O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

TOP 10 com os melhores modelos de cooler de gabinete

O cooler de gabinete é um produto que faz uma ventilação no interior do seu computador, ou seja, impede o seu aquecimento em excesso. Dessa forma, esta lista vai te ajudar a escolher a melhor opção para a sua compra.

Esse item, subestimado por muitos usuários, pode agregar muito no seu dia a dia. Isso porque, ele é um acessório que contribui para o aumento da vida útil da sua máquina. Aliás, note que a sua aparência se assemelha muito a um ventilador.

Para adquirir o ideal, conheça 10 modelos de destaque que prometem refrescar o seu CPU e proteger os componentes do seu aparelho contra o superaquecimento. Além disso, descubra o que levar em conta na hora da compra.

Cooler de gabinete

Veja logo abaixo o top 10 cooler de gabinete para comprar no mercado digital. Além disso, resgate um cupom de desconto para as principais lojas online do varejo, a fim de pagar mais barato em um dos modelos a seguir.

Cooler de Gabinete
Foto: Fan para Gabinete Cooler Master MF120L

Fan para Gabinete Cooler Master MF120L

A marca Cooler Master é famosa quando o assunto é cooler de gabinete e seu modelo MF120L tem ótimo custo-benefício. Dessa forma, ele entra na linha MasterFan da empresa.

Com 4.5 watts de potência, pesa 91 gramas e pode ser facilmente transportado. Além disso, possui cores RGB que iluminam o interior da sua CPU e combinam com o design do computador.

Possui 7 lâminas que giram em silêncio e não incomodam o ambiente. Bem como, também tem opções de iluminação em LED. Por fim, contém um conector de 3 pinos que liga o produto direto à placa mãe.

Cooler de Gabinete
Foto: Cooler Fan C3Tech F7

Cooler Fan C3Tech F7

Um dos produtos mais baratos da lista, a C3 Tech traz o cooler de gabinete F7-100BK com ótimo custo-benefício. Nesse sentido, possui bom fluxo de ar para ventilar o computador.

A proposta da marca é oferecer um item silencioso e ergonômico, ou seja, não faz barulho e ocupa pouco espaço. Além disso, seu conector de energia funciona com 4 ou 3 pinos.

Com um peso de 120 gramas e uma ótima ventilação, ele oferece um design minimalista que agrada as pessoas. Por fim, ele vem com 4 parafusos para a fixação do modelo na placa mãe ou na fonte.

Cooler de Gabinete
Foto: Fan para Gabinete MasterFan SF120M

Fan para Gabinete MasterFan SF120M

Com ótimo fluxo de ar, o MasterFan SF120M é uma boa opção, mas de custo mais alto para cooler de gabinete. Além disso, pode ser usado para potencializar outros modelos já presentes no computador.

Sua voltagem é de 1.44 watts e seu peso é 0.35 gramas, não é um produto que faz muito barulho. Assim, trata-se de um aparelho robusto revestido com metal e com longa vida útil. 

As opções de ventilação são de fácil configuração e possuem várias alternativas. Portanto, para quem deseja um cooler mais potente, o SF120M é uma excelente pedida.

Cooler de Gabinete
Foto: Cooler Fan C3Tech F7L130RD Storm

Cooler Fan C3Tech F7L130RD Storm

A marca C3 Tech entra, novamente, na lista deste top 10 com outro produto barato. Nesse sentido, o Cooler Fan F7L130RD tem design limpo e 30 LEDs vermelhos para iluminação. 

Seu fluxo de ar é consistente e seu barulho é baixo, além disso, seu conector de energia consiste em 4 pinos com parafusos. Ademais, sua ventilação consiste em 7 lâminas e tem vida útil de 20.000 horas. 

O produto tem uma dissipação de calor efetiva e uma luz muito forte, ou seja, ótimo para ambientes escuros. Portanto, é uma ótima opção para quem deseja um cooler bom e barato.

Cooler de Gabinete
Foto: MasterFan Pro 140MM Air Pressure

Fan para Gabinete MasterFan Pro 140MM Air Pressure

A marca Cooler Master está, novamente, na lista de cooler de gabinete, agora com o seu modelo Pro 140MM. Nesse sentido, o produto tem três opções de personalização das cores em RGB.

Tem também uma dissipação de ar bem silenciosa e um sensor de proteção de atolamento. Além disso, seu conector para a fonte é composto por 4 pinos e parafusos de fácil instalação.

É robusto e com uma boa relação custo-benefício no mercado. Portanto, caso goste de muitas cores com interações entre o cooler e o seu gabinete em RBG, esse é um ótimo modelo.

Cooler de Gabinete
Foto: Water Cooler Corsair Hydro Series H45

Water Cooler Corsair Hydro Series H45

Para aqueles que desejam investir mais em um cooler de gabinete, a Corsair traz o Water Cooler Hydro Series H45. Nesse sentido, trata-se de uma refrigeração por água e não por ar.

Trata-se de uma das opções mais silenciosas disponíveis no mercado. Contudo, o seu custo é superior aos que funcionam pelo ar e além disso, é instalado na placa-mãe. 

Possui uma placa fria em cobre que transfere o calor com eficiência e facilita a instalação. Por fim, seu design é ergonômico e a tensão da bateria é de apenas 1 Volts, além de pesar 1 quilograma.

Cooler de Gabinete
Foto: Cooler Tt Water 3.0 Riing

Cooler Tt Water 3.0 Riing RGB 280 Thermaltake

Para acrescentar variedade à lista de cooler de gabinete, a Thermaltake traz o Water Cooler de alta performance. Nesse sentido, trata-se de uma opção de alto custo para quem precisa conter superaquecimentos.

Seu resfriamento é com base em água e além disso, vem com um ventilador LED e seu chassi é de cobre. Assim, o cooler Riing RGB 280 contém uma silenciosa refrigeração por lâminas hidráulicas. 

O produto é bem resistente e vem com todos os acessórios que se usa na instalação do equipamento. Portanto, se você precisa de um water cooler de alta performance esta é uma opção perfeita.

Cooler de Gabinete
Foto: T-DAGGER

T-DAGGER Cooler para Gabinete 120mm

Uma opção de baixo custo para cooler de gabinete é o produto da T-DAGGER que contém 120 mm de dimensão. Nesse sentido, o cooler funciona pela dissipação do ar por meio de suas lâminas. 

O produto está disponível com LED e sua iluminação é forte junto com um design inteligente. Além disso, é uma fan silenciosa que funciona bem para jogar o ar quente para fora do computador.

Saiba que o cooler T-DAGGER T-TGF300-B não é tão potente como os outros modelos mais caros. Por fim, seus conectores vêm com 4 pinos e parafusos para instalação.

Cooler de Gabinete
Foto: Aircooler Redragon Thor Preto

Aircooler Redragon Thor Preto Iluminação Rainbow CC-9103

A Redragon é uma ótima marca de periféricos e não poderia ficar de fora da lista de cooler de gabinete. Nesse sentido, seu modelo Thor é um produto com custo médio e oferece ótima ventilação.

Sua iluminação toma conta de toda a parte superior da fan, ou seja, traz muito mais brilho e vida ao setup. Além disso, as cores são no molde LED Rainbow e possuem muitas variações. 

O item é ótimo para manter a temperatura do computador e, sobretudo, para os dispositivos que rodam jogos pesados. Por fim, vem com pasta térmica que facilita a instalação do aparelho.

Cooler de Gabinete
Foto: Air Cooler Master Hyper 212 RGB Black Edition

Air Cooler Master Hyper 212 RGB Black Edition

Para fechar a lista de cooler de gabinete, a marca Master traz mais uma opção com 4 tubos de calor. Nesse sentido, o Hyper 212 RGB Black Edition tem um fluxo de ar de 42 CFM. 

O custo é elevado e recomendado para quem precisa atuar em alta performance, seja para trabalho ou jogos. Além disso, sua iluminação é potente e dá vida ao setup como um todo.

Seu conector tem quatro pinos e vem com parafusos para instalação. Por fim, seu ruído é um pouco mais alto do que os outros produtos da própria marca, além do material robusto.

O que é um Water Cooler?

Water Cooler é um equipamento de ventilação que, assim como os coolers normais, existem para dissipar o ar quente do processador. Dessa forma, ele se diferencia por ter um funcionamento por meio de um sistema hidráulico. 

O seu funcionamento consiste na conexão da placa-mãe ou do processador, no bloco de água com canos que a fazem se mover. Além disso, estes estão ligados a um mecanismo que resfria o líquido.

Trata-se de um tipo de cooler mais caro do que aqueles que funcionam com o ar, afinal, a água é mais estável e efetiva. Por fim, seu equipamento é mais complexo e demanda mais investimento.

Como melhorar a refrigeração do computador?

Existem várias maneiras, além dos coolers, de melhorar a vida útil do seu computador, por exemplo, a limpeza frequente. Além disso, quanto mais ventoinhas você tiver, maior será a sua refrigeração.

As ventoinhas maiores são mais capazes de dissipar o ar, ou seja, opte pelos modelos de cooler de gabinete com 120 mm. Contudo, caso o seu aparelho seja pequeno, pode trocar por duas de 80 mm. 

Os cabos também influenciam na questão da temperatura e deve-se mantê-los sempre organizados. Então, existem organizadores de cabos para pendurá-los de maneira eficiente e segura.

Como instalar um cooler de gabinete?

Verifique o tamanho do seu cooler para começar a instalação, a grande maioria está no tamanho 120 mm, mas existem os tamanhos 60 mm e 80 mm também. Além disso, observe qual o melhor local do seu gabinete para instalar.

Caso tenha LED, busque colocá-lo em um local que a iluminação ficará visível. Após isso, abra o gabinete, remova o painel e encaixe os conectores do cooler na fonte ou na placa-mãe.

As conexões na placa-mãe, geralmente, demandam três pinos e as que são feitas na fonte demandam quatro. Por fim, certifique-se de que os parafusos são os corretos e se eles estão bem apertados.

Vantagens do cooler de gabinete

Os computadores possuem processadores cada vez mais potentes e o cooler de gabinete é essencial para proteger seu equipamento. Dessa forma, confira algumas vantagens de se ter um produto desse tipo:

  • Potencializa o funcionamento do PC;
  • Diminui a temperatura padrão;
  • Expele o ar quente que concentra no processador;
  • Ventilam e iluminam a parte interna do gabinete. 

São produtos de fácil instalação, devido às placas metálicas que acompanham as ventoinhas e suas lâminas. Além disso, você encontra vários modelos diferentes e com ótimos preços de acordo com a sua necessidade.

Os componentes do seu computador precisam ficar em uma temperatura fria para que funcionem de acordo com o esperado. Dessa forma, ter um item que mantém sua máquina com boa ventilação é essencial.

O que levar em consideração ao comprar um cooler de gabinete?

Para comprar um cooler de gabinete você precisa verificar bem o preço e o modelo do produto para saber se ele é compatível com sua máquina. Além disso, para saber qual adquirir, verifique:

  • Voltagem do produto;
  • Nível de ruído;
  • Velocidade das lâminas de ventilação;
  • Tamanho e peso.

Existem modelos que são específicos para um tipo de processador, ou seja, é sempre bom conferir se o cooler se adequa ao seu equipamento. Além disso, é preciso checar se o produto vem com os parafusos para instalação. 

Comprar um cooler parece uma tarefa difícil, mas com este top 10, vai encontrar o item ideal. Portanto, considere as condições do seu computador e as características que combinam com ele.

As pessoas também perguntam

Confira algumas das perguntas mais comuns feitas pelos consumidores sobre a compra de cooler de gabinete. A fim de tirar as suas próprias dúvidas.

Qual tamanho de cooler comprar?

É necessário calcular a parte interna do gabinete para saber qual o tamanho ideal de cooler comprar. Nesse sentido, meça os furos que existem na vertical do aparelho e compare com a dimensão do FAN.

Também é interessante chamar um técnico que entenda do assunto para fazer a medição. Com isso, por mais que seja um produto de fácil instalação, terá uma montagem mais profissional e com menos riscos.

Quantos coolers posso colocar no gabinete?

A quantidade de coolers para colocar no gabinete é relativa, ou seja, varia de máquina para máquina. Nesse sentido, é importante pensar na estrutura interna do computador para não enchê-la demais.

Os coolers também podem fazer muito barulho, ou seja, caso tenha muitos, isso pode gerar ruídos. Portanto, o ideal é colocar o suficiente para fazer com que o PC não superaqueça. 

É normal o cooler fazer barulho?

O cooler pode fazer ruídos, mas caso seja demais é preciso se atentar e cuidar dele. Nesse sentido, você pode limpar a poeira à medida que o barulho aumentar de forma significativa.

A questão dos parafusos também é importante, ou seja, verifique sempre se estão bem apertados. Por fim, pode colocar o PC em um ambiente mais fresco para exigir menos do cooler.

O cooler de gabinete é essencial para a vida útil do seu PC

Agora que você já conhece a importância do cooler de gabinete, analise bem antes de comprar o seu. Nesse sentido, lembre-se sempre de conferir as questões de compatibilidade e design.

O tamanho do produto, o peso e a sua voltagem são fatores essenciais na hora da aquisição. Desse modo, evitam-se dores de cabeça e previne que seu computador seja danificado por itens que não funcionam nele. 

As opções são muitas e você também pode escolher com base em questões como a iluminação, ergonomia e o material do chassi. Por fim, também pode optar entre o air cooler ou water cooler, pois os preços variam de acordo com a realidade de cada usuário.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.