Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Quais São os Melhores Restaurantes em Teresina? TOP 7!

Famosa por seus pontos turísticos e sua religiosidade, Teresina atrai novos turistas a cada dia que, por várias razões, se encantam com a capital do Piauí.

Neste sentido, um dos destaques da cidade é a sua culinária excepcional e, para te ajudar a conhecê-la, vamos te apresentar os melhores restaurantes em Teresina!

Nos últimos anos, Teresina vem se destacando entre as capitais mais visitadas do Nordeste. Apesar de não ter praia, ela conta com diversos pontos turísticos famosos, além de uma gastronomia fantástica, uma verdadeira ode aos frutos do mar e insumos típicos da região.

Sendo assim, se você quiser conhecer Teresina, e ainda apreciar os melhores pratos que a cidade pode oferecer, não se preocupe! Isso porque separamos um guia com os melhores restaurantes em Teresina para você matar a sua fome durante a viagem. Confira!

Conheça os melhores restaurantes em Teresina

Depois de encontrar seu hotel ou pousada em Teresina, é hora de se alimentar bem!

O que não falta no Piauí são opções de cores, sabores e temperos. Assim, se você quer desfrutar dos mais incríveis pratos nordestinos, conheça os melhores restaurantes em Teresina!

Restaurante São João

Imagem Com Restaurante São João
Foto: Restaurante São João www.tripadvisor.com.br

Carregando no nome um dos santos mais adorados do Nordeste, o Restaurante São João não é somente um restaurante tradicional, mas também um espaço para celebrar a comida nordestina no mais alto nível.

Facilmente um dos melhores restaurantes em Teresina, ele oferece pratos típicos como baião de dois, carne de sol grelhada, queijo coalho especial, além de outros pratos com frutos do mar de dar água na boca!

Apesar da variedade, vale destacar que o prato mais pedido por aqui é a carne de sol com nata. Sendo assim, não perca a chance de comer um dos pratos mais famosos da cidade, que vem em uma porção generosa para até 4 pessoas.

Por outro lado, o cardápio do Restaurante São João também conta com outras iguarias, como bolinhos fritos variados, picanha na brasa, frango a passarinho, e sobremesas diversas.

Com uma decoração rústica que remete aos restaurantes tradicionais nordestinos, o São João é uma boa pedida para quem deseja conhecer o melhor da gastronomia nordestina em um espaço confortável e por um preço justo. 

  • Horário de Atendimento: 11h - 15h30 / 19h - 23h
  • Endereço: Av. Nossa Senhora de Fátima, 2575
  • Telefone: (86) 3233-9765

Ateliê do Chef

Com uma decoração simples, mas bastante charmosa, o Ateliê do Chef é um dos melhores restaurantes em Teresina, especialmente por sua variedade no cardápio. Isso porque ele tem opções para todos os gostos!

Com pratos executivos que focam na comida nordestina, um dos destaques do Ateliê é a sua carne de sol de filé mignon, que acompanha um delicioso baião de dois. Além disso, também é possível pedir queijos grelhados e outras iguarias nordestinas.

Por outro lado, vale citar que um dos destaques do Ateliê do Chef são as suas pizzas! Com opções variadas, uma das pizzas mais pedidas é a de calabresa acebolada, que é de dar água na boca!

Com preços acessíveis, o Ateliê do Chef é um dos melhores restaurantes em Teresina com facilidade. Ah! Vale citar que ele também tem uma adega incrível, para você tomar um vinho especial numa viagem a dois. 

  • Horário de Funcionamento: 19h - 23h
  • Endereço: Av. Dom Severino, 1631 - Fátima
  • Telefone: (86) 3232-6000

Favorito Comida Típica

Imagem Com Favorito Comida Típica
Foto: Favorito Comida Típica www.tripadvisor.com.br

Inaugurado em 2003, o Favorito Comida Típica faz jus ao nome que tem a oferecer os melhores pratos típicos do Piauí. Isso porque o grande destaque do restaurante é o seu capote (também chamado de galinha D’Angola), além de uma carne de sol de dar água na boca.

No menu, também encontramos outras iguarias nordestinas, como queijo grelhado, linguiça caseira, frutos do mar e, é claro, o clássico baião de dois. Por outro lado, também podemos desfrutar de petiscos incríveis, como os bolinhos de carne de sol.

Inclusive, além da comida, o que também torna o Favorito Comida Típica é o seu espaço. Isso porque ele é decorado com peças de artistas e artesãos locais, enaltecendo a arte piauiense em cada detalhe.

No entanto, cabe ressaltar que o restaurante é focado no atendimento em grupo, ou seja, famílias e grupos executivos que buscam um bom lugar para almoço ou jantar. Contudo, se você deseja ir sozinho, ainda é uma boa opção para desfrutar dos deliciosos pratos nordestinos em Teresina. 

Pensando no conforto dos seus clientes, o Favorito Comida Típica disponibilizou seu cardápio online também.

  • Horário de Funcionamento: 12h - 15h / 18h30 - 00h
  • Endereço: R. Angélica, 1059 - Fátima
  • Telefone: (86) 3232-2020

Restaurante Labareda

Focado no melhor da comida regional, o Restaurante Labareda é facilmente um dos melhores restaurantes em Teresina, principalmente para aqueles que amam churrasco! Isso porque ele oferece o melhor das carnes mais típicas da região.

Da carne de sol à picanha, todas as carnes são cuidadosamente selecionadas e preparadas, para oferecer uma verdadeira experiência gastronômica aos seus clientes. Inclusive, ele também oferece serviço de self-service para pratos mais simples. 

Por outro lado, o Labareda também ficou famoso por seus aperitivos, com os pasteizinhos de carne de sol, bolinhos de frango, sarapatel, entre muitos outros! Além disso, eles são especialistas em coquetéis, com destaque para o Mojito da casa.

Assim, caso queira experimentar o melhor das carnes piauienses, saiba que o Restaurante Labareda é o lugar ideal! Ahhh… Ele também tem happy hour e música ao vivo nos fins de semana, ou seja, é o melhor lugar para levar os amigos para tomar uma gelada!

  • Horário de Funcionamento: 11h - 17h (Terça a sexta) / 11h - 00h (Sábado) / 11h - 16h (Domingo)
  • Endereço: Av. Nossa Sra. de Fátima, 1681
  • Telefone: (86) 3233-2691

Coco Bambu

Imagem Com Coco Bambu
Foto: Coco Bambu www.tripadvisor.com.br

O Coco Bambu é uma das redes de restaurantes mais famosas do Brasil, e a sua unidade no Piauí facilmente integra a lista dos melhores restaurantes em Teresina! Isso porque ele conta com uma série de opções e promoções imperdíveis.

Marcado pela gastronomia com frutos do mar, o Coco Bambu Teresina proporciona o melhor da culinária nordestina, em pratos executivos e porções variadas.

Por lá, podemos encontrar peixes grelhados, sopa de frutos do mar, camarões empanados, entre muitos outros. Além disso, o restaurante também serve outros pratos, como pizzas, massas artesanais, carnes, sobremesas, e muitos outros.

Assim como em outras unidades pelo Brasil, o Coco Bambu Teresina também conta com música ao vivo nas sextas-feiras, para tornar o seu jantar mais agradável.

Inclusive, vale citar que, nos fins de semana, o restaurante também conta com happy hour para você aproveitar mais, pagando muito menos. Dessa forma, você come num dos melhores restaurantes do Brasil, sem pagar muito por isso!

  • Horário de Funcionamento: 11h - 15h / 17h - 00h
  • Endereço: Rua Professor Joca Vieira, 1227 - Fátima
  • Telefone: (86) 3232-8100

Camarão do Elias

O Camarão do Elias não é um dos melhores restaurantes em Teresina somente por seus pratos incríveis com decoração diferenciada. Ele leva esse título por ser quase um ponto turístico da cidade, já que há 43 anos serve o melhor da comida piauiense na cidade. 

Fundado em 1980, o Camarão do Elias se tornou um marco de Teresina, que já consiste num dos restaurantes mais antigos da cidade. Desde a sua criação, diversas personalidades brasileiras já vieram experimentar o incrível cardápio que o restaurante possui. 

No menu, podemos encontrar pratos típicos da região, como carne de sol na nata, moqueca de peixe e vários filés. Além disso, não deixe de experimentar as deliciosas entradas, como o vatapá ou os bolinhos de carne de sol, ou camarão.

Apesar de focar na comida regional, a especialidade do Camarão do Elias é - pasmem - os frutos do mar! Portanto, o que não falta são opções de camarões e peixes grelhados e cozidos para experimentar.

Aliás, pode-se dizer que conhecer o Camarão do Elias é como entrar numa máquina do tempo; pois o lugar transparece a história de Teresina em cada detalhe, desde a decoração rústica aos pratos mais consumidos da região.

Por fim, vale citar que o Camarão do Elias ainda conta com música ao vivo semanalmente, além de promoções de cerveja e drinks! Portanto, se quer conhecer um dos lugares mais históricos de Teresina, não deixe de passar por lá na sua viagem!

  • Horário de Funcionamento: 11h - 15h / 17h - 00h
  • Endereço: Av. Elias João Tajra, 1691 - Fátima
  • Telefone: (86) 3232-0262

Grand Cru

Imagem Com Grand Cru
Foto: Grand Cru www.tripadvisor.com.br

Se você quer sair um pouco do roteiro de comidas típicas, indo para uma cozinha mais internacional, nada melhor do que conhecer o Grand Cru. Com um excelente cardápio, ele se tornou um dos melhores restaurantes em Teresina por sua variedade e requinte. 

No menu, podemos encontrar pratos com frutos do mar, arroz com anchovas, pato, camarão, entre muitos outros. Além disso, temos pratos executivos para quem deseja matar a fome sem ir muito fundo no cardápio. 

Por outro lado, o lugar também conta com uma excelente carta de vinhos, ou seja, é um ótimo restaurante para um jantar romântico ou uma reunião social. Inclusive, ele tem música ao vivo em alguns dias da semana, para deixar o seu jantar mais especial.

Sendo um dos restaurantes mais sofisticados de Teresina, o Grande Cru conta com um espaço dinâmico e bem arquitetado, de um típico restaurante internacional. Embora o preço seja um pouco elevado, vale a pena conhecer para sair do roteiro das comidas típicas piauienses.

  • Horário de Funcionamento: 13h - 23h
  • Endereço: Av. Ininga, 996 - Fátima
  • Telefone: (86) 3231-1466

Quais são os melhores pontos turísticos de Teresina?

Agora que você já conheceu os melhores restaurantes em Teresina, nada melhor do que descobrir alguns pontos turísticos fantásticos na cidade! Confira abaixo. 

Igreja São Benedito

Teresina é uma capital marcada por sua religiosidade, e a Igreja São Benedito é a materialização disso. Embora pareça uma mera igreja antiga, ela tem um arco histórico fantástico, ligado aos ex-escravizados da capital piauiense.

Isso porque, no fim do século XIX, os ex-escravizados da região eram proibidos de frequentar igrejas em Teresina e, devido a essa injustiça, decidiram construir sua própria igreja. O resultado? Bem, em 1917, saiu a Igreja São Benedito!

Construída sobre um cemitério de escravizados, a Igreja São Benedito recebe esse nome em homenagem a São Benedito, o padroeiro dos negros. Desde então, o local se tornou um refúgio para os ex-escravizados demonstrarem a sua fé. 

Inclusive, vale citar que a construção da igreja foi arquitetada por Frei Serafim, um famoso padre da região que, no passado, sempre esteve ao lado dos cidadãos mais necessitados de Teresina. 

Atualmente, a igreja se tornou um ponto histórico e de resistência na cidade, atraindo milhares de turistas todos os anos. Assim, se quer conhecer mais da cultura afro-americana em Teresina, este é um dos melhores lugares!

Teatro 4 de Setembro

Se você se deliciar com pratos incríveis nos melhores restaurantes em Teresina, nada melhor do que curtir um dos pontos turísticos mais famosos da cidade: o Teatro 4 de Setembro. Inclusive, ele não leva esse nome à toa!

Em 4 de setembro de 1889, bem pertinho da proclamação da república, alguns membros da alta sociedade de Teresina levaram aos representantes da época a ideia de construir um teatro na cidade.

A ideia foi rapidamente aprovada e, em pouco tempo, as construções do teatro começaram. Cinco anos depois, em 1894, o Teatro 4 de Setembro foi inaugurado, com diversas peças e atrações locais de Teresina.

Mais de 128 anos depois, ele continua sendo um dos marcos mais importantes de Teresina e, atualmente, é um centro cultural que recebe diversos eventos na cidade. Inclusive, até mesmo um café bar existe no local, para você tomar um cafezinho antes dos shows e espetáculos. 

Espaço Cultural Esperança Garcia

O Espaço Cultural Esperança Garcia é um amplo espaço de cultura em Teresina, reunindo shows, cinema, música, dança, teatro, além de diversas oficinas e workshops culturais na cidade.

Anteriormente conhecido como Memorial Zumbi dos Palmares, ele recebeu esse nome como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, um ícone quilombola responsável pela libertação de diversos escravizados ao longo da história. 

Em 2017, após dez anos de existência, o local foi reformado, recebendo um novo nome: Espaço Cultural Esperança Garcia, em homenagem à Esperança Garcia, a primeira advogada negra do Brasil.

Considerações finais

O Piauí é um dos melhores estados para conhecer o melhor da cozinha nordestina e, por isso, descobrir os melhores restaurantes em Teresina é uma excelente maneira de aproveitar essa rica gastronomia.

Da simplicidade do Camarão do Elias ao requinte do Grand Cru, não faltam opções para todos os gostos, desde o melhor dos pratos típicos ao mais refinado da cozinha internacional. Assim, não deixe de conhecer esses restaurantes em sua passada em Teresina!

Por fim, agora que você já conhece os melhores restaurantes na cidade, que tal conhecer os melhores bares de Teresina? Além de comer bem, você ainda pode tomar uma cervejinha gelada para refrescar o clima quente piauiense!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.