O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Purificador CPUHFBA1 da Colormaq: É Bom? Vale a Pena?

Você já conhece a Colormaq? Estamos falando de uma empresa brasileira bem antiga que começou a ser lançada no interior de São Paulo, em Araçatuba.

A história começou, primariamente, com produtos como máquinas de lavar, tanquinho semiautomático, depuradores de ar, bebedores de água e, finalmente, depois de algum tempo, purificadores de água, todos datados com início em 1976.

O Sr. Carlos Pereira, ou famoso Carlão da Color Visão foi um ícone que começou um legado de bons produtos que até hoje se espalham por todo o território brasileiro.

Dentre eles, o CPUHFBA1 é um modelo de purificador de água simples e eficaz que cumpre exatamente o que promete, sem exageros ou promessas falsas, oferecendo uma garantia mínima de 12 meses.

Trata-se de um modelo interessante para quem busca integrar mais um eletrodoméstico à casa pensando no bem-estar de toda a família ou, quem sabe, incrementar naquele pequeno negócio que está começando a trilhar o caminho certo.

Mas, será mesmo que esse produto pode ser capaz de resolver seus problemas e atender pelo menos um pouco das suas necessidades? Vamos conhece-lo mais um pouco a seguir, para que você possa tomar suas próprias conclusões.

Conhecendo o CPUHFBA1 da Colormaq

Imagem com Purificador CPUHFBA1 da Colormaq branco de lado
Foto: Purificador CPUHFBA1 da Colormaq branco de lado

O CPUHFBA1 da Colormaq é um aparelho simples e relativamente econômico em questão de energia elétrica (gasto de 9,12kWh/mês), o que faz dele uma opção bastante importante para quem pensa em não alterar tanto assim a conta da distribuidora no final do mês.

Ele pesa 10,7kg, tem 49cm de altura, 30,5cm de largura e 43cm de profundidade, o que faz dele um produto relativamente grande e impede sua suspensão através da maioria dos kits de instalação.

Normalmente, ele está disponível nas cores cinza e branco e costuma ser bivolt. Mas, também é possível solicitar com a Colormaq uma voltagem única de 127v ou 220v, de acordo com a necessidade.

Dentre suas características gerais, o que mais chama a atenção é seu sistema de refrigeração, mediado por um compressor. Isso porque o uso de compressores é capaz de diminuir o tempo de espera para a água gelada e, ainda, oferecer diversas opções de temperatura.

No caso do CPUHFBA1, existem 7 níveis diferentes e duas bicas ou torneiras manuais que oferecem água natural ou gelada. A vazão é de 30 litros por hora e o reservatório é capaz de estocar até 2 litros e 300ml de água, sendo um dos maiores da categoria.

Vantagens do CPUHFBA1 da Colormaq

Imagem com Purificador CPUHFBA1 da Colormaq preto
Foto: Purificador CPUHFBA1 da Colormaq preto

Design

Apesar de parecer um pouco fora do esperado, o design do CPUHFBA1 é bastante convidativo para o uso doméstico.

Isso porque a distância entre a bica e a pingadeira comporta muito bem uma jarra de 2 litros e é até mesmo espaçoso o suficiente para permitir a aproximação de alguns tipos de panelas ou utensílios domésticos.

Pelo mesmo motivo, esse tipo de purificador também pode ser instalado em ambientes pequenos comerciais, onde vários tipos diferentes de garrafas e copos podem ser aproximados do aparelho.

Compressor e temperatura

Graças à existência do compressor, o CPUHFBA1 consegue reunir energia o suficiente para dispensar água gelada sem um gasto específico de energia fora do prometido.

Esse aparelho permite 7 níveis de temperatura diferentes – onde o quarto já alcança os 10°C! – e possui dispensers ou bicas específicas para águas gelada e natural.

Econômico

Além de ser um aparelho relativamente barato, sua manutenção também não dói no bolso.

Dentro da conta de energia, ele ocupa um espaço aproximado de 9,12kWh/mês.

Vazão de água

Esse aparelho conta com um “super sistema” de vazão de água de 30 a 48 litros nominais por hora, o que é relativamente bem alto para a categoria de purificadores de água.

Isso faz com que a jarra ou o copo encham bem mais rápido e evita o tempo de espera prolongada já esperado por outros concorrentes.

Capacidade do reservatório

O reservatório do CPUHFBA1 armazena até 2 litros e 300 ml de água, um dos maiores da categoria.

Esse detalhe é o que o faz interessante para pequenas e grandes famílias, bem como pequenos negócios não muito populosos.

Desvantagens do CPUHFBA1 da Colormaq

Imagem com Purificador CPUHFBA1 da Colormaq branco de frente
Foto: Purificador CPUHFBA1 da Colormaq branco de frente

Ligação à rede de abastecimento água

Quem pensa em ligar o aparelho à “água da rua”, pode acabar se decepcionando com a vazão de água.

Como a água fora da caixa não costuma ter uma pressão muito forte, a vazão é prejudicada e o benefício da velocidade acaba sendo deixado de lado e trazendo algum desconforto.

Não pode ser suspenso

O CPUHFBA1 foi feito para instalação exclusiva em bancadas, por isso, não pode ser suspenso sob hipótese alguma, mesmo na presença de um kit de instalação semelhante e teoricamente mais forte.

Isso porque o peso influencia muito quando se procura um aparelho para suspensão como esse pesa, em média, quase 11kg, não vale a pena pelo risco de acidentes.

Não é adaptado para uso doméstico ou residencial

Normalmente, aparelhos que têm intuito de instalação em bancadas e gabinetes possuem placas ou borrachas antiderrapantes para esse fim, a fim de evitar riscos e acidentes por deslize.

Mas o CPUHFBA1 não tem nenhuma dessas características, apenas elevações pequenas para evitar que o produto seja molhado em caso de instalação próxima a pias, por exemplo.

Não tem eficiência bacteriológica

Se você pensa em aderir um produto capaz de eliminar bactérias e tornar seu dia melhor ainda, o CPUHFBA1 não é para você.

Isso porque o processo de filtragem dele é apenas simples, de camada tripla. Ele filtra sujeiras e inibe qualquer tipo de cor e sabor diferentes de uma água pura convencional para oferecer água limpa em duas temperaturas diferentes.

Não há informações específicas sobre redução de cloro ou nível de redução de partículas, mas o certo é que esse produto possa ter características bacteriostáticas. Isto é, que impeça o crescimento desenfreado de bactérias dentro do produto.

Barulhento

Por ser movido a compressores de ar para seu funcionamento, o colateral é ondas grandes de som (barulho) periódicas, que podem incomodar um pouco se estiverem próximas a quartos, por exemplo.

Review do CPUHFBA1 da Colormaq

As pessoas também perguntam

Qual o melhor purificador de água da Colormaq?

Atualmente, o CPUHFBA1 da Colormaq é o que está em primeiro lugar na fábrica.

Qual o melhor purificador de água segundo INMETRO?

Consul, CPB34.

Qual a diferença de purificador com compressor e eletrônico?

Apesar de ser o sistema num todo, a principal diferença é que o purificador com compressor gela bem mais em comparação com o eletrônico e gasta bem menos energia. Em um comparativo simples, o compressor é ideal para famílias grandes porque gela até 2 litros de água por hora. Já o elétrico consegue gelar algo aproximado depois de 3 ou 4 horas, a depender do produto.

CPUHFBA1 da Colormaq vale a pena? Conclusões

O CPUHFBA1 da Colormaq é um ótimo produto para grandes famílias ou lugares comerciais com um fluxo relativo de pessoas (preferencialmente pequenos a médios tipos de negócio).

Ele gela um pouco mais de 2 litros de água por hora e atende bem a necessidade de filtragem contra sujeira e microorganismos capazes de alterar cor e sabor da água.

Porém, como purificador de água, ele ainda está abaixo da média por não proporcionar benefícios capazes de melhorar ou complementar o estado de saúde.

Sendo assim, é uma boa compra para quem precisa substituir galões por abastecimento de caixa, mas pode não ser uma boa opção se o objetivo é melhor saúde ou promove-la de alguma forma específica. Nesse sentido, existem opções melhores no mercado.

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]
você pode gostar também
Comentários