O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

O vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay é bom?

O vinho Branco Santa Helena reservado Chardonnay é fácil de ser harmonizado e combina com diversos tipos de pratos. Portanto, é uma ótima opção para várias ocasiões. Conheça mais sobre esta bebida e os seus aspectos.

Vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay

O vinho branco Reservado Chardonnay é produzido pela vinícola Santa Helena, presente no Chile. Trata-se, portanto, de uma bebida marcante, mas de aroma suave, com toques de pêssego e frutas cítricas e notas de baunilha.

Seu amadurecimento se dá em barril de carvalho Francês e Americano, por seis meses. Logo após, ele é filtrado e colocado em lindas garrafas de 750ml, para, assim, ser comercializado e chegar até os seus clientes.

Características do vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay

Os aspectos do vinho Branco Santa Helena Chardonnay que o diferenciam dos demais e o torna único, são:

  • Uva Chardonnay;
  • Fabricado no Vale Central do Chile;
  • 750 ml de volume;
  • Teor alcoólico 13%;
  • Amadurecimento de seis meses em barricas de carvalho Francês e Americano;
  • Aroma suave com notas que lembram pêssegos e ananás;
  • Paladar: fruto doce, fresco e redondo;
  • Cor amarelo brilhante com toques esverdeados.

Como é feito?

O vinho Santa Helena Reservado Chardonnay é feito com 100% de uva Chardonnay cultivadas na região do Valle de Casablanca, na vinícola Santa Helena, no Chile. Esta, por sua vez, é uma produtora de vinhos fundada em 1942, com mais de 75 anos de tradição.

Os vinhedos têm localização privilegiada, pois estão próximos da Cordilheira dos Andes e têm influência do mar. Dessa forma, sua temperatura é ideal para o desenvolvimento das uvas de variedades incríveis.

A linha Reservado apresenta um vinho jovem e equilibrado, bastante expressivo e com frutas frescas. Além disso, possui aromas de frutas tropicais com notas de pêssego, mel e baunilha, bem como, tem um sabor adocicado.

Ele passa por uma fermentação alcoólica com teor de 13%, a qual, logo após, passa por um processo de eliminar todo o gás do mesmo. Logo em seguida, passa por uma clarificação, para deixá-lo com o aspecto de cor amarelo brilhante com toque esverdeado.

Feito da uva Chardonnay

A uva Chardonnay é a mais famosa variedade de uvas brancas do mundo, assim como o Cabernet Sauvignon para o vermelho. Ou seja, é um tipo nobre, que vem das espécies Vitis-Vinifera e da família de Noriens.

Características da uva Chardonnay

Esta uva nasceu da mistura entre as espécies Gouais Blanc e Pinot Noir. No entanto, seu local de origem e idade são desconhecidos. A mesma tem bagas pequenas e médias e esféricas, de cor amarelo âmbar, com uma pele bastante fina.

vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay
Foto: O Vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay é feito com a uva Chardonnay.

Safra

O Vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay possui um amadurecimento de seis meses em barril de carvalho Francês ou Americano. Dessa forma, ele só pode ser consumido após este prazo em que está armazenado.

Em seguida, após ser armazenado, ele é filtrado, engarrafado e comercializado. Portanto, a safra do vinho será sempre seis meses antes de ele ir para o comércio. Ou seja, ela será a data em que a uva foi colhida.

O mesmo é considerado um vinho varietal, isto é, feito somente com uma espécie de uva, que no caso é a Chardonnay. Mas, vale ressaltar que a forma e o local onde a cultivam e armazenam faz toda a diferença e influencia no sabor e aroma.

Porque o vinho é armazenado em barril de carvalho?

O barril de carvalho, no qual se armazena o vinho, influencia muito no sabor dele. Bem como, o tempo em que ele fica armazenado também. Isso porque, a madeira intensifica a coloração e o sabor do vinho, e confere a ele um toque amadeirado.

Intensifica a oxigenação

A porosidade da madeira também é ideal para proporcionar uma oxigenação gradual do Vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay. Portanto, isso contribui para diminuir a intensidade dos taninos. 

Diferença entre barril de carvalho Francês e Americano

Em geral, o carvalho francês é considerado pelos enólogos mais complexo e elegante e apresenta taninos suaves. Enquanto o Americano  é mais acessível e comum. Este, por sua vez, possui maior potencial aromático, trazendo notas adocicadas ao vinho.

Harmonização do Vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay

O vinho combina-se muito bem com diversos pratos. Isto se deve, então, ao seu aroma intenso, com notas de pêssego e toque de baunilha. Portanto, ele fica perfeito com:

  • Carnes brancas;
  • Queijos;
  • Frutos do mar;
  • Massas.
vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay
Foto: O Vinho Branco Santa Helena Reservado harmoniza-se com massas, carnes brancas e frutos do mar.

Carnes brancas 

As carnes brancas combinam super bem com este vinho, em principal, por causa do seu toque amadeirado. No entanto, deve-se ter atenção aos temperos marcantes que as mesmas costumam ter, pois podem alterar o paladar e o sabor da bebida.

Queijos

Os queijos como o coalho, ricota e brie combinam muito bem com um Chardonnay leve e fresco, com notas de frutas tropicais. Além disso, o toque de baunilha também combina com com os semiduros, como o gouda.

Frutos do mar

Também harmonizam muito bem com o vinho branco Chardonnay. Dessa forma, o salmão e o bacalhau combinam bem com ele graças às suas notas amadeiradas, resultado do amadurecimento no barril de carvalho.

Massas

O toque frutado deste vinho, com leve acidez, fica ótimo com uma boa macarronada e com molhos de queijo. Além disso, a massa carbonara também é uma boa pedida e equilibra muito bem com as notas de baunilha.

Diferenciais do Vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay

Os diferenciais do vinho Branco Santa Helena Chardonnay são o que fazem dele uma opção incrível para acompanhar jantares e momentos especiais. Dentre eles, cita-se, portanto, o seu aroma, paladar e tipo de uva que é usado.

Aroma

Esta bebida possui um aroma leve, com carácter tropical e notas que lembram pêssego e ananás. Além disso, apresenta toques suaves de banana em harmonia com notas doces de baunilha.

Paladar

Na boca, este varietal é um vinho muito refrescante e frutado, com acidez equilibrada. No entanto, no final dá uma sensação de doçura longa e sedosa. Isto se deve, portanto, às notas que lembram as frutas tropicais, combinadas com a baunilha.

Tipo de uva

O tipo de uva com que se produz este vinho, a Chardonnay, faz toda a diferença em seu sabor. Porque, ela é uma espécie única e a mais famosa da categoria das brancas do mundo. Trata-se, portanto, de um tipo nobre.

Este vinho também se faz somente com um tipo de uva, sem que haja a mistura de espécies. Dessa forma, isto o torna ainda mais especial e único, exigindo ainda mais cuidado no cultivo e manuseio das frutas.

vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay
Foto: O Vinho Branco Santa Helena reservado Chardonnay possui um aroma suave.

Prós do Vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay

Como pontos a favor do vinho cita-se o seu baixo teor alcoólico, que é de apenas 13%. Assim, ele se torna uma bebida recomendada para jantares de negócios e de família, sem ser forte demais para a ocasião.

Outro fator positivo do vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay é a facilidade de harmonizá-lo com diferentes tipos de pratos, desde queijos e massas. Isto porque, ele possui um toque suave e frutado, com notas de frutas tropicais e toque de baunilha.

Contras do Vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay

Um ponto considerado ruim para alguns é o seu toque doce e frutado, que pode não agradar aqueles que gostam de vinhos mais ácidos e secos. Além disso, ele é bastante suave e não possui um sabor marcante e intenso, diferente de alguns tipos de vinho Chardonnay.

Perguntas frequentes

Qual o vinho Santa Helena mais doce?

vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay

O  vinho Santa Helena Vernus Late Harvest Riesling é um vinho branco com alto teor de açúcar, ideal para acompanhar chocolate amargo e outras sobremesas mais doces.

Qual o melhor vinho branco Chardonnay ou Sauvignon Blanc?

vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay

O Sauvignon Blanc, no entanto, é um vinho de corpo muito mais leve que o Chardonnay e que se caracteriza por seu sabor “crocante” (maior acidez) e aromas bem mais intensos. 

Qual é o vinho branco mais seco?

vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay

A uva Chardonnay é de excelente cultivo, porque se adapta bem em qualquer clima, além de render bastante. Quem bebe com frequência sabe: os vinhos Chardonnay são mais secos.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>