Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Seguro Viagem para a Europa - Tudo que Você Precisa Saber

A Europa é um continente muito visitado pelos brasileiros, devido à sua cultura diferenciada e às diversas atrações e belezas naturais que chamam a atenção de turistas anualmente.

Entretanto, viajar para os países europeus requer o cumprimento de uma série de regras estabelecidas pelo Parlamento Europeu, e uma delas é a comprovação de um seguro viagem.

A exigência do seguro viagem para a Europa faz parte do regulamento do Tratado de Schengen, sobre o qual já falamos em um post anterior. Ele é quem dita a obrigatoriedade da contratação de uma seguradora antes de visitar o continente e de poder transitar livremente entre os países integrantes.

Sabendo disso, primeiro vamos explicar o que é o Tratado de Schengen, para, em seguida, detalhar o conceito de seguro viagem e como é utilizado na Europa.

Por fim, vamos dar algumas dicas de como contratar seguro viagem para a Europa de maneira barata, mas confiável. Além disso, queremos te lembrar de usar nossos cupons de desconto para economizar.

Fique atento a esta matéria!

Um Pouco sobre o Tratado de Schengen

Tratado De Schengen

Antes de falar sobre o seguro viagem para a Europa, é importante falar sobre o Tratado de Schengen, e pontuar que este acordo não foi assinado por todos os países da Europa e nem pela totalidade de membros da União Europeia (UE).

Então, se o seu destino é um país não integrante do Espaço Schengen, você deve procurar as especificações e regras para viajar nele. Agora que isso foi exposto, vamos para o que interessa!

O que é o Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen estabelece, basicamente, que os cidadãos europeus, naturais ou não, além de turistas e visitantes, têm o direito à livre circulação entre os países integrantes sem a necessidade de apresentar um visto a cada passagem por uma fronteira interna. Isso facilita o trânsito territorial, o comércio e os negócios de habitantes e visitantes.

No entanto, a primeira regra para quem vem de de fora e vai visitar o Espaço Schengen é possuir, necessariamente, um seguro viagem com cobertura de, no mínimo, 30 mil euros (ou esse valor convertido em dólar) para assistência médica e hospitalar.

Também existem outras exigências, como a permanência máxima de 90 dias no território.

Quais países fazem parte do Espaço Schengen?

Agora que você já sabe que o seguro viagem de, no mínimo, 30 mil euros, é requisitado pelos países do Espaço Schengen, é hora de saber quais são os países que assinaram o acordo e possuem a exigência da apólice. Veja:

Todos os países da União Europeia (exceto Bulgária, Croácia, Irlanda, Romênia e Chipre), tais como:

  • Alemanha
  • Áustria
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Eslovênia
  • Espanha
  • Estônia
  • Finlândia
  • França
  • Grécia
  • Hungria
  • Itália
  • Letônia
  • Lituânia
  • Luxemburgo
  • Malta
  • Países Baixos
  • Polônia
  • Portugal
  • República Tcheca
  • Suécia

Países fora da União Europeia:

  • Lituânia
  • Noruega
  • Suíça
  • Liechtenstein

Portanto, se você vai viajar para algum desses países, atente-se ao plano que vai contratar, para que ele cumpra as regras estabelecidas pelo Tratado de Schengen.

Saiba mais sobre o Seguro Viagem

Se você é um viajante de plantão, que está constantemente visitando diversos lugares ao redor do Brasil e do mundo, muito provavelmente já sabe que o seguro viagem é muito importante para ter uma garantia de resguardos físicos e de bens materiais.

Porém, se você não sabe, também não tem problema: nós vamos te explicar direitinho o que é o seguro viagem, especificamente o seguro viagem para a Europa.

O que é um seguro viagem?

O seguro viagem é uma garantia paga para que seu corpo e seus bens materiais sejam resguardados, indenizados ou reembolsados pela seguradora. Por esse motivo, ele é muito importante e deve ser contratado mesmo que não seja obrigatório.

O que uma seguradora deve oferecer minimamente?

Uma seguradora contratada deve ter em seus planos pelo menos um dos seguintes itens a serem oferecidos:

  • Despesas médico-hospitalares (DMH) ou odontológicas em viagens nacionais ou internacionais;
  • Regresso sanitário ou repatriação;
  • Traslado médico;
  • Traslado do corpo;
  • Morte em viagem;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente durante viagem.

No caso do seguro viagem para a Europa, como já dito, ele deve conter, no mínimo, a cobertura de assistência médica. Entretanto, é claro, fica a critério do contratante escolher uma plano com mais garantias.

Como já sabemos o que é o seguro viagem, vamos ver algumas boas opções para contratar esse serviço essencial.

Quais empresas oferecem um seguro viagem para a Europa?

Seguro Viagem

Agora que já sabemos o que é o Tratado de Schengen, como funciona um seguro viagem e quais são as suas funcionalidades. Sendo assim, vamos conferir as melhores seguradoras do mercado para você adquirir o seu seguro viagem para a Europa!

1 - Affinity Seguro Viagem

A Affinity Seguro Viagem oferece planos específicos para quem vai visitar a Europa. A todo, são 5 opções que podem ser escolhidas e que variam nos preços:

  • Affinity Europa;
  • Affinity Europa 40;
  • Affinity Europa 40 FAM 2;
  • Affinity Europa 55;
  • Affinity Europa 55 FAM 2.

As coberturas de todos eles são diferentes e possuem valores por dia diferenciados, mas o mínimo total de 30 mil euros para assistência médica é oferecido por esses planos. Dessa forma, é uma das empresas mais interessantes para contratar o seu seguro viagem para a Europa.

2 - Porto Seguro

A Porto Seguro é uma agência seguradora muito conhecida e confiável. Sendo assim, ela oferece o Plano Europa para te auxiliar no cumprimento das exigências do Tratado de Schengen. Entretanto, diferentemente da Affinity, você precisa fazer uma simulação para saber quanto vai pagar por dia.

Realizamos uma cotação utilizando Brasil como país de origem e a França como destino. A data de ida escolhida foi 17 de junho de 2020 e a de volta foi 24 de junho de 2020 (7 dias), e a viagem foi escolhida para uma pessoa de até 70 anos que não praticará esportes e não utilizará motocicleta durante o passeio.

Para esse perfil, foram apresentados 3 planos:

  • Europa, com cobertura de 30 mil Euros;
  • Mundo 120 Prata, com cobertura de 50 mil euros;
  • Mundo 120 Ouro, com cobertura de 100 mil euros.

Assim, essa é mais uma alternativa para quem deseja solicitar um seguro viagem para a Europa em breve.

3 - Assist Card

Assim como a Porto Seguro, a Assist Card solicita que você faça uma simulação antes de apresentar os planos. Nós fizemos, então, essa cotação e encontramos 5 opções: AC 35, AC 60, AC 150, AC 250 e AC 1M. Todas essas alternativas seguem a regra do mínimo de 30 mil euros e variam no preço por dia em cada cobertura.

Atualmente, é uma das seguradoras mais famosas do mercado, sendo uma boa opção para garantir o seu seguro viagem para a Europa sem muita burocracia.

4 - SulAmerica

Apesar do nome, não pense que a SulAmerica não oferece seguro viagem para a Europa! Na verdade, este site oferece os serviços de seguro viagem para todo o mundo, além do Plano Estudante.

Sobre a Europa, ele tem os planos para viagens aéreas (Europa e Europa Compacto) e marítimas (Marítimo Prestige, Europa Marítimo e Marítimo Compacto).

Para saber valores de todas essas possibilidades, é necessário simular a sua viagem por meio da cotação. Então, nós simulamos um passeio com data de ida no dia 17 de junho de 2020 e volta no dia 24 de junho com destino aos Países Baixos, um país integrante do Espaço Schengen.

A viagem seria composta por apenas um passageiro, e o plano escolhido foi Europa Compacto (a opção mais barata). No total, o preço pago pelo contratante seria de R$ 185,12.

Além disso, a SulAmerica permite aos clientes formular um plano personalizado, selecionando apenas as coberturas que deseja (exceto a cobertura médica de, no mínimo, 30 mil euros, que é obrigatória).

Portanto, essa é mais uma das opções para quem procura uma boa seguradora. Aliás, é uma das empresas mais acessíveis para contratar um seguro viagem para a Europa.

5 - Seguros Unimed

A empresa Unimed oferece aos seus clientes diversos seguros, dentre os quais está o seguro viagem para a Europa.

O nome desse plano é Unimed Europa, que tem a cobertura básica médica (30 mil euros), mas também possui outras funcionalidades, como gastos médicos com doenças pré-existentes, regresso antecipado, regresso sanitário, translado de corpo, translado médico, invalidez permanente, entre outros.

Assim, esta é mais uma opção para quem quer contratar uma boa seguradora para viajar à Europa.

6 - Inter Assistance

A Inter Assistance possui uma gama muito grande de planos para oferecer a seus clientes. Eles estão divididos nos tópicos de esporte, intercâmbio, lazer/negócios, nacional, internacional.

Para fazer uma viagem à Europa, você deve fazer uma cotação a fim de saber qual plano se encaixará mais no seu perfil. Atualmente, a empresa trabalha com diversas opções de seguro viagem para a Europa, sendo algumas delas bem acessíveis.

Nós fizemos uma simulação para um passeio dos dias 18 de junho de 2020 a 25 de junho de 2020 ao continente europeu, com apenas um passageiro. Quando clicamos no botão “cotar”, apareceram 8 opções de planos que se encaixam nessas necessidades, elas são:

  1. I 50
  2. I 90
  3. I 150
  4. Euro 40
  5. Euro 60
  6. Euro 150
  7. I 520
  8. I 1MM

Entre todas essas alternativas, a mais em conta é a I 50, com valor de R$ 268,67.

Então, esses 6 sites são algumas das opções que existem na internet para selecionar a seguradora mais qualificada às suas necessidades. Entretanto, existem outros websites que oferecem seguro viagem para a Europa, assim como para diversos outros países.

Cartões de crédito oferecem seguro viagem?

Uma dúvida muito frequente sobre seguros viagem é se os cartões de crédito os oferecem, e a resposta para isso é depende. Se a bandeira do seu cartão for alta, muito provavelmente ele oferecerá, de fato, um seguro para viajar, o qual está atrelado ao valor da anuidade.

Entretanto, você deve conferir se o seu cartão oferece esse serviço e se ele obedece às regras do Tratado de Schengen, para não ter nenhuma surpresa indesejada. Sabendo disso, é hora de se antenar a quais empresas oferecem o serviço, para você solicitar mais facilmente seu seguro viagem para a Europa.

Mastercard

A Mastercard Platinum oferece a seus clientes um seguro de cobertura médica no valor de 30 mil euros quando realizam a compra das passagens com o cartão de crédito.

Existe, também, uma cobertura maior, que é a do Mastercard Black, com o valor de 150 mil euros. Sendo assim, é uma boa opção para encontrar um seguro viagem para a Europa.

Visa

Outra bandeira que oferece o seguro viagem junto à aquisição do cartão de crédito Platinum é a Visa. Com ele, quem tem direito ao seguro são os titulares, seus respectivos cônjuges e dependentes até 23 anos.

Assim, esses são dois cartões que possibilitam a você um seguro viagem para a Europa mais prático, sem a necessidade de contratar uma seguradora por fora.

No entanto, é sempre importante lembrar que essas empresas valem apenas para os integrantes do Espaço Schengen. Então, se for viajar para outro país da Europa que não tenha assinado o Tratado, terá de procurar uma empresa especializada em seguros viagem e contratar a que for mais adequada.

O Passaporte também é Essencial para a sua Viagem!

Além do seguro viagem para a Europa, outro ponto muito importante para quem vai visitar o exterior é possuir um passaporte. Portanto, se você você vai viajar ao continente europeu e está planejando cada passo, mas ainda não solicitou o seu passe internacional, é hora de fazer a solicitação na Polícia Federal.

Atualmente, a taxa para adquiri-lo está no valor de 287,25 reais. 

Além disso, é preciso separar os documentos corretos ao solicitar o passaporte, como carteira de identidade, CPF, comprovante de regularidade eleitoral, entre outros. Ou, se você já emitiu o passe alguma vez, é preciso saber como renovar o passaporte.

Por fim, agora que você já sabe como adquirir um seguro viagem para a Europa, que tal descobrir quais são os documentos necessários para emissão do seu passaporte? Afinal, como dissemos, ele é fundamental para garantir o sucesso da sua viagem.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.