Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Goiânia - GO: O Que Fazer, Onde Ficar, Onde Comer e Mais!

Se você vai para Goiânia e quer dicas do que fazer, onde ficar, onde comer, quando ir, continue lendo o artigo, anote todas as dicas e tenha uma viagem incrível.

Goiânia é a capital do estado de Goiás, que fica na região Centro-Oeste. É uma das cidades com a melhor qualidade de vida do país, muito arborizada, sendo inclusive a segunda cidade com mais verde no mundo. 

Com uma população superior a 1,5 milhões de pessoas, é uma cidade que encanta por seus parques e sua culinária bem particular. 

Se você busca uma viagem para apreciar a natureza, comer bem e conhecer mais a cultura do Brasil, Goiânia é o lugar certo.

Abaixo você encontra uma série de dicas para que sua ida à Goiânia seja uma experiência fantástica. 

Conheça um pouco mais sobre Goiânia 

A cidade de Goiânia – como todo o Centro Oeste – foi construída diferente das demais cidades do país. 

A capital do Goiás foi construída não pela necessidade, mas a partir de um projeto arquitetônico exclusivo, entre 1933 e 1942, portanto, é uma cidade projetada para funcionar bem.

Isso não significa que tudo era mato e inabitável, mas a capital – que antes era um povoado – só surgiu mesmo depois de um projeto urbanístico.

Hoje, a cidade é conhecida como a capital do sertanejo, um estilo musical popular na região e no Brasil inteiro. Muitos astros da música sertaneja, inclusive, moram pelos arredores de Goiânia.

A cidade exala cultura sertaneja, seja no cotidiano ou nos locais de diversão como bares e pubs. Logo, se você gosta de sertanejo, vai amar Goiânia. 

O que fazer em Goiânia?

Quando viajamos a dois, sozinho ou em família pela primeira vez para um local diferente, queremos conhecer os principais pontos turísticos da cidade. 

Em Goiânia, o que domina são os parques e as praças que mesclam natureza e cultura, já 

que a cidade é considerada a cidade mais arborizada do Brasil.

A seguir separamos os melhores pontos turísticos de Goiânia para você incluir no seu roteiro de viagem. Confira!

Principais Pontos Turísticos de Goiânia 

  • Parque Flamboyant
  • Parque Vaca Brava
  • Bosque dos Buritis
  • Centro Cultural Oscar Niemeyer 
  • Praça Ludovico Teixeira
  • Parque Areião
  • Praça Tamandaré
  • Memorial do Cerrado
  • Museu de Arte de Goiânia
  • Monumento dos Três Marcos
  • Parque Lago das Rosas 
  • Catedral Metropolitana de Goiânia
  • Museu da Imagem e do Som de Goiânia 

Parque Flamboyant 

Imagem Com Parque Flamboyant 
Parque Flamboyant
Imagem: Tripadvisor.com.br

Um dos parques mais bonitos da cidade de Goiânia, o Parque Flamboyant localiza-se no Jardim Goiás, possui mais de 125 mil metros quadrados, perfeito para dar aquele passeio e apreciar a natureza. 

O parque possui dois lagos – que inclusive você pode ver algumas espécies nativas como capivaras tomando aquele sol sem se preocupar com a sua presença.

O parque ainda abriga muitas árvores típicas do cerrado – vegetação típica do Centro Oeste do Brasil.

Segundo os frequentadores, é um excelente passeio para quem quer praticar atividades físicas, como caminhada e corrida em contato com a natureza. 

É o local ideal para quem quer fazer um piquenique com as crianças ou com a pessoa amada. Ainda conta com parquinhos infantis com brinquedos em madeira, ideal para uma tarde com as crianças. 

É uma ótima opção para quem viaja com cachorro – mas, lembre-se que é um local público, com muitas pessoas o tempo todo, e você deve se responsabilizar pela sujeira do seu cachorro e pela segurança das outras pessoas que frequentam o local. 

Parque Vaca Brava 

Nomeado Parque Sulivan Silvestre, mas apelidado como Parque Vaca Brava, é um espaço ao ar livre, localizado no Setor Bueno, em Goiânia.  Possui quase 80 metros quadrados de área total.

O Parque é composto por um lago grande e árvores características da região, sendo a fauna e a flora preservadas.

O Vaca Brava localiza-se em uma área central de Goiânia, sendo considerado o coração da região, por se situar em uma região cosmopolita, agitada e com diversas atividades para fazer no dia a dia. 

O parque é muito frequentado pelos goianos, não só os moradores do Setor Bueno, mas da cidade como um todo. 

É um ótimo local para fazer atividades físicas, uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, passear com o seu “doguinho”, com seus filhos ou apenas contemplar a natureza tomando uma água de coco na sombra.

Uma curiosidade sobre o parque é o seu nome popular “Vaca Brava”. Para quem não sabe, antes da construção do parque, por volta da década de 60, o terreno era apenas um lamaçal pantanoso no qual atolavam diversos animais que passavam por ali, por isso, o seu nome. 

Bosque dos Buritis 

Imagem Com Bosque Dos Buritis 
Bosques dos Buritis
Imagem: Tripadvisor.com.br

Parque urbano localizado entre o Setor Central e Setor Oeste de Goiânia, é um parque muito bonito, com cascatas, perfeito para um passeio durante a tarde. 

É um dos poucos parques que foi previsto no projeto urbanístico da cidade, antes contava com 400 mil metros quadrados, mas hoje, restam apenas um pouco mais de 124 mil metros quadrados. 

O parque abriga a Assembleia Legislativa da cidade, o Museu de Artes de Goiânia e o Centro Livre de Artes da Prefeitura. 

No interior do parque, você ainda encontra parquinhos para as crianças se divertirem, lagos e trilhas, para quem gosta de atividades físicas.

Centro Cultural Oscar Niemeyer 

Construído e inaugurado em 1988, é um centro que reúne muita cultura, não só do estado de Goiás, mas do Brasil todo. 

O objetivo da criação do centro foi abrigar o Conjunto Cultural e a Fundação Oscar Niemeyer. Se você gosta de arquitetura ou até mesmo é da área, não perca a oportunidade de conhecer de perto as obras do maior arquiteto do nosso país.

O espaço é formado por dois volumes baixos brancos, que são interligados entre si e abrigam uma grande variedade de artes, sobretudo relacionada a arquitetura.

Com área de 432 metros quadrados, o Centro é ocupado com artes e peças da vida de um dos maiores astros da arquitetura mundial.

É um ótimo passeio para fazer conjugado com outros, já que não é tão demorado. Não deixe de conhecer essa relíquia goiana e brasileira.

Praça Ludovico Teixeira

Imagem Com Praça Ludovico Teixeira
Praça Ludovico Teixeira
Imagem: Tripadvisor.com.br

Chamada também de Praça Cívica, é uma das praças mais famosas da região. Um excelente local para quem gosta de história. É um local que abriga grande parte da história goiana.

Para quem não conhece a região, a Praça Ludovico Teixeira é considerada o marco da construção de Goiânia, construída em 1933. 

Além do passado, a praça ainda abriga o presente, isso porque é onde está localizado o Palácio das Esmeraldas, residência oficial do governador de Goiás.

É um local que reúne diversos pontos turísticos em um só, o Museu Zoroastro Artiaga e o antigo Centro Administrativo da cidade. 

Se você gosta de fazer um passeio mais turístico, não pode deixar de visitar a bela cidade de Goiânia e muito menos a Praça Ludovico Teixeira. 

Parque Areião  

Um parque localizado na região Sul de Goiânia, com mais de 200 metros quadrados de área, é um dos “points” da capital goiana.

Hoje, o Parque Areião é uma área de preservação ambiental permanente, significando que a natureza ali deve ser preservada, então, fique atento para não deixar seu lixo no local. 

Mesmo no plano original da cidade, já era um parque de proteção ambiental, com floresta de galerias e veredas, com preservação da fauna local.

Para quem gosta de natureza é um prato cheio. O Parque Areião conta com uma boa infraestrutura, com áreas pavimentadas para caminhadas, playground, lixeiras, banheiros e placas de sinalização com informações sobre o parque e sobre as regras dele.

Praça Tamandaré

Imagem Com Praça Tamandaré
Praça Tamandaré
Imagem: Tripadvisor.com.br

Localizada na região central da cidade de Goiânia, a Praça Tamandaré foi construída por volta de 1950, onde antes era um local sem serventia.

É um lugar que vale a pena conhecer, hoje, é um dos pontos de festividade e centro comercial da cidade. 

As tradicionais luzes de natal de Goiânia são montadas ao redor dessa praça, sendo um importante cartão postal do estado.

Memorial do Cerrado 

Se você gosta de história e de conhecer a origem dos lugares que visita, não pode deixar de fora do seu roteiro o Memorial do Cerrado. 

O Cerrado, junto com a Mata Atlântica, é um dos biomas mais prejudicados do país com a ocupação imobiliária e agropecuária. 

Por isso, ter acesso a um local de preservação e de estudo da região é um privilégio, já que você vai ter acesso a informações importantes e, também, conhecer espécies nativas da flora e da fauna.

Para quem gosta de museus é um prato cheio, já que você vai conhecer fósseis que datam de mais de 600 milhões de anos. 

Um ponto bem interessante do Museu do Cerrado é a Vila Cenográfica de Santa Luzia, que retrata de forma fidedigna as primeiras vilas de ocupação portuguesa na cidade. É o verdadeiro “túnel do tempo” nos dias de hoje. 

Museu de Arte de Goiânia 

Imagem Com Memorial Do Cerrado 
Museu de Arte de Goiânia 
Imagem: Tripadvisor.com.br

O MAG, como é carinhosamente chamado, é um museu que reúne diversos artistas importantes da região.

Suas obras contam a vida e a passagem do tempo na cidade, sendo uma excelente forma de conhecer o local que você está visitando.

Fica localizado no Bosque dos Buritis, no qual você aprecia tanto a beleza natural do lugar, quanto a história através da arte.

O acervo conta com cerca de 700 obras de arte, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e arte popular.

Monumento dos Três Marcos 

É um dos monumentos que conta a história da cidade e de sua idealização. De forma breve, é um monumento que representa as três princiapis raças brasileiras: o negro, o branco e o índio.

É uma obra da escultora goiana Neusa Moraia, considerada  pelos goianos um dos cartões postais da cidade. 

O monumento representa a miscigenação, a interligação das três raças que compõem o povo do nosso país.

Parque Lago das Rosas 

Imagem Com Parque Lago Das Rosas 
Parque Lago das Rosas Imagem: Tripadvisor.com.br

Fica localizado entre os bairros Centro e Oeste, é um dos locais com mais área verde na cidade. Com mais de 300 mil metros quadrados, é um excelente local para praticar atividade física com os seus.

Conta com pedalinho nas tardes de final de semana, sendo um dos locais preferidos dos moradores da região.

Você pode realizar um piquenique com sua família e depois andar de pedalinho no lago do parque. 

Catedral Metropolitana de Goiânia

Que Goiás é um dos maiores polos católicos do país, isso todo mundo sabe. No estado está localizado o Santuário do Divino Pai Eterno que move milhares de fiéis todos os meses.

A cidade de Goiânia não deixaria de fazer juz a fama de seu estado e também possui inúmeras igrejas muito bonitas e conservadas.

Portanto, se você é católico e não quer deixar de ir à missa durante a sua viagem, não deixe de conhecer a Catedral Metropolitana de Goiânia.

Museu da Imagem e Som de Goiânia

Imagem Com Museu Da Imagem E Som De Goiânia
Museu da Imagem e Som de Goiânia
Imagem: TripAdvisor.com.br

Museu criado em 1988, com o objetivo de reunir, preservar e produzir em um só lugar as expressões artísticas do estado.

Seu acervo é constituído de imagens, gravações, infográficos, discos, fita cassete e fita magnética de acontecimentos do estado de Goiás, que mostra uma verdadeira forma de expressão. 

Onde ficar em Goiânia?

Um dos pontos mais importantes da viagem é encontrar o lugar ideal para se hospedar, pois é nele que você vai descansar e guarda os seus pertences enquanto estiver na cidade. 

Para se hospedar em um local agradável, é preciso que você leve em consideração a localização, a segurança e o tipo de hospedagem que você deseja.

Veja abaixo os melhores hotéis em Goiânia – Go para se hospedar com tranquilidade e aproveitar a sua viagem. 

  • Clarion Goiânia Orion: um hotel para quem preza por uma boa localização, próximo a pontos turísticos e não abre mão de uma estrutura cinco estrelas. 
  • Golden Lis Hotel Boutique: Para quem quer ficar próximo ao aeroporto, já que o hotel encontra-se a menos de 2 km do Santa Genoveva. 
  • Castro 's Park Hotel: um hotel para quem vai com crianças. Conta com piscina adulto  infantil, atividades para os pequenos e serviço de babá. 
  • Coruja Imob: para quem quer privacidade, esse é o hotel ideal. É um apartamento privativo, que conta com piscina e jardim ao ar livre e fica a menos de 6 km da rodoviária da cidade. 
  • Biss Inn Hotel: para quem quer ficar perto do centro, já que o hotel fica a 10 minutos a pé da região central de Goiânia.
  • Like Ü: a hospedagem é ideal para quem quer ficar próximo aos principais pontos de referência da cidade, como a Praça Tamandaré.
  • Ibis Styles Marista: para quem viaja com cachorro e quer se hospedar em um hotel da cidade. Este é o único da lista que é "pet friendly”.
  •  Plaza Inn Augustus: para quem procura unir custo-benefício, este hotel conta com uma estrutura e serviços impecáveis, vale a pena conferir. 
  • Sj Premium Hotels By Atlantica: se quiser desfrutar de uma bela vista e aproveitar a piscina com a família conheça o Sj Premium Hotels By Atlantica. 
  • Holiday Inn: para quem quer ficar próximo a Praça Ludovico Teixeira e arredores, além de desfrutar de um ótimo café da manhã e wi-fi gratuito.

Mas, nem só de hotel se faz uma cidade, as pousadas também podem ser uma excelente forma de hospedagem para você e sua família.

O ponto positivo para se hospedar junto com os seus familiares em uma pousada é a personalização do serviço e o ambiente mais familiar.

 Se você tem interesse em se hospedar em pousadas, confira o nosso artigo com as melhores pousadas em Goiânia -Go.

  • Gui Gui Aeroporto: para quem quer se hospedar nas rotas próximas a saída do estado, o Gui Gui é a solução, próximo ao aeroporto e próximo a rodoviária.
  • Pousada Cerrado: localizada em uma área central da cidade, perto de tudo, você fica a poucos quilômetros dos principais pontos turísticos da região.
  • Pousada Jaó: perfeita para quem quer economizar, sem deixar de lado o serviço de qualidade.
  • Pousada Ana Poipa:  para quem busca um local com serviço de transfer a Ana Poipa é o local ideal. 
  • Hotel Só Para Mulheres: para quem busca segurança, esse hostel é um dos melhores. Uma hospedagem só para mulheres, que conta com um serviço de qualidade e um preço melhor ainda.
  • Pousada Suíte Moderna: muito bem avaliada pelos casais, é um ótimo local para quem quer curtir a vibe da cidade.
  • Pousada Romeiro do Pai Eterno: uma pousada que não fica em Goiânia, fica em Trindade, região onde está localizado o Santuário do Divino Pai Eterno. 

O que comer e onde comer em Goiânia?

Uma das coisas mais legais de viajar é conhecer a culinária típica da região. Nada melhor que encontrar novos temperos e conhecer novos alimentos.

Em Goiânia não seria diferente, a região possui uma culinária bem rica, que conta com pratos diferentes e que você só encontra em algumas regiões específicas do país. 

Dentre as comidas mais famosas da região está o arroz com pequi, que divide opiniões, principalmente com pessoas que não são da região. 

Para quem não conhece, o pequi é uma frutinha amarelinha, característica do cerrado brasileiro. Está presente nos pratos da culinária da região, principalmente no arroz. 

Outra comida típica interessante é a pamonha goiana, uma iguaria presente em larga escala no estado, e típica também no Nordeste do Brasil.

Para comer esses pratos típicos, uma boa opção de restaurante em Goiânia é o Chão Nativo, um famoso restaurante da cidade, muito badalado inclusive, que oferece comidas típicas da região. 

Mas, nem só de comida típica vive uma região, não é mesmo? Por isso, em Goiânia você encontra uma grande variedade de comidas, tem para todos os gostos e paladares. 

Alguns restaurantes que aconselhamos a conhecer são:

  • Chão Nativo
  • ÍZ Restaurante
  • Kabanas Restaurante
  • El Argentino
  • Coco Bambu Flamboyant
  • Restaurante Popular
  • Celsin e CIA
  • Cateretê  

Agora, se você procurar um lugar com cara de boteco para tomar uma cervejinha gelada e comer alguns petiscos de acompanhamento, não pode deixar de conhecer os melhores bares em Goiânia

Todos os bares indicados oferecem boa comida e atendimento de qualidade, segundo outros viajantes. 

  • Bar Glória
  • Bahrem
  • Vai Tomar no Kuka Bar
  • Officina Cervejaria
  • Carne de Sol Caicó
  • Boteco Posto 15 
  • Madalena Gastrobar
  • Pilão Bar

Qual a melhor época do ano para ir à Goiânia?

O Brasil é um país continental, portanto, um clima não é igual ao outro nas diferentes regiões que compõem a nação.

Apesar de ser inverno em todos os lugares do país, a estação se comporta de formas diferentes em cada local. 

Na Região Centro Oeste, por exemplo, os meses de inverno são os melhores para visitar e conhecer mais sobre os estados, pois é um período seco, com pouca incidência de chuvas.

Desse modo, maio, junho, julho e agosto, são considerados os melhores meses para conhecer a região, já que o clima fica mais ameno e ocorrem poucas chuvas comparado ao verão. 

Como o clima é tropical na região, o inverno tende a ser mais quente durante o dia e esfriar bem durante a noite, então não esqueça de levar roupas apropriadas para isso.

Geralmente, as temperaturas nessa época ficam entre 12° C e 36°C – sim, ainda pode ser muito quente durante o inverno, mas a probabilidade é uma média entre as duas temperaturas. 

Outro ponto que você precisa prestar atenção é na umidade relativa do ar, que costuma ficar bem baixa nessa época, por ser uma estação seca.

Se isso acontecer enquanto você estiver por lá, não esqueça de se hidratar bem, se possível ter um umidificador de ar e não se expor ao sol diretamente nos períodos de maior incidência solar como o meio-dia. 

Considerações Finais

Goiânia é uma cidade incrível, cheia de verde e com uma qualidade de vida de causar inveja em outras regiões do país. 

Sua culinária é impecável, com pratos tradicionais da região. A cidade é repleta de belezas naturais características do nosso cerrado.

É uma região que vale a pena conhecer e se apaixonar. Mas, s´lembre-se que se você quer conhecer a região da melhor forma, os meses de inverno são os  mais indicados. 

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.