O Compaq Presario 435 é um laptop lançado em 2021 para o segmento básico. Ou seja, portáteis para pessoas que não usam programas pesados em suas atividades. A partir disso, veja a seguir uma análise sobre este que é um dos melhores notebooks Compaq.

Leia também

Notebook Compaq Presario 435

Um segmento popular entre os alunos no mercado atual de notebooks é o de entrada. Ou seja, aparelhos com configurações mais básicas para estudar ou fazer trabalhos mais leves.

Isso porque o preço desses laptops acaba sendo mais baixo do que a média. Assim, em troca o usuário ganha um portátil para passar longas horas longe da tomada. Do mesmo modo, ele consegue usar um computador para fazer atividades e ver aulas online.

É esse o caso do Compaq Presario 435, lançado no meio de 2021. A princípio, ele compõe uma linha de dispositivos focada no custo-benefício e com especificações modestas, como:

  • Processador: Intel® Core™ i3-6157U (6ª geração);
  • Tela: 14,1 polegadas LED TN de resolução 1366×768 (HD);
  • RAM: 4 GB DDR4 a 2133 Mhz;
  • Armazenamento: 240 GB em SSD do tipo SATA;
  • Placa de vídeo: Intel® Iris® 550 (integrada);
  • Sistema operacional: Debian 10 (Linux);
  • Peso: 1,3 kg.

Design

Em geral, o visual desse notebook é discreto, sólido e com detalhes no estilo minimalista. Além disso, na tampa fica apenas o logo da marca, localizado no lado esquerdo. Por fim, a tela tem bordas mais grossas em seu redor.

Na parte superior, fica o webcam shutter, feito para cobrir a câmera do produto. Dessa forma, o usuário tem maior privacidade quando estiver fazendo algo que não precise do componente.

O Compaq Presario 435 possui ainda uma lateral com porta mini-HDMI e USB 3.0. Agora, na outra ficam mais duas USB 2.0, entrada de fones de ouvido, leitor de cartões e uma RJ-45 para conexão via cabo Ethernet.

Compaq Presario 435
Foto: Compaq Presario 435

Tela e teclado

A tela tem resolução HD e é de LED com tecnologia TN. A princípio, o display de 14,1 polegadas distorce as cores em ângulos desfavoráveis. Porém, ainda pode ser bom para assistir alguns vídeos online no dia a dia.

O teclado vem com uma novidade da marca, que optou por teclas mais largas. Dessa maneira, há maior conforto e ergonomia ao fazer trabalhos com digitação por muito tempo.

Essa característica também está presente no touchpad do Compaq Presario 435, que está mais espaçoso. Além disso, ele possui uma textura lisa e gera uma melhor sensação durante o uso.

Desempenho

Esse não é um produto de alta performance, para editar fotos, vídeos ou jogar. Portanto, saiba desde já que, ao comprá-lo, ficará restrito ao uso mais básico no dia a dia. Ou seja, envio de e-mails, edição de texto, planilhas e navegação na internet.

Os 4 GB de RAM e o processador Core i3 de 6ª geração da Intel mostram isso. Do mesmo modo, o chip da empresa tem apenas 2 núcleos e 4 threads. Então, ele não produz um multitarefa muito ágil durante a utilização.

As velocidades não são muito altas e ficam na casa dos 2.40 GHz. Logo, se tentar fazer atividades muito pesadas, há uma boa chance do notebook travar. Por fim, ele vem com um SSD do tipo SATA com 240 GB de capacidade.

blank
Foto: Compaq Presario 435

Armazenamento mais veloz

O armazenamento do Compaq Presario 435 não é o modelo mais veloz da atualidade. Ainda assim, chega a ser pelo menos 5x mais rápido do que o HDD convencional. Assim, é o bastante para inicialização ágil do sistema e dos programas instalados

Som e vídeo

Para um som de alta qualidade, este laptop da Compaq tem dois alto-falantes estéreo embutidos. No entanto, em um cenário real, ele fica na média do segmento, sendo apenas básico

Além da webcam, o notebook vem com dois microfones integrados para boa performance em videochamada. Quanto à placa de vídeo, pode-se dizer que ela dá conta de tarefas mais leves.

Isso inclui reprodução de filmes, séries e vídeos no youtube e nada de programas pesados. Por fim, há como impulsionar a produtividade usando um monitor externo pela saída mini-HDMI.

Bateria e carregamento

A bateria dele é composta por três células de Li-Polímero com capacidade de 49.59 Wh. A princípio, é o bastante para entregar cerca de 7 horas de autonomia longe da tomada. Porém, em um contexto mais real, esse tempo pode sofrer algumas alterações.

Tudo vai depender do perfil de utilização de cada pessoa com o Compaq Presario 435. Nesse sentido, vale lembrar que fatores como o brilho da tela e os programas utilizados influenciam no tempo de bateria.

O carregador do produto possui saída de 19V para dar a essa máquina o que ela precisa. Assim, estima-se que ele consegue carregar de 0% a 100% dentro do período de uma hora.

Prós do Compaq Presario 435

Ter um SSD é a principal vantagem desse notebook, levando em conta os dias atuais. Afinal, esse armazenamento é mais veloz e mais resistente do que o HDD. Além disso, é possível fazer upgrade e aumentar a capacidade se o usuário desejar.

O teclado e o touchpad sendo mais largos também são pontos positivos do modelo. Dessa maneira, não será problema fazer tarefas com edição de texto durante um dia intenso de trabalho.

Contras do Compaq Presario 435

O produto é de um segmento mais básico, mas possui configurações muito modestas. Por exemplo, o chip i3 é de cinco anos atrás e isso faz muita diferença na sua performance.

Outro ponto que chama atenção é a pouca memória RAM para usar o sistema operacional. A princípio, no Linux isso não chega a ser um grande problema. Entretanto, se optar pelo Windows, a chance de sofrer com travamentos aumenta.

Este software principal é outra questão que pode incomodar algumas pessoas durante a utilização. Muitos estão acostumados com o sistema da Microsoft, logo, se adaptar a um novo é uma tarefa complicada.

A tela pode causar distorções por ser do tipo TN, dificultando a visualização. Por fim, não é possível fazer upgrade de memória RAM no Compaq Presario 435, deixando o usuário restrito ao que vem de fábrica.

Compaq Presario 435
Foto: Compaq Presario 435

Perguntas frequentes

Então, o Compaq Presario 435 vale mesmo a pena?

Compaq Presario 435

Sem dúvidas ele pode ser essa opção de bom custo-benefício por essa ser sua categoria. Além disso, o modelo consegue suprir as necessidades de quem faz uso mais leve.

Quantas gerações tem o Core i3?

Compaq Presario 435

Este processador da Intel possui onze gerações de chips para computadores. Assim como os outros da linha, os Core i5 e i7, por exemplo, todos seguindo o aumento de desempenho.

Qual a velocidade de um processador i3 no Compaq Presario 435?

Compaq Presario 435

A velocidade costuma variar conforme a geração do chip e o modelo lançado. Dessa forma, o i3-6257U da 6ª geração possui 2 núcleos físicos e 4 lógicos para execução das tarefas.