Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Fogão Waves de 6 bocas Itatiaia: Vale a Pena? #Review

Talvez você não se lembre ou não faça parte dessa época, mas já houve um tempo em que a marca Itatiaia era bem ligada à produção de cozinhas de madeira pré-fabricadas.

Atualmente, ela desenvolve também fogões e cooktops, conquistando um espaço significativo no mercado anualmente, mas nem sempre foi assim. Hoje, nossa análise é sobre o seu fogão Waves de 6 bocas.

História da Itatiaia

A marca é nacional e surgiu de maneira inusitada em meados de 1964 objetivando exclusivamente a fabricação de móveis para sala e cozinha. Nos anos 2000, foi quando ganhou bastante popularidade e começou a aparecer com frequência em anúncios de televisão.

Mas foi só em 2011 que a Itatiaia começou a ingressar na disputa acirrada pela compra e venda de eletrodomésticos.

Desde então, seu foco sempre foi fogões e, posteriormente, abriu seus horizontes aos cooktops; mas, apesar do acréscimo em popularidade, a marca nunca deixou sua fabricação de móveis de madeira para trás, ampliando somente a quantidade de produtos no catálogo.

Sendo assim, a Itatiaia passa a ser uma marca muito confiável no quesito de móveis decorativos, mas ainda um pouco inexperiente na fabricação de eletrodomésticos em geral. Mas, isso não quer dizer que seus eletrodomésticos sejam de má qualidade!

Por isso, que tal conhecer essa nova especialidade que não só une sua experiência em design, mas também trás uma nova visão sobre antigas funções?

Conheça agora o modelo de fogão Waves de 6 bocas da Itatiaia e veja como é simples unir o útil ao agradável em grandes famílias.

Conhecendo o fogão Waves de 6 bocas da Itatiaia

Imagem Com Fogão Waves De 6 Bocas Da Itatiaia Branco De Frente
Foto: Fogão Waves De 6 Bocas Da Itatiaia Branco De Frente

Apesar da Itatiaia ser relativamente nova na produção de eletrodomésticos, vale lembrar que ela nunca deixou a desejar em quesitos de design.

Sua vasta experiência permitiu a construção de um fogão de piso que não só seria agradável aos olhos, mas que também combinasse com vários tipos de temáticas de cozinha, o tornando versátil para todos os públicos.

O modelo Waves é uma dessas tentativas mais famosas da fábrica. Disponível nas cores preto e branco, esse fogão tem 88,5cm de altura, 76,9cm de largura, 59,7cm de profundidade e pesa 29,1kg.

Detalhes do fogão Waves de 6 bocas da Itatiaia

Trata-se de um fogão de piso com acendimento automático bivolt com pés de elevação de 10cm, criando uma distância ideal para favorecer a higienização do ambiente da cozinha no dia a dia.

Começando de cima, ele conta com uma tampa de vidro temperada para proteger trempes e queimadores após o uso diário do fogão, elegantemente decorada com a logo da marca Itatiaia.

Seguindo adiante, em uma mesa de inox estão dispostas seis bocas ou queimadores, dos quais dois são rápidos e os outros quatro semirrápidos, protegidos por trempes de aço dupla esmaltados.

Logo abaixo fica o painel com 7 botões específicos. 6, evidentemente, vão para os queimadores do fogão e o outro, isolado ao centro, está ligado diretamente ao forno com capacidade de até 88 litros de temperatura mínima de 180ºC e máxima de 270ºC.

Ainda no painel, no canto superior do lado esquerdo, logo acima do último botão, é possível visualizar um botão de ignição que serve para ativar a função elétrica de acendimento automático das bocas e do forno.

Apesar dessa função existir, também é possível só girar os botões e acender normalmente com a ajuda de acendedores ou fósforo, como é o caso em um fogão normal.

Abaixo do painel, é possível se deparar com um puxador de forno em alumínio escovado. Ele está ligado numa porta de forno de vidro temperado também decorado com a logo e o nome da marca.

Ao abrir o forno, é possível visualizar apenas uma prateleira removível e um amplo espaço de utilização do forno, que é equipado com uma luz interna que favorece a visualização dos alimentos em preparo do lado de fora.

E, por fim, mas não menos importante, ao fim do produto são visualizados pés de 10cm de altura que não só o elevam do piso, mas também favorecem a higienização do ambiente.

Vantagens do Waves da Itatiaia

Imagem Com Fogão Waves De 6 Bocas Da Itatiaia Preto
Foto: Fogão Waves De 6 Bocas Da Itatiaia Preto

Design do fogão Waves de 6 bocas

O design foi pensando para combinar de forma elegante com todo o tipo de cozinha. É o típico "simples, mas agradável" para todos os públicos.

As cores disponibilizadas são monocromáticas e o acesso aos botões é bem simplificado.

Trempes resistentes

As trempes do fogão Waves de 6 bocas são duplas e de aço escovado, o que favorece bastante a estabilização de panelas maiores e diminui sua fragilidade.

Com esse tipo de trempe no fogão Waves de 6 bocas, é menos provável que aconteçam acidentes ou que quebrem com pequenas quedas.

Forno com luz!

Nem todos os modelos de concorrentes com 5 ou 6 bocas possuem luz interna. A Itatiaia traz esse diferencial pensando em todos os pequenos detalhes!

Econômico

Apesar de ser bivolt, ainda assim trata-se de um forno elétrico. No caso do modelo Waves, que é classificado em classe A de economia de energia pelo INMETRO, sua variação na conta de energia é pequena e ele pode ser utilizado no dia a dia normalmente sem prejuízo ao consumidor.

Desvantagens do Waves da Itatiaia

Mesa de Inox

As mesas de inox são ainda muito utilizadas, mas não já tão estéticas. Nesse quesito, as de vidro são muito mais populares. Para quem busca um design moderno, pode não ser uma boa opção.

O puxador esquenta

O material utilizado no puxador é alumínio escovado. Isso quer dizer que ele conduz calor e pode gerar acidentes caso você esteja desavisado.

As configurações do forno do fogão Waves de 6 bocasnão são tão ideais

Apesar do forno trabalhar entre 180ºC a 270ºC, essas condições podem não ser tão ideais caso você esteja procurando um eletrodoméstico auxiliar em confeitaria ou goste de fazer preparações finas.

Sendo esse o caso, a sugestão é buscar um forno que inicie entre 110ºC a 160ºC, podendo ir até 280ºC.

O forno só tem uma prateleira

O modelo Waves só tem uma prateleira removível e pode ser necessário investir em mais uma caso você queira fazer mais de um preparo simultâneo. Trabalhar com esse forno pode ser difícil, a não ser que as bandejas caibam numa mesma prateleira.

Review do fogão Waves de 6 bocas da Itatiaia

As pessoas também perguntam

Qual é a melhor marca de fogão de 6 bocas?

Quem ocupa a primeira posição é o fogão de piso BFS6NCB da Brastemp. Em segundo fica o Waves, da Itatiaia e, em terceiro, o modelo Bali da Esmaltec se destaca em praticidade e qualidade.

Quantos litros é o forno de um fogão de 6 bocas?

Geralmente, os fogões de 5 a 6 bocas têm um tamanho de forno bem similar. A regra é entre 68 a 90 litros, a depender da marca, mas, pode variar bastante. É comum encontrar fornos maiores de até 100 litros ou bem menores de até 60, por isso é importante pesquisar bastante antes de comprar o seu pensando nesse aspecto.

Quanto pesa um fogão de 6 bocas?

Normalmente varia bastante, sempre vai depender da marca e da quantidade de acessórios ligados ao fogão. O peso médio é de 25kg a 45kg. Vale lembrar que nesse peso estão incluídas tampas de vidro temperado, as trempes e até a embalagem. É interessante dar uma olhadinha na ficha técnica do produto só para tirar a dúvida.

Conclusões: o fogão Waves de 6 bocas Vale a pena?

O modelo de fogão Waves de 6 bocas da Itatiaia é um fogão extremamente simples feito para grandes famílias que não fazem muitos preparos em seu fogão.

Apesar do design ser bastante encantador e os pés de 10cm chamarem a atenção, pelo mesmo preço desse produto, é possível encontrar opções similares ou melhores. Vale a pena para quem quer algo simples. Caso esse não seja seu objetivo, o conselho é pesquisar um pouco mais.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.