consideravelmente nos últimos anos. 

Note que o resultado não é em vão, já que o país tem grande variedade na produção vitivinícola e é um dos mais importantes produtores da América Latina nesta categoria.

Solo e clima 

Antes de mais nada, o grande diferencial dos vinhos do Chile é que cada local possui traços diferentes, dentro de um mesmo país. Dessa forma, há vales com clima estável, quase sempre com altas temperaturas.

Como também possui locais com solo arenoso com uma boa quantidade de calcário e granito, o que ajuda a criar sabores únicos. Existem ainda ambientes que se destacam por possuir uma grande variação de clima entre o dia e a noite, sem contar as altitudes.

Por isso, o Chile é um país que oferece vinhos para todos os gostos, com uma ampla cartela de sabores que é ampliada pelo local das vieiras.

Diferenciais

O Santa Helena Reservado Merlot, acima de tudo, se destaca pelo seu custo-benefício. Além disso, o seu sabor é bem equilibrado e macio no paladar. Portanto, quem aprecia uma bebida com um toque mentolado não vai se decepcionar. 

Também vale mencionar a sua harmonização mais sofisticada. Isso porque, este vinho chileno combina bem com pratos como vitela, carne de vaca e cordeiro. Por fim, não se pode deixar de mencionar as frutas cereja e framboesa que se notam na boca ao prová-lo.

Santa Helena Reservado Merlot
Foto: O Santa Helena Reservado Merlot harmoniza bem com pratos mais sofisticados

Prós do Santa Helena Reservado Merlot

O sabor do Santa Helena Reservado Merlot é tão interessante que a cada prato ele se transforma. Então, entre os prós desse vinho estão, por exemplo:

  • Fácil harmonização;
  • Sabor marcante;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Diversidade de notas dentro do vinho;
  • Bebida mais encorpada;
  • Final persistente.

Diante de todas essas características, não se pode negar que essa bebida é uma boa escolha caso queira um vinho chileno com design elegante e sabor marcante.

Contras do Santa Helena Reservado Merlot

Algumas pessoas podem ter dificuldades de harmonizar o vinho marcante com a refeição, porém, isso não é problema, pois ele também cai bem para situações casuais.

Além disso, os alérgicos precisam ficar atentos, pois na composição há sulfitos.

Vale a pena comprar o Santa Helena Reservado Merlot?

Em geral, vale a pena investir em vinhos chilenos, pois eles possuem uma qualidade superior e com um valor acessível. Assim, eles mostram que não só os europeus sabem fazer bons produtos.

O Santa Helena Reservado Merlot é uma bebida com corpo moderado-leve, que tem uma riqueza de sabores e aromas, ótimo para quem está começando a degustar bons vinhos.

Vale a pena investir na compra dele, já que é uma boa opção, até mesmo para apreciar ao final do dia, em uma situação casual. De qualquer forma, compensa ter esse rótulo em sua casa.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>