Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Trancoso: O Que Fazer, Onde Se Hospedar E Outras Dicas!

Trancoso é um distrito de Porto Seguro, localizado no Sul da Bahia, e é um dos destinos mais procurados pelos turistas.

É um lugar para descansar e curtir as praias paradisíacas e a natureza, na tranquilidade do vilarejo, com sua simplicidade e charme.

A vila foi a primeira aldeia jesuíta no Brasil. Fundada em 1586, com o nome de São João Batista dos Índios.

Até os anos 70 só era conhecida por nativos, mas os hippies a descobriram e pouco a pouco a revelaram para o mundo. Atualmente, o turismo domina a região, com hotéis com desconto, pousadas e resorts, assim como atrações turísticas para toda a família.

Quer saber mais sobre esse lugar incrível? Confira o que fazer, onde se hospedar, o que comer e tudo o que você precisa saber para fazer essa viagem em casal inesquecível, além de várias dicas importantes sobre Trancoso!

O que fazer em Trancoso

Apesar de ser apenas um vilarejo, é possível encontrar várias atividades para se fazer na região. Vamos falar aqui das atrações imperdíveis, que você não pode deixar de conhecer quando for para Trancoso e Porto Seguro!

Praias de Trancoso

A região de Trancoso é um lugar maravilhoso, com praias lindas de areia fofa e águas transparentes. É o verdadeiro paraíso tropical, com altos coqueiros e um ambiente tranquilo para relaxar.

Por ser um local com natureza rica e cheia de praias paradisíacas, selecionamos para você as melhores praias para conhecer.

Praia dos Nativos

Imagem Com Praia Dos Nativos
Praia dos Nativos
Fonte: guia.melhoresdestinos.com

Uma das praias mais populares e movimentadas da região é a Praia dos Nativos, sendo bem próxima do centro da vila. Lá é possível encontrar quiosques com restaurantes para todos os bolsos, com petiscos e bebidas para se deliciar e aproveitar a praia ao mesmo tempo.

Por lá também se encontram algumas hospedagens pé na areia e festas badaladas. Se você procura agito, principalmente na alta temporada, o lugar certo é nesta praia.

Agora, se quiser um ambiente mais tranquilo, você pode caminhar um pouco para a esquerda da praia, já que ela é bem extensa, onde o local é mais deserto e calmo.

Em uma certa parte desta praia é possível admirar o encontro do rio com o mar, onde se forma uma piscina de água doce. Em tempos de maré alta pode ser possível até alugar uma prancha de stand up paddle para atravessar as águas até o outro lado da faixa de areia.

Praia dos Coqueiros

A praia mais popular e central é a Praia dos Coqueiros. Por ser bastante extensa, lá você pode curtir tanto os quiosques que oferecem comidas e bebidas e uma área bastante movimentada quanto cantos mais sossegados e afastados, sem praticamente ninguém na praia.

Sendo, então, bastante democrática, é uma praia para toda a família, de fácil acesso e, inclusive, ótima também para realizar caminhadas por lá.

O ambiente é agradável, com vários restaurantes, cadeiras, guarda-sóis e espreguiçadeiras. A proximidade com centrinho também chama a atenção (1,4 km do Quadrado).

Nesta praia se encontra vários restaurantes com excelentes cardápios, mas prepare o bolso, os preços costumam ser elevados.

Lá também se pode curtir música e agito e, se caminhar um pouco para lado direito, é possível encontrar ambientes mais calmos e sem muita gente. O mar também pode ser calmo ou agitado a depender das marés.

Praia do Rio Da Barra

Trancoso: O Que Fazer, Onde Se Hospedar E Outras Dicas!
Praia do Rio Da Barra
Fonte: guia.melhoresdestinos.com

Se você procura uma praia mais isolada, vá para a Praia do Rio da Barra. Afastada do vilarejo e com acesso de carro apenas por dentro de restaurantes, pousadas e condomínios, essa praia acaba se tornando um verdadeiro paraíso de paz para relaxar.

Ela está localizada entre a Praia dos Nativos e a Praia de Taípe (em Arraial d’Ajuda), e é cercada por falésias belíssimas em tons de bege, rosa e vermelho. A faixa de areia é longa, bem clarinha e fina. Já o mar, na maré baixa, forma-se piscinas naturais. E, para completar, por ali você vai encontrar a foz do Rio da Barra para dar água doce aos visitantes.

Não espere uma infraestrutura nesta praia, ainda mais que ela é mais afastada da cidade. Mas exatamente por isso que ela é convidativa para aqueles que procuram uma praia deserta bem sossegada.

Tem um restaurante próximo do local, sendo o principal na região, com cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis. É uma praia boa para tirar fotos, realizar caminhadas e curtir a natureza, sem ninguém por perto praticamente.

Praia de Taípe

Oficialmente, a Praia de Taípe faz parte de Arraial d’Ajuda, mas ela está tão perto de Trancoso que é até difícil definir certinho. Ela faz divisa com a Praia do Rio da Barra e também tem como características as lindas falésias em tons variados e com quase cinquenta metros de altura.

A vegetação é nativa e cercada por coqueiros, a faixa de areia é bem extensa, mar esverdeado e o clima é de praia deserta, sendo excelente para quem quer descansar. São bem poucas as opções de quiosques e barracas e, por ser uma praia longa, você praticamente sente que a praia toda é somente para você.

Por lá é possível contratar um sobrevoo de parapente, por cima do mar, com direito a decolagem no alto das falésias. Ou ainda caminhar até Arraial d'Ajuda pela areia.

Praia do Rio Verde

Imagem Com Praia Do Rio Verde
Praia do Rio Verde
Fonte: Tripadvisor.com

A Praia do Rio Verde é uma boa escolha para quem quer relaxar e procura uma praia mais deserta. Ela é vizinha da Praia dos Coqueiros e pode ser acessada de carro ou a pé.

Seu clima é calmo e tranquilo, sem muito movimento, apenas com algumas barracas. Por lá pode ser encontrado também algumas pousadas à beira-mar. A areia é clara, com coqueiros e as águas são de tom esverdeado. E, para completar, na maré baixa forma-se piscinas naturais.

Praia de Itapororoca

Mais ao Sul da Rio Verde, se chega na Praia de Itapororoca, que é cercada por mansões e condomínios de luxo, além de hotéis e pousadas. Lá não há muitos quiosques e tampouco restaurantes, apenas os pertencentes às hospedagens, que possuem um preço mais elevado.

Nesta praia, o mar é calmo, com corais e vários peixes. Há formação de piscinas naturais, areia extensa, assim como coqueiros e amendoeiras para se proteger do sol. Por lá ainda tem um balanço estrategicamente posicionado de frente para o mar e que rende lindas fotos.

Praia do Espelho e Praia dos Amores

Imagem Com Praia Do Espelho E Praia Dos Amores
Praia do Espelho e Praia dos Amores
Fonte: guia.melhoresdestinos.com

Um pouco mais distante de Trancoso, mais ao Sul, em Curuípe, você encontrará as famosas piscinas naturais da Praia do Espelho e da Praia dos Amores. Aliadas às lindas falésias em tons coloridos, as piscinas esverdeadas se tornam um paraíso para os amantes do litoral.

Tudo fica mais incrível com a longa faixa de areia, coqueiros na orla e também com o rio que desemboca no mar, dando um ar ainda mais charmoso. Na Praia do Espelho há uma infraestrutura com barracas e algumas pousadas, ao contrário da Praia dos Amores que é bem deserta. 

Na maré baixa, estas praias se unem e viram uma só praia. Mas elas se separam na maré alta, sendo possível apenas acessar a Praia dos Amores a partir da trilha no alto da falésia (de onde se tem linda vista para o mar).

As piscinas naturais podem ser visitadas na maré baixa, preferencialmente nas luas nova e cheia, quando a maré tem maior variação e as piscinas naturais ficam ainda mais bonitas.

Se a maré permitir, não deixe também de caminhar até a Praia do Outeiro, que fica logo depois da Praia dos Amores. O passeio é lindo!

Quadrado de Trancoso

O Quadrado é uma região central do vilarejo correspondente a um grande gramado cercado por lindas casinhas coloridas. Por lá é possível encontrar diversos estabelecimentos, como restaurantes, lojinhas e lanchonetes. É um ambiente gostoso para passear, fazer compras ou simplesmente aproveitar o local.

Com decoração charmosa e restaurantes interessantes, é difícil resistir e não sentar em alguma mesinha. Lá se localiza uma culinária variada, mas principalmente o melhor da gastronomia baiana.

Mas cabe a ressalva que tudo por lá tem um custo mais elevado. Se você procura comidas mais em conta, escolha um restaurante longe desta região.

À noite, os restaurantes sob as árvores ganham luz especial e se tornam perfeitos para um jantar romântico. Por ali também se encontra a Igrejinha de São João Batista que estimula os sonhos de quem busca um lugar especial para casar ou simplesmente tirar lindas fotos.

O trânsito no local é mais intenso e é um ambiente agitado para passear e também para comprar artesanatos dos vendedores locais. Perto dali também se encontra um mirante com vista panorâmica para as falésias e o lindo mar.

Caminhada de Trancoso até Arraial d’Ajuda ou Praia do Espelho

Imagem Com Caminhada De Trancoso Até Arraial D’ajuda Ou Praia Do Espelho
Caminhada de Trancoso até Arraial d’Ajuda ou Praia do Espelho
Fonte: Pinterest

Uma ótima atividade é caminhar na praia, atravessando praia por praia. Isso porque todas elas se unem em uma extensa faixa de areia. Basta sair caminhando para qualquer lado e caminhar quanto puder. Há muitas praias e paisagens incríveis no trajeto.

Entre os percursos mais procurados pelos viajantes estão os que levam até Arraial d’Ajuda (rumo ao Norte), passando pela Praia de Taipe, e até à Praia do Espelho (rumo ao Sul).

As duas caminhadas são longas e exigem disposição e preparo físico. Fazer o trajeto na maré baixa é melhor, pois a faixa de areia está mais firme e longa.

Observação de baleias jubarte

Apesar de Abrolhos ser mais famosa para a observação das baleias jubartes, esses animais não ficam restritos àquelas ilhas.

Próximo de Porto Seguro é possível observar as baleias, durante o período de julho a outubro. O passeio parte de Porto Seguro ou Arraial d'Ajuda e deve ser agendado em uma agência de turismo.

Mergulho no Parque Marinho Recife de Fora

Imagem Com Mergulho No Parque Marinho Recife De Fora
Mergulho no Parque Marinho Recife de Fora
Fonte: terradafelicidade.com

Outra atração turística interessante é visitar o Parque Marinho Recife de Fora, onde há corais à vista e diversos peixinhos que podem ser observados com snorkel.

O passeio dura em torno de 4h e parte de escuna de Porto Seguro ou de Arraial d’Ajuda. Diversas agências fazem esse passeio, inclusive também a atividade para a prática de mergulho com cilindro.

Passeio de lancha ou quadriciclo

Imagem Com Passeio De Lancha Ou Quadriciclo
Passeio de lancha ou quadriciclo
Fonte: brisasdoespelho.com

Falamos de fazer a caminhada entre as praias, através da extensa faixa de areia. Porém, outra atividade interessante é fazer passeio de quadriciclo que possibilita ir em diversas praias desertas, além de passar por dentro da vegetação quase intocada.

Outra ideia é fazer passeio de lanchas pelas praias de Trancoso. No percurso é possível parar nas piscinas naturais para um mergulho e apreciar a vista do mar esverdeado.

Noite

Trancoso costuma ser um vilarejo tranquilo e bem calmo durante o ano, mas basta chegar a alta temporada de verão para que fique bem movimentado e agitado.

Em dias comuns, você pode aproveitar os restaurantes da região do Quadrado, que já mencionamos por aqui. Com pratos deliciosos, a culinária baiana pode ser apreciada nas casinhas coloridas ou debaixo das árvores, com as luminárias, criando um ambiente super aconchegante. 

Atrações históricas e culturais

A região de Trancoso tem uma carga história muito importante, pois lá surgiu a aldeia jesuíta mais antiga do mundo, em 1586, com o nome de São Sebastião dos Índios. Até hoje, inclusive, existe uma aldeia indígena por ali.

Para apreciar um pouco da história do vilarejo, você pode observar as casinhas coloridas do Quadrado, reparando bem na arquitetura colonial de cada uma e de todas as construções da região central. E ali também visitar a Igreja de São João Batista, que foi erguida em 1815.

Esta pequena igreja é considerada a segunda igreja católica construída no Brasil e é conhecida como a Igrejinha do Quadrado. Ela foi construída com pedras e arrecifes em um composto de areia e óleo de baleia.

Uma atração cultural interessante é a visita ao Teatro L’Occitane, que conta com grandes nomes da música em variadas épocas. Porém, a agenda não é fixa, então é preciso contar com a sorte para ver um espetáculo.

Festas tradicionais

Imagem Com Festa De Reis
Festa de Reis
Fonte: radioamaerica.com

Apesar de pequeno, o vilarejo de Trancoso possui algumas festas tradicionais bem famosas. Uma delas é a Festa de Reis, que é uma comemoração folclórica que acontece no Quadrado, com o boi bumbá. 

Além desta, há também a Festa de São Sebastião, que ocorre na Casa das Festas, também localizada no Quadrado. A cidade costuma receber alguns cantores e bandas de forró para esse evento. Ambas as festas acontecem no mês de junho.

No fim do ano, a cidade fica bem cheia, principalmente no réveillon. A festa de ano novo de Trancoso também é muito conhecida e animada. A queima de fogos ocorre atrás da Igreja de São João Batista e o pessoal se reúne no Quadrado para curtir e admirar.

Ademais, outras festas de ano novo acontecem em pontos diferentes das praias da região.

Região com vários polos turísticos

A cidade de Trancoso é cercada por outros polos turísticos, então vale muito a pena ficar mais uns dias na região para explorar alguns lugares, como Arraial d'Ajuda, Porto Seguro e Caraíva.

Arraial d'Ajuda

A cerca de 23 km de Trancoso, Arraial d’Ajuda é um destino imperdível para quem está na região. O local também é uma vila que pertence a Porto Seguro e é ótima para relaxar. Esse trecho do litoral Sul da Bahia é lindo e repleto de paisagens incríveis.

Há diversas atividades para serem feitas por lá, como o Arraial d’Ajuda Eco Parque à beira-mar, o já citado mergulho no Parque Marinho de Recife de Fora e os beach clubs da Praia do Parracho.

Mas você também pode apreciar as belas praias de Arraial, como a Praia do Mucugê e a já comentada Praia de Taípe, com uma extensa faixa de areia deserta. Outra ideia é curtir as piscinas naturais e falésias da Praia da Pitinga.

Porto Seguro

Sendo a principal cidade da região, Porto Seguro é onde geralmente quem vai para Trancoso por via aérea chega. Lá está o Aeroporto Internacional de Porto Seguro, a mais ou menos 30 km de Trancoso.

A cidade que se localiza na chamada Costa do Descobrimento é focada em quem curte um agito e uma cidade mais movimentada e animada.

Por lá se encontra a Passarela do Álcool (ou do Descobrimento), onde se reúnem diversos restaurantes e barzinhos. Vale também ir até as famosas megabarracas Tôa Tôa e Axé Moi, na beira-mar.

Nestas barracas, que são verdadeiros complexos de entretenimento e lazer, e em outras menores e mais intimistas, o turista pode curtir e realizar diversas atividades, com muita música e diversão para toda a família.

Não deixe de conhecer a parte histórica, aproveitar a Praia de Mundaí, a Praia de Taperapuan, além das diversas opções de passeios e eventos da cidade.

Caraíva

Caraíva é uma vila à beira-mar a 38 km de Trancoso. Ela pertence também a Porto Seguro, mas é ainda pouco conhecida entre os turistas. É um destino mais rústico, para quem procura sossego e tranquilidade.

Suas ruas são de areia e nem todo lugar tem luz elétrica. Outras peculiaridades são: na vila não entram carros, as pousadas são pequenas e o charme ainda é a sensação de estar em um destino que parou no tempo.

É uma boa oportunidade para entrar em contato com a natureza, curtir as belas praias quase desertas, descansar e tomar um banho de rio. Nossas sugestões são a Praia de Caraíva, a Praia do Camarão e a Praia do Satu. Imperdíveis também são as piscinas naturais e lagoas.

Onde ficar em Trancoso

Há muitas opções de hospedagens em Trancoso e região, desde pousadas mais simples até os hotéis de luxo e resorts sofisticados. Para te auxiliar na escolha, selecionamos as melhores hospedagens de Trancoso:

  • Pousada do Bosque - Próxima ao Quadrado, conta com 8 mil m², com jardins e árvores, piscina, espaço para massagem, área social, videoteca, parque infantil, quartos bem equipados e Wi-Fi.
  • UXUA Casa Hotel & Spa - Localizado ao lado do Quadrado, oferece serviço de concierge e de quarto, piscina, café da manhã, bar, estacionamento e quartos com ar-condicionado, frigobar e TV.
  • Monkey Casa Hotel - Situado na região central, possui piscina, bar, jardim, cozinha compartilhada, serviço de translado, quartos para famílias, Wi-Fi gratuito e aceita pets.
  • Gaia Hotel Boutique -Localizado na Praia do Rio Verde, bem pé na areia, possui serviço de quarto, de concierge e organização de passeios, terraço, piscina, sala de massagem e quartos para alérgicos.
  • Casa de Perainda - Próxima ao Quadrado, possui 8 suítes de luxo rodeadas de jardim e mata nativa, com piscina, bar, business center, estacionamento, serviços de transfer, passeios e massagem.
  • Casas da Vila - Cercada pela natureza de mata atlântica, oferece piscina, terraço, estacionamento, quartos com varandas e para toda a família, bar, Wi-Fi e café da manhã incluso na diária.
  • Pousada Tutabel - Situada na Praia de Patimirim, à beira-mar, possui salas de estar com vista para a natureza e vegetação nativa, acomodações equipadas, piscina, academia, bar e restaurante.
  • Etnia Pousada & Boutique - Próxima ao Quadrado, conta com 7 vilas para acomodar famílias, serviço de concierge, piscina, estacionamento, café da manhã, Wi-Fi e serviço de transfer.
  • Villas de Trancoso Hotel e Resort - Próximo a Praia dos Nativos, é um resort all inclusive, com jardins projetados, campo de golfe, piscina, spa, serviços de concierge, massagem, entre outros.
  • Club Med Trancoso - Localizado na Praia de Taípe, é também um resort all inclusive, com 4 estrelas, possuindo um complexo de lazer completo, com piscina, academia, quadras esportivas, etc.

Onde comer em Trancoso

Muita gente procura o vilarejo também para degustar a incrível gastronomia baiana. O forte na região são os pratos com peixes e frutos do mar, preferencialmente regados a dendê e pimenta. Por lá também é possível se deliciar com o melhor da cozinha internacional, em restaurantes renomados.

Na região do Quadrado é onde se encontram os principais restaurantes, bares e lanchonetes. E é lá que também você vai encontrar os preços mais elevados.

Mas há alguns restaurantes que não podem deixar de ir, aqueles já tradicionais da cidade. Não deixe de experimentar o Capim Santo, o Cacau e o El Gordo, para um mix da culinária internacional com a baiana.

Para sentar-se debaixo das árvores e viver o ar do Quadrado, vá aos restaurantes Silvana e Companhia e o Canto do Quadrado.

Para comer uma boa pizza, sugerimos o Maritaca. Já para uma tapioca e um lanche rápido, vá à Tapioca da Elma, e ao Lá no Dom para comer sanduíches. Para um bom tempero baiano, a dica é o quiosque do Acarajé da Chica.

Nem todas as praias de Trancoso oferecem restaurantes e quiosques. As mais populares e que possuem melhor infraestrutura são a Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos, com opções de barracas oferecendo petiscos, boa comida e drinks.

Quando ir em Trancoso

A localização de Trancoso, na Costa do Descobrimento, favorece o clima quente praticamente o ano todo. Logo, se pode ir para lá o ano inteiro. Mesmo em dias mais chuvosos, a temperatura não costuma cair. Os meses mais chuvosos são entre março e maio.

De setembro a outubro, o calor fica mais ameno, porém sempre vai ter sol. As temperaturas máximas chegam a 25ºC e as mínimas em torno de 19ºC.

A época mais quente é de novembro a abril. No período do verão é quando a cidade fica mais cheia, os preços sobem e tudo fica bem mais agitado e movimentado. Se quer fugir dessa alta temporada, evite feriados prolongados, férias escolares, meses do verão e final de ano.

Nos meses mais quentes, o litoral baiano consegue manter a média máxima entre 28ºC e 30ºC e a mínima fica na casa dos 23ºC. Mas, na prática, a temperatura consegue ultrapassar tranquilamente os 30ºC.

Quantos dias ficar em Trancoso

Quantos dias fazer uma viagem a dois é muito íntimo e varia de pessoa para a pessoa. Depende muito do tipo de viagem que você quer fazer, bem como o tempo que você tem.

Para aproveitar com tranquilidade Trancoso, o mínimo é um período de 4 dias. Mas se você quer aproveitar com mais calma, e também conhecer as praias da região, o ideal é ficar 7 dias ou mais. Quanto mais tempo você estiver na região, mais lugares incríveis poderá conhecer.

Como chegar em Trancoso

Localizado no litoral Sul da Bahia, parte da Costa do Descobrimento e distrito de Porto Seguro, Trancoso possui fácil acesso de carro, de ônibus ou de avião. Não há muitas dificuldades para chegar neste povoado que cada vez mais tem ganhado estrutura e crescimento.  

De ônibus

Trancoso está distante entre 47 km (via balsa) e 77 km (via estrada) de Porto Seguro, 28 km de Arraial d’Ajuda e 600 km da capital Salvador. Se você já estiver no Nordeste ou próximo, é possível pegar um ônibus até Porto Seguro e depois ir de balsa ou de carro até Trancoso.

Diversas empresas de ônibus fazem o percurso partindo das principais cidades brasileiras.

De Carro

De carro, quem estiver em outras cidades da Bahia, não precisará passar por Porto Seguro para chegar a Trancoso. Nesse caso, o melhor trajeto é viajar até Eunápolis e de lá pegar a BR-367 até o entroncamento com a BA-001, chamada nesse trecho de Estrada de Trancoso, que é bem mais rápido.

São 77 km de estrada sem balsa até Trancoso. Em 1h20min você chega no vilarejo, saindo de Porto Seguro. Você poderá ir com seu carro próprio, serviço de translado ou alugar um carro em Porto Seguro.

Outra alternativa é pegar a balsa e atravessar para Arraial d’Ajuda. De lá, siga pela Estrada Arraial-Trancoso por cerca de 27 km até o Quadrado de Trancoso. Essa estrada é de terra batida e estreita.

De avião

O aeroporto mais próximo de Trancoso é o Aeroporto Internacional de Porto Seguro (BPS), sendo a maneira mais prática para quem pretende visitar o destino saindo de outros estados.

A partir deste aeroporto, será possível seguir até Trancoso de carro, ônibus, táxi, motorista de aplicativos, ou serviço de translado. Você poderá seguir pela balsa, indo até Arraial d'Ajuda, ou não, pela estrada BR-367 e depois BA-001.

Dúvidas frequentes sobre Trancoso

Como chegar em Trancoso saindo de Porto Seguro?

Existem duas formas de chegar em Trancoso saindo de Porto Seguro, de carro. A primeira alternativa é sair de Arraial d’Ajuda, fazendo a travessia pela balsa entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda. Depois da balsa, basta seguir por 22 km a estrada de terra que faz a ligação entre Arraial d'Ajuda e Trancoso.

A segunda forma é uma estrada mais longa com 77 km, sem passar pela balsa. O percurso começa pela BR-367 e segue depois a BA-001.

A travessia da balsa de Porto Seguro para Arraial d’Ajuda é bem tranquila. Para pegar a balsa, basta entrar na fila.

Em períodos de alta temporada, a espera pode ser bem demorada, o que torna o trajeto via estrada a melhor opção nos casos de feriados prolongados, no final do ano, etc. Leve em consideração isso na hora de escolher qual caminho seguir.

Qual a melhor época para ir para Trancoso?

Como falamos, dá para ir para Trancoso o ano inteiro, pois o clima sempre é quente por lá.

Mas, pensando na época que combine mais calor e menos chuva, vale dizer que os meses de janeiro e fevereiro, junho, julho e agosto são ótimos para ir curtir e descansar. São meses que não chovem tanto e fazem mais calor, mesmo nos meses de inverno que o clima fica mais ameno.

O que tem de especial em Trancoso?

Trancoso é especial porque possui praias paradisíacas, piscinas naturais e lugares desertos e isolados, em meio à mata atlântica.

Lá você entra em contato direto com a natureza, sendo um ótimo lugar para descansar e relaxar. As águas do mar são esverdeadas, a areia é fofa e compõe uma faixa extensa, além de belos coqueiros e falésias gigantes e coloridas. Um verdadeiro paraíso tropical!

Qual a praia mais badalada de Trancoso?

A Praia dos Nativos é uma das mais badaladas de Trancoso. Ela é uma das mais próximas do vilarejo e do Quadrado, sendo considerada uma das principais da cidade e onde acontece diversos eventos.

Por lá você encontra algumas barracas e quiosques com espreguiçadeiras e cadeiras para você relaxar e curtir a praia com qualidade.

Há partes da areia mais agitadas, mas você consegue também um cantinho mais calmo, se distanciar do movimento. A praia é bem extensa e tem até uma parte que há o encontro da água doce do rio com a água salgada do mar.

Como se locomover em Trancoso?

Para se locomover com tranquilidade em Trancoso o melhor é à pé mesmo. A maioria dos destinos são próximos, como as praias mais populares, restaurantes, lojas e pousadas.

Na região central e no Quadrado tudo é muito próximo. Fora que as ruas são estreitas e muitas de terra batida. Passear caminhando também é uma delícia e uma experiência a parte, principalmente entre uma praia e outra.

Outra opção é ir de carro ou ônibus para destinos mais distantes. Você pode pegar um táxi ou moto-táxi também. Lugares como Arraial d'Ajuda, Caraíva e algumas praias como a do Espelho possuem transporte público com frequência.

Caso você opte por andar de carro por lá, apesar da estrada principal ser asfaltada, os trajetos menores que vão até as praias não são, o que exige uma atenção maior do motorista. Além disso, é difícil achar uma vaga para estacionar e muitas vezes tem que pagar um valor em um estacionamento privado.

Outro meio de transporte popular é o quadriciclo que pode ser alugado e serve para andar entre as praias e também lanchas e barcos, que podem ser contratados para determinados passeios.

Considerações Finais

Enfim, é isso o que temos para falar de Trancoso. Aproveite nosso guia, monte seu roteiro e faça uma excelente viagem usando o cupom de desconto que preparamos a você!

Gostou desse artigo? Deixe aqui sua opinião nos comentários e compartilhe com quem você acha que vai curtir esse conteúdo. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.