O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

O Smartphone Poco X3 Pro é bom? Vale a pena? #Review Completo!

A Xiaomi lançou o Poco X3 Pro em março de 2021 e já está disponível oficialmente no Brasil. O aparelho que é dual chip traz atualizações atrativas e um preço justo para um smartphone intermediário potente.

Ele inova na escolha do processador, pois troca o chip Snapdragon 700 pelo poderoso Snapdragon 860, com desempenho mais robusto, mas mantém outras características do modelo menos potente, o Poco X3 NFC. Ele é um produto com poucos concorrentes em termos de multimídia, graças à câmera de 48 megapixels, que permite tirar ótimas fotos, com uma resolução de 8000×6000 pixels, e gravar vídeos em 4K, com a incrível resolução de 3840×2160 pixels.

A marca que ganhou os corações dos brasileiros e tem feito bastante sucesso por aqui traz mais um smartphone e promete um bom custo-benefício. Ele pode ser considerado um básico de topo de linha, mas para nós ele se encaixa mais em um intermediário com excelentes configurações. Acompanhe-nos nesta análise para entender se realmente o Poco X3 Pro da Xiaomi é bom!

Leia também:

Ficha técnica do Poco X3 Pro

Imagem com Poxo X3 Pro e logo da Xiaomi
O Smartphone Poco X3 Pro é bom? Vale a pena? #Review Completo! 1

Xiaomi é uma empresa multinacional chinesa do ramo da tecnologia e manufatura de produtos eletrônicos, com sede em Pequim e com duas lojas físicas em São Paulo. Na linha Poco o lançamento mais recente é o Poco X3 Pro. Confira a sua ficha técnica:

  • Dimensões: 165,3 x 76,8 x 9,4 mm
  • Peso: 215 gramas
  • Tela: 6,67 polegadas / Proteção Gorilla Glass 6
  • Resolução da tela: 1080 x 2400px
  • Sistema operacional: Android 11, MIUI 12 for POCO
  • Processador: 2x 2.96 GHz Kryo 485 Gold + 6x 1.8 GHz Kryo 485 Silver
  • RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB ou 256 GB (expansível até 1000 GB)

Design

O Poco X3 Pro vem em uma embalagem bonita e com os seguinte acessórios: carregador com 33W de potência; cabo USB-C; chavinha da gaveta do SIM Card; capa de silicone transparente; guia do usuário; adesivos da Poco.

A parte exterior é idêntica ao Poco X3 NFC, com o conjunto de quatro câmeras na parte traseira mais o flash, em formatado arredondado e disposto como se fosse uma peça de dominó. Ele é de plástico, mas vem com proteção contra água e certificação IP53, garantindo que o aparelho sobreviva a respingos e poeira.

Há três opções de cores: azul, preto e bronze. Em todas, você tem um design com a parte central composta por uma faixa listrada e, próximo das bordas, uma pintura lisa. E também o nome Poco estampado na parte traseira. O que embeleza o produto também é sua carcaça ter um tom holográfico, quando se movimenta.

A parte da frente é formada pela tela e por uma moldura com bordas estreitas ao redor, com um furo central para a câmera de Selfie. A lateral do aparelho tem cor brilhante, e do lado direito fica o leitor biométrico incorporado ao botão de energia e o botão de controle de volume. Do lado esquerdo, há uma gaveta híbrida de dois slots que permite expandir o armazenamento através de MicroSD, ao abrir mão do segundo cartão SIM.

Na parte de cima, ficam o emissor de infravermelho, um microfone e um alto-falante. Já na parte inferior do aparelho tem-se outro alto-falante, mais um microfone, a entrada USB-C 3.1 e a de fones de ouvido.

O módulo de câmeras do Poco X3 Pro é um pouco saltado do corpo do aparelho, sendo mais suscetível a arranhões, caso seja apoiado em superfícies mais ásperas. Nesse caso, a marca ganha pontos por trazer uma capinha de silicone na caixa que é bem mais resistente do que parece.

Tela

Imagem com Poco X3 Pro com foco na tela
O Smartphone Poco X3 Pro é bom? Vale a pena? #Review Completo! 2

Uma boa atualização do Poco X3 Pro é em relação ao vidro frontal com tecnologia Gorilla Glass 6, em vez do Gorilla Glass 5 presente no X3 NFC, que garante uma proteção extra contra quedas acidentais ou arranhões.

A tela em si possui as mesmas configurações do seu irmão intermediário. 6,67 polegadas na proporção 20:9 e resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels). A tecnologia do painel também é a mesma, isto é, IPS LCD. A tela foi projetada sob medida com DotDisplay, para valorizar os gráficos dos jogos. As 16 milhões de cores são vivas, possui brilho equilibrado, modo leitura 2.0 e tecnologia Sunlight para usar principalmente em ambientes externos e sob sol forte.

O aparelho suporta o padrão HDR10, que deixa as imagens com cores mais saturadas e nítidas, além de taxa de atualização de 120 Hz, dando mais fluidez e respostas rápidas. Você pode deixar seu Poco X3 Pro em modo automático ou travar a tela em 60 Hz para economizar bateria. Além disso, o sensor de toque trabalha a 240 Hz, para garantir melhor tempo de resposta nos jogos.

O nível máximo de brilho é bom, no entanto, o contraste garante um preto um pouco acinzentado, sendo um ponto ruim da marca, que peca muitas vezes na falta de um contraste mais marcante.

Configurações e desempenho

Em termos de processador, um dos destaques deste celular é novo Snapdragon 860, que é um dos processadores mais poderosos atualmente. A versão mais completa conta com 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento, mas também há a versão com 6 GB de RAM e 128 GB de memória. Além disso, a memória pode ser expandida através de MicroSD até 1000 GB.

Aplicativos de redes sociais, mensageiros e editores de foto e vídeo funcionam com muita fluidez, sem sinais de travamentos, inclusive com vários programas abertos simultaneamente. Em jogos, o smartphone roda até games mais pesados, com muita fluidez e desempenho.

O celular chega com o sistema operacional Android 11 e uma versão modificada da MIUI 12, chamada Poco Launcher. É possível alterar a interface, mudando o tema, fonte e a aparência dos ícones. Mas a tela inicial vem cheia de atalhos e pastas por padrão, além de ser possível ativar o Google Discover. O sistema automaticamente organiza seus aplicativos por categorias, sendo permitido editar ou desativar tais grupos.

A tela de notificações vem dividida em duas partes: ao puxar o lado esquerdo terá acesso à Central de Notificações, enquanto do lado direito terá acesso à Central de Controle, com os atalhos do sistema. Já o leitor biométrico reconhece rapidamente a digital ao apenas encostar o dedo.

Sobre conectividade, o dispositivo Poco X3 Pro é compatível com Wi-Fi 5 (ac), Bluetooth 5.0 com A2DP/LE/aptX e tecnologia NFC (Near Field Communication) para pagamentos por aproximação. Ele também conta com um emissor infravermelho para servir de controle remoto para TVs e dispositivos na sua casa, IRDA e GPS.

Tem função de rádio FM e sensores de bússola, acelerômetro, proximidade e giroscópio.

Câmeras

Imagem com Poco X3 Pro com foco na câmera
O Smartphone Poco X3 Pro é bom? Vale a pena? #Review Completo! 3
  • Câmera principal: 48 MP / F 1,79
  • Câmera Ultrawide: 8 MP / F 2,2
  • Câmera Macro: 2 MP / F 2,4
  • Câmera de profundidade: 2 MP / F 2,4
  • Câmera de Selfie: 20 MP / F 2,2
  • Flash: Dual LED
  • Resolução: 8000 x 6000 pixel
  • Gravação de vídeo: 4K (2160p) / 30 FPS

O Poco X3 Pro da Xiaomi possui quatro câmeras na traseira e uma na parte da frente, sendo a principal com incríveis 48 MP. A câmera Ultrawide possui 8 MP, assim como a Macro e a de profundidade possuem 2 MP. Ele ainda tem detector facial e de sorriso, bem como som estéreo nas gravações e opção Slow Motion.

A câmera principal consegue captar mais luz, oferecendo níveis altos de detalhes, balanço de branco equilibrado e cores vivas. O pós-processamento do celular geralmente adiciona mais contraste e nitidez para dar mais brilho às imagens, mas pode exagerar em alguns cenários, deixando irreais. Como dito anteriormente, talvez o contraste poderia ser mais forte e marcante.

Há um modo de recorte que oferece um zoom de até 10x. Obviamente, a qualidade cai bastante na aproximação máxima, mas garante boas fotos em até 5x. Ao contrário do modo retrato, que é excelente, mantendo as cores vivas e um desfoque de fundo natural.

Com a câmera Ultrawide se perde um pouco a qualidade, devido ao balanço de branco menos preciso e menos opções de cores. Mas ainda assim se encontra definição de detalhes nas imagens. O pós-processamento mais uma vez adiciona nitidez e contraste e melhora bastante a foto. Na Macro e na de profundidade, a definição se perde mais ainda, agora, com desfoque de fundo bem artificial.

Já na câmera de Selfie, os 20 megapixels apresentam ótima definição, superando outros modelos concorrentes. Em fotos à noite, o dispositivo possui um modo noturno que ajuda bastante, equilibrando cores e forçando uma melhor nitidez, mas sem fazer milagre. Não espere muito de fotos em lugares muito escuros.

Enfim, o celular registra boas fotos. Ele acerta no alcance dinâmico sem precisar forçar tanto o HDR, registra cores próximas da realidade, há poucos ruídos em locais bem iluminados e registra uma quantidade decente de detalhes para um sensor desta categoria. Há atalho para zoom digital de 2x que registra boas fotos sem comprometer tanto a qualidade.

Por fim, em termos de vídeos, ele grava em até 4K a 30 quadros por segundo (fps) ou 1080p a 60 fps. No geral, a qualidade é muito boa, com cores fortes e estabilização digital aceitável. No entanto, a câmera Ultrawide fica limitada apenas a Full HD, enquanto a Macro não passa de HD. E a estabilização eletrônica funciona apenas na câmera principal e Ultrawide, auxiliando a remover grande parte dos tremidos.

A câmera frontal do smartphone Poco X3 Pro também filma, mas no máximo em Full HD e em qualidade mais limitada, porém aceitável. O interessante que é possível usar a câmera traseira e frontal para filmar ao mesmo tempo.

Sistema de som

Imagem com Poco X3 Pro com foco na saída de som, entrada de som e laterais
O Smartphone Poco X3 Pro é bom? Vale a pena? #Review Completo! 4

Este smartphone é equipado com dois alto-falantes que produzem um som bastante encorpado para a linha intermediária. Em jogos, o sistema estéreo traz ótima definição e boa distinção de elementos do cenário, dando mais imersão à jogatina.

Já em vídeos, o Poco X3 Pro traz vozes extremamente claras e definidas. Além disso, nas configurações, ainda é possível ajustar um efeito que melhora as frequências médias e agudas, dando maior destaque à fala. Do mesmo modo, em termos de música, ele mantém as frequências equilibradas, sem estourar os graves, bem como dá para diferenciar bem os instrumentos.

Um grande destaque deste aparelho é o seu som estéreo, com boa potência sonora. O furo na parte superior também ajuda na passagem do ar, para evitar que o alto-falante de chamadas reproduza som abafado, o que é ótimo.

Bateria e carregamento

A bateria deste dispositivo possui capacidade de 5.160 mAh, o que é razoável, mas nada espetacular. E, felizmente, a Xiaomi continua mandando o carregador de 33W de potência que faz o Poco X3 Pro completar sua carga em menos de 1 hora, enquanto ainda há alguns concorrentes intermediários levando o dobro disso para carregar.

Em um dia normal de uso, realizando tarefas do dia a dia, sem exageros, tudo com brilho no máximo e tela configurada em 120 Hz, o aparelho ainda sobrou carga no fim do dia, o que é ótimo, considerando a qualidade do seu processamento e a energia necessária para seu funcionamento.

E mais:

Este lançamento da Xiaomi, desde que chegou, vem agradando bastante os consumidores. E não somos só nós que estamos falando isso. Veja um vídeo abordando mais sobre o Poco X3 Pro:

Prós do Poco X3 Pro

Este smartphone apresenta um excelente desempenho para um celular intermediário potente, devido ao seu sistema e às suas configurações. Por conta disso, é um investimento interessante para quem quer trocar de celular. As vantagens deste aparelho são:

  • Ótimo desempenho em jogos e com bastante fluidez;
  • Câmera principal de 48 megapixels, garantindo excelentes fotos;
  • Conjunto de cinco câmeras, flash de LED e muitos sensores;
  • Bateria de longa duração com autonomia;
  • Carregamento muito rápido;
  • Alto-falantes potentes, com som estéreo;
  • Tela de 120 Hz;
  • Boas selfies com a câmera frontal de 20 megapixels;
  • Possibilidade de filmar ao mesmo tempo a câmera traseira e a frontal.

Contras do Poco X3 Pro

Como nem tudo é perfeito, o aparelho possui alguns pontos negativos em suas funções, o que deixa a desejar em certos aspectos. Então, os contras são os apresentados a seguir:

  • Tela IPS LCD é inferior em relação a outros topos de linha;
  • Gerenciamento de RAM;
  • Contraste nas câmeras decepciona e poderia ser mais forte e marcante;
  • Câmera Ultrawide e Macro tem qualidade aquém do esperado e poderiam ser melhores.

Perguntas frequentes

Qual a diferença do Poco X3 NFC para o Poco X3 Pro?

A principal diferença entre estes dois dispositivos é o processador. Enquanto o NFC possui o Snapdragon 732G, o Pro possui o Snapdragon 860, sendo superior e proporcionando uma melhor fluidez e desempenho. Além disso, a proteção do display também é melhor no Poco X3 Pro. Gorilla Glass 6 em confronto com a versão 5 no NFC. Outra grande diferença é no conjunto de câmeras. O Poco X3 NFC tem 64MP na principal, 13MP na Ultrawide, 2MP na Macro e câmera de 2MP para o efeito do modo retrato. Já o Poco X3 Pro tem 48MP na principal, 8MP na Ultrawide, 2MP na Macro e 2MP para o modo retrato.

Qual a tecnologia do Poco X3 Pro?

O Poco X3 Pro da Xiaomi é equipado com o qualcomm Snapdragon 860 que possui tecnologia de 7nm para a otimização de energia e velocidade no processamento de dados. Isso proporciona uma boa performance em jogos que exigem configurações máximas, além de fluidez na reprodução de vídeos, que aliado à tecnologia UFS 3.1 totalmente aprimorada, oferece leitura instantânea e rapidez na hora de armazenar ou carregar arquivos, jogos ou aplicativos. Através da tecnologia LiquidCool 1.0 Plus, se melhorou bastante também questões de superaquecimento. Este aparelho possui ótimo desempenho para a categoria.

Quanto está custando Poco X3 Pro?

Este dispositivo hoje pode ser encontrado no mercado com uma variedade bastante significativa. No entanto, seu valor abaixou bastante desde o seu lançamento em março de 2021. Em nossa pesquisa, a média de preço hoje varia entre R$1.600 a R$1.800, o que é considerado justo para um smartphone intermediário potente.

Conclusão

Em comparação com os concorrentes diretos da categoria, o Poco X3 Pro da Xiaomi sai na frente, tendo em vista seu processador potente para um aparelho intermediário. No entanto, se formos comparar com dispositivos topo de linha, ele sai perdendo, pois, apesar de possuir um excelente processador, há aparelhos melhores em termos de câmera, conectividade 5G, tela SuperAMOLED e outras funções, como os da Samsung e Motorola.

Mas, se o seu caso é priorizar o desempenho e melhor fluidez, a escolha do X3 Pro é certeira. Ele oferece uma potência digna de modelos topo de linha, com algumas configurações muito boas de um intermediário, como o conjunto de câmeras, mas sem gastar o preço de um aparelho premium.

O aparelho pode ser encontrado no varejo nacional por valores próximos ao de um celular intermediário, o que é bem justo, mas você terá que se contentar com apenas três meses de garantia do vendedor, já que ele será importado por terceiros. Já no site da própria Xiaomi você pode encontrar este modelo com um valor mais elevado, o que não faz muito sentido, por ser intermediário e o preço oferecido ser bem superior a isso. Mas, em compensação, a loja oficial oferece garantia de um ano.

Levando em conta todos os seus prós, como câmeras, processador, sistema de som, bateria e carregamento, e também os seus poucos contras, o Poco X3 Pro da Xiaomi pode ser considerado um bom smartphone e é um dos melhores custo-benefício do mercado atualmente.

Esperamos, enfim, que você tenha gostado do conteúdo!

Até mais, Cupomzeiros!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.