O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

O Toca-discos AT-LP120-USB Vale a Pena? É Bom?

O Audio-Technica AT-LP120-USB é um toca-discos profissional robusto. Tem um design elegante e oferece uma qualidade de áudio excelente, por um preço justo.

O AT-LP120-USB foi lançado há algum tempo e permanece sendo uma solução acessível e simples para ouvir discos ou mesmo para uso profissional. Seu pré-amplificador phono estéreo integrado permite que o toca-discos seja conectado diretamente a componentes que não tenham uma entrada específica ou a alto-falantes amplificados. Possui uma cápsula pré-calibrada que oferece excelente som com todos os tipos de música.

Leia até o final e descubra se essa é a opção que você está buscando!

Design e Construção

Imagem com Audio-Technica AT-LP120-USB de frente e aberto
Foto: Audio-Technica AT-LP120-USB de frente e aberto

O AT-LP120-USB adota um motor de acionamento direto que ainda divide os audiófilos. Os defensores dos toca-discos acionados por correia acreditam que essa configuração transmite menos ruído do motor à agulha. Em contraste, DJs e usuários casuais apreciam a inicialização rápida, o torque e a capacidade de reverter a direção de rotação dos toca-discos de acionamento direto. 

De qualquer forma, o AT-LP120-USB é perfeitamente adequado para uso doméstico. Seu chassi de plástico explica seu preço acessível, mas possui uma placa de alumínio fundido e quatro pés que absorvem bem as vibrações. Possui três velocidades de rotação (33, 45 e 78 rpm) e faixas de ajuste de +/-10% ou +/-20%. E há ainda um botão de direção, que permite a reprodução de discos ao contrário.

O toca-discos da Audio-Technica tem opções que irão encantar os usuários, como um slot para guardar o adaptador de 45 rpm, um velocímetro estroboscópico na borda do prato, iluminação para visualizar os sulcos do disco no escuro e uma tampa removível que protege contra poeira. 

O acabamento plástico está sujeito a arranhões, mas é a contrapartida do preço acessível e não prejudica a qualidade do áudio entregue. O braço balanceado possui controle de amortecimento suave por ajuste de contrapeso.

A configuração adequada é essencial para obter o melhor som possível e deve-se tomar cuidado para seguir as instruções ao ajustar o toca-discos. O manual do usuário explica muito bem o procedimento.  E para quem cuida muito bem de seus discos, uma alavanca amortecida hidraulicamente permite que o braço seja abaixado e levantado suavemente. 

Há também uma pequena trava de segurança que mantém o braço no lugar, mas é construída em plástico e pode quebrar facilmente.

Conectividade

Imagem com Audio-Technica AT-LP120-USB de frente e fechado
Foto: Audio-Technica AT-LP120-USB de frente e fechado

O AT-LP120-USB está equipado com um pré-amplificador integrado com cabos de saída RCA. Isso permite que o toca-discos seja conectado diretamente a qualquer alto-falante amplificado sem passar por um amplificador de som externo.

Única falha do sistema: os cabos RCA são fixados no chassi, o que dificultará sua substituição se por acaso forem danificados. A maioria dos usuários não é afetada por esse detalhe, mas aqueles que planejam mudar de palco com frequência devem ficar atentos.

Como o próprio nome sugere, o AT-LP120-USB possui um porta USB traseiro que permite conectá-lo a um PC/Notebook para converter vinil para formato digital. Esta é uma opção bastante comum nos toca-discos atuais, mas a Audio-Technica deu um passo adiante ao fornecer uma cópia do software de gravação de código aberto Audacity. Um aplicativo que também é fácil de baixar da Internet. 

Qualidade do áudio

Como em todos os toca-discos, a qualidade do som depende de vários fatores: a cápsula, o braço, o amplificador, os alto-falantes ou os fones de ouvido e a qualidade do disco de vinil. Mas, no geral, o LP120 oferece um som bem equilibrado que combina com uma ampla variedade de gêneros musicais.

O cartucho fonográfico AT95E fornecido como padrão satisfará os usuários iniciantes sem nenhum problema. Para aqueles mais exigentes, ou que estão buscando um desempenho específico, é possível melhorar a renderização das frequências optando por outros cartuchos.

Um dos argumentos contra os sistemas de acionamento direto é que muitas vezes é possível escutar um leve zumbido do motor ao ouvir música em volume baixo. Isso acontece, nesse modelo, mas o usuário só ouvirá caso coloque o ouvido bem próximo ao toca-discos, o que não atrapalha o desempenho geral.

Diferenciais do Audio-Technica AT-LP120-USB

O toca-discos AT-LP120-USB tem algumas características ou diferenciais que irão agradar aos Djs.  Esse modelo está equipado com um motor de acionamento direto de alto torque. O torque se refere à capacidade do motor do toca-discos de fazer força no arranque e na rotação e é fundamental para os Djs. Portanto, o alto torque garante uma partida rápida e também uma parada quase instantânea da rotação do disco.

O AT-LP120-USB também possibilita a reprodução reversa, permitindo o tempo preciso do disco para uma sequência, e também os vários efeitos de scratch, muito utilizados ​​no rap e hip-hop.

O Audio-Technica AT-LP120-USB Vale a Pena?

Imagem com parte traseira do Audio-Technica AT-LP120-USB
Foto: parte traseira do Audio-Technica AT-LP120-USB

O AT-LP120-USB é um produto que pertence ao topo da lista de toca-discos para amadores ou profissionais. Seu excelente cartucho e as possibilidades de ajuste do braço chamam atenção. Equipado com um pré-amplificador phono, ele pode ser conectado ao seu sistema home theater sem preocupações, quer seus outros aparelhos contem ou não com entradas phono.

É preciso ressaltar também que o Audio Technica AT-LP120-USB é um toca-discos manual. Isso significa que o disco não para sozinho quando está no final da leitura e o braço não poderá ser recolhido automaticamente. No entanto, é de fato uma garantia de qualidade. 

Além disso, como mencionado anteriormente, o cartucho AT95E integrado nesse modelo será suficiente para a maioria dos usuários sem maiores preocupações. Entretanto é possível otimizar a renderização de frequências ao optar por outros cartuchos.

Prós do Audio-Technica AT-LP120-USB

  1. Pré-amplificador integrado
  2. Cartucho recarregável pré-calibrado
  3. Porta USB integrada
  4. Motor de acionamento direto
  5. Quatro pés de apoio

Contras do Audio-Technica AT-LP120-USB

  1. Interferência de ruído do motor na agulha
  2. Tampa de plástico 
  3. Cabos RCA fixados no chassi
  4. Qualidade de som média das conversões digitais 

Vídeo-review do Audio-Technica AT-LP120-USB

As pessoas também perguntam

O AT-LP120-USB é um bom toca-discos?

Graças aos diversos recursos, esse modelo é bastante procurado e bem avaliado pelos usuários. Por exemplo, seu pré-amplificador integrado, permite que ele se conecte a qualquer aparelho, quer tenha ou não uma entrada phono.

O AT-LP120-USB é bom para Djs?

Em termos de desempenho de DJ, o toca-discos AT-LP120-USB é uma opção viável e eficaz se comparado a toca-discos mais caros. O eficiente motor de acionamento direto é bastante aplaudido pelos Djs que optam por esse modelo.

O AT-LP120-USB precisa de um amplificador para funcionar?

Este toca-discos tem seu próprio amplificador incorporado. Portanto, não será necessário um amplificador de som individual ou mesmo de um receiver para fazê-lo funcionar. Mas, será necessário um alto-falante com sua própria fonte de energia para que o som seja reproduzido.

O AT-LP120-USB é automático?

Não, o AT-LP120-USB é um toca-discos totalmente manual. Isto significa que você terá que levantar manualmente o braço e colocá-lo no disco. E quando ele terminar, você também terá que colocar o braço manualmente de volta ao seu suporte.

Considerações Finais

O AT-LP120-USB da Audio-Technica é realmente um toca-discos que vale a pena considerar tanto para amadores como para entusiastas do vinil, colecionadores e Djs. Sua configuração versátil permite que seja usado diretamente em alto-falantes amplificados ou em uma instalação Hi-Fi clássica com um amplificador externo. 

Em todo o caso, este toca-discos oferece um arranque rápido, a possibilidade de alterar facilmente a velocidade de rotação e uma excelente cápsula que se adapta a todos os tipos de música.

Até as próximas dicas, Cupomzeiros!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>