Você quer comprar na loja online Soub! e não sabe se ela é segura e confiável? Leia este artigo antes de comprar e descubra se a Sou Barato é confiável!

Infelizmente, ainda existem muitas lojas online pouco confiáveis. Comprar nelas pode acabar se transformando em um verdadeiro pesadelo para os clientes. Sendo assim, é primordial fazer uma pesquisa antes de comprar em um determinado site. Isso garantirá que você realize boas compras e não caia em golpes ou fraudes da internet.

Então, para te ajudar, reunimos neste artigo tudo o que sabemos sobre o site Sou Barato, que agora é Soub!, para você ver se vale a pena comprar por lá. Além disso, vamos falar também se realmente a Sou Barato é confiável.

Veja também: 23 Melhores sites para comprar Notebook

Conhecendo a Sou Barato

Imagem com página inicial do Sou Barato
Foto: página inicial do Sou Barato

A loja Sou Barato nasceu em 2011 e pertence ao grupo B2W, detentor de algumas das maiores lojas varejistas do país, como Americanas, Shoptime e Submarino. O site funciona como um outlet, vendendo produtos usados, reembalados e também produtos novos com preços promocionais.

Agora, a Sou Barato passou a se chamar Soub! No site também é possível encontrar produtos internacionais com preços bons e com boas ofertas, além de produtos novos.

Já sobre a B2W, pode-se dizer que ela é uma empresa de comércio eletrônico criada no final de 2006 pela fusão entre Submarino, Shoptime, Americanas. É uma empresa de capital aberto na bolsa de valores brasileira (B3), com o código AMER3.

No site, os produtos reembalados ou usados são marcados com selos específicos. Basta procurar pelo produto que deseja através da busca ou pelo departamento e ficar atento à descrição e às informações técnicas. Todos os produtos são verificados, inclusive os internacionais.

O que a Sou Barato vende?

Imagem com produtos vendidos pela empresa e logo da Sou Barato
Foto: produtos vendidos pela Sou Barato

A loja online Sou Barato ou Soub! comercializa produtos internacionais, reembalados, usados e também produtos novos.

Sobre produtos internacionais, o site informa que eles podem ter um prazo de entrega maior, por virem de fora do país. A garantia oferecida é a do fabricante e os produtos podem não possuir certificação dos órgãos brasileiros. Os produtos internacionais possuem selo e sempre irão ser entregues novos e lacrados.

Já os produtos novos são aqueles comprados do fornecedor, lacrados e nunca usados. Possuem selo de novo e garantia do fabricante, podendo ter uma garantia estendida oferecida pelo site, mediante acréscimo no pagamento final.

Para produtos reembalados, o site afirma que são produtos que foram devolvidos por outros clientes ou tiveram sua embalagem original danificada durante o processo de distribuição. Estes produtos passam por avaliações técnicas que certificam sua condição estética e seu perfeito funcionamento. Os produtos serão entregues em uma nova embalagem com o selo da Soub!.

Por fim, os produtos usados são itens em perfeito funcionamento, já usados, mas que são testados, reconfigurados e higienizados pela loja. A garantia oferecida é do fornecedor, para defeitos de funcionamento. Os produtos serão entregues em embalagem original retrabalhada ou em uma nova embalagem. Estes produtos usados podem apresentar amassados, marcas, manchas, riscos ou sinais de uso. Sempre é bom verificar mais informações na aba “Informações do produto”, na página do produto.

Todos os produtos vendidos pela Sou Barato são analisados e possuem a descrição completa de cada produto, demonstrando ser um site que presa pela transparência com o consumidor.

Os itens são divididos em departamentos, sendo vendidos por lá: eletrônicos, eletrodomésticos, produtos de informática, utilidades domésticas, brinquedos, cama, mesa e banho, itens de beleza e perfumaria, produtos de decoração, livros, acessórios automotivos, itens para jardim, entre outros.

Quais são as formas de pagamento?

A loja oferece várias maneiras de pagar, dentre elas o pagamento à vista, através de boleto bancário ou cartão de débito e de crédito. É possível, também, pagar o valor em até seis parcelas, sem juros, para compras com parcelas mínimas de R$ 10,00, com exceção dos itens de Moda, cuja parcela mínima é de R$ 20,00. Para financiamento, os juros são de 1,99% ao mês e CET máximo de 26,68% ao ano.

O site aceita várias bandeiras de cartão de crédito, como Visa e Mastercard. No entanto, não é aceito cartão de crédito emitido no exterior.

Outra forma de realizar pagamentos das suas compras é utilizando um vale disponibilizado pelo site. Basta inserir o código dele no campo “Digite abaixo o código do seu Vale:”, conferir se o valor foi calculado corretamente e seguir os procedimentos normais para o fechamento do pedido.

Cabe, ainda, falar que, para pagamentos por boleto, o banco pode enviar a confirmação do recebimento em até 3 dias úteis. Para compras nos cartões de crédito, a aprovação do pagamento pela administradora pode ocorrer em até 2 dias corridos. E, para compras no cartões de débito, o banco pode confirmar o pagamento em até 2 dias corridos.

Após a confirmação do pagamento, o prazo para emissão da Nota Fiscal é de até 5 dias úteis.

Como é a política de troca e devolução?

Devido ao estoque limitado das mercadorias, não é possível trocar os produtos, apenas devolvê-los e solicitar a restituição do valor pago. Para devolver um produto, o prazo é de até 7 dias corridos, que é o tempo que você tem o direito para se arrepender da compra.

A exceção são os itens de moda, como bolsas, sapatos e roupas, vendidos e entregues pelo site, que podem ser devolvidos em até 30 dias corridos.

Para solicitar a troca ou devolução, é só entrar em “Minha Conta” e clicar em “Trocar ou Devolver”, ou acessar o aplicativo da loja. Mas, atenção, pois o site não atende às solicitações sem essa comunicação prévia ou fora do prazo. Além disso, o produto precisa ser devolvido com todos os itens/acessórios. As regras são:

  • O produto deve ser devolvido na embalagem original ou similar;
  • Sem indícios de uso, sem violação do lacre original do fabricante;
  • Acompanhado da nota fiscal, com o motivo pelo qual está devolvendo escrito atrás da nota;
  • Acompanhado também dos manuais e todas as peças/acessórios.

Comunicações sobre produtos com defeito, por exemplo, devem ser feitas em até 90 dias corridos, se forem bens duráveis (como geladeira e ar-condicionado), e 30 dias corridos, se forem bens não duráveis (por exemplo, alimentos e bebidas).

Entre em contato com o fornecedor para que ele informe a rede de atendimento credenciada. Porém, antes de pedir ajuda, consulte o manual de instruções que acompanha o produto. Ele traz dicas importantes sobre instalação e manutenção, além dos telefones dos postos autorizados. Se o fabricante não corrigir o defeito em até 30 dias corridos, você tem direito a um produto novo, à devolução do valor pago ou a um abatimento no preço que pagou.

E, lembre-se, recuse o recebimento do produto se ele vier: com embalagem aberta, avariada, amassada ou molhada; produto quebrado, amassado, riscado ou danificado; produto completamente diferente do que você comprou; faltando peças ou acessórios.

A devolução do produto poderá ser feita pelos Correios ou por coleta, podendo ser coletado no endereço fornecido em dias e horários comerciais.

A loja tem o prazo de até 30 dias corridos, contados a partir do recebimento do produto no Centro de Distribuição, para verificar se a solicitação está dentro da política de trocas e devoluções.

O reembolso será feito a depender da forma de pagamento realizada na compra. Se você pagou através de cartão de crédito, a administradora do cartão receberá a notificação e, então, você será estornado de todo o valor do produto, devolvido de uma vez, mesmo que tenha escolhido pagar parcelado. O reembolso do valor poderá ser conferido na fatura do cartão, que vai estar como crédito, e aparecerá em até duas faturas seguintes.

Se a compra foi feita através de boleto bancário ou de débito em conta, será feito um depósito em até 10 dias úteis na conta corrente de quem fez a compra. E, se foi feita através do saldo do aplicativo Ame, o valor será devolvido em até 15 dias úteis.

Como é feita a entrega?

As entregas feitas pelo site Sou Barato são realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 21h. O prazo de entrega começa a contar após a confirmação de pagamento e inclui somente dias úteis, ou seja, sábados, domingos e feriados não são considerados. Mas, excepcionalmente, as entregas podem ocorrer nestes dias.

Após a confirmação do pagamento, o prazo para emissão da nota fiscal é de até 5 dias úteis. Já o prazo de entrega dos produtos nacionais e internacionais variam e levam em consideração o estoque, a região, o processo de emissão da nota fiscal e o tempo de preparo do produto. É importante manter sempre seu e-mail atualizado no cadastro para receber notificações da entrega.

É bom sempre também conferir as dimensões do produto e se certificar de que elas estão adequadas aos elevadores, portas e corredores do local da entrega, pois o site não faz montagem, desmontagem do produto e/ou portas e janelas, transporte pela escada ou içamento pelo lado de fora do prédio.

Os entregadores da loja realizarão até três tentativas de entrega no local informado. E é indispensável que, no endereço, haja uma pessoa autorizada pelo comprador, maior de 18 anos, para receber a mercadoria. Esta pessoa deve apresentar um documento de identificação e assinar o protocolo no momento do recebimento.

Após três tentativas de entrega sem sucesso, o pedido retornará ao Centro de Distribuição e não será reenviado. A restituição do valor pago será feita na mesma forma de pagamento, conforme a Política de Trocas e Devoluções.

Há, ainda, a opção de realizar a Entrega Agendada, na qual o comprador agenda um horário para receber a mercadoria. No entanto, este serviço abrange apenas os estados de São Paulo e Minas Gerais, nos períodos da manhã e da tarde.

A Sou Barato é confiável?

Já que agora conhecemos a empresa e o que ela vende, para comprar na empresa, então, se deve avaliar também se a Sou Barato é confiável. Em nossa opinião, ela é uma loja online confiável e segura de comprar, pois segue a legislação corretamente, bem como possui selos de confiabilidade e conexão segura.

O site segue as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, e é de responsabilidade dela a preservação da confidencialidade de todos os dados e informações fornecidos pelo cliente no processo de compra, seguindo a legislação.

A segurança do site é auditada diariamente e garantida contra a ação de hackers, através do selo “Site Blindado”. Além disso, o site possui o selo de qualidade do Procon Carioca.

Em pesquisa pelo site, pode-se notar que existem diversas avaliações de pessoas que já compraram produtos por lá e deixaram suas opiniões acerca da compra e se mostraram satisfeitas. Nota-se que a maioria dos comentários são positivos e os consumidores recomendam a empresa.

Outro ponto bastante interessante também é que o site possui instruções de segurança, orientando o que o consumidor deve ou não fazer, bem como o que deve prestar atenção na hora de acessar e comprar pelo site.

A loja informa que: Não envia e-mails com arquivos anexados (exceto e-mail com a nota fiscal eletrônica); Não solicita senhas por telefone ou e-mail; Não solicita instalação de programas em seu computador; Não pede dados pessoais por Whatsapp; Não envia boleto anexado por e-mail; Não solicita atualização de dados cadastrais; Não solicita depósito para terceiros; Não utilizam boletos que não sejam emitidos pelo Banco do Brasil.

Ademais, no site, você só encontra endereços que têm ponto antes de “soubarato.com.br” localizados na barra superior do navegador. Qualquer um diferente disso, não pertence à empresa.

Outra dica para ver se o site é confiável é prestar atenção também no cadeado ou “https” no início do link, ambos indicando que é uma conexão segura. E desconfie de caracteres, termos e números estranhos no início do endereço do site.

Ainda é importante ficar atento que a loja possui um número apenas de Whatsapp oficial (+55 11 98942-2527). E as redes sociais da empresa são as páginas oficiais da Sou Barato ou Soub! no Facebook, Instagram e Twitter.

Por fim, para verificar também que a Sou Barato é confiável, é bom olhar sua reputação no site Reclame Aqui.

Sou Barato é confiável de acordo com o Reclame Aqui?

Imagem com nota do Sou Barato no Reclame Aqui
Foto: Sou Barato é confiável de acordo com o Reclame Aqui

Uma das melhores maneiras para saber se a Sou Barato é confiável é analisar as avaliações dos clientes na plataforma Reclame Aqui. Isso porque, nela, os clientes têm a liberdade para expressar as suas opiniões verdadeiras sobre as empresas.

A loja em questão possui 8,7 de 10 pontos nos últimos 6 meses. E essa é uma nota ótima dentro do Reclame Aqui. A empresa possui um bom desempenho por lá, em relação às respostas ao consumidor, um percentual de 99,2% de reclamações respondidas. Das 3646 reclamações, nos últimos seis meses, 1768 foram avaliadas e 89,9% dos problemas foram solucionados.

Veja como está a reputação da loja, nos últimos seis meses, em relação às reclamações:

  • Esta empresa recebeu: 3646 reclamações, sendo 3617 respondidas;
  • A maioria das reclamações são sobre produto não recebido e propaganda enganosa;
  • De todos que reclamaram: 80% voltariam a fazer negócio e deram uma nota média de 8,04 para o atendimento;
  • Tempo de resposta da empresa: 1 dia e 21 horas, ou seja, a empresa responde em tempo aceitável.

Como tem um ótimo desempenho de atendimento, a empresa possui uma nota de 8,7/10 no Reclame Aqui, que compreende o período de 01/07/2021 até 31/12/2021, e é considerada uma nota ótima.

Percebemos, também, que a empresa sempre manteve ótima a sua reputação, e, em 2020, foi considerada uma das mil empresas com melhores notas do site Reclame Aqui. Portanto, vê-se mais um indicativo de que o Sou Barato é confiável!

Vantagens e desvantagens da Sou Barato

Como toda empresa, este site possui vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta. Vamos fazer os prós e contras para você avaliar e confirmar se a Sou Barato é confiável e um site seguro e bom de comprar.

Vantagens

  • O site possui bastante opções de produtos, com boas ofertas e promoções, além de marcas conhecidas e itens desejados;
  • Ele aceita Ame Digital, que é uma forma de pagamento que te dá vantagens, como cashback;
  • A loja também possui um programa de afiliados, o que é bem interessante e uma forma de ganhar uma renda extra;
  • Tem a opção ter o Cartão Soub! para realizar compras no site e acumular benefícios, bem como cashback;
  • Existe opção de inserir cupons de descontos. Verifique as opções aqui;
  • É disponibilizado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), por telefone, por e-mail ou chat;
  • Aceita pagamento parcelado em até seis vezes sem juros;
  • Há vários comentários positivos e satisfatórios acerca de consumidores que já compraram no site;
  • Possui boa nota no Reclame Aqui e pode-se dizer que a Sou Barato é confiável.

Desvantagens

  • Alguns produtos são usados e outros reembalados, não vindo em sua embalagem original;
  • Possui várias reclamações, dentre elas sobre produto não recebido e propaganda enganosa;
  • Informa com melhor detalhe sobre os produtos reembalados e já usados apenas quando clica no item, podendo induzir por engano o consumidor, por acreditar ser um produto novo e embalagem original, ao anunciar promoções e preços muito mais baratos.

Quem diz que a Sou Barato é confiável?

Em rápida pesquisa no Youtube, podemos encontrar alguns vídeos de pessoas que já compraram no site e afirmam se ele é recomendado, seguro e se a Sou Barato é confiável de comprar. Confira um destes vídeos.

As pessoas também perguntam

Sou barato entrega rápido?

blank

A Sou Barato entrega relativamente rápido, em comparação a outras lojas de e-commerce. Compras aprovadas até às 12h sairão para a entrega no mesmo dia até às 22h, a depender da região. Compras aprovadas entre 12h01 de sexta-feira e 12h00 de segunda-feira sairão para entrega na segunda-feira até as 22h. Compras aprovadas após às 12h, acrescentar 1 dia útil ao prazo de entrega. O prazo de entrega varia de acordo com a origem da mercadoria, bem como o endereço de destino.

Sou barato atende por e-mail?

blank

A loja online Sou Barato possui vários meios de atendimento ao consumidor. Uma forma de entrar em contato online com a equipe da loja é através do e-mail oficial: “[email protected]”. Outra opção é através do chat, no próprio site. Ou ainda por telefone, através do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor):
Capitais e regiões metropolitanas: 4003-9070;
Rio de Janeiro: 0800-229-907;
Outras regiões: 041 11 4003-9070.
O atendimento nos números acima funciona de segunda a sábado das 8h às 20h, exceto nos feriados. As ligações são pagas, exceto para o estado do Rio de Janeiro.

Conclusão

A Sou Barato, ou Soub!, é uma empresa que atua de forma inovadora, oferecendo produtos novos, internacionais, reembalados e usados, oriundos de outras empresas do grupo B2W, com bons preços, desde 2011.

Assim, apesar de ter algumas reclamações dos seus clientes, os seus índices são muito bons e a maioria dos compradores deixaram uma avaliação positiva e tiveram seus problemas resolvidos, afirmando que, de fato, o Sou Barato é confiável. A grande maioria também afirma que voltaria a fazer negócio com a empresa.

Dessa forma, podemos concluir que a Sou Barato é confiável e pode, sim, estar entre as opções de lojas online para as suas compras!

Até mais, Cupomzeiros!