Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Crucial 1TB é bom? Vale a pena? #Review

O Crucial 1TB é um dos melhores SSDs disponíveis no portfólio da marca hoje em dia. A princípio, ele promete não só muita capacidade de armazenamento, como também velocidade. Agora, é preciso ver se há condições de cumprir o que está na teoria.

Crucial 1TB

A Crucial é uma das marcas consolidadas no mercado de componentes para PCs e notebooks. Assim, essa é uma de suas soluções para quem quer muito armazenamento e alta velocidade.

Com esse modelo, há espaço de sobra para guardar arquivos e jogos. Além disso, este é um item com mais de 500 MB de leitura e escrita. Outras características deste produto estão expostas a seguir:

  • Interface: SATA (6Gb/s);
  • Capacidade: 1TB;
  • Leitura: 540 MB/s;
  • Gravação: 500 MB/s;
  • Durabilidade: 360TB;
  • Garantia: 3 anos.

Isso faz com que este modelo seja uma ótima opção para quem quer fazer upgrade. Acima de tudo, se o usuário tem um antigo HDD e deseja melhorar a performance. Dessa forma, essa versão da fabricante vai ser de grande ajuda para guardar seus programas.

Funcionalidades

O Crucial 1TB, como todo SSD, tem só a função de armazenar componentes do sistema. A princípio, tudo pode ser guardado dentro deste item, desde arquivos de texto leves até jogos pesados.

Há pontos que tornam esse modelo de armazenamento superior a vários outros do mercado. Por exemplo, em relação ao HDD, o uso desse outro padrão é muito mais recomendado.

Isso porque, ele tem uma velocidade muito superior comparado ao outro tipo de componente. Dessa forma, ele gera vários benefícios ao sistema do computador com ele equipado.

As vantagens desse modelo

De modo geral, seus benefícios incluem fazer o sistema operacional rodar muito mais rápido. Do mesmo modo, os programas, arquivos e jogos também vão abrir com uma velocidade maior.

Ainda é possível ir além, visto que este produto não tem partes mecânicas. Então, ele influencia até mesmo na parte da temperatura da máquina. Afinal, ele gera muito menos calor em comparação com o modelo antigo.

Crucial 1Tb
Foto: O Crucial 1Tb É Um Ssd De Alta Capacidade De Armazenamento

Material e durabilidade do Crucial 1TB

O material que compõe esse modelo é o alumínio, algo que ajuda na dissipação do calor. Entretanto, esse fator também gera um benefício na parte da durabilidade desse sistema de armazenamento.

Caso o usuário tome os devidos cuidados, ele tende a durar muitos anos sem problemas. Acima de tudo, ele também é muito mais resistente, já que não há componentes mecânicos. Portanto, ele não é tão delicado e sensível quanto os modelos de HDD.

O tamanho

Para quem quer comprar um produto desses para o seu computador, deve se atentar a isso. Por exemplo, este modelo em questão é o de 2.5 polegadas. Ou seja, é do mesmo tamanho daqueles que se encontram em notebooks.

Vale lembrar também que não há SSDs maiores do que esse no mercado atual. Agora, há opções que são muito menores e que usam entradas diferentes. Dessa maneira, o usuário deve verificar esse quesito.

Capacidade e velocidade

O Crucial 1TB, como diz o seu nome, tem a capacidade total de 1 Terabyte. A princípio, esse é um número muito alto, o que o torna um produto de alto desempenho. Para se ter noção, essa quantidade é suficiente para guardar:

  • 500 horas de vídeo na resolução HD;
  • 250 filmes;
  • 6,5 milhões de páginas de documentos;
  • 250 mil fotos feitas com uma câmera de 12 MP.

Isso é o equivalente a 1.300 armários físicos. Todos lotados de muito papel de documentos, então, caso tenha alguma dúvida, saiba que é um volume bem grande.

As velocidades, por sua vez, devem ser altas devido ao modelo ser um SSD. Nesse sentido, ele atinge 540 MB/s de leitura sequencial. Por fim, já a de gravação sequencial é de 500 MB/s.

O Crucial 1TB é ideal para qualquer dispositivo?

De modo geral, sim, qualquer dispositivo pode ser equipado com esse tipo de armazenamento. Ou seja, videogames, computadores desktop, notebooks e vários outros tipos de sistemas.

Quem possui câmeras de vigilância, também pode usar um SSD para armazenamento. Como resultado, os efeitos são muito parecidos, com maior velocidade para executar algumas ações.

Sistemas operacionais mais novos se beneficiam mais

O único ponto que o usuário deve ter em mente é quanto ao seu SO. Acima de tudo, porque essa é uma tecnologia um pouco mais recente para uso. Então, os softwares mais recentes conseguem usar todo o potencial que o item oferece.

Diferenciais

O Crucial 1TB tem alguns diferenciais que ficam a cargo da própria marca. Dessa forma, ela oferece todos os acessórios que você pode precisar para instalar o componente. Desde as ferramentas até os vídeos que ensinam a fazer o processo de forma segura.

A fabricante ainda possui um suporte que é cheio de opções para aprender. Assim, o consumidor tem a opção de ler artigos ou entrar em fóruns de discussão para falar com outros usuários ou com especialistas.

Outro diferencial que vale a pena citar é a garantia de três anos oferecida. Essa é uma forma da Crucial mostrar o quanto confia no produto que vende ao consumidor. De maneira idêntica, ela dá ao cliente uma maior segurança na compra do item.

Crucial 1Tb
Foto: O Crucial 1Tb É Um Ssd Com Velocidade De Leitura De 540 Mb/S

Prós do Crucial 1TB

Quanto aos prós, esse SSD da Crucial se destaca pela quantidade de armazenamento disponível para usar. Como você já sabe, esse número é alto o bastante para guardar milhares de fotos. Do mesmo modo, é útil para guardar milhões de documentos.

Nada disso seria um ponto positivo se não fosse pela velocidade que o item possui. Dessa maneira, tanto inicializar o sistema quanto usar os programas vai ser uma tarefa mais ágil em seu computador.

A última dessas vantagens é em relação ao suporte que a marca dá ao usuário. Afinal, faz muita diferença ter todo o material disponível para fazer a instalação do componente.

Contras do Crucial 1TB

Os contras, por sua vez, tratam de alguns pontos em que a fabricante falha. Por exemplo, ela não informa se o item possui memória DRAM, que ajuda no funcionamento. Portanto, quem quiser saber sobre isso precisa buscar em fontes externas.

Saiba desde já que este modelo não tem o componente em sua placa. A princípio, isso não afeta o desempenho do SSD de 1 TB da Crucial para quem sai de um antigo HDD. No entanto, o perfil mais experiente vai sentir falta desse tipo de peça no produto.

Isso porque, ela é uma pequena memória RAM dentro do SSD de um PC. A partir disso, ela ajuda a achar as informações de forma mais veloz e precisa. Então, mesmo que seja para cortar custos, o ideal é ter esse recurso à disposição.

Vale a pena comprar o Crucial 1TB?

De modo geral, esse produto é mais do que indicado para qualquer perfil de usuário. Acima de tudo, porque tem capacidade de melhorar muito o desempenho de um computador.

Ainda é um item que tem maior resistência e não é tão sensível como o modelo antigo. Além disso, a marca promete estar presente a todo momento que o cliente precisar.

Entre os pontos que se deve analisar antes da compra é o preço dele no mercado. Antes de mais nada, os SSDs tendem a ser mais caros do que os HDDs. Então, você deve avaliar a questão custo-benefício quando for buscar esse tipo de componente.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.