O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Intermares Tawny é bom? Vale a pena? #Review

O Intermares Tawny é o melhor vinho do Porto da vinícola Messias, uma das mais famosas de Portugal. Nesse sentido, mais da metade da produção vai para a exportação, pois a bebida agrada muitos paladares. Então, conheça os detalhes desse rótulo.

Intermares Tawny

Esse Porto da Cave Messias tem graduação alcoólica de 19,5% e vem em embalagem com 750 ml. Além disso, veja na sequência os demais aspectos desse vinho, conforme descrição da vinícola: 

  • Açúcar residual: 98 g/litro;
  • Cor: vermelha com reflexos violeta;
  • Sabor adocicado, com boa acidez;
  • Uvas tintas dos tipos: barroca, roriz, cão e nacional;
  • Região de produção: Douro, Portugal;
  • Não possui uma safra específica, pois é produzido de forma contínua;
  • Pronto para consumo, não é preciso decantar;
  • Amadurecido em tonéis de carvalho. 

O sabor doce e encorpado o torna ideal para acompanhar entradas e sobremesas, bem como, servir como aperitivo. Sua família olfativa lembra notas de frutas vermelhas com um tom amadeirado ao final. 

Foto: O Intermares Tawny é produzido pela Cave Messias, fundada em 1926

Características especiais

O Intermares Tawny é obtido a partir de um mix de uvas, que usa o potencial de cada tipo. Desse modo, o resultado é um vinho equilibrado, com notas doces e frutadas, além de ter um final longo no paladar. 

Feito pelo método do desengace parcial, ele passa pela fermentação a uma temperatura entre 24º C e 28º C. Quando atinge o nível de doçura ideal, o processo é interrompido pela adição da aguardente vínica. 

Amadurecimento

Uma vez concluída essa etapa, a bebida segue para os tonéis de carvalho. Nesse sentido, fica lá até ser engarrafado e encaminhado para venda. Cerca de 65% da produção vai para exportação, por isso, ele está presente em vários países.

Material e design da garrafa do Intermares Tawny

A garrafa do Intermares Tawny é confeccionada em vidro de boa espessura e cor escura. É um pouco mais alongada do que outros modelos de vinho do Porto. O rótulo escuro traz o desenho de uma caravela, que faz referência ao nome da bebida.

O título escolhido não poderia ser mais adequado. Afinal, desde o início de sua produção, a Cave Messias passou a exportar seus produtos para vários mercados da Europa. Com o passar dos anos, isso se expandiu para os demais continentes. 

Simplicidade

A garrafa desse Porto é simples, o que combina bem com o conceito da bebida. Afinal, esse é um vinho honesto e que traz sabores menos complexos. Ainda assim, cada detalhe da produção carrega o cuidado quase artesanal que é marca da Cave Messias.

Intermares Tawny
Foto: O Intermares Tawny é resultado de uma mistura de diferentes variedades de uvas da região

Composição e sabores do produto

O Porto da Cave Messias é um assemblage, ou seja, leva um mix de diferentes variedades de uvas. Desse modo, dentre os tipos de frutas que fazem parte da mistura estão: 

  • Uva Touriga Nacional;
  • Tinta Barroca;
  • E ainda as Tintas Cão e Roriz. 

Com o processo de fermentação por desengace parcial há um maior proveito das substâncias contidas nas cascas. Assim, o vinho resulta em um cor viva e paladar marcante que persiste na boca. 

Experiência gustativa

Ao provar a bebida, o principal sabor que se apresenta é adocicado com notas de frutas vermelhas. Além disso, o álcool fica bem integrado, bem como, tem acidez equilibrada. Portanto, é suave e agradável.

O Intermares Tawny é ideal para qualquer situação?

Por ser um vinho mais encorpado e doce, o Intermares Tawny é ideal para servir como aperitivo. Desse modo, pode acompanhar entradas ou sobremesas, assim, harmoniza muito bem com alguns alimentos, tais como: 

  • Frutas secas;
  • Queijos curados ou cremosos, como o brie, por exemplo;
  • Sobremesas a base de chocolates;
  • Doces em caldas e compotas.

A temperatura correta para serviço desse vinho é entre 12º C a 16º C. Assim, ele preserva suas características principais e permite explorar todo o leque de sabores. 

Diferenciais 

Todo o processo de produção do vinho da Cave Messias é feito em suas propriedades. Nesse sentido, os enólogos acompanham desde o plantio das vinhas e escolha do blend que vai compor o produto. 

Com isso, a vinícola fez diversos testes com variedades de uvas portuguesas. Enfim, chegou a mistura atual, que combina frutas de alta qualidade para a produção de vinhos finos.

Vinho tipo exportação

Conhecida no mundo todo por sua qualidade, o Intermares Tawny mantém o padrão da casa Messias. Desse modo, é um vinho equilibrado e aromático. No olfato, tem notas de frutas vermelhas em compota, com toques de baunilha. 

O amadurecimento em tonéis de carvalho contribui para equilibrar a acidez da bebida. Assim, ele se torna um produto adocicado ideal para consumir antes ou depois das refeições.

Intermares Tawny
Foto: O Intermares Tawny tem sabor adocicado e aroma de frutas vermelhas

Prós do Intermares Tawny

O vinho possui boas avaliações por parte dos consumidores e tem boa saída no mercado. Então, confira os principais destaques positivos desse produto, conforme resenhas de quem já provou:

  • Sabor agradável e adocicado;
  • Boa escolha como aperitivo;
  • Aroma intenso e frutado;
  • Harmoniza bem com pratos doces e entradas;
  • Tem leves notas de baunilha;
  • Acidez equilibrada.

Mesmo sendo um vinho importado e de alta qualidade e tradição, o Intermares Tawny tem um preço acessível. Nesse sentido, pode ser encontrado em lojas do ramo por cerca de R$ 80. Então, é uma opção com ótimo custo-benefício e ideal, inclusive, para presentear.

Contras do Intermares Tawny

No aspecto negativo, alguns clientes sentem o sabor muito adocicado, o que não agrada a todos. De fato, a concentração de açúcar na bebida chega a quase 100 g/litro. Além disso, veja outros pontos destacados que pesam contra ele:

  • Acidez elevada;
  • O álcool é muito forte no paladar;
  • Não tem uma presença marcante;
  • Deixa um leve amargor ao final. 

Como o vinho não passa por um longo processo de amadurecimento, não é tão equilibrado quanto esperado. Desse modo, há outras opções no mercado que apresentam uma experiência sensorial mais intensa. 

Vale a pena comprar o Intermares Tawny?

O Intermares Tawny é um bom vinho, que traz a qualidade a tradição de uma vinícola com quase um século de existência. Nesse sentido, toda a produção é local e os processos preservam a história do produto original. 

Mesmo assim, aos poucos foram inseridas as novas tendências e estudos para melhorar a produção. Então, passou-se a um longo estudo para chegar ao mix de uvas regionais que se usa na produção desse Porto.

Bom custo-benefício

Para quem é um apreciador desse tipo de rótulo, o vinho é uma boa opção para provar. Afinal, ele é encorpado e aromático, vai bem como aperitivo ou para acompanhar entradas e sobremesas.

Vale lembrar que cada paladar é único, então, a experiência ao provar o vinho também é muito particular. Por isso, vale a pena dar uma chance a esse rótulo, uma vez que reúne todos os aspectos de uma bebida de qualidade.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>