O Compaq Presario 454 é um notebook lançado com foco nos usuários de nível intermediário. Assim, ele vem com especificações mais simples e uma bateria que promete longa duração. Portanto, confira agora uma análise completa sobre este produto.

Leia também:

Notebook Compaq Presario 454

Existem várias opções de notebooks com desempenho intermediário no mercado nos dias de hoje. A princípio, esse nível de performance é interessante para quem deseja fazer alguns trabalhos leves.

Com isso em mente, as empresas lançam modelos com recursos importantes nos acessórios internos. Dessa maneira, até o sistema operacional pode ser diferente do habitual para servir esse propósito.

É o caso do Compaq Presario 454, um laptop feito para durar várias horas longe da tomada. Portanto, ele carrega por dentro especificações técnicas que podem ser ideais para quem estuda ou trabalha com programas menos exigentes, sendo elas:

  • Processador: Intel® Core™ i5-6287U (6ª geração);
  • Tela: 14.1 polegadas LCD LED TN com resolução 1366 x 768;
  • RAM: 8 GB DDR4 a 2133 MHz;
  • Armazenamento: 240 GB em SSD do tipo SATA;
  • Placa de vídeo: Intel® Iris® 550 (integrada);
  • Sistema operacional: Linux (Debian 10);
  • Peso: 1,5 kg.

Devido às suas configurações ele está na lista de melhores notebooks Compaq.

Design

Para começar, ele possui dimensões reduzidas e um acabamento emborrachado, com apenas poucos detalhes. Assim, seu visual tem um aspecto minimalista e moderno, além de não ser muito pesado.

Com 1,5 kg sem a embalagem, esse laptop é um dispositivo que pode ser facilmente transportado. Do mesmo modo, sua espessura também é fina, com menos de 2 cm.

Em uma lateral, ele vem com duas portas USB 2.0 e entrada para fones. Além disso, possui leitor de cartões e uma porta RJ-45 para internet via cabo. Por fim, o outro lado tem uma opção USB 3.0, uma mini-HDMI, a trava de segurança e a entrada de energia.

Compaq Presario 454
Foto: Compaq Presario 454

Tela e teclado

O Compaq Presario 454 possui uma tela do tipo LCD TN e resolução HD. Ou seja, é um painel que pode distorcer as cores dependendo do ângulo de visão. Assim, não é a opção ideal para quem quer editar fotos ou vídeos.

Esse display ainda assim está dentro dos padrões do seu segmento nos dias atuais.  Dessa forma, é o suficiente para assistir vídeos no Youtube de vez em quando. Agora, o seu teclado foi feito pensando em melhorar a ergonomia e o conforto.

Isso resultou em um componente com teclas mais largas e um total de 83 botões. Quanto ao touchpad, ele segue a mesma linha, sendo maior e mais espaçado para o usuário poder trabalhar melhor.

Desempenho

O Compaq Presario 454 não é um notebook de alta performance para atividades mais pesadas. Dessa maneira, não abuse muito do seu uso ao longo dos seus trabalhos no dia a dia.

Seu processador é um i5 de 6ª geração da Intel com 2 núcleos físicos. Do mesmo modo, possui 4 núcleos lógicos com velocidades que chegam a até 3.50 GHz. Ele também vem com 8 GB de RAM para usar o navegador com várias abas abertas.

Essa capacidade também é útil para usar programas de modo simultâneo. Porém, vale lembrar que não dá para esperar muito dessa medida, pois podem ocorrer travamentos.

De fábrica, ele vem com 240 GB de armazenamento do tipo SSD no famoso padrão SATA. Ou seja, é aquele mesmo tamanho dos HDDs de notebook convencionais, de 2,5 polegadas.

Sistema operacional diferente

Esse laptop vem com uma distribuição Linux instalada como sistema operacional, o Debian 10. Assim, algumas funções e programas serão diferentes dos que se vê no Windows, por exemplo.

Compaq Presario 454
Foto: Compaq Presario 454

Som e vídeo

O áudio do Compaq Presario 454 está de acordo com a média do segmento atual. Logo, ele se comporta de maneira razoável, com bom volume e nitidez para ver conteúdos em geral. Portanto, você pode assistir vídeos ou filmes sem sofrer com distorções de som.

Em relação ao vídeo, há uma limitação por causa da resolução apenas em HD. No entanto, ele não vai decepcionar na reprodução de mídias no dia a dia. Por último, tem-se a entrada mini-HDMI para poder usar um segundo monitor e melhorar ainda mais a produtividade.

Desempenho da GPU Integrada

A placa de vídeo dele é integrada ao processador, sendo uma antiga Intel Iris 550. Acima de tudo, ela faz um bom trabalho em conteúdos leves, mas isso não quer dizer que você pode jogar, renderizar, fazer modelagem em 3D ou editar vídeos em 4K.

Bateria e carregamento

A bateria do Compaq Presario 454 é composta por três células, sendo de Li-Polímero com capacidade de 49.59 Wh. Assim, a empresa promete uma longa autonomia de pelo menos 7 horas longe da tomada.

Com isso em mente, pode-se dizer que o resultado em um cenário real de uso não fica tão distante dessa métrica. Afinal, ele tem um processador de baixo consumo, o que melhora muito o tempo de bateria.

Quando precisar recarregar, ele vem com um carregador de 19V dentro da caixa. Portanto, deve ser o bastante para segurar essa máquina durante o seu uso entre duas ou três horas.

Prós do Compaq Presario 454

Entre as vantagens, vale citar a porta USB 3.0 presente em uma das laterais. A princípio, ela possibilita a transferência de arquivos grandes com maior velocidade, economizando tempo.

A bateria é outro ponto forte deste laptop, levando em conta a sua categoria. Logo, ele é um modelo que vai ser útil por várias horas para editar planilhas, textos ou até mesmo estudar e fazer videoconferência.

Vale lembrar, por fim, que ele já vem com um SSD para armazenamento. Além disso, o usuário pode fazer upgrade de maneira fácil e trocar por um componente de maior capacidade.

Contras do Compaq Presario 454

Este portátil não tem nenhuma porta USB Tipo C em sua estrutura. Então, ainda que tenha uma USB 3.0, a falta dessa entrada prejudica um pouco. Afinal, trata-se de um notebook de 2021 que ainda tem USBs 2.0, de tecnologia mais antiga.

Apesar de vir equipado com um chip Intel i5, ele é de 5 gerações passadas. Ou seja, ele vai ficar devendo em performance em algum momento no futuro. Do mesmo modo, a ausência de uma placa de vídeo dedicada restringe as possibilidades de uso.

Vale citar, por fim, o fato de que armazenamento é o único componente que permite upgrade. Assim, caso compre este modelo, ficará restrito aos 8 GB de memória RAM que vem de fábrica.

Compaq Presario 454
Foto: Compaq Presario 454

Perguntas frequentes

Como verificar a garantia do Compaq Presario 454?

Compaq Presario 454

Para checar ou usar a garantia da Compaq, você deve entrar em contato direto com a marca. Isso pode ser feito via telefone ou então, visitando o site oficial da empresa.

Quem fabrica o Compaq Presario 454 no Brasil?

Compaq Presario 454

No Brasil, quem fabrica os notebooks é a Positivo, ainda que a dona seja a HP. Acima de tudo, esse cenário é possível graças a um acordo feito entre as duas companhias.

Qual é o melhor notebook para estudar?

Compaq Presario 454

O Compaq Presario 454 se apresenta como uma boa opção para tarefas leves e estudos. Dessa forma, leitura e navegação online são alguns dos seus exemplos comuns de uso.