O Mundo Sombrio de Sabrina conta a história de Sabrina, uma jovem meio humana e meio bruxa, que está para completar 16 anos de idade, quando será realizado o seu batismo das trevas. E é exatamente nesse período, dias antes de seu aniversário onde tudo começa.

A série foi lançada no ano de 2018, chegando já fazendo muito sucesso, tanto com o público como com a crítica. E chegou a ter o lançamento de outras temporadas, que estão disponíveis na Netflix, assim como Outlander. No entanto, O mundo sombrio de Sabrina foi cancelado em 2020.

Algo interessante é que a série se baseia em uma história em quadrinhos, também chamada de O mundo sombrio de Sabrina, o que dá um charme a mais para a produção, que busca seguir e desenvolver melhor essa produção.

E outro ponto que também chama bastante a atenção é em relação a série seguir uma sequência cronológica de outra série também muito famosa, que é Riverdale, lançada também um ano antes de O mundo sombrio de Sabrina, sendo produzida pela Warner Bros.

O Mundo Sombrio de Sabrina – Trailer

Para quem precisa mais do que palavras para compreender o filme, aqui está disponível também o trailer oficial da primeira temporada de O mundo sombrio de Sabrina, mostrando muito bem todas as sensações que poderão ser sentidas durante a série.

Elenco de O Mundo Sombrio de Sabrina

O Mundo Sombrio de Sabrina é uma produção bem popular da Netflix, que conta com efeitos especiais muito bem desenvolvidos, ao representar as bruxas e as entidades malignas. E isso torna a obra muito interessante de se observar. A atuação de Kiernan Shipka, que interpreta a protagonista Sabrina, também é uma atração à parte.

O mundo sombrio de sabrina Kiernan Shipka O Mundo Sombrio de Sabrina: elenco, trailer e curiosidades
Kiernan Shipka como Sabrina Spellman
O mundo sombrio de sabrina Richard Coyle O Mundo Sombrio de Sabrina: elenco, trailer e curiosidades
Richard Coyle como Padre Blackwood
O mundo sombrio de sabrina Miranda Otto O Mundo Sombrio de Sabrina: elenco, trailer e curiosidades
Miranda Otto como Ciocia Zelda

Resumo da série O Mundo Sombrio de Sabrina

O Mundo Sombrio de Sabrina conta a história de Sabrina Spellman (Kiernan Shipka), uma jovem meio humana e meio bruxa, que está para completar 16 anos de idade, quando será realizado o seu batismo das trevas. E é exatamente nesse período, dias antes de seu aniversário onde tudo começa.

Ao completar a idade correta, de 16 anos, Sabrina deve assinar um livro, para que possa abraçar de vez o seu lado bruxo, deixando completamente de lado o seu lado humano. Porém, até esse momento, ela leva uma vida normal, com amizades e até mesmo um namorado. E assumir seu lado bruxo significa abrir mão de tudo isso, deixar para trás todas essas pessoas que ela foi conquistando ao longo do tempo.

Com ela estava com muitas dúvidas, um amigo a aconselha a realizar um teste, que mostrará se ele deve seguir o caminho das trevas ou da luz. E ao realizar esse teste, ela acaba ficando ainda mais balançada em não se transformar inteiramente em bruxa, devido às visões que surgem em sua mente.

Mesmo assim, é convencida posteriormente a seguir seu destino pelo Padre Blackwood ( Richard Coyle), que pertence à igreja da noite, fazendo com que Sabrina decida que irá passar pelo processo, assim como já estava premeditado.

Chegado o dia, no halloween, ela faz toda sua festa de aniversário com os mortais, sendo, para ela, sua festa de despedida, e na hora marcada corre para a floresta de encontro ao seu destino.

Ao ter início a cerimônia, porém, Sabrina acaba desistindo de assinar o livro em cima da hora, desistindo de tornar-se uma bruxa. Mas, como o senhor das trevas a quer para si, inicia-se a jornada central de O mundo sombrio de Sabrina, onde a tentam levar para o lado negro, de um jeito ou de outro.

Onde assistir O Mundo Sombrio de Sabrina?

O Mundo Sombrio de Sabrina é mais uma das produções que podem ser encontradas na Netflix, e que vem fazendo muito sucesso em todo o mundo, assim como Bridgerton que é outro fenômeno mundial da plataforma. É preciso lembrar, porém, que a criadora da série em si é a Warner Bros, com a Netflix sendo a emissora oficial da série para todo o mundo.

A Netflix é uma plataforma de streaming de vídeos, que carrega a honra de ser o principal serviço nesse setor em todo o planeta, tendo já mais de 204 milhões de assinantes. Esse é um serviço pago, que funciona através de assinaturas dos planos.

Ao todo, são três planos disponíveis, que variam tanto de preço quanto em quesitos com a quantidade de dispositivos que podem acessar a conta simultaneamente. É possível encontrar opções bem mais simples e baratas, como também bem mais amplas, mas todas dando acesso à quantidade total dos conteúdos da plataforma.

Por isso, para quem quer assistir O mundo sombrio de Sabrina, basta tornar-se um assinante do serviço, e de quebra ainda consegue acompanhar milhares de filmes, desenhos, documentários, e séries.

Quantas temporadas tem O mundo sombrio de Sabrina?

Lançada em 2018 na Netflix, a série realmente fez muito sucesso em todo o mundo, misturando todo o terror ao qual a produção de propõe, com outro elementos relacionados a aventura de toda a história, assim como o romance na trama, tornando O mundo sombrio de sabrina em uma típica produção adolescente, que faz bastante sucesso.

E foi realmente o que aconteceu, tendo, logo após o lançamento de sua primeira temporada em 2018, devido a enorme audiência e críticas positivas que teve, uma renovação para novas temporadas, que ocorreram rapidamente nos anos seguintes.

Ao todo, foram produzidas 4 temporadas completas da série, sendo que a última foi lançada no ano de 2020 na Netflix, ainda estando presente inteiramente em seu catálogo. Por isso, para quem quer maratonar todas as quatro temporadas da série, basta se tornar um assinante da plataforma de streaming mais usada no mundo.

Por que O Mundo Sombrio de Sabrina foi cancelado?

O mundo sombrio de Sabrina fez muito sucesso dentro da plataforma de streaming, levando uma grande quantidade de fãs a sempre continuarem assistindo as continuações da série. É possível observar esse sucesso justamente observando a grande quantidade de temporadas que ela ganhou, chegando a sua quarta temporada em 2020.

Contudo, a Netflix realmente decidiu cancelar a série, mesmo sem um motivo tão aparente, já que ela ia indo bem com a audiência. No entanto, isso pode ser explicado apenas observando um fluxo natural dentro da plataforma. Isso porque é comum que a Netflix cancele suas séries entre a terceira ou a quarta temporada. E isso se deve a diversos motivos.

O principal, sem dúvidas é uma questão de orçamento financeiro, pois segundo a própria plataforma, a partir desse ponto as séries ficam com um preço muito alto de produção. É preciso levar em consideração que muitos atores chegam ao estrelato mundial graças às séries da Netflix, que possuem índices de audiência realmente gigantescos.

Então, para conseguir manter todo esse elenco firme, é preciso aumentar seus ganhos, dentre outros fatores. Afinal, a Netflix não observa apenas a audiência em si, mas também o custo de produção da série, que deve ser equivalente.

Um bom exemplo disso é em relação a produção de Away, que foi lançada recentemente, mas teve sua provável sequência cancelada, pois, apesar de ter feito bastante sucesso, seu custo de produção era bem alto, uma vez que contava com um elenco já bem premiado, como a atriz hilary swank, ganhadora de dois Oscars, e também efeitos visuais bastante elevados.

Vai ter a 5 temporada de O mundo Sombrio de Sabrina?

Como já foi mencionado, a Netflix, criadora de séries como Orange Is The New Black, realmente cancelou a série O mundo sombrio de Sabrina. Mas, será que existe alguma possibilidade de um possível retorno da série ou de ser lançada uma 5º temporada?

Impressionantemente, a resposta para essa pergunta, mesmo após o seu cancelamento, é sim. Isso porque o criador O mundo sombrio de Sabrina, Roberto Aguirre-Sacasa, que foi o responsável por fazer a série, está escrevendo uma nova parte dessa história.Contudo, será uma produção diferenciada, voltando ao modo inicial de como a série foi baseada: nas histórias em quadrinhos.

De toda forma, é possível afirmar que a história terá sua 5º temporada, dando início a um novo enredo, que será retomado exatamente de onde a 4º temporada acabou, com seu fim bem triste e heroico ao mesmo tempo, sendo lançado HQ.

E isso, mesmo com uma forma diferente de produção, lançamento e divulgação, é uma ótima notícia para quem é realmente fã dessa história, e que ver uma continuidade da franquia, que teve um final triste, mas terá a chance de poder recobrar muito do que foi deixado para trás.

Como foi o final da série?

Depois de 4 temporadas inteiras dentro da Netflix, a plataforma decidiu finalizar a história, dando um final a trama de uma forma bem chamativa, que realmente dividiu a opinião dos fãs.

Isso porque no final de O mundo sombrio de Sabrina, a personagem principal, Sabrina, depois de todas as suas dificuldades passadas, e de todos os problemas enfrentados e superados, tomou a difícil decisão de salvar o resto do mundo em troca de sua própria vida.

Em outras palavras, no final da série, Sabrina acaba falecendo, trocando sua vida pelas das outras pessoas. Como é possível imaginar, esse é um final realmente bastante forte, que chamou a atenção do público, com um desfecho heróico, mas triste da protagonista, que acabou não sobrevivendo.

Apesar de ser um fim realmente muito triste, por assim dizer, foi um desfecho digno de uma heroína, que foi no que Sabrina se tornou durante a série, sempre lutando contra o mal. No entanto, esse desfecho tem tudo para mudar, tendo em vista que a 5º temporada será produzida em HQ, retomando exatamente da morte da protagonista, buscando alterar esse fim trágico.

O que irá acontecer na 5º temporada da série?

Com a morte de Sabrina, a série acaba realmente ficando seu principal protagonista, que levava o nome da história, e era a peça principal de todo o enredo. Contudo, mesmo após a morte, ela ainda conta com seu papel de principal ponto da história, pois é nela que tudo será baseado.

Isso porque a 5º temporada da série irá tentar reverter esse fim triste que foi dado a Sabrina, com os outros personagens também principais protagonizando a busca para trazer a jovem bruxa à vida.

Para isso, eles acabam descendo ao submundo, em busca de encontrar Sabrina e conseguir fazer com que ela volte para a vida aqui na Terra, o que realmente é uma proposta bem interessante, e promete satisfazer ainda mais os fãs da franquia.

Qual a relação da série com Sabrina, Aprendiz de Feiticeira?

Um ponto bem interessante sobre a história de O mundo sombrio de Sabrina é que sua história já foi contada em um série de televisão, entre os anos de 1996 e 2003, com muitos elementos, principalmente a parte inicial bastante similar a atual. Obviamente que há muitas variações em relação à trama e ao desfecho em si, mas a parte inicial da história, é sim mantida. A personagem principal foi interpretada pela atriz Melissa Joan Hart.

A série também fez muito sucesso em muitos países, inclusive o Brasil, sendo transmitida aqui no país pela Rede Globo de Televisão no final do século XX, e a partir da virada do século, passou a ser transmitida pela Record TV.

Ao todo foram produzidas 7 temporadas completas, sendo que as quatro primeiras foram criadas pela ABC, uma gigante dos Estados Unidos, e as demais foram criadas pela The WB.

Exatamente por isso também que houve a mudança de transmissão aqui no Brasil, entre a Globo e a Record, levando em conta que a produção original interferiu diretamente nessa distribuição.

Sabrina, aprendiz de feiticeira, assim como O mundo sombrio de Sabrina, também fez realmente muito sucesso, contando com mais de 160 capítulos disponíveis, mostrando que realmente foi um projeto com bastante tempo de produção.

Aliás, isso mostra também a enorme qualidade da história de Sabrina em si, que já conseguiu ter destaque em duas gerações, com enredos envolventes e marcantes. Claro, cada um com seu olhar sobre a história original.