Melhores Chapas para Fogão: TOP 05 Para Sua Cozinha!

81

Quer preparar hambúrgueres, bifes, legumes e diversas outras maravilhas com o seu fogão? Então, saiba que as chapas para fogão são incríveis e trazem muita praticidade para o seu dia a dia! Seja para cooktops ou fogões tradicionais, essas belezinhas são ótimas para cozinhar com mais facilidade.

Sabendo disso, separamos as 5 Melhores Chapas para Fogão do mercado, além de algumas informações que você deve considerar antes de comprar um produto como esse. Bora conferir?

Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!

Foto

Especificações

Onde comprar?

Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!

Chapa De Fogão Panela Mineira

Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!

Chapa De Fogão Fundição Santana

Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!

Dupla Face Rig Fundidos

Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!

Chapa Grill para Fogão Electrolux

Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!

Chapa De Fogão Para Bauru Anodilar

Mais detalhes sobre cada chapa para fogão

Veja agora mais detalhes sobre as chapas para fogão que listamos aqui:

Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!
Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!

Chapa De Fogão Panela Mineira

Já pensou em uma chapa de fogão perfeita para bifes? Pois, essa opção da Panela Mineira é perfeita se você quer isso!

Com um formato quadrado, ela é ideal para selar e grelhas alimentos de forma muito precisa.

Isso porque ela tem um aquecimento uniforme, devido a sua alta retenção de calor. Assim, ela foi feita em ferro fundido, sendo um produto atóxico e de alta durabilidade.

Com dimensões de 24x24cm, ela pode ser usada em fogões a gás, elétricos, a indução ou até mesmo na churrasqueira.

Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!
Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!

Chapa De Fogão Fundição Santana

Se você tem um fogão pequeno, nada melhor do que investir nessa chapa de ferro da Fundição Santana.

Confeccionada em ferro fundido, ela é extremamente resistente, além de conter um estilo rústico e elegante. Com comprimento total de 38 cm, ela é perfeita para preparar carnes, pães, ovos e peixes.

Assim, ela é indicada para fogões a gás, elétricos, a lenha e até mesmo churrasqueira.

Além disso, possui uma alça de madeira, que facilita e torna o seu uso mais seguro. Por fim, ela se mantém quente por muito tempo, sendo também uma ótima opção para restaurantes.

Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!
Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!

Dupla Face Rig Fundidos

Por aqui, temos uma chapa de fogão da Rig Fundidos, que se destaca por ser dupla face. Podendo ser usada dos dois lados, ele tem uma chapa toda lisa, enquanto seu outro lado é estriada, para garantir melhor grelha nos alimentos.

Com dimensões de 50x25cm, ela pode ser usada em fogões a gás, elétricos ou a indução. Além disso, é atóxica e não libera odores enquanto você grelha os alimentos.

Por fim, vale dizer que ela é profissional, também sendo muito indicada para uso em restaurantes.

Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!
Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!

Chapa Grill para Fogão Electrolux

Se você quer praticidade com uma chapa de fogão, saiba que a Electrolux tem o produto perfeito para você. Segundo a marca, essa chapa é indicada para fogões a gás, fogões a indução e até mesmo churrasqueiras.

Assim, durante a grelha, ela cria uma camada de proteção no alimento, que preserva o seu sabor.

Com 42cm de comprimento, ela também possui uma camada esmaltada para proteger a peça, além de ser um produto 100% atóxico, que não libera odores ou sabores quanto está quente.

Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!
Melhores Chapas Para Fogão: Top 05 Para Sua Cozinha!

Chapa De Fogão Para Bauru Anodilar

Que tal uma opção diferente para fechar nossa lista? Sendo uma chapa de fogão estilo sanduicheira, esse modelo da Anodilar com certeza irá te agradar!

Ideal para todos os tipos de fogão, ela foi produzida em alumínio fundido, sendo um produto extremamente durável e resistente.

Com dimensões de 32x22cm, ela é perfeita para lanches, especialmente porque tem um funcionamento manual e um cabo de maneira que facilita o seu manuseio.

Além disso, ela pode ser usada aberta ou fechada, para que você grelhe os alimentos da maneira que quiser.

Dicas para escolher a melhor chapa para fogão

Quando vamos comprar produtos para nossa cozinha, como cooktops 1 boca, coifas, micro-ondas, geladeiras, liquidificadores, liquidificadores portáteis, mixers, sanduicheiras, batedeiras planetárias, entre muitos outros, temos que saber como escolher um bom produto para levar para casa.

No caso das chapas para fogão, embora pareça um produto mega simples, também é importante considerar alguns critérios para levar uma boa opção para casa, sendo que os pontos cruciais a serem analisados são:

Tamanho e tipo de fogão

Para que a sua chapa seja adequada para cozinhar, é essencial que você verifique o tamanho e o tipo do seu fogão.

Sendo assim, certifique-se de que a chapa seja compatível com o seu fogão em termos de dimensões e tipo de queimadores ou resistências.

Na prática, ninguém vai querer uma chapa grande demais, quando o fogão é pequeno, ou vice-versa, não é mesmo? Embora sejam muito práticas, as chapas não funcionarão corretamente se o fogão não for adaptado para ela.

Material da chapa

As chapas para fogão podem ser feitas de diferentes materiais, como ferro fundido, aço inoxidável, alumínio e cerâmica. Basicamente, cada material tem suas vantagens e desvantagens.

O ferro fundido, por exemplo, retém bem o calor, enquanto o aço inoxidável é durável e fácil de limpar.

Dessa forma, ao comprar chapas para fogão, considere suas preferências pessoais e necessidades de cozimento ao escolher o material.

Além disso, verifique se o material é de fácil higienização. Em alguns casos, as chapas podem ser limpas somente com detergente neutro. Por outro lado, algumas chapas precisam de produtos específicos para serem limpas e, nestes casos, podem não ser vantajosas a longo prazo.

Número de queimadores ou resistências

Esse ponto também é fundamental na hora de comprar uma boa chapa para fogão. Assim como a questão do tamanho, é importante saber se ela é compatível com o número de queimadores.

Sendo assim, determine quantos queimadores ou resistências você precisa na chapa com base na quantidade de alimentos que você costuma cozinhar ao mesmo tempo

Limpeza e manutenção

A limpeza também é essencial para uma chapa de fogão. Afinal, são diversos alimentos que cozinhamos ali e, na prática, eles vão estar diretamente sobre a superfície da chapa.

Assim, considere a facilidade de limpeza da chapa. Superfícies antiaderentes são mais fáceis de limpar, enquanto chapas de ferro fundido podem requerer mais cuidados e manutenção para evitar a ferrugem.

Estilo e design

Se o estilo e o design são importantes para você, escolha uma chapa que combine com o visual da sua cozinha. Atualmente, as chapas vêm em uma variedade de designs e acabamentos.

Segurança

Por fim, sempre se certifique de que a chapa escolhida seja segura de usar, com controles de temperatura eficazes e proteção contra superaquecimento, se aplicável.

Em alguns casos, as chapas possuem alças de madeira. Neste caso, elas costumam ser mais seguras, pois impedem que você se machuque com o calor excessivo.

No mais, com essas dicas, você nunca terá problemas para encontrar uma chapa de fogão adequada para sua cozinha e, sem dúvidas, irá grelhas diversos alimentos com ela!

Perguntas frequentes sobre as chapas para fogão

Se você quer comprar uma chapa de fogão mega adaptada para sua cozinha, saiba que é fundamental conhecer alguns questionamentos básicos sobre esse tipo de produto. Confira os principais:

Qual a medida de uma chapa de fogão?

Embora haja diferentes tamanhos de chapas de fogão à venda, é comum que elas tenham dimensões de cerca de 80×50 centímetros.

Por que a chapa do fogão racha?

A dilatação de materiais metálicos, como a chapa de fogão, é um fenômeno comum quando aquecidos. De fato, as fundições muitas vezes fazem cortes ou fendas deliberadas nas chapas para permitir essa dilatação controlada durante o processo de aquecimento. 

Portanto, não é considerado um defeito de fabricação se uma chapa apresentar trincas quando instalada com a fenda ou corte voltados para o lado oposto à fonte de calor, como a fornalha.

Essas trincas são parte do projeto da chapa e são projetadas para acomodar a expansão térmica normal do material sem causar danos à estrutura da chapa ou ao fogão.

O que fazer para a chapa do fogão não enferrujar?

Para evitar a ferrugem em sua chapa, é recomendável aplicar uma leve camada de óleo de cozinha após a limpeza, sem usar água. Dessa forma, você manterá a chapa lubrificada e evitará problemas de oxidação.

Considerações Finais

Quem não ama uma boa comida grelhada, não é mesmo? Seja peixes, carnes, legumes ou até mesmo ovos, os alimentos cozidos dessa maneira tem um sabor especial, além de serem mais saudáveis, já que não contam com a presença de óleo.

Sendo assim, se você quer grelhar alimentos da melhor maneira possível, saiba que as chapas de fogão são ótimas para isso e, atualmente, elas estão mais acessíveis e modernas do que nunca!

Portanto, esperamos que esse guia tenha te ajudado a encontrar uma chapa perfeita para a sua cozinha.

Aliás, você já cozinhou em uma chapa assim? Pensa em comprar uma? Diga nos comentários!

No mais, saiba que também temos outros produtos incríveis para turbinar sua cozinha, como panquequeiras, pipoqueiras, frigideiras antiaderentes, panelas a vapor, panelas de cerâmica, bistequeiras, churrasqueiras de fogão, panelas de arroz elétricas, entre muitos outros!

Estamos ficando por aqui, mas em breve voltaremos com novas recomendações incríveis para vocês!

Leia também:

     

    Até mais, Cupomzeiros!

    você pode gostar também
    Deixe seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado.

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Tudo bem! Mais detalhes