O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Ferreira Ruby é bom? Vale a pena? #Review

O Ferreira Ruby é o melhor vinho do Porto vindo da região do Douro em Portugal. Por sua vez, a vinícola responsável por esse rótulo tem longa tradição, pois existe desde 1751. Então, conheça os detalhes sobre a produção e harmonização dessa bebida. 

Ferreira Ruby

Esse vinho português Ruby vem em uma embalagem de 750 ml e não possui uma safra única. Desse modo, sua produção é contínua. Além disso, confira os demais aspectos desse rótulo tradicional:

  • Teor alcoólico: 19,5%;
  • Envelhecido em tonéis de carvalho por cerca de 3 anos;
  • Potencial de guarda de 7 anos;
  • Vinícola: Caves Ferreira;
  • Região: Douro, Portugal;
  • Ideal para ser servido a 15º C;
  • Cor do líquido: vermelho rubi intenso. 

O vinho é um assemblage, ou seja, resultado da mistura de diferentes tipos de uvas. Com isso, se obtém um resultado único, que equilibra os sabores e qualidades de cada espécie. Portanto, esta é uma bebida com sabor adocicado, com taninos finos e delicados.

Ferreira Ruby
Foto: O Ferreira Ruby é um vinho do Porto da região do Douro em Portugal

Características especiais

A produção do Ferreira Ruby segue as tradições que fizeram da vinícola um sucesso que dura há mais de dois séculos. Nesse sentido, o processo inicia com a colheita das uvas à mão. As variedades usadas na composição do vinho são: 

  • Touriga;
  • Uva tinta barroca;
  • E ainda as tintas cão, roriz e amarela. 

Uma vez colhidas, as frutas são esmagadas de forma suave, com desengace parcial. Após isso, passam pela fermentação alcoólica com maceração. Desse modo, se obtém o melhor proveito das substâncias de suas películas. 

Amadurecimento

Quando é concluída a etapa da fermentação, o vinho segue para descanso na própria região do Douro. Nesse momento, ele se separa da borra e depois de um ano segue para Vila Nova Gaia, onde fica em barris de carvalho. 

Toda a maturação da bebida até que esteja pronta para consumo dura cerca de 3 anos. Isso porque, ele passa por rigoroso controle por parte da equipe de enólogos. Por fim, o resultado é um produto equilibrado e agradável ao paladar.

Material e design da garrafa do Ferreira Ruby

O Ferreira Ruby vem em uma garrafa simples em vidro de cor escura. Desse modo, há um controle maior da luz sobre o conteúdo em seu interior. Além disso, ela possui um desenho mais robusto, que é típico das embalagens de vinho do Porto. 

No rótulo, consta o seu ano de fundação, 1751. Assim, a marca relembra sua vasta tradição na produção da bebida. Ainda, o logotipo de marca é a ema, uma ave elegante que simboliza a esperança de um futuro próspero. 

Logotipo

Para finalizar, a ave que consta no rótulo tem uma ferradura no lugar do bico. O objeto, por sua vez, representa a boa sorte. Portanto, esses pequenos elementos foram mantidos ao longo do tempo e formam a concepção de uma marca familiar. 

Ferreira Ruby
Foto: O rótulo do Ferreira Ruby conta com o logotipo da marca, representado pela ema

Composição e sabores do produto

Esse é um vinho assemblage, resultado de um mix de diferentes espécies de uvas. Por isso, combina as diferentes características e traz para o paladar um toque adocicado. Além disso, tem uma textura licorosa e que preenche a boca. 

No olfato, ele lembra frutas maduras e traz ainda um toque suave do carvalho. Afinal, a sua maturação suaviza os perfumes da bebida, bem como, dá o aspecto licoroso ao líquido. 

O Ferreira Ruby é ideal para qualquer situação?

Este é um vinho encorpado, que é ideal para servir como aperitivo ao final das refeições. Ainda, por suas características é uma boa escolha para acompanhar sobremesas e pratos doces, tais como: 

  • Brownie;
  • Tiramisú;
  • Receitas com chocolates amargos;
  • Frutas em calda;
  • Doces com nozes e castanhas.

O Ferreira Ruby deve ser servido a uma temperatura de cerca de 15º C. Desse modo, é possível preservar seus sabores e sentir a sua textura.

Diferenciais 

A produção manual desse vinho português é com certeza um de seus principais diferenciais. Afinal, a marca preserva suas origens e tem um processo cuidadoso que acompanha cada etapa de evolução da bebida. 

Com a fermentação do vinho, os enólogos aguardam o momento certo para adicionar a aguardente vínica. Nesse sentido, é possível obter o perfeito equilíbrio da doçura até chegar a taninos mais suaves. 

Envelhecimento

O vinho é considerado jovem, apesar de passar um período de três anos em maturação. Por sua vez, o tempo que ele passa em barris de carvalho ajuda a atingir o balanço perfeito dos sabores. 

Como resultado, se tem uma bebida adocicada e equilibrada, com notas de frutas maduras. Em resumo, o Ferreira Ruby é um rótulo que alia a tradição com o conhecimento trazido pelos técnicos responsáveis para uma qualidade ímpar.

Ferreira Ruby
Foto: O Ferreira Ruby é um vinho encorpado e com notas frutais

Prós do Ferreira Ruby

Esse rótulo tem boas avaliações e agrada muito os consumidores. Então, confira alguns dos principais elogios feitos por quem já provou a bebida:

  • Sabor equilibrado;
  • Adocicado no paladar;
  • Leve aroma frutado, com notas amadeiradas;
  • Ideal para acompanhar sobremesas, bem como, tomar sozinho;
  • Boa combinação de uvas que trazem sabor suave;
  • Não precisa ser decantado.

O Ferreira Ruby é um vinho mais encorpado e que deve ser consumido em doses menores. Por isso, é uma boa pedida como aperitivo ou para finalizar um jantar, por exemplo. 

A conservação

Uma vez aberto, ele conserva seu frescor por até um mês. Então, tem uma boa duração para o consumo de modo eventual. Além disso, pode ainda ser servido levemente gelado ou com cubos de gelo. 

Contras do Ferreira Ruby

Em relação aos aspectos negativos desse vinho português, as críticas indicam que ele é muito doce. Desse modo, pode não agradar o paladar de quem busca uma bebida mais equilibrada. Além disso, outros pontos mencionados nas resenhas são:

  • Muito sabor de álcool ao final;
  • Taninos duros;
  • Deixa um amargor residual na boca;
  • Não tem nenhum sabor complexo.

Diante desses pontos, há quem prefira usar o Ferreira Ruby apenas para fins culinários. Assim, seu sabor mais doce não agrada a todos, mas vale lembrar que cada paladar é único.

Vale a pena comprar o Ferreira Ruby?

Esta é uma boa opção para quem aprecia um vinho mais doce e encorpado. Afinal, o Porto tem como característica ser uma bebida mais marcante, ideal para aperitivos. Nesse sentido, o rótulo entrega exatamente isso. 

O vinho tem boa qualidade e harmoniza bem com sobremesas. Além disso, é feito em um processo quase artesanal, que preserva as tradições locais. Por fim, traz uma combinação inusitada de uvas que vale a pena provar.

Equilíbrio

O Ferreira Ruby é um vinho jovem, porém, que reúne boas características no paladar. Desse modo, é uma boa aposta para consumir de forma eventual, já que tem um sabor mais marcante.

Seja para consumo próprio ou para presentear alguém, essa é uma opção interessante. Isso porque, a experiência sensorial é única. Assim, o que agrada a uma pessoa nem sempre será percebido da mesma forma por outra. Por isso, vale a pena provar esse rótulo.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>