O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Fogão Venax é bom? Vale a Pena? Leia Antes de Comprar!

Você é amante da culinária? Ou é alguém que gosta de apreciar um bom prato de comida?

O que facilita o preparo de uma alimentação saborosa é o eletrodoméstico responsável por esse preparo – o fogão! Um bom fogão facilita a vida na cozinha, pois é um grande auxiliador de quem quer cozinhar com qualidade, eficiência e praticidade!

“O fogão deu defeito”! “A boca não quer ligar”! “Não consigo acender o fogo”! São coisas estressantes que atrapalham o dia a dia e atrasam a rotina de alguém que só quer preparar sua comida, comer essa refeição e voltar para suas atividades. Ninguém merece isso, não é mesmo?!

Um bom fogão facilita a vida, não atrasa a rotina.

É necessário escolher que tipo de fogão você deseja para a sua cozinha: de embutir, de piso, fogão à lenha, elétrico, ou outro que ofereça um modelo que atenda a estrutura de sua cozinha ou atenda ao seu desejo. O fogão Venax possui vários modelos e estruturas, apresentando funcionalidades distintas.

Mas será que o fogão Venax é bom? Será que ele vai atender às minhas necessidades? O produto é realmente bom? Posso confiar nessa marca?

Venha conhecer a marca, os tipos de fogão que ela oferece, o que as pessoas falam sobre a empresa, se o fogão é bom, um pouco da história da marca Venax e qual a sua reputação no site Reclame AQUI.

Fogão Venax no site Reclame AQUI

Imagem com nota da Venax no Reclame Aqui
Foto: Fogão Venax no site do Reclame Aqui

A marca do fogão Venax está no Reclame AQUI há 12 anos.

No período de seis meses, da data 01/07/2021 até a data 31/12/2021, obteve nota 6.0, reputação de regular. Recebeu 115 reclamações e conseguiu responder a todas elas.

Já no ano de 2021, que se enquadra também no período de dozes meses, alcançou a reputação de ruim, com nota 5.5. Recebeu 256 reclamações e respondeu a 214 delas.

No ano de 2021, continuou com a reputação de ruim, com nota 5.6. Respondeu a 311 das 312 reclamações recebidas.

No quadro geral do Reclame AQUI, que abarca a data 24/01/2019 até a data 23/01/2022, ficou com a reputação de ruim, com nota 5.9. Recebeu 765 reclamações e respondeu a 720 delas.

Dentro da média histórica, no Reclame AQUI, ficou assim:

  • Reclamações respondidas: 94.1%
  • Voltariam a fazer negócio: 42.9%
  • Índice de solução: 58.6%
  • Nota do consumidor: 4.6

Sobre o desempenho da empresa Venax, o Reclame AQUI informa que ela resolveu 58.1% dos problemas e respondeu a 100.0% das reclamações.

Vamos ver quais foram os principais problemas:

  • Má qualidade: 13.86%
  • Produtos e serviços – fogão/forno: 44.58%
  • Categorias – eletrodomésticos: 69.8%

Os números são meio preocupantes para o consumidor que deseja comprar algum produto dessa marca. Porém, só para lembrar que essa reputação ou nota é para a marca como um todo, não especificamente para o fogão. Essa empresa vende vários eletrodomésticos.

O YouTube é outra ferramenta para pronta pesquisa ao procurar um produto. No vídeo abaixo, uma pessoa fala de forma positiva sobre o fogão de embutir da marca Venax, concluindo que o fogão é bom. Apenas pontuou um aspecto que não achou positivo.

Algumas perguntas frequentes:

Como limpar a mesa do fogão?

Segundo a empresa Venax, a limpeza da mesa deve ser feita com água, sabão neutro e esponja na parte macia para não arranhar. É necessário secar a mesa depois da limpeza, mas deve ser feito com pano limpo e macio ou com papel toalha para que nenhum resíduo manche o vidro ou o aço inox.

A empresa pede para não usar material que possa arranhar a estrutura do eletrodoméstico, como palhas de aço, pois elas podem danificar a superfície da mesa. Pede também para não deixar caírem resíduos de alimento, porém, caso isso ocorra, procure limpar logo para não correr o risco de ficar manchado.

Como faço para limpar meu fogão?

Primeiro, deve desligar o fogão da tomada e fechar o registro de gás. O cliente não deve usar objetos pontiagudos ou cortantes para a limpeza.

No fogão de cor branca, o usuário pode usar desengordurantes na limpeza, porém, se ele for de inox, a recomendação da empresa é usar detergente neutro, água e pano macio. Depois, seque bem e evite manchas.

Aqui também não deve ser usada palha de aço. Esse tipo de material de limpeza só deve ser usado nas grades da mesa (trempes), queimadores (bocas), capas (tampinhas pretas) e o chão móvel do forno. A empresa ainda aconselha a não mergulhar os queimadores e capas ainda quentes na água fria, porque isso pode danificá-los pelo choque térmico.

O acendimento do meu fogão automático não está funcionando. O que posso fazer?

É importante primeiro se certificar de que há energia elétrica na casa. Verifique também se o fogão está ligado à tomada, e se a tomada está realmente funcionando.

Caso tudo isso esteja ok, há a possibilidade de os queimadores estarem mal posicionados, sujos ou molhados, e isso pode criar um problema para automatização do acendimento. É bom posicionar as bocas em seu devido lugar e também consultar o manual de instruções do aparelho.

Qual o local ideal para instalar meu fogão a gás?

A empresa dá um passo a passo interessante. Observe:

1) Instale em local seco, arejado e de superfície plana para o correto nivelamento.

2) O local de instalação deve prever uma distância mínima de 10 cm em toda volta do fogão, para que possa fluir uma boa circulação de ar;

3) Nunca instale seu fogão sobre pisos plásticos ou carpetes. Evite a instalação do fogão próximo a materiais inflamáveis (cortinas, panos de cozinha, etc) e em locais com correntes de ar (próximo de janelas).

4) Não instale seu fogão em local de passagem, nem em frente à porta e janelas, nem entre dois móveis sem folga entre eles;

5) Sugerimos também não instalar o fogão ao lado do refrigerador. A utilização produz calor e umidade no local onde o fogão está instalado

Quais os tipos de fogão a marca Venax oferece aos clientes?

Imagem com fogões da Marca Venax
Foto: produtos vendidos pela marca Venax

A marca oferece fogões a lenha, a gás e linha industrial.

Embora o fogão a gás seja um dos mais utilizados na contemporaneidade, o fogão a lenha voltou a ter destaque em lares como fazendas, chácaras, ranchos e até mesmo casas urbanas pelo simples fato do sabor único que ele deixa na comida.

Fogão Venax a lenha

A marca Venax disponibiliza ao seu cliente fogões a lenha de diversos modelos. Nas linhas: Duque, Princess, Renaissance, Tradicional, Imperador, Gabinete Século XVIII, Ludwig, Século XVIII. Há também Salamandras, Aquecedores e acessórios para esse tipo de fogão.

Vamos conhecer um pouco de cada uma dessas linhas:

  • Linha Le Corbusier, com chapa de vidro vitrocerâmico com moldura esmaltada, nas cores amarela, branca, preta e vermelha. Instalação de piso. Volume 40 L.
  • Linha Duque, com chapa de ferro fundido polido. Instalação de piso. Possui 32 L. As cores estão disponíveis em amarela, azul, azul turquesa, branca, preta, tabaco e vermelha.
  • Linha Princess, com chapa de ferro fundido polido. Há apenas a cor preta, mas há de 28 L e 32 L. A instalação é de piso.
  • Linha Renaissance, com chapa de ferro fundido polido. Instalação de piso. Disponível nas cores amarela, azul, azul turquesa, branca, preta, tabaco e vermelha. Serigrafia buquê ou flor. Há volumes de 28 L e 32 L.
  • Linha Tradicional, também com chapa de ferro fundido polido. Serigrafia buquê ou flor. Cores em branco e preto. Volumes disponíveis nesse tipo de linha: 18.4 L, 28 L e 32 L.
  • Linha Imperador. Há os tipos de chapa de ferro fundido polido e de vidro vitrocerâmico com moldura em ferro fundido polido. A instalação é de piso. O volume do produto é em 32 L. As cores são amarela, azul, azul turquesa, branca, inox, preta, tabaco e vermelha.
  • Linha Gabinete século XVIII, com chapa de ferro fundido polido. Instalação de piso. Serigrafia buquê ou flor. As cores: amarela, azul, branca, preta, tabaco e vermelha. Volume disponível em 28 L e 32 L.
  • Linha Ludwig, com chapas de ferro fundido polido e chapa de vidro cerâmico com moldura em ferro fundido polido. As cores estão disponíveis em amarela, azul, azul turquesa, branca, preta, tabaco e vermelha. Volume em 32 L. A instalação também é de piso.
  • Linha Século XVIII, com chapa de ferro fundido polido, nas cores azul, branca, preta e tabaco. Instalação de piso. Serigrafia buquê ou flor. Disponíveis em 28 L e 32 L.

Os acessórios para esse tipo de fogão são arremate chaminé, canos chaminé, curva chaminé, nas cores amarelo, azul, azul turquesa, branco, preto, tabaco, e vermelho. E o acessório tampa de fogão a lenha, nas cores branca e preta.

Fogão Venax a Gás

Agora, vamos para o fogão a gás, muito utilizado e conhecido pelos cozinheiros de plantão.

Sobre o fogão a gás, a marca Venax oferece fogão a gás mesa de vidro, fogões a gás mesa inox, fogões de embutir, cooktops, fogões de bancada e camping.

Nos fogões mesa de vidro, há de acendimento automático, superautomático e manual. Esse tipo de fogão possui o número de queimadores de quatro bocas, cinco bocas e seis bocas. Está disponível em 51.8 L e 88.3 L. As cores são amarela, azul, bege, branca, grafite, inox, pink, preta, verde e vermelha.

Os fogões a gás mesa inox têm apenas duas formas de acendimento, automático e manual. Estão disponíveis em quatro cores, branco, grafite, inox e preto. A instalação é de piso. Possuem quatro, cinco ou seis bocas de queimadores. Disponíveis nos volumes de 51.8 L e 88.3 L.

Sobre os fogões de embutir, há acendimento automático e manual. A instalação é de embutir em algum espaço que o cliente deseja. Esses fogões estão disponíveis em mesa de vidro e mesa de inox. Eles têm nas cores amarelo, azul, branco, grafite, inox, pink, preto, verde e vermelho. Número de queimadores, quatro bocas e cinco bocas. Os mesmos volumes que os itens anteriores.

Os cooktops têm as cores branco, inox, prata e preto. Têm acendimento automático e superautomático. A instalação é de embutir. Seu material pode ser de aço esmaltado, mesa de inox e mesa de vidro. Possuem dois, quatro e cinco números de queimadores.

Os fogões de bancada e camping possuem acendimento automático e manual. Instalação portátil. O material pode ser de mesa inox e mesa de vidro. Número de queimadores: duas, quatro e cinco bocas. Volume de 51.8 L. As cores disponíveis para esse tipo de fogão são: amarela, azul, bege, branca, pink, preta, verde e vermelha.

Fogão Venax Industrial

Por fim, a marca também oferece fogões industriais, que são muito usados em grandes estabelecimentos, em que se exige maiores serviços de cozimento para atendimento ao público. Na linha industrial, a empresa Venax dispõe: fogão industrial seis bocas, fogão industrial quatro bocas, fogão industrial duas bocas, fogão industrial uma boca. Vende também fornos industriais e acessórios para esses fornos.

Variedade de modelos, de material, de cores não faltam, não é mesmo? Até o tipo de fogão você pode escolher. Mas será que o fogão é bom? Posso confiar?

Um pouco da história da marca do Fogão Venax

A empresa foi fundada em 1985, no Rio Grande do Sul. É uma empresa de eletrodomésticos e possui, atualmente, 450 funcionários. Produz mais de 1.500 modelos de produtos comercializados no Brasil, para mais de 43 países. Atua no mercado interno e externo, nos segmentos: distribuidora, atacadista, varejista, lojista, e-commerce e comércio em geral.

A empresa é considerada uma indústria de médio porte, atuando na fabricação de eletrodoméstico da linha branca e uso doméstico, comercial e também industrial.

Quando foi fundada, recebeu o nome de Metalúrgica Venan Ltda, em homenagem à cidade de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul. Mas em 2003, a razão social da empresa foi alterada porque ela apresentava um mix de produtos da linha branca. Portanto, passou de Metalúrgica Venan Ltda para Venax Eletrodomésticos Ltda.

É digno de nota que essa marca foi adquirida em leilão. O fundador Walter Bergamaschi adquiriu a marca falida com as ferramentas dos fogões a gás, algumas máquinas e o direito de usar o nome da marca.

A empresa afirma:

Desde a sua criação, a Venax concentra esforços para aprimorar a qualidade, foca o intuito de crescer e ser reconhecida no mercado nacional e internacional aumentando a participação nestes mercados. Através do Sistema de Gestão da Qualidade vem cultivando, mantendo e aprimorando seus processos para garantir a excelência nos produtos e serviços da empresa e em consequência a conquista da satisfação dos clientes.

Em 1998, a marca Venax implantou o Programa da Qualidade, então reestruturou a empresa, inserindo gestões de trabalho e organizando equipes.

Em 2002, a marca conseguiu o certificado INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para seu fogão a gás.

Ter o certificado do INMETRO é muito importante para as empresas, porque isso significa que aquele produto creditado por esse órgão federal é de qualidade segundo as próprias normas do INMETRO. Ganhar esse certificado ajudou a impulsionar as vendas da marca.

No ano de 2005, a Venax conseguiu outra conquista, utilizar o selo CONPET (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural) em todas as linhas de seus produtos, isso porque obteve excelência na classificação de toda linha de fogões a gás com indicador “A”.

O CONPET é um programa do Governo Federal para promover o antidesperdício no uso dos recursos naturais não renováveis no Brasil, ajudando o meio ambiente e garantindo um lugar melhor para as gerações.

Em 2010, concorreu ao Prêmio Qualidade RS e foi premiada com Troféu Bronze. Esse Prêmio Qualidade, criado em 1996, tinha o objetivo de incentivar e valorizar as empresas e organizações do estado do Rio Grande do Sul que mais se destacaram na busca pelo aprimoramento do seu sistema de gestão. Em 2011, a marca ganhou o troféu prata nesse Prêmio.

No ano de 2012, adquiriu a certificação da Portaria 371 do INMETRO. Esse número de portaria tem a ver com eletrodomésticos e similares, com o intuito de aumentar a segurança dos usuários desses aparelhos.

No ano de 2013, conseguiu a Certificação da ISO 9001:2008. Ter esse certificado é um diferencial para uma empresa, pois possuí-lo significa garantir aos clientes que todos os processos, as normas e os padrões estão sendo respeitados. Dessa forma, o trabalho da marca cresce e é mais reconhecido e procurado.

Em 2015, a empresa Venax ganhou a Certificação da Portaria 400 do INMETRO. Essa portaria define que a certificação de fogões e fornos a gás de uso doméstico tem que ser de caráter obrigatório no Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade (SBAC), além de definir os prazos de adequação para fabricação, importação e comercialização.

Já em 2016, obteve a Certificação da ISO 9001:2015.

No ano de 2021, busca a renovação da Certificação da ISO 9001:2015.

Segundo a marca Venax:

Afinal, o fogão Venax é bom?

Imagem com página inicial da Vonax
Foto: site do Fogão Venax

Caro leitor, lemos até aqui alguns pontos positivos e negativos da marca Venax. Vamos tentar organizar os prós e contras, isto é, as vantagens e desvantagens dela para uma pronta orientação.

Desvantagens da marca do Fogão Venax:

A maior desvantagem que lemos foi a reputação da marca no Reclame AQUI. Obteve a reputação de ruim nos anos de 2020 e 2021. Mas, na metade de 2021, recebeu a reputação de regular, o que ainda deixa clientes de orelha em pé e preocupados. Parece que o que falha na empresa é a resolução do problema. E a porcentagem de 44.58% se refere a fogões e fornos.

Vantagens da marca do Fogão Venax:

A empresa oferece uma variedade de modelos e estruturas em eletrodomésticos. Especificamente os fogões possuem um design bonito, diferenciado, de várias cores e vários tipos. A empresa ganhou prêmios, certificados de qualidade, além de se comprometer em aprimorar a qualidade de seus produtos e atender às reclamações.

Bem, fica a critério do leitor decidir se vale a pena ou não comprar o produto. Há pessoas que dizem que o fogão Venax é bom, outras reclamam e dizem que não.

Por exemplo, alguns elogios sobre o fogão Venax no site Amazon:

Produto excelente! Atendeu minhas expectativas. (Tamiris, 2021- sobre fogão a gás de embutir)

Eu estou apaixonada! ele é bonito e moderno. A entrega foi muito rápida, chegou em menos de 1 semana! comprei domingo e quinta-feira ja estava comigo. Os entregadores são extremamente educados também. Queria que possuísse luz no forno mas esse foi um erro meu. No geral, nota 10! recomendo. (Luzinete, 2020 – sobre o fogão a gás quatro bocas)

A cor em preto fosco junto com os detalhes faz todo o conjunto ornar muito bem. Bocais e forno são potentes, entregando cozimento de qualidade. Gostei bastante! (Victor Xabude, 2021- sobre fogão a gás de piso)

Conclusões finais

Não tem como viver sem fogões, sejam eles a gás, a lenha, de embutir, fogão industrial ou qualquer outro tipo moderno ou antigo. Eles já fazem parte do dia a dia das pessoas e são fundamentais para a preparação de uma alimentação saborosa e nutritiva.

A marca do fogão Venax, como vimos, oferece uma variedade desses produtos. Você pode escolher qual modelo, cor e tipo cabem na sua cozinha ou na cozinha de quem você quer presentear. É sempre bom ter variedade na hora de escolher e ter alguns parâmetros para verificar se o produto que a gente quer é realmente bom.

Vimos que a marca recebe reclamações, mas também recebe elogios. Então, vai comprar um fogão Venax? Qual tipo vai escolher?

Lembre-se sempre de adquirir o seu produto apenas nos melhores e mais confiáveis sites para comprar online, hein?

Caso este post tenha te ajudado a conhecer um pouco da marca, sua avaliação, reputação, os tipos de fogões que ela oferece, compartilhe com seus amigos e conhecidos. Quem sabe alguém não queira te dar um fogão de presente, hein?

E deixe também seu comentário aqui, porque a galera da Cupomzeiros precisa dos seus comentários, eles são muito importantes.

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]
você pode gostar também
Comentários