O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Herradura Añejo é boa? Vale a pena? #Review

A Herradura Añejo é uma das melhores tequilas e sua origem é uma famosa destilaria no México, que existe desde 1870. Então, conheça mais detalhes sobre essa categoria de bebida, os seus sabores e fique por dentro das sugestões de consumo.

Herradura Añejo

Nascida a partir de uma produção familiar, essa tequila se manteve fiel às suas origens, mesmo após ser comprada pela gigante Brown-Forman. Nesse sentido, veja a seguir os principais aspectos da bebida: 

  • Origem: México;
  • Composta 100% de agave-azul;
  • Envelhecida em barris de carvalho americano;
  • Volume da garrafa: 750 ml;
  • Teor alcoólico: 40%;
  • Ideal para todo o tipo de ocasião. 

O produto agrada a diversos gostos, pois pode ser servido puro, com gelo ou compor coquetéis. Seu gosto é macio e traz notas de baunilha, bem como, um leve sabor de manteiga, graças ao tempo de cura em barris. 

Premiações

Esse rótulo já levou 16 medalhas de ouro em várias exposições da bebida ao redor do mundo. De igual modo, a destilaria Herradura também recebeu vários prêmios ao longo de sua história pela qualidade na produção.

Herradura Añejo
Foto: A Herradura Añejo tem origem no México e é 100% composta de agave-azul

Características especiais

Todo o processo de produção da bebida é feito com muito cuidado, desde a colheita das plantas de agave-azul. Depois de tirar as folhas, os caules são macerados e fervidos, em seguida, o produto passa por uma fermentação, o que gera o álcool.

Logo após, o líquido passa por um filtro triplo que leva à produção da tequila branca. Para chegar ao tom dourado, a Herradura Añejo fica em barris de carvalho novos por um período de 25 meses.

Produção artesanal

Mesmo com os novos meios de produção inseridos ao longo do tempo, a marca manteve seu modo artesanal. Além disso, a preocupação com a qualidade dos ingredientes é um dos principais elementos da destilaria. 

Durante a década de 1920, quando era comum no México a fabricação de bebidas mistas, ela manteve sua forma original. Então, a partir de 1970, passou a investir no envelhecimento e passou a ter em seu catálogo a versão Añejo.

Material e design da garrafa da Herradura Añejo

A garrafa da Herradura Añejo tem seu característico rótulo em formato de ferradura, que dá o nome à destilaria. No México, esse item é tido como sinal de boa sorte, por isso, foi incorporado ao nome da marca pelos fundadores. 

No mais, o design da garrafa remete em parte ao formato da embalagem do whisky Jack Daniels. Afinal, ambas as bebidas hoje pertencem à mesma empresa controladora, a Brown-Forman. 

Interior visível

A partir das bordas retangulares e gravuras em relevo, ela deixa em evidência o conteúdo da embalagem. Desse modo, é um frasco atrativo e que permite ao consumidor visualizar a tonalidade da bebida. 

Composição e sabores do produto

A bebida é composta 100% em agave-azul, uma planta nativa do México, sobretudo no território de Jalisco, onde nasceu a Herradura. Nesse sentido, para chegar à tequila é preciso passar por um processo de extração da seiva, fervura e fermentação.

No caso da Herradura Añejo há ainda o processo de envelhecimento em barris, que adiciona um sabor diferenciado. Desse modo, entre as notas mais presentes na bebida estão: 

  • Baunilha;
  • Pimenta preta;
  • Ervas frescas, bem como, leve sabor cítrico.

Essa tequila se parece muito com um whisky, pois possui um paladar mais amargo no final. Portanto, as notas herbais ficam um pouco de lado e o que predomina no momento em que entra em contato com os lábios é a pimenta.

Sabor mais intenso

O final mais amargo da bebida não a favorece para quem aprecia as notas de ervas características da tequila. Por isso, é comum que seja servida com gelo, para amenizar essa percepção.

Herradura Añejo
Foto: A  Herradura Añejo tem o rótulo em forma da ferradura que dá nome à marca

A Herradura Añejo é ideal para qualquer situação?

Essa bebida é bastante versátil, uma vez que pode servir para o consumo em qualquer ocasião. Desse modo, seja como aperitivo ou para celebrações, ela acompanha bem qualquer evento. 

Por ter um sabor mais acentuado, há quem prefira tomar a tequila Herradura Añejo em um copo com gelo. Portanto, ela se assemelha muito ao sabor de um whisky, embora nesse caso perca um pouco de sua presença.

Drinks

Outra sugestão de consumo é usar a tequila para o preparo de coquetéis. Nesse sentido, o mais comum deles é a marguerita, que leva quatro ingredientes básicos: 

  • Gelo;
  • Limão;
  • Cointreau, um tipo de licor;
  • Tequila.

As opções de drinks possíveis com a bebida dependem do gosto e criatividade do consumidor. Então, as combinações vão depender do paladar e dos ingredientes que tem disponíveis para testar novas receitas.

Diferenciais 

Um dos destaques desse rótulo é o processo de envelhecimento mais longo, ou seja, fica por 25 meses armazenado. Enquanto isso, a maior parte dos concorrentes na mesma categoria passa pelo processo por apenas um ano. 

O resultado, portanto, é uma bebida de sabor marcante e cor dourada característica. Além disso, outro fator importante é o cuidado com a produção, que garante a qualidade e a procedência de 100% de agave azul.

Mix de aromas

Graças ao cuidadoso processo de fabricação, a Herradura Añejo tem um conjunto de aromas únicos. Portanto, reúne as notas de especiarias e toques florais ao ser servida. Ainda, no paladar, traz um sabor complexo, que combina notas picantes e de ervas.

Herradura Añejo
Foto: A tequila Herradura Añejo tem sabor complexo, que alia notas de ervas ao adocicado da baunilha

Prós da Herradura Añejo

Essa tequila está entre as melhores de sua categoria, em razão de sua mistura de notas complexa. Então, confira alguns dos pontos de destaque, de acordo com as críticas positivas ao produto:

  • Bastante aromática;
  • Sabor doce, com toques de baunilha;
  • Valor acessível, uma vez que é um item importado;
  • Marca tradicional;
  • Paladar inicial do agave com leve tom frutado. 

Para os amantes de whisky, a Herradura Añejo pode ser mais palatável. Afinal, de acordo com as resenhas sobre a bebida, seu gosto se aproxima muito de um gosto mais forte. Por isso, pode ser servida com gelo, tal qual um scott, porém, um pouco mais suave.

Contras da Herradura Añejo

Sob o ponto de vista negativo, algumas das críticas apontam que a bebida deixa a desejar quanto às notas de ervas. Além disso, outros aspectos destacados conforme resenhas sobre o produto são: 

  • Sabor muito presente da pimenta;
  • Leve amargor ao final do paladar;
  • Ao servir com gelo, perde-se parte dos sabores ganhos no carvalho;
  • Não traz um toque marcante ao paladar ao compor coquetéis;
  • Custo elevado;
  • Gosto residual muito alcoólico.

Diante desses pontos, vê-se que a tequila Herradura Añejo pode agradar aqueles que preferem algo mais próximo do whisky. No entanto, para quem busca o tradicional sabor de ervas e aroma, deixa a desejar. 

Vale a pena comprar a Herradura Añejo?

A experiência de cada pessoa com o paladar de uma bebida é única. Desse modo, essa tequila conta com diversas premiações ao redor do mundo, que atestam sua qualidade. Aliás, a marca é referência na produção de itens de referência no mercado. 

Diante desses itens, esse é, por certo, um rótulo para ter em sua adega. Afinal, mesmo sendo importado, ele tem um preço acessível no país. Nesse sentido, em lojas virtuais é possível encontrá-lo por até R$ 200.

Muito versátil

A tequila da Herradura Añejo além do sabor marcante, que agrada ou não na primeira impressão, ainda é versátil. Então, é possível usá-la de formas variadas, inclusive, no preparo de drinks.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>