O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Intel 512GB é bom? Vale a pena? #Review

O Intel 512GB é uma opção de entrada que oferece alta performance por um preço mais baixo para a categoria. Dessa maneira, vale a pena conferir quais são os seus diferenciais, prós e contras, a fim de avaliar se é um dos melhores SSD para o seu dispositivo.

Intel 512GB

É uma opção para quem quer aumentar a capacidade de armazenamento e velocidade do seu PC. Ele faz parte da série 660p, a qual tem três modelos que atendem a públicos distintos. Assim, esse é um produto de entrada, ou seja, para usuários mais básicos.

Veja abaixo a sua ficha técnica:

  • Categoria: SSD;
  • Marca: Intel;
  • Leitura sequencial: até 1500 MB/s;
  • Gravação sequencial: até 1000 MB/s;
  • Leitura aleatória: 8GB Span, até 90 mil IOPS;
  • Gravação aleatória: 8GB de intervalo, até 220 mil IOPS;
  • Capacidade: 512 GB;
  • Fator de forma: M.2 22 x 80 mm;
  • Interface: NVMe.

Lançado em 2018, esse SSD Intel promete atender às necessidades de armazenamento atuais. Além disso, é um passo à frente para guardar mais dados no futuro. Então, investir nessa opção pode garantir bom tempo de uso e alto desempenho.

Qualidade e inovação

Esse é o primeiro PCIe e SSD baseado em QLC do setor. Dessa forma, a empresa se mantém na liderança em produção de qualidade em tecnologia de células flash. Portanto, vale a pena conhecer mais sobre esse dispositivo.

Intel 512GB
Foto: O Intel 512GB possui a interface NVMe.

Funcionalidades

O SSD Intel 512GB contém interface NVMe, a qual é uma das que oferecem melhor performance em várias aplicações. Assim, o usuário pode salvar diversos arquivos com alta qualidade e que consomem mais dados, por exemplo:

  • Filmes;
  • Músicas;
  • Fotos;
  • Documentos;
  • Vídeos com alta qualidade.

Fora isso, o desempenho do seu computador pode ser muito mais veloz quando usa esse tipo de memória. Desse modo, pessoas que precisam usar softwares mais pesados, como jogos, podem optar por esse SSD.

Material e durabilidade do Intel 512GB

Esse SSD Intel é do tipo M2 com 22 x 80 mm e pesa cerca de 10 gramas. Além disso, conta com um NVMe com PCIe 3.0 x 4. Assim, é importante prestar atenção nesses dados, pois alguns dispositivos não são compatíveis com essa interface.

TBW

É a unidade de medida para indicar quantas gravações esse dispositivo consegue fazer. Então, esse número é o seu tempo de vida e é preciso saber qual o seu tipo de uso para escolher a melhor opção.

Neste SSD Intel 660p, a gravação no período de vida é de 100 TBW. Isso significa que o usuário pode gravar 50 GB por dia e o modelo vai durar cinco anos com esse uso, por exemplo. Então, quanto menor é o seu consumo, mais tempo ele pode durar.

Capacidade e velocidade

O Intel 512GB, modelo de entrada, tem 512 GB de capacidade. Desse modo, é uma opção que atende as pessoas que usam aplicações mais pesadas e abrem arquivos com alta qualidade, como vídeos longos.

A memória total também influencia na velocidade que essa unidade pode proporcionar ao PC. Por isso, é essencial avaliar também os dados sobre como ele pode melhorar o desempenho:

  • Leitura aleatória: até 90 mil IOPS;
  • Gravação aleatória: até 220 mil IOPS;
  • Leitura sequencial: até 1500 MB/s;
  • Gravação sequencial: até 1000 MB/s.

Os processos sequenciais são usados para arquivos e dados maiores. Já os aleatórios são usados para os menores, por isso, é um pouco mais lenta, visto que requer maior número de operações.

Diante disso, um arquivo menor ou igual a 1500 MB será lido em apenas um segundo. Para saber mais sobre o que isso indica na prática, basta converter e dividir as medidas pelo tempo.

O que é IOPS?

É uma unidade que serve para medir o tempo de operação entre a entrada e saída por segundo. Então, no SSD Intel 512GB, a leitura e gravação aleatória são muito rápidas.

Intel 512GB
Foto: O Intel 512GB pertence a linha 660p da marca e é um produto de entrada

O Intel 512GB é ideal para qualquer dispositivo?

Pode servir aos dispositivos mais usados no dia a dia. Assim, segundo informa a marca, esse é SSD é compatível com as seguintes condições de uso:

  • PC;
  • Tablet;
  • Notebook.

O usuário que deseja adquirir essa unidade precisa conferir qual a interface que o seu HD usa e o espaço disponível na carcaça do aparelho. Desse modo, poderá fazer uma escolha que funcione bem.

Diferenciais 

Como se vê, o Intel 512GB é uma dos produtos mais completos para quem deseja ter boa capacidade de memória e alta performance. Esses são os grandes diferenciais que a empresa oferece para uso doméstico por um preço mais em conta.

Espaço

Os 512 GB superam o espaço dos tradicionais HD e melhoram a experiência de uso. Além disso, contém alta capacidade de gravação de dados, o que o deixa com uma longa vida útil.

Performance

A Intel promete com esse produto também aumentar a velocidade ao usar softwares mais pesados, como jogos. Por isso, se torna um item muito útil para quem quer montar um PC gamer. 

Instalação prática

Diferente de outros modelos de SSD, o usuário pode instalar esse produto de forma muito mais prática, pois basta encaixar no espaço adequado do seu dispositivo. Além disso, nenhum fio fica a mostra ou solto, pois ele parece mais com um pente de memória RAM.

Intel 512GB
Foto: O Intel 512GB tem garantia de cinco anos

Prós do Intel 512GB

O SSD Intel 512GB tem muitos pontos positivos quando se leva em conta o público que a empresa deseja alcançar e o seu preço. Dessa forma, pode-se destacar como principais motivos para comprar essa unidade:

  • Bastante memória;
  • Longa duração, visto que há muito espaço de gravação;
  • Melhora a performance do aparelho;
  • Qualidade Intel;
  • Ideal para uso básico e intermediário;
  • Preço competitivo.

Hoje em dia, esse produto custa entre R$ 500 e R$ 600, o que é um valor um pouco acima de HDs com a mesma capacidade. Mas, ao contrário deste último, o SSD pode tornar o seu uso do PC muito mais rápido e menos estressante.

Contras do Intel 512GB

Por outro lado, esse produto pode não atender às necessidades de quem lida com muitas aplicações pesadas ou consome muita memória. Então, vale lembrar que esse é o SSD de entrada da linha 660p, logo, visa atender a um público menos exigente.

Os que precisam, portanto, de mais espaço e performance, seja para edições de grandes arquivos ou jogos, podem buscar as opções superiores. Na mesma linha, a empresa oferece unidades com 1TB ou 2TB, as quais também têm maior capacidade de gravação.

Vale a pena comprar o Intel 512GB?

Sem dúvida, comprar o Intel 512GB pode fazer diferença para quem usa um HD, por exemplo. Aliás, alguns usuários de SSD Sata relatam que há melhor performance com a interface NVMe. Então, este modelo possui um bom custo-benefício.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>